Questão 39 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IF-MA) - Médico - Instituto AOCP (2023)

Sobre a nefrolitíase, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A A formação de cálculos renais (nefrolitíase) representa uma condição de alta prevalência e recorrência, associada a crises álgicas intensas e de grande custo para o sistema de saúde.
  • B A nefrolitíase deve ser diferenciada da nefrocalcinose, na qual há deposição difusa de cálcio nos rins, incluindo o parênquima, principalmente em sua porção medular.


  • C Tradicionalmente, a urolitíase é vista como condição aguda e benigna, apesar, obviamente, de muito dolorosa. Entretanto, tem-se demonstrado risco aumentado de doença renal crônica em portadores de cálculo renal e associação de nefrolitíase à hipertensão arterial, doença coronariana, obesidade, síndrome metabólica e diabetes mellitus.

  • D Os cálculos formados por deposição de cálcio são os menos comuns e correspondem de 10 a 20% dos casos.
  • E Nos últimos anos, tem-se notado um aumento na frequência de cálculos de ácido úrico entre portadores de obesidade, síndrome metabólica e diabetes mellitus do tipo 2. Nesses grupos, o fator causal mais importante é o pH urinário persistentemente baixo.