Questão 11 do Concurso Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (SESI-DF) - Técnico - Educação - CETRO (2013)

Nicolas foi transferido de uma escola que se baseava no princípio de programas curriculares para outra cuja metodologia é a de projetos. Sobre essa diferenciação, pode-se afirmar que

  • A os programas curriculares dão sentido ao conhecimento baseado na busca de relações entre os fenômenos naturais, sociais e pessoais, o que não ocorre com os projetos como estratégia pedagógica.
  • B os programas curriculares são rígidos e determinados antecipadamente, ao passo que os projetos são estratégias que visam à transformação do real.
  • C os projetos têm por característica constitutiva agir em função de um princípio de realidade e os programas curriculares são uma representação prévia do sentido da transformação do real.
  • D os programas curriculares pressupõem decisões, escolhas, riscos e incertezas, o que não ocorre com os projetos, que são previamente antecipados por esquemas mentais.
  • E a concepção de transversalidade está mais associada aos programas curriculares e a ideia de interdisciplinaridade está mais associada aos projetos.