Resumo de Educação Artística - Características das Cores

As características das cores podem ser descritas como matiz, tonalidade e intensidade.

  • Matiz é o fator que diferencia uma cor que é especificada por um nome que o define em relação aos outros. Exemplo: azul, rosa e verde são matizes.
  • Tonalidade define as variações da matiz com relação à saturação ou luminosidade, sendo resultado da proporção das cores. Exemplo: o verde azulado e o verde amarelado são tonalidades diferentes do verde.
  • Intensidade define o brilho da cor que pode ser considerada fraca ou forte. Exemplo: o vermelho possui tonalidade forte se comparado ao marrom, que é uma cor mais opaca e de intensidade mais fraca.

Cores primárias

As cores primárias pertencem a um grupo de cores que combinadas geram outras cores. Se definem por cores puras porque nas características das cores elas não são obtidas pela mistura de cores. A cores primárias são o azul, o vermelho e o amarelo.

Cores secundárias

As cores secundárias são feitas a partir da mistura de cores primárias. Exemplos:

  • Ao misturar o azul com o amarelo tem-se o verde;
  • Ao misturar o vermelho com o amarelo tem-se o laranja;
  • Ao misturar o azul com o vermelho tem-se o roxo.

Cores terciárias

As cores terciárias são as misturas feitas a partir de uma cor primária com mais uma cor secundária.

Então podemos obter as cores dos exemplos:

  • Magenta + violeta = magenta arroxeado;
  • Magenta + laranja= magenta alaranjado;
  • Amarelo + verde = amarelo esverdeado;
  • Amarelo + laranja = amarelo alaranjado;
  • Azul ciano + verde = azul esverdeado;
  • Azul ciano + violeta = azul arroxeado;

Cores frias

As cores frias são associadas à água, ao céu, às árvores e ao gelo.  Transmitem a sensação de frio e calma.

Alguns exemplos de cores frias são cinzento naval, cinzento aço, cinzento azulado, azul ultramarino, azul turquesa, azul alva, cinzento esverdeado, cinza, cinzento pedra, verde pinheiro, verde jade, verde bosque, castanho, verde erva, verde pedraria, verde pistácio.

Cores quentes

As cores quentes estão associadas ao sol, ao fogo. Alguns exemplos dessas cores são: o marfim, avelã, salmão, magenta, terracota, entre outras.

As cores quentes têm as características das cores excitantes, pois dão a sensação de calor.

Cores neutras

As cores neutras apresentam pouca intensidade, baixo reflexo e energia. O preto, o branco, o cinza, são exemplos dessas cores. Elas não transmitem nenhum tipo de sensação.

Os subtons de outras cores também podem ser consideradas como cores neutras, como o marrom e o bege.

Cores complementares

As cores complementares se posicionam opostas às outra dentro do círculo cromático. Elas auxiliam na diminuição da intensidade das cores e obtenção de cores neutras ou acinzentadas quando são misturadas.

Também ajudam a gerar movimento ou originar pontos de destaque quando são colocadas juntas. Assim, no círculo cromático, a cor complementar será sempre uma cor secundária e assim por diante.

Características das cores e outros conceitos

As cores do círculo cromático são baseadas nas cores puras, porém existe para cada cor versões claras e escuras que são denominadas tonalidades da cor. Elas podem ser reconhecidas como sombras e tintes.

Sombras para designar as cores escuras, pois são cores com pouca luminosidade obtidas pela adição do preto.

Assim existe também a versão mais clara da cor, conhecida como tintes, cores pálidas, pastel ou tons claros.

Dessa maneira, quando se adiciona mais preto a uma cor mais se intensifica a obscuridade. E conforme se adiciona branco a uma cor, sua claridade se intensifica.

Duas cores diferentes podem ter a mesma intensidade se considerar o conceito com mesmo grau de claridade ou obscuridade relacionado à quantidade de branco ou preto contidos em cada caso. Quanto mais brilho tiver a cor, mais passará a impressão de aproximação do objeto colorido.

Valor tonal

O valor tonal é uma definição importante para se tratar sobre as características das cores, pois cada cor pode ter diferentes valores conforme o seu grau de claridade ou obscuridade refletidos. Ou seja, o valor é a quantidade de luz que uma superfície reflete.

O valor tonal se refere a maior ou menor quantidade de luz presente na cor. Ao adicionar preto a determinada cor, ela se torna gradualmente mais escura.

Essas gradações de cor são as chamadas escalas tonais. Quando se deseja escalas tonais mais claras pode ser acrescentada a cor branca.

O valor cromático e o fator de luminosidade é uma das características das cores mais importantes para quem deseja trabalhar com as cores.

Alguns fatores sobre as características das cores e sua qualidade devem ser levadas em consideração:

  • Quando as cores têm valor igual e se combinam produzem efeitos relaxantes, porém são os toques de sombra e luminosidade que chamam atenção;
  • Os tons claros resultantes de alguns vermelhos, amarelos e laranjas, são conhecidos também como pele;
  • Os tons escuros ou as sombras alcançadas de alguns vermelhos, laranjas ou amarelos, são conhecidos como cores terrosas.

Saturação

A saturação é uma das características das cores e ela demonstra o grau de pureza e o brilho de uma cor, que pode ser referida como potente, apagada, forte ou débil. Ela se refere a mudança de uma cor em diversos graus até chegar no cinzento.

O mais baixo nível da saturação é obtido ao misturar duas cores complementares em quantidades similares.

Um cor de intensidade alta é viva e saturada, e ao contrário disso, quando a cor tem intensidade baixa tem características das cores fracas. A saturação representa o grau de intensidade e tem relação com a opacidade da cor ou a pureza.

 

Questões relacionadas a Características das Cores

+ Resumos de Educação Artística