Questão 42 do Concurso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) - Professor - Educação Física - IFB (2017)

Segundo Costa e Greguol (2013), ao se pensar em desenvolver um programa de atividade motora voltado a pessoas com deficiência visual, surge uma sensação de insegurança, que conduz à busca de informações para respaldar tal prática pedagógica. A singularidade das situações que se apresentam ao professor de Educação Física requer diagnóstico adequado e prescrição individualizada de exercícios e atividades motoras. Sobre a deficiência visual, assinale a alternativa INCORRETA

  • A A acuidade visual pode ser definida como a capacidade de distinguir detalhes. Esta é tomada a partir da relação entre o tamanho do objeto e a distância onde está situado.
  • B A perda da capacidade visual total ou parcial de apenas um dos órgãos visuais é considerada deficiência, pois, para tanto, é necessário que a perda visual comprometa apenas um dos olhos.
  • C A binocularidade é a capacidade de fusão da imagem proveniente de ambos os olhos em convergência ideal, o que proporciona a noção de profundidade, ou seja, a percepção da relação entre os diferentes objetos e sua disposição no espaço.
  • D A pessoa cega é aquela cuja percepção de luz, embora possa auxiliá-la em seus movimentos e orientação, é insuficiente para aquisição de conhecimento por meios visuais, necessitando utilizar o sistema Braille em seu processo de ensino-aprendizagem.
  • E A simples utilização de óculos ou lentes de contato não é suficiente para caracterizar a deficiência visual.