Resumo de Português - Enredo

Sequência dos principais fatos e ações que compõem uma história

O enredo remete a um conjunto de acontecimentos que fundamentam a história de um texto narrativo, romance, drama, filme, conto, entre outros gêneros. Também chamado de trama ou intriga, serve para encadear as ações vividas por personagens. Ou seja, traz uma sequência lógica com intuito de criar um sentido para o público.
Toda narrativa é formada por uma sucessão de fatos, sendo o enredo o responsável pela sua descrição. De forma linear ou não, o desenvolvimento da história gira em torno de um conflito – situação que determina o nível de tensão e /ou expectativa do que está sendo contado.

Tipos de enredo

O desenrolar dos acontecimentos ao longo da narrativa pode acontecer de forma linear ou não linear. Na primeira, geralmente a mais utilizada, as ações seguem uma ordem cronológica, são organizadas de acordo com um fluxo de temporalidade. Por isso, divide-se nas seguintes partes:
  • Apresentação (introdução): é a parte em que os personagens começam a ser apresentados e alguns dos elementos que indicam como a história será contada, a exemplo do local e tempo. Assim cria-se um cenário e marcação do espaço temporal para o início da trama.
  • Complicação (desenvolvimento): nesse momento que o autor apresenta o acontecimento que irá provocar algum tipo de ação, levando o enredo ao ponto de alta tensão ou emoção. É esse conflito que torna a sequência de fatos interessantes.
  • Clímax: é a parte de maior tensão e drama, pois a ação atinge seu momento mais marcante. Pode provocar uma grande reviravolta na história, o que exige uma decisão ou desfecho.
  • Desfecho (conclusão): trecho em que há a solução do conflito e a revelação do futuro dos personagens. O público se depara com uma mensagem, que pode ser de caráter moral.
Já no enredo chamado de não linear, o narrador deixa de lado a sequência cronológica. As ações podem ser apresentadas logo de início ou os desfechos revelados ao longo da história. Há uma descontinuidade através de antecipações, retrospectivas, flashbacks (recordações) ou prévias do futuro. A ideia é levar uma explicação do conflito mesmo sem uma ordem estabelecida.
Esse tipo de estrutura costuma ser utilizado em roteiros cinematográficos e em textos jornalísticos, no qual o objetivo é informar logo ao leitor a conclusão de determinado fato, possibilitando um conhecimento rápido e preciso sem a obrigatoriedade de uma leitura completa.
Já na literatura, entre os exemplos mais conhecidos encontra-se o romance "Memórias Póstumas de Brás Cubas". Escrito por Machado de Assis, essa narrativa já é introduzida com a morte do protagonista. Além disso, o leitor é envolvido em um trama que revisita o passado, baseado em recordações.



Outros elementos narrativos

Assim como o enredo, existem elementos que são fundamentais para construção de uma narrativa. São eles:
Personagens
Refere-se aos seres reais ou fictícios, como animais, plantas, objetos falantes, que movimentam a história, sendo os agentes da ação e os que sentem as suas consequências. Eles podem ser protagonistas (ocupam o lugar de destaque na narrativa), antagonistas (os criadores ou incentivadores do conflito; geralmente os adversários dos protagonistas) ou secundários (atuam como figurantes e contribuem de alguma forma para o desenrolar dos fatos).
Foco narrativo
Toda história é contada por alguém. A depender da perspectiva, os acontecimentos ainda podem ser narrados de maneiras diferentes.
  • Narrador-personagem: participa do enredo e o preenche com suas opiniões e sentimentos e, por isso, a história sempre é contada na primeira pessoa do singular ou plural (eu, nós).
  • Narrador-observador: não está envolvido nos fatos, somente os narra na terceira pessoa (ele (a)/eles (as). É imparcial e objetivo, mas conhece todas as circunstâncias envolvidas na trama. Entretanto, não conhece intimamente os personagens, a exemplo de pensamentos, desejos e experiências passadas ou futuras.
  • Narrador-onisciente: é aquele que sabe tudo sobre os personagens (sentimentos, emoções, intimidades), mesmo quando não faz parte da história. Como tem todo esse conhecimento, pode atuar como “voz” (narrada em primeira pessoa) e opinar diante do comportamento dos personagens. Usa o discurso indireto para revelar tanto o passado quanto o futuro dos envolvidos.
Tempo
Determina o período em que as ações são desencadeadas. Pode ser entendido de três formas:
  • Cronológico: os fatos seguem uma linearidade. O tempo de duração entre o começo e o final é relacionado com horas, dias, meses, anos, etc.
  • Psicológico: baseia-se na imaginação ou memória do narrador ou personagem, descrevendo os sentimentos vivenciados em certos momentos.
  • Flashback: funciona como se fosse um volta no tempo, o que possibilita a retomada de lembranças.
Espaço
Trata-se do lugar onde o enredo acontece, que pode ser físico (casa, rua, parque, escola, etc.) ou social (condições socioeconômicas, psicológicas, morais e culturais). Também contribui para formação dos personagens.

Como criar um bom enredo?


Sabe-se que o enredo é a base da narrativa, um vez que – aliado aos outros elementos – constrói uma história lógica, coerente e dotada de sentidos. Conheça, a seguir, alguns itens que são indispensáveis na hora da elaboração dessa sequência de fatos.
  1. Encontre um tema: é preciso apostar em um assunto para conquistar o interesse do receptor. Além dessa questão, é o tema que conduz o enredo que será aplicado no texto.
  2. Dedique-se ao conflito: uma boa trama depende diretamente de um fator dramático, algo que estimule as ações dos personagens. Com criatividade é possível inventar vários conflitos dentro de uma mesma narração, como ocorre em novelas e romances, e assim superar as expectativas do leitor.
  3. Atente-se ao tipo de enredo: como você já sabe, o encadeamento dos fatos pode ocorrer de maneira linear ou não linear. Escolha o gênero que quer desenvolver, como terror, amor, ficção e aventura, e avalie qual tipo favorece o desenvolvimento do seu tema.
  4. Explore os elementos da narrativa: para que os leitores entendam todo o desenrolar da história é importante apresentar os personagens, o cenário e o espaço temporal logo de início.