A popular estrutura SWOT ensina que a análise externa não é suficiente para o perfeito entendimento das fontes de vantagem competitiva das organizações, sendo também necessária uma análise dos seus aspectos internos relevantes. Segundo a renomada proposta da estrutura SWOT,
- A as organizações devem explorar as suas forças e mitigar as suas fraquezas, enquanto aproveitam as oportunidades de mercado e se protegem das ameaças externas.
- B existem quatro diagnósticos possíveis dos aspectos organizacionais e ambientais: os pontos fortes chaves; os pontos fracos chaves; os pontos fortes supérfluos; e a zona de irrelevância.
- C os aspectos organizacionais prevalecem sobre os aspectos ambientais e, portanto, devem ser a base para a elaboração das estratégias organizacionais.
- D o resultado da análise é a identificação interna de pontos fortes e oportunidades de uma empresa, concomitantemente à identificação de ameaças e pontos fracos externos.
- E deve-se analisar as forças que definem a intensidade da competição entre as organizações que disputam um segmento de mercado.