As cores quentes são aquelas que passam a sensação de alegria, calor e criatividade. Elas representam o sol ou o fogo e podem ser usadas nas decorações de escritórios para despertar a criatividade e aumentar a relação entre as pessoas. Vicente van Gogh utilizou essas tonalidades para representar a intensidade da vida e alegria de viver.
Conheça agora os conceitos que envolvem a teoria das cores, a psicologia das cores e um pouco sobre as cores quentes nas artes plásticas.
Teoria das cores
As cores estão em todos os objetos que enxergamos. Elas são capazes de expressar sentimentos e colaboram com a criação de ambientes mais agradáveis. Os primeiros estudiosos a pesquisar as cores foram Aristóteles, Plínio, Leonardo da Vinci e Goethe. Esses pesquisadores, pintores e artistas perceberam as características de cada uma delas e entenderam sobre a incapacidade dos olhos humanos enxergarem alguns feixes luminosos.
Isaac Newton observou que um feixe de luz ao atravessar um prisma é dividido em sete cores (vermelho, laranja, amarelo, verde, anil e violeta). Também foi percebido por ele que as cores são faixas de ondas percebíveis ao olho humana e que o comprimento das ondas é quem define o tom das cores.
O psicólogo alemão Wilhelm Wundt, por sua vez, estabeleceu a divisão elementar entre cores quentes e frias. Assim:
- Cores quentes: são aquelas que despertam a sensação de calor, alegria, proximidade. São as cores vermelhas, laranjas, amarelas e suas variações.
- Cores frias: são aquelas que simbolizam a tranquilidade, calma, frescor. São as cores, azul, verde, violeta e suas variações.
O círculo das cores
O círculo das cores ou círculo cromático é um instrumento gráfico utilizado por profissionais de design, publicidade e arquitetos para encontrar as melhores combinações de cores para seus trabalhos.
A representação mais utilizada é em forma de “pizza”, dividida em 12 partes, onde cada pedaço representa uma cor diferente. Nele também aparece uma divisão em cores primárias, cores secundárias e terciárias.
Desta forma, as cores que compõem o círculo são:
- Cores primárias: amarelo, azul, vermelho;
- Cores secundárias: verde, violeta, laranja;
- Cores terciárias: roxo-avermelhado, vermelho-alaranjado, amarelo-alaranjado, verde-amarelado, Roxo-azulado, verde-azulado.
Significado das cores quentes
A psicologia das cores estuda como as cores interferem no humor e promovem sensações de bem estar, alegria e calma. Além disso, cada cor gera uma emoção e pode até contribuir para a concentração e criatividade.
Conheça agora o significado das principais cores quentes e como elas colaboram com o humor das pessoas.
Vermelho
O vermelho é a cor das paixões, dos desejos, da sensualidade, da alegria e excitação. É uma cor da intensidade e tanto pode estar relacionada a coisas boas, como o amor e alegria, quanto a sentimentos e situações ruins, como o ódio e a guerra.
Ela ainda é utilizada para representar o sagrado sangue de Jesus Cristo ou o Espírito Santo. No Egito Antigo, no entanto ela representava o maligno e a destruição.
O vermelho é muito usado pelos publicitários quando a intenção é estimular alguma atitude ou despertar a atenção para algo. Na arquitetura e decoração de interiores, é utilizada em salas de estar ou de visitas quando o objetivo é despertar a alegria e estimular o relacionamento entre as pessoas.
Amarelo
Quem já fez simpatia de final de ano sabe que o amarelo simboliza a riqueza e a prosperidade. Mas ela também significa a plenitude, a jovialidade e otimismo. É bastante utilizada para chamar a atenção para os perigos ou como advertência.
Essa cor ainda está ligada a avareza, inveja, egoísmo e para a psicologia ela é uma das cores quentes que representam a inteligência, estimulam a criatividade e desperta a atenção das pessoas.
Na publicidade ela é utilizada para atrair o público infantil. Juntamente com o vermelho ela é utilizada para estimular o consumo. A cor também é aplicada pelos designs em ambientes onde a concentração e a criatividade é essencial.
Laranja
O laranja é resultado da mistura de cores quentes primárias: o vermelho e o amarelo. Assim, ela acaba por transmitir as características dessas duas cores.
Assim, o laranja representa a criatividade, a alegria, a diversão, o entusiasmo e o lúdico. Ela transmite boas vibrações como o entusiasmo e humor, mas se usada em excesso pode causar ansiedade e desconforto.
Essa cor é utilizada pela publicidade para representar o calor e o verão. Nos ambientes, é usada em salas de estar ou jantar para estimular as relações sociais e estimular o apetite. Como é a cor ligada à criatividade também pode aparecer em espaços recreativos e escolas.
Cores quentes nas artes plásticas
Elemento primordial nas obras de arte, as cores das tintas são a forma dos artistas representarem suas sensações que desejam passar no momento. Alguns deles, no entanto, tem preferência por certo tipo de cor e a utiliza em suas pinturas.
Vicent van Gogh, por exemplo, tinha predileção pela cor amarela. Ele a explorava em suas obras usando tonalidades diferentes como forma de inspirar calor e felicidade. Para ele o amarelo significava a verdade emocional e simbolizava a luz do sol e a vida.
Rafael Sanzio, por sua vez, acentuava a intensidade das pinturas utilizando o vermelho. Esta cor era uma das mais aplicadas pelos artistas do Fauvismo como forma de expressar as fortes emoções, a beleza e a alegria da vida. Henri Matisse foi um dos pintores do movimento que mais utilizou o vermelho em seus quadros.
Curiosidades
- Na série “Handmaid’s Tale”, as servas usam o manto vermelho como símbolo do sangue, nascimento e pecado. As servas, então, vestem essa cor para serem identificadas como as pecadoras submissas ao poder do Estado;
- O amarelo é a cor do luto no Egito. Essa cor é evitada nos aviões, pois pode causar náuseas em algumas pessoas;
- Na Idade Média, o amarelo era a cor das pessoas discriminadas. Somente prostitutas, judeus, mães solteiras, mendigos podiam usar essa cor;
- O vermelho é a primeira cor que as crianças enxergam. Para a igreja católica, ela significa o sangue e a vida de Jesus;
- A cor laranja é considerada complementar ao azul e é uma combinação muito utilizada na publicidade, moda, design.