Biogás é a classificação dada a uma mistura de gases gerada através da decomposição da matéria orgânica.
Esse gás é obtido através da fermentação de bactérias que estão na biomassa. Para que a fermentação ocorra é necessário que não tenha oxigênio.
A produção natural do biogás acontece em locais submersos como intestino de animais, o fundo de um copo d´água e pântanos ou com interferência humana como aterro sanitário e usinas de biogás.
Por ser produzido através da decomposição de materiais orgânicos, o biogás é um biocombustível, sendo portanto uma fonte de energia renovável.
Biogás no Brasil
O biogás pode se tornar um dos principais combustíveis do Brasil. Contudo, a produção desse combustível é pequena, principalmente se for comparada ao cenário internacional.
O setor energético do Brasil produz muitos gases de efeito estufa e a solução para amenizar esse problema seria o uso do biogás. A produção do biogás em larga escala irá contribuir para a renovação da matriz energética do Brasil, além de ajudar nas pesquisas sobre energias renováveis.
O país é um dos grandes produtores de energias a partir da biomassa, mesmo assim é preciso passar por alguns obstáculos que podem impactar na produção do biogás.
O incentivo público seria importante para garantir a continuidade da fabricação do biogás, além de assegurar a liderança no país internacionalmente.
Recentemente, o Estado do Paraná deu o primeiro passo para essa mudança. Foi criado o Centro de Estudos do Biogás para que sejam realizadas pesquisas sobre o armazenamento de biogás no Brasil. Nesse centro estão sendo feitos experimentos para verificar a eficiência do gás na produção de energia elétrica, além de estimular o desenvolvimento desse combustível.
Segundo uma pesquisa realizada pelo diretor-presidente do Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás) e integrante da Agência Internacional de Energia (AIE), se fosse utilizado todo o potencial brasileiro de biogás para geração de energia elétrica, daria para cobrir mais de 20% da necessidade nacional.
Produção
Para fazer a produção do biogás é necessário: restos florestais e de madeira, restos agrícolas, fezes de animais e óleos vegetais.
Existe uma grande quantidade de biomassa na Amazônia e dentre elas, as oleaginosas que podem ser retiradas sem agredir a natureza e com grande potencial produtivo: o babaçu, bacuri, buriti.
Qualquer tipo de matéria orgânica biodegradável pode ser depositado nos biodigestores para produção de energia
. Veja a seguir alguns exemplos:
- Fezes da produção de animais (suinocultura, pecuária e avicultura);
- Restos agrícolas (cascas, folhagens e palhas, restos de cultura);
- Restos da produção industrial (bagaços, descartes, efluentes e gorduras, restos de restaurantes de unidades fabris, efluentes industriais com elevada carga orgânica).
- Lixos orgânicos, vinhaça e amido.
Utilização
O biogás pode ser utilizado de diferentes formas, uma delas é como gás combustível. O gás combustível originado do biogás serviria para substituir o gás natural ou o gás liquefeito de petróleo, ambos fontes de energia não renováveis.
Além disso, o biogás pode ser usado na produção de energia elétrica através de geradores, como energia térmica na produção rural.
Depois de retirado o gás, os resíduos que ficam nos biofermentadores podem ser usados para adubagem orgânica. Já o material líquido pode ser reaproveitado em plantações como biofertilizante. Essa prática não oferece risco de contaminação ao solo ou lençóis freáticos, pois toda produção é natural.
Essas utilidades, junto com o descarte dos resíduos na propriedade rural, oferece ao produtor uma lavoura mais produtiva, além de solucionar problemas de combustível.
O gás produzido em aterros sanitários também é considerado uma forma de energia oriunda de recursos naturais. Para que o gás seja obtido, são instalados tubos em todo processo de produção no terreno do aterro a fim de evitar vazamentos.
No final do processo, o gás produzido pode ser enviado às termoelétricas e usado como biocombustível.
Benefícios do Biogás
A produção e o uso desse recurso natural oferecem vários benefícios ao meio ambiente e a sociedade. Veja alguns deles a seguir:
- Esse recurso é produzido no interior de organismos e, por isso, não está sujeito modificações de preços ou falta de suprimentos para produzi-lo;
- Essa fonte de energia polui minimamente, quando comparada com as fontes de energia fósseis;
- Necessita de uma grande quantidade de pessoas trabalhando, principalmente nas fases de produção. Essa necessidade pode gerar emprego no meio rural e consequente reduzir o êxodo rural. A migração de pessoas do campo para a cidade é um dos grades problemas de países em desenvolvimento.