O e-mail – abreviatura de eletronic mail – é o instrumento que possibilita ao usuário escrever, enviar e receber mensagens, textos, imagens e outros tipos de arquivos através da internet
. A ferramenta é intensamente utilizada na comunicação de pessoas que estão distantes e em diferentes fusos horários.
Também é o método de comunicação assíncrona. Confira a seguir do que se trata:
Comunicação síncrona e assíncrona
A comunicação síncrona permite uma conversa quase que instantânea entre o emissor e o receptor da mensagem
, como se fosse por telefone. O chat e a videoconferência são exemplos desse tipo de comunicação.
Já a assíncrona não exige a participação simultânea do emissor e do receptor
, ou seja, a pessoa pode enviar uma mensagem e o destinatário responder em outro momento. O e-mail, fórum e lista de discussão pertencem a essa classificação.
E-mail e suas características
O e-mail quase substituiu por completo o envio de cartas pela agência de correios
. Mesmo que tenha se popularizado de forma marcante, as correspondências não são trocadas com tanta intensidade. Dessa forma, não há como duvidar da importância do e-mail como veículo de comunicação do mundo moderno.
Para o envio de um e-mail é necessário criar a página chamada de provedor. Algumas empresas que disponibilizam esses serviços são: Yahoo, Hotmail, GloboMail, Gmail, MSN, dentre outros.
Além disso, o usuário deve criar uma senha de acesso
– password – que será solicitada sempre que a pessoa queira verificar se sua caixa de entrada possui mensagens. Esse sistema de segurança dificulta a ação de hackers
.
A estrutura de um e-mail é formada por "nome@provedor.com.br"
, no qual a palavra “com” significa comercial e o “b” indica a sigla do país, nesse caso o Brasil. O símbolo "@" é fundamental para que o nome do endereço seja identificado pelo sistema
.
Normalmente, acima do espaço onde se escreve a mensagem fica o espaço do destinatário (“Para”). Esse campo pode ser preenchido com um ou vários nomes e endereços do correio eletrônico.
Mais abaixo aparece a lacuna do assunto. Para que o mesmo seja enviado ao destinatário, existe um botão com a palavra “enviar”.
Além desses campos fundamentais citados acima, podem existir mais dois espaços a serem preenchidos. Eles são identificados pelas siglas “Cc” (com cópia) e “Cco” (com cópia oculta). O “Cc” indica que a mensagem será copiada para outros endereços de e-mails, cujo as pessoas que as recebem conseguem visualizar para quem foi enviada
.
Já no “Cco” a mensagem será enviada para outros usuários de maneira oculta, ou seja, o destinatário não consegue ter acesso aos outros receptores
.
Data e hora são enviadas de forma automática na mensagem
. Dessa forma, não se faz necessário o preenchimento desses campos ou indicação no início do texto, como acontece nas cartas.
Tudo fica registrado no sistema e separado por pastas:
os e-mails recebidos ficam armazenados na “caixa de entrada”; os enviados na pasta de mesmo nome; os excluídos na “lixeira”; e o usuário pode também criar outras pastas para armazenar os e-mails e nomeá-los como preferir.
Através do e-mail é possível enviar mensagens com arquivos em anexo. Esses registros podem ser fotos, documentos, imagens, vídeos, etc. Tudo é enviado em tempo real e sem custos.
De maneira geral, os e-mails devem conter textos curtos e objetivos, e seguir uma estrutura parecida com a da carta. Além de serem utilizados de forma pessoal, são úteis para empresas, instituições, associações, entre outros.
A depender da proximidade entre o remetente e o destinatário a linguagem do texto pode ser formal ou informal.
Como escrever um e-mail formal
Escrever um e-mail formal pode parecer uma tarefa difícil, principalmente porque essa ferramenta é normalmente utilizada para fins pessoais e informais.
Para redigir uma mensagem de maior formalidade, pode-se seguir as orientações abaixo, que tornarão seu e-mail claro e conciso.
Formatação do e-mail
- Use o nome de e-mail profissional;
- Faça um endereço eletrônico com variação do seu verdadeiro nome;,
- Não recorra a apelidos;
- Utilize hifens e pontos.
O e-mail “maria_h_tinha@gmail.com”, por exemplo, não passa uma impressão profissional, ao contrário de “maria.eduarda.granco@hotmail.com”.
Escolha fontes formais. Muitos provedores te darão opções de fontes, estilos e cores, mas é recomendado usar as tradicionais Times New Roman ou Arial. Use uma fonte com tamanho legível, o "12" é o ideal.
No campo do assunto seja curto e objetivo. Use palavras-chave que indiquem exatamente o que foi dito no texto, pois isso ajuda o receptor a não ignorar o e-mail.
Escrevendo a mensagem
Inicie o texto com uma saudação adequada. Evite usar “olá”, “oi”, ou qualquer outra saudação informal
.
Se apresente no primeiro parágrafo, caso necessário. Ao enviar e-mails para pessoas com quem não possui relacionamento, diga quem é e porque está escrevendo
. A apresentação deve ser feita nas duas primeiras frases.
Dê prioridade às informações mais importantes. Após dizer o motivo do contato, escreva no corpo do texto, logo no início, as informações relevantes, caso contrário, pode cansar o leitor e fazer com que descarte sua mensagem.
Caso escreva a um funcionário do governo, pode usar o exemplo a seguir:
“Meu nome é Marlene Rios. Obtive seu e-mail no site do DETRAN-BA, e gostaria de contestar uma multa que recebi no dia 31 de dezembro de 2016″.
Seja breve. Não existe tamanho padrão para esse tipo de e-mail
, mas é indicado que o texto não passe da extensão do monitor.
Enviando a mensagem
Antes de enviar sua mensagem faça revisão da ortografia. Não confie na correção automática do computador.
Certifique-se de que incluiu os anexos, caso tenha, pois é muito ruim reenviar uma mensagem pelo fato de ter esquecido de adicionar os documentos. Seja contido e não exagere na quantidade de arquivos.