Bactérias formadoras de endósporo (bactérias esporuladas) são bem conhecidas quando associadas à doenças em animais e humanos, são diferenciadas com base na morfologia celular, forma e posição dos endósporos dentro da célula, relação com o O2, e o metabolismo energético. Os dois gêneros mais conhecidos são:
- A Campylobacter e Helicobacter pylori são dois gêneros de Epsilonproteobacteria (bactérias esporuladas) que compartilham muitas características, pois suas espécies são espirilos móveis, gram-negativos, oxidase e catalase positivos.
- B Bacillus, cujas espécies são aeróbias ou anaeróbias facultativas, e Clostridium, que possui espécie anaeróbias obrigatórias e fermentativas.
- C As espécies de Sulfurospirillum, um gênero relacionado com Campylobacter, são formadoras de endósporos, de vida livre e não pato-gênicas encontradas em hábitats de água doce e marinho.
- D Lactococcus e Streptococcus contêm espécies homofermentativas de bactérias láticas de morfologia cocoide de hábitats e atividades bastante distintos e todas são patogênicas para o homem e para outros animais.