A escola ABC possui um currículo padronizado e rígido, no qual os professores não têm autonomia para adaptar as atividades de ensino às necessidades e interesses dos alunos. Além disso, os professores não recebem formação adequada para lidar com a diversidade cultural e socioeconômica dos alunos, o que pode gerar desigualdades no processo de aprendizagem. Nessa situação, é possível que os alunos não se sintam motivados a aprender e que a escola não consiga cumprir seu papel de formar cidadãos críticos e autônomos. A avaliação da aprendizagem é um dos elementos didáticos do processo de ensino e aprendizagem. Qual é a principal função da avaliação da aprendizagem?
- A Identificar alunos que precisam ser reprovados para manter a qualidade do ensino.
- B Mensurar de forma quantitativa o conhecimento adquirido pelos alunos e compará-los entre si.
- C Verificar se os objetivos educacionais foram alcançados e, se não, buscar alternativas para atingi-los.
- D Avaliar o desempenho individual dos alunos, sem levar em consideração o contexto social e cultural.
- E Promover uma competição entre os alunos e estimular a busca por notas altas.