A bandeira da França foi instituída em 15 de fevereiro de 1794, alguns anos após a Revolução Francesa ocorrida em 1789. Com formato retangular, a bandeira da França está dividida em três cores: azul, branco e vermelho.
Cada cor da bandeira do país tem uma representatividade: o poder legislativo, o poder executivo e o povo francês
.
História da bandeira da França
No início da Revolução Francesa, as cores que formam a bandeira atual ficava reunida sob a forma de um cocar
.
Em julho de 1789, momentos antes da tomada da Bastilha, conhecido também como A Queda da Bastilha, Paris passava por uma grande efervescência.
A partir daí foi formada uma milícia: ela trazia como símbolo um cocar pintado com as antigas cores de Paris, o azul e o vermelho.
Em 17 de julho, Luís XVI foi até Paris para reconhecer a nova Guarda Nacional. Chegando lá, Luís exibiu o cocar azul e vermelho ao qual Lafayette, comandante da Guarda teria colocado o branco real.
Em 1794, durante o período da convenção, a bandeira tricolor foi escolhida como pavilhão nacional. Dessa forma foi determinado, conforme recomendava o pintor Jean-Louis David, que a cor azul ficasse junto ao mastro
.
No século XIX ocorreu uma disputa entre o branco dos adeptos legítimos da realeza e as três cores herdadas da Revolução. Então, a bandeira branca volta a ter importância durante a restauração. Porém, Luís-Philippe resgatou a bandeira tricolor colocando o galo gaulês
.
No decorrer da revolução de 1848, mesmo a bandeira tricolor sendo escolhida pelo governo provisório, era a bandeira vermelha que o povo carregava nas trincheiras, em sinal de revolta
.
Na III República chegou-se a um acordo em torno do azul, branco e vermelho.
A partir de 1880, a transmissão das bandeiras ao exército, durante a festa do 14 de julho, foi um instante de enaltecimento do sentimento de patriotismo
.
O conde de Chambord, pretendente ao trono francês, não aceitava a bandeira tricolor. No entanto, os apreciadores da realeza aderiam a ela no período da Primeira Guerra Mundial
.
Significado das cores
As cores da bandeira da França significam:
Branco – a monarquia;
Azul e vermelho – as cores de Paris.
Dessa forma, as três cores dispostas, na bandeira da França, na forma vertical representam o laço de união eterna entre o povo e a monarquia.
Azul
A cor azul ocupa a posição que fica perto do mastro
. É uma representação de Paris, também entendida como uma possível representante de São Martinho de Tours. Essa cor é também atribuída ao termo “Liberdade” do lema oficial da Revolução Francesa.
Branco
A cor branca da bandeira da França ocupa a posição central
. Representa o termo “Igualdade” do lema oficial da Revolução Francesa. Essa cor é atribuída aos sentimentos de pacificação, purificação, ideais que fazem parte da conquista de independência e libertação de vários países.
Vermelho
A cor vermelha ocupa a porção mais distante do mastro
. É uma representação de Paris, entendida ainda como uma possível representante de São Dinís de Paris. A cor vermelha é também associada ao termo “Fraternidade” do lema oficial da Revolução Francesa.
Bandeira da França Atualmente
A constituição francesa tornou a bandeira tricolor um símbolo nacional da República. Atualmente, a bandeira da França pode ser visualizada em qualquer edifício público
.
A bandeira da França é desfraldada em momentos das cerimônias nacionais e todas as honras são prestadas em um cerimonial bastante preciso.
Toda vez que um presidente francês fala em público a bandeira do país é sempre posicionada atrás dele. Em alguns momentos, a bandeira europeia e a bandeira de outros países também são colocadas.
Conheça mais sobre a França
A França costuma gerar muitas curiosidades aos seus visitantes, esse país possui uma história muito rica. A França localiza-se na Europa Ocidental e possui várias ilhas e territórios ultramarinos em outros continentes.
Com aproximadamente 67,1 milhões de habitantes, distribuídos em um território de 643.801 km², esse país é visto como o maior país da União Europeia em área territorial e o terceiro maior da Europa
.
Informações gerais da França
- Capital: Paris
- Clima: Principalmente temperado
- Idioma: Francês
- Religião: Catolicismo
- Moeda: Euro
- Sistema de Governo: República Democrática Semipresidencialista
Turismo
A França é um dos destinos turísticos mais procurados no mundo.
Além dos passeios voltados para as belezas do país, os turistas também são levados para conhecer locais culturais e históricos. Os lugares mais conhecidos são Paris – capital do país -, a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, a Catedral de Notre-Dame de Paris e o Palácio de Versalhes.
Economia
A economia Francesa se destaca pelo desenvolvimento no setor privado, que recebe grandes incentivos do Estado
. Isso faz com que o país tenha uma das maiores economias do mundo, os setores de maior destaque na economia da França são telecomunicações, eletrônica, automóvel, aeroespacial e armamento. Mesmo passando por um processo de desindustrialização, seu Produto Interno Bruto (PIB) continua em crescimento
.
Resumo sobre a bandeira dos franeses
- A bandeira foi criada no formato atual após a Revolução Francesa;
- A bandeira da França é formada pelas cores azul, branco e vermelho;
- A ordem das cores é o símbolo da união entre o povo e a monarquia;
- Foi instituída em 15 de fevereiro de 1794;
- O azul da bandeira é associado ao termo “liberdade”, além de representar Paris;
- O branca é associado ao termo “igualdade”, palavra tema da Revolução Francesa.
- O vermelho é associado ao termo “fraternidade”, palavra também usada no lema da Revolução Francesa, além de significar Paris.