Carta pode ser definida como um meio de comunicação escrito. Normalmente esse papel escrito é entregue ao destinatário em um envelope lacrado. O texto da carta não tem uma regra pré-estabelecida, ele pode alterar de acordo com a intenção do remetente. Dessa forma, é possível encontrar diferentes estilos de carta.
A carta pode ser informal quando é enviada para amigos e parentes, ou formal quando tratar de assuntos comerciais, públicos ou oficiais
.
A União Postal Universal (UPU) é uma organização intergovernamental que reúne os serviços postais de 190 países e regiões autônomas. A UPU foi fundada em 1874 com o objetivo de coordenar as relações entres os diversos serviços postais dos países membros.
Inicialmente quem pagava pela postagem das cartas era o destinatário. Anos mais tarde, com a criação dos selos, o remetente passou a pagar pelo serviço
. Colocava-se no envelope a quantidade de selos que correspondia ao valor do serviço, dessa forma era garantida a entrega da carta ou a devolução caso o destinatário não fosse encontrado.
No Brasil o artigo 47 da Lei nº 6.538 de 22 de Junho de 1978 defini carta como “objeto de correspondência, com ou sem envoltório, sob a forma de comunicação escrita, de natureza administrativa, social, comercial, ou qualquer outra, que contenha informação de interesse específico do destinatário”.
Tipos de Carta
A carta enviada para amigos, parentes – pessoas com quem possui laços afetivos – é chamada de carta pessoal
ou familiar. A escrita para tratar de assuntos de negócios, profissão, candidatura ou pedido de emprego classifica-se como carta comercial
.
Enquanto a carta pessoal faz parte da correspondência particular, a comercial pode pertencer a denominada correspondência empresarial ou a correspondência oficial, como normalmente acontece no âmbito das empresas ou de órgãos públicos.
Através da linguagem ou estrutura é possível saber se a carta é do tipo formal ou informal,
pois a carta comercial ou de apresentação exige uma linguagem mais rígida que a familiar.
Carta Pessoal
Hoje em dia esse tipo é pouco utilizado devido ao avanço da tecnologia e a maior utilização de e-mails e redes sociais.
Ainda sim, existem pessoas que preferem a forma tradicional: fazer o texto manuscrito e enviar através dos Correios.
Quando decidimos enviar pelos Correios o nome do destinatário e as informações do endereço, CEP, cidade e Estado devem aparecer na frente do envelope.
Na parte de trás deve conter o nome do remetente, seguido do endereço (rua, avenida, número e bairro), além do CEP (Código de Endereçamento Postal), cidade e Estado.
A depender do destinatário, a linguagem pode ser mais coloquial ou informal.
Dessa forma, caso a carta seja enviada a uma pessoa próxima é comum que apareça figuras de linguagem, assim como gírias e expressões populares.
Porém, para uma carta enviada ao reitor de uma universidade, por exemplo, expressões de formalidade devem ser incluídas: frases de cordialidade (“atenciosamente” e cumprimentos), além de obedecer as regras gramaticais da Língua Portuguesa.
Veja as principais características desse tipo de carta:
- Existência do destinatário e do remetente;
- Linguagem formal ou informal;
- Texto de ordem sentimental e subjetiva;
- Texto geralmente curto;
- Normalmente é escrito na primeira pessoa do singular;
- Liberdade do tema.
Estrutura
A depender do grau de intimidade entre o destinatário e o remetente, esse tipo de carta não atende a estrutura padrão
. Porém, esse tipo de correspondência possui uma estrutura básica:
- Local e Data: acima de qualquer informação.
- Destinatário: o nome do destinatário aparece abaixo do local e da data. O nome do destinatário pode ser substituído por saudações como: “caro amigo”, “tio”, “querido”.
- Corpo do texto: Dever ter uma introdução, desenvolvimento e conclusão do que se pretende informar.
- Despedida: aqui fica a saudação do remetente que podem ser de formal ou informal.
- Assinatura: para finalizar a carta, o remetente deve assinar seu nome abaixo das saudações de despedida.
Exemplo
Salvador, 30 de abril de 2018
Querida avó,
Então tudo bem? As férias estão correndo bem e nós estamos encantadas com este lugar: a praia é ótima, o tempo está muito bom, por isso passamos o tempo todo na água.
Eu e Cristina estamos esperando a senhora, lembre-se que prometeu vir aqui no próximo fim de semana. Já estou vendo os dias maravilhosos que vamos passar todos juntos. Tenho saudades das histórias do vovô!
Com a senhora, a praia ainda vai ficar mais bonita, vai ser bom estar em sua companhia. Ah, vovó, mal posso esperar para comer a tua comidinha boa.
Esperamos ansiosamente a sua chegada. Temos muitas saudades!
Um grande beijo,
Andreia
Carta Comercial
Esse tipo de correspondência normalmente é utilizado no ramo comercial e empresarial
. Essa carta é entregue pelos Correios, enviadas por jurídicas com ou sem fins lucrativos. Esse tipo de correspondência também pode ser enviado por e-mail comercial.
Características
A linguagem usada nesse tipo de epístola é formal, clara e objetiva. Esse tipo de texto deve conter parágrafos pequenos
. Portanto é necessária uma boa organização, as figuras de linguagem, gírias, expressões coloquiais devem ser evitados.
As cartas comerciais são escritas na terceira pessoa e normalmente não expressam opiniões
. A depender do teor elas podem ter caráter informativo, descritivo, narrativo ou dissertativo.
Ela é um meio de comunicação muito importante entre as empresas
e no seu conteúdo pode ter uma opinião, crítica, solicitação, comunicado, cobrança, negociação, agradecimento, propaganda, etc.
Estrutura
- Cabeçalho: esse tipo de correspondência é feita em papel timbrado da empresa, logo no início aparece o logotipo da empresa, com nome e o endereço.
- Número e Departamento: algumas cartas comerciais são numeradas e indicam de qual departamento da empresa o texto está sendo enviado.
- Assunto: o campo do assunto fica abaixo do número e departamento da empresa, nele deve conter o tema que será tradado ao longo do texto.
- Local e Data: aparecem em acima do corpo de texto, na margem esquerda.
- Destinatário: informações do remetente (emissor) devem ser colocadas abaixo da data e local, por exemplo, nome, departamento ao qual pertence e o endereço.
- Vocativo: mostra o nome do destinatário. Deve aparecer de maneira formal, por exemplo: Prezado Gerente, Caro Consumidor.
- Corpo de Texto: vai tratar do tema indicado no assunto, o texto deve ser breve.
- Despedida: seguindo as normas formais, a despedida deve ser feita com expressões: saudações, cordialmente, respeitosamente, atenciosamente, etc.
- Assinatura: por fim, aparece o nome do emissor da carta, assim como o cargo que ocupa na organização.
Exemplo
Loja do João
João e Cia. Ltda.
Av. João, 1000 São Paulo – SP
São Paulo, 07 de maio de 2013.
A diretora Priscila Cruz
Rua dos Prazeres, 731 Rio de Janeiro – RJPrezada Senhora:
Informamos a vossa senhoria que será oferecido, no dia 21 de agosto de 2013, curso sobre segurança no trabalho. Assim, solicitamos a liberação de todos os funcionários da diretoria.
Atenciosamente,
José Camargo
Gerente comercial