Responsáveis por receber e transmitir estímulos
Estrutura das Células Nervosas
- Neurônios
Tipos de neurônios
Neurônios receptores
A função dos neurônios receptores é a de recolher informações das células sensoriais, como aquelas que integram a retina, o tato, olfato, a língua e o ouvido. Essa atividade é feita com a ajuda dos dendritos.
Neurônios mistos ou de conexão
Tem como principal atividade conectar dois neurônios. Os neurônios de conexão captam as informações pelo dendrito e a transmitem à célula nervosa seguinte por meio do axônio. Esse tipo de célula geralmente é encontrado nos sistemas nervosos de animais.
Neurônios efetores ou motores
São os que transmitem as mensagens para a célula de resposta, ou seja, pegam as informações de estímulos que chegam ao cérebro através dos neurônios receptores e as repassam aos músculos e glândulas, que respondem por meio de uma contração ou secreção.
Observe o exemplo abaixo para entender como esses neurônios funcionam:
Ao tocar em uma superfície quente, os neurônios sensitivos da pele que estão na palma da mão irão captar essa temperatura e em seguida transmitirão a informação para o cérebro, por meio dos receptores e de conexão. Assim que recebe a informação, o cérebro estabelece uma sinapse com o neurônio motor que está conectado à palma da mão, ordenando que ele se contraia, para que não haja riscos de queimadura.
Nervos
Os nervos são estruturas formadas por grupos de axônios e dendritos. Sua principal função é a de conduzir os impulsos elétricos nervosos aferentes de toda a região do sistema nervoso central. Coberto de células conjuntivas, eles podem ser chamados de Raquidianos, quando estão presentes na medula espinhal, ou Nervos Cranianos, quando partem de algum órgão nervoso da cabeça.
Células Gliais
Assim como os neurônios, as células gliais também constituem o tecido nervoso, representando mais de 80% de sua constituição. São as glias que garantem os nutrientes e a proteção das células nervosas, o que garante sua sustentação.
Antigamente, acredita-se que as células da glia só tinham essas funções. Porém, ao longo do tempo, as pesquisas têm demonstrado que essas células participam de outras atividades sendo, inclusive, responsáveis pela neurogênese, dando origem a novos neurônios. As células gliais, também conhecidas por gliócitos ou neuróglias, se apresentam de dois tipos: micrógliais ou macrógliais.
Micróglias - essas são as células imunológicas da região cerebral, seu papel é similar ao dos glóbulos brancos. As micróglias realizam um tipo de inspeção do tecido cerebral e medula e atua liberando moléculas na presença de moléculas inflamatórias e doenças degenerativas do sistema nervoso.
Macróglias – há vários tipos de macróglias, os mais conhecidos são:
- Astrócitos – essas são as células mais abundantes no sistema nervoso central e elas se dividem em subtipos, sendo que cada um realiza uma função diferente para o funcionamento do sistema nervoso.
- Oligodendrócitos – garantem a formação e manutenção das bainhas de mielina que envolve os axônios.
- Células de Schwann – assim como os oligodendrócitos, as células de Schwann atuam na formação da bainha de mielina.