As cores neutras são tonalidades que apresentam pouca intensidade, pouco reflexo e baixa energia. Elas são formadas pelo branco, preto e os diferentes tons de cinza.
Essa classificação é dada conforme a tabela da temperatura das cores, na qual as cores quentes transmitem sensação de alegria e calor, as cores frias são sóbrias e tristes, transmitindo a percepção de frio e as cores neutras não transmitem nenhum tipo de sensação.
Também podem ser consideradas como cores neutras os subtons de outras cores, afetadas pela mistura entre o branco e o preto,
formando assim tonalidades mais claras. As mais comuns são: bege e marrom.
Características das cores neutras
As principais características das cores neutras são o baixo reflexo, a pouca intensidade e energia. Elas também são usadas para complementar outras cores.
No círculo cromático as cores complementares posicionam- se de maneira oposta umas às outras. Assim, as cores primárias são complementares às cores secundárias e vice-versa. Além de obter cores neutras, quando misturadas, as cores complementares servem para diminuir a intensidade de uma cor.
De modo geral, as cores possuem três principais características: a matiz, que determina a tonalidade das cores, logo, as matizes são todas as cores (primárias, secundárias, terciárias); a intensidade, que é medida através da presença de brilho na cor, podendo ser considerada de alta ou baixa intensidade.
E, por fim, a tonalidade, que consiste na quantidade de luz presente na cor.
Cores
A cor é uma percepção visual. Isso quer dizer que são pequenas impressões de faixas luminosas transmitidas as células dos olhos
. Por isso, é dito que os objetos não possuem cor, eles apenas absorvem e refletem os diversos comprimentos de onda do espectro eletromagnético.
Sendo assim, a cor apresentada pelo objeto coincide com os comprimentos de onda que são refletidos e visíveis aos olhos humanos.
Nesse caso, o branco representa a presença de luz, constituindo a soma de todas as cores no espectro, e o preto consiste na ausência de luz. A cor cinza, por sua vez, é obtida através da mistura da cor preta com o branca.
Nos casos em que já estamos acostumados com uma cor, por exemplo, o cérebro tem a capacidade de corrigi-la automaticamente
. Isso acontece porque o sistema nervoso, a partir da radiação detectada pela retina, extrai aquilo que é invariante sob as mudanças de iluminação.
Então, ainda que mude a radiação, a mente humana é capaz de reconhecer os padrões constantes por meio dos estímulos perceptivos
. Assim, ele é agrupa e classifica os fenômenos diferentes como se fossem iguais.
Teoria das cores
A teoria das cores é o termo usado para classificar os experimentos e estudos realizados por Leonardo Da Vinci, Isaac Newton, Goethe e outros, em relação a associação da luz com a natureza das cores.
Esses artistas e pesquisadores concluíram que as cores estão presente em todos os objetos que enxergamos. Leonardo da Vinci afirmou em seu livro “Tratado da pintura e da paisagem” que a cor é uma propriedade da luz e não dos objetos.
Tempo depois, Isaac Newton estudou a influência da luz do sol na formação das cores e descobriu que um feixe de luz, ao atravessar o prisma, divide-se em sete cores (vermelho, laranja, amarelo, verde, anil e violeta), que, inclusive, são as cores do arco-íris.
Para esse conjunto de cores, Newton deu o nome de espectro. Ele afirmou que as cores são faixas de ondas percebíveis ao olho humano e que o comprimento dessas faixas é quem define o tom das cores.
Ainda tem dúvidas sobre a Teoria das cores, veja o vídeo abaixo.
Círculo cromático
O círculo cromático ou “círculo das cores” é composto por doze cores no total, que contribuem para a visualização das cores primárias, secundárias e terciárias. Por isso, ele é utilizado como instrumento gráfico por muitos designers e arquitetos para ajudar a encontrar as melhores combinações de tons.
O formato mais utilizado por esses profissionais é o de pizza, dividido em 12 partes, onde cada parte representa uma cor diferente. Entre as matizes que compõe o círculo estão: amarelo, azul e vermelho (primárias); verde, violeta e laranja (secundárias); e as cores terciárias que são: roxo-avermelhado, vermelho-alaranjado, amarelo-alaranjado, verde-amarelado, roxo-azulado, verde-azulado.
Significado das cores
Para alguns estudiosos, as cores podem apresentar diferentes significados. A psicologia das cores estuda a maneira como elas interferem no humor das pessoas, provocando boas lembranças, sensações de alegria, bem-estar, ou até mesmo de tristeza.
É importante lembrar que tais significados podem variar conforme a cultura de cada região. Fato é que nas diferentes artes, como na pintura, escultura, arquitetura, artes gráficas, fotografia e cinema, elas são usadas com a intenção de gerar sensações e emoções.
Dessa forma, de acordo com o significado geral das cores, excluindo as particularidades de algumas culturas, as tonalidades apresentam as seguintes sensações:
- Cinza: integrante do grupo de cores neutras, o cinza exibe elegância, humildade, respeito, reverência, sutileza;
- Branco: transmite pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade, esterilidade, rendição, união;
- Preto: exibe sofisticação, formalidade, poder, modernidade; mas também é usada em casos de luto, ou para transmitir sensações de medo, anonimato, raiva, mistério, azar;
- Azul: integrante do grupo de cores frias, o azul é usado para representar a harmonia, confidência, conservadorismo, austeridade, monotonia, dependência, tecnologia, liberdade, saúde, etc.;
- Vermelho: integrante das cores quentes, transmite paixão, força, energia, amor, liderança, masculinidade, poder, alegria, perigo, fogo, raiva, revolução, para alertar sobre algo. Além disso, é um tom muito usado pelos fast foods;
- Verde: natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza, dinheiro, boa sorte, ciúmes, ganância, esperança;
- Ciano: transmite sensação de tranquilidade, paz, sossego, limpeza, frescor;
- Magenta: representa luxúria, sofisticação, sensualidade, feminilidade, desejo;
- Amarelo: dá ideia de velocidade, concentração, otimismo, alegria, felicidade, idealismo, fraqueza, dinheiro;
- Violeta: atribuída a espiritualidade, criatividade, realeza, sabedoria, resplandecência, dor;
- Alaranjado: sensações de energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo;
- Castanho: solidez, segurança, calmaria, natureza, rústico, estabilidade, estagnação, peso, aspereza.