Resumo de Português - Estilos de Época

Tendências e escolas literárias

Os Estilos de Época são bastante conhecidos, só que nem sempre estudamos ele com esse nome. Os estilos de época nada mais são do que os Movimentos Literários ou Escolas Literárias. Eles também recebem o nome de “Estilos de Época” porque pertencem a um determinado período da história.
O Barroco, por exemplo, é um dos Estilos de Época que surgiu no final do século XVI, ele se encontra nessa categoria porque possui uma série de características decorrentes desse período histórico. Ou seja, tudo o que compõe esse estilo, música barroca, literatura barroca, arte barroca, compreende um espaço-tempo em que essa manifestação artística estava vigente.
Mas por que utilizar o termo “Estilos de Época”. Bem, primeiro porque o estilo da época é utilizado para marcar uma época histórica e segundo porque em uma mesma época, outros artistas, autores, escritores desenvolveram um estilo individual, que não tinha a mesma estrutura do “estilo de época” comumente utilizado naquele período.
Ademais, ao analisar os escritos e observar suas características, era possível identificar em que período um determinado autor estava inserido.

 

Estilos de época da literatura brasileira

A maioria dos estilos de época encontrados na literatura brasileira tem origem europeia. Entre os mais importantes, destacam-se:
  • Barroco
O Barroco foi um dos estilos de época que surgiu na Itália, no final do século XVI. Uma das características predominantes desse movimento é o apelo religioso, justamente porque surgiu no contexto da Reforma Protestante e Contrarreforma.
Embora fosse carregado de religiosidade, o barroco também fazia menção aos prazeres sensoriais, dessa forma, buscava aproximar duas coisas opostas. A oposição também foi um dos aspectos mais marcantes do movimento, juntamente com o conflito. 
Para expressar a angústia existencial, condizente com o que as pessoas viviam naquele período, os escritores da época colocam como temas centrais:
- Luz sombras
- Antropocentrismo teocentrismo
- Fé razão
- Sagrado profano
- Paganismo  Cristianismo
- Carne espírito
De um modo geral, os artifícios empregados pelos autores sempre tinham os elementos da poesia, antíteses e religião.
  • Arcadismo
O arcadismo foi um movimento literário que surgiu na Europa do século XVIII. O nome Arcadismo vem de Arcádia, uma escola estética da Grécia Antiga, onde viviam poetas e pastores e o estilo recebeu esse nome justamente por retomar às temáticas presentes na Antiguidade e carregar vários elementos do bucolismo. 
Diferente do Barroco, o arcadismo tem uma estilística mais simples, inclusive na linguagem.
  • Romantismo
O Romantismo foi um dos principais estilos de época do final do século XVIII e início do século XIX. A manifestação nasceu durante a efervescência política e cultural na Europa, justamente quando o iluminismo buscou desenvolver seu antagonismo às políticas absolutistas que até então vigoravam.
Vale destacar que o romantismo carrega um teor nacionalista, por isso, todo o contexto dos países influenciava na manifestação. No romantismo brasileiro, por exemplo, encontram-se as temáticas da Independência do Brasil, a Abolição da Escravatura, a Proclamação da República.
Elementos da natureza também se fazem presentes nas produções desse movimento, os romances escritos pelos autores buscavam trazer à memória alguns ícones nacionais, como os indígenas, que fazem parte das obras Iracema e O Guarani, de José de Alencar.
 
São características predominantes do romantismo: o eu (evocando o individualismo), subjetividade, linguagem emotiva, poesia e prosa.
  • Realismo
Esse movimento estético, que predominou no ocidente no final do século XIX, surgiu em oposição ao romantismo. O estilo fazia justamente o oposto do movimento anterior: a subjetividade e o individualismo seriam substituídos pela representação real e objetiva.
Os autores, pintores, escritores, músicos e escultores da época privilegiavam a verossimilhança e uma forma fidedigna de representar o cotidiano. Esse também é um dos estilos de época que foi totalmente influenciado pelo seu contexto. 
Na época, o determinismo científico estava se espalhando e os realistas viam não só nessa teoria, mas na ciência em geral como a grande redentora do século XIX. Por isso, buscavam substituir a liberdade, o romance, as idealizações e os desejos do romantismo por uma análise mais científica da realidade.
As produções do realismo apresentam como principais características: linguagem culta, escrita em prosa, impessoalidade, valorização dos fatos e objetividade, descrições de situações do cotidiano, críticas à burguesia, exposição de adultério, fracasso social, pobreza, determinismo.
  • Parnasianismo
O parnasianismo é uma corrente literária que se originou na França, também no final do século XIX. O Movimento se espalhou em vários países, inclusive no Brasil. O movimento adotou basicamente o estilo poético, utilizando-se sempre de artifícios como a subjetividade, abstração, prezando também por uma escrita perfeita.
Para isso, os parnasianos obedeciam a uma estrutura. Sendo assim, o poema ideal deveria obedecer critérios como: quantidade de versos, palavras complexas, rimas bem elaboradas, valorização da forma.
  • Simbolismo
Essa tendência literária, que se desenvolveu principalmente no campo da poesia, tem origem na França, no final do século XIX. O principal objetivo da poesia simbolista era justamente fazer um resgate aos símbolos universais. 
Os poetas do movimento buscavam decifrar esses símbolos que estavam presentes na natureza, rompendo o campo físico, chegando até o espiritual. O simbolismo era um movimento de transcendência. Por isso são comuns as temáticas voltadas ao êxtase espiritual e sobre o interior do homem.
Na construção dos poemas, os escritores da época utilizavam reticências, pausas, espaços em branco, como se esses elementos representassem o silêncio. Eles também faziam muitas referências ao nada, ao absoluto, construíam versos para descrever aromas, sons e cores.
 
  • Modernismo
O modernismo é considerado como o principal movimento literário do século XX, pois foi essa escola que rompeu com a tradição clássica e as influências das manifestações europeias e deu início a uma fase totalmente brasileira na literatura.
O Modernismo também causou muito impacto no campo das artes visuais, principalmente com a Semana de Arte Moderna que ocorreu em São Paulo no ano de 1922.
Pode-se dizer que o movimento tem como principais características: a valorização do nacional (rompendo com o passado), linguagem livre, experimentalismo, transgressões das regras literárias (a literatura brasileira deveria falar para os brasileiros).

Questões relacionadas a Estilos de Época

+ Resumos de Português