As comidas da festa junina são uma tradição para diversas regiões principalmente no período do São João, festa de cunho religioso, que acontece no mês de junho. Elas consistem em pratos típicos doces e salgados, que são símbolos de mesa farta e fazem a alegria de quem curte os festejos.
Antes de conhecer algumas receitas, é importante saber qual a origem das festas juninas.
Festa Junina
Os festejos juninos tiveram origem no paganismo, uma religião antiga, associada ao povo rural que trazia referência da religião politeísta - ligada a adoração de deuses da natureza.
Muito antes da Idade Média, as festas juninas aconteciam para anunciar o início do solstício de verão e de inverno, bem como homenagear os deuses da natureza e da fertilidade.
Diante disso, a Igreja Católica, que não conseguia acabar com a popularidade dos festejos, adaptou-se às celebrações, atribuindo-lhes um caráter religioso. A tradição foi trazida para o Brasil pelos portugueses ainda no período colonial. No país, a dança recebeu influência da cultura indígena e africana.
Dessa forma, cada região do país apresenta uma peculiaridade com relação aos festejos, principalmente a região Nordeste, onde as festas se tornaram cada vez mais populares, virando uma tradição do mês de junho.
Tradicionalmente, elas começam no dia 12 de junho (véspera de Santo Antônio) e terminam no dia 29 de junho (dia de São Pedro), enquanto que no dia 23 e 24 é comemorado o dia de São João
. Eles fazem parte dos santos adorados pelo catolicismo, e são os mais populares dessa época.
Comidas da festa junina
Para celebrar as festas juninas nada melhor do que uma comida bem saborosa, acompanhada de uma bebida quente para espantar o frio do mês de junho. Pensando nisso, o Guia Estudo separou uma lista com os quitutes mais consumidos durante esse período e mais algumas receitas, de modo que você possa prepará-las em sua casa.
Antes de irmos às receitas, integram a lista de comidas da festa junina:
- Arroz doce ou mugunzá
- Canjica (curau)
- Mingau de milho
- Lelê de milho
- Pinhão cozido
- Bolos (aipim, tapioca, milho, fubá, etc)
- Pipoca doce
- Pé de moleque
- Amendoim
- Paçoca
- Cuscuz de tapioca
- Pamonha
- Queijadinha
- Doce de leite
- Doce de abóbora
- Pão de queijo
- Cocada
Como foi possível observar, grande parte das comidas da festa junina utiliza o milho como principal ingrediente do seu preparo, pois, antigamente, essa era uma prática adotada pelos trabalhadores rurais para agradecer aos deuses da natureza o sucesso da colheita do cereal
.
Receitas
- Curau ou canjica de milho
Entre as comidas da festa junina, a canjica tem origem africana, mas foi adaptada pelos brasileiros. Atualmente é considerada uma receita típica da culinária brasileira.
Ingredientes:
- 4 espigas de milho verde;
- 1 xícara e 1/2 de leite líquido;
- 1 vidro de leite de coco;
- 1 lata de leite condensado;
- 1 colher de sopa de margarina;
- 1 pitada de sal;
- Canela em pó para polvilhar.
Modo de preparo:
- Retire os grãos do milho com uma faca;
- Em seguida bata no liquidificador com o leite e o leite de coco;
- Passe a mistura para uma panela e adicione os demais ingredientes, exceto a canela;
- Leve ao fogo até engrossar, mexendo sempre;
- Por fim, passe para uma travessa ou tacinhas e acrescente a canela em pó.
- Lelê de milho
O lelê de milho pode ser também tradicionalmente chamado de xerém, no estado da Bahia. Já no Espírito Santo esse quitute junino é chamado de muxá
. Mas, ambos são a mesma coisa e levam o mesmos ingredientes. Veja:
Ingredientes:
- 5 espigas de milho verde;
- 2 garrafas de leite de coco;
- 1 xícara de açúcar;
- 10 dentes de cravo;
- 2 pedaços de canela em pau;
- Canela em pó para decorar.
Modo de preparo:
- Na panela, coloque o leite de coco, o suco do milho, o açúcar, a canela em pau e os cravos;
- Mexa os ingredientes até encorpar;
- Retire da panela e coloque em uma travessa da sua preferência.
- Por último, salpique a canela em pó para decorar;
- Espere esfriar, corte os pedaços e sirva como preferir. Um dica é consumir o lelê com café com leite.
- Bolo de aipim
Outra receita que está no topo das comidas da festa junina é o tradicional bolo de aipim. Para algumas pessoas, esse quitute junino não pode faltar na mesa durante os festejos. Acompanhe essa receita deliciosa.
Ingredientes:
- 1,5 kg de aipim (ou mandioca) ralado;
- 3 ovos inteiros;
- 3 xícaras de leite;
- 3 xícaras de açúcar;
- 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina;
- 1 pitada de sal;
- 1 coco pequeno ralado (ou 100 g de coco ralado industrializado);
- 6 gotas de baunilha (opcional)
Modo de preparo:
- Adicione todos os ingredientes em uma bacia grande e misture-os com a ajuda de um fuê ou uma colher de pau;
- Coloque a mistura em uma travessa retangular untada com manteiga e farinha de trigo, e leve-a para assar por aproximadamente 45 minutos em forno previamente aquecido a 180ºC;
- Se preferir, adicione coco ralado encima;
- Espere esfriar um pouco e sirva.
- Pé de moleque
O pé de moleque, além de ter um modo de preparo simples, é um tipo de doce, entre as comidas da festa junina, que não pode faltar no cardápio da criançada nessa época.
Ingredientes:
- 3 xícaras de açúcar;
- 1 ½ xícaras de leite;
- 3 xícaras de amendoim torrado e moído.
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo, mexendo sempre até desgrudar da panela. Em seguida, despeje a mistura em mármore, ou outro recipiente firme e espere esfriar. Depois que endurecer, corte em pedaços pequenos e sirva.
Não só as comidas da festa junina fazem sucesso nessa época, mas também as bebidas, visto que as comemorações acontecem em um mês de inverno. Sendo assim, existem duas bebidas tradicionais que prometem amenizar o frio dessa estação: o licor e o quentão.
Abaixo segue a receita de licor de jenipapo, um dos mais procurados.
Ingredientes:
- 1 litro de cachaça;
- 10 quilos de jenipapo;
- 1 quilo de açúcar.
Modo de preparo:
- Descasque a fruta e corte em pequenos pedaços. Coloque no liquidificador e bata com um pouco de água até formar uma calda bem grossa;
- Coe a mistura em um pano de prato, ou outro coador de pano até extrair todo o líquido. Acrescente o açúcar ao suco e leve ao fogo por 40 minutos até engrossar;
- Deixe a calda esfriar e coe novamente em um pano de prato. Após isso, acrescente a cachaça e misture até ficar homogêneo. Sirva quente ou gelado;
- Além das comidas da festa junina, o período festivo apresenta outras características como a dança, a exemplo das apresentações de quadrilhas, que é um elemento muito tradicional do São João; as brincadeiras, como a corrida de saco; os fogos e as fogueiras.