Resumo de Português - Figuras de Palavras

São definidas de acordo com oito tipos

As figuras de palavras ou semânticas são recursos estilísticos que empregam termos com conotativos para trazer uma nova significação a situações ou contextos. Parte das chamadas figuras de linguagem, são formas de expressar – através de comparação, substituição e associação de palavras – pensamentos ou sentimentos de modo diferente do uso convencional da língua.

Quais são as figuras de palavras?


Também chamadas de tropos, as figuras de palavras dividem-se em oito categorias: metáfora, metonímia, comparação, perífrase, sinestesia, sinédoque, alegoria e catacrese. Confira, a seguir, cada uma delas:
Metáfora
A metáfora é uma das figuras de palavras mais utilizadas. Consiste em uma comparação implícita entre elementos que possuem características em comum, mesmo que de forma subentendida. Em outras palavras, provoca a transferência do sentido literal (denotativo) de um termo ou expressão para o figurado e simbólico.
Exemplos:
  • Ontem finalmente achamos a chave do problema. (a expressão “chave do problema” é utilizado na linguagem cotidiana para dizer que foi encontrado uma solução para determinada situação)
  • Joana não aceita nenhuma opinião contrária a sua porque vive com o rei na barriga. (a expressão em destaque faz referência a uma pessoa arrogante, prepotente, que acredita ser mais importante que as outras)
Metonímia
Caracteriza-se pela substituição de um termo por outro com alguma relação de interdependência, proximidade – o que enfatiza a conotação e o aspecto semântico do enunciado. A metonímia pode ocorrer de várias maneiras: parte pelo todo, concreto pelo abstrato, inventor pelo invento, singular pelo plural, gênero pela espécie, indivíduo pela classe, etc.).
Exemplos:
  • Autor pela obra – Estou lendo Jorge Amado. (na verdade, o livro de Amado que está sendo lido)
  • Marca pelo produto – João compra McDonald's todos os finais de semana. (os hambúrgueres da cadeia de fast food que são consumidos)
  • Continente pelo conteúdo – O garoto estava com tanta fome que comeu o prato inteiro. (isto é, comeu todo o alimento que estava no prato)
  • Causa pelo efeito – Respeitem a minha história e os meus cabelos brancos! (deve-se respeito à velhice, idade avançada)
Comparação
A comparação ou símile mantém uma relação de analogia entre dois ou mais elementos em uma oração. O processo de aproximação entre as palavras sempre acontece através de conjunção ou locução conjuntiva comparativa, a exemplo de: como, tal qual, assim como, semelhante a, feito, que nem, igual a, etc.
Exemplos:
  • Meu pai é teimoso que nem uma mula
  • Interpretação de texto é tão importante quanto a parte gramatical
  • Nada do que foi será/ De novo do jeito que já foi um dia/ Tudo passa, tudo sempre passará/ A vida vem em ondas, como um mar/ Num indo e vindo infinito. (“Como uma onda”, Lulu Santos)
Atenção! Tanto a comparação quanto a metáfora usam as palavras fora do seu sentido convencional, mas cuidado para não confundi-las. Enquanto no primeiro caso ocorre uma ligação entre dois ou mais elementos por meio de conectivos, no segundo acontece uma comparação implícita sem utilização de conjunções ou locuções conjuntivas. Ex: Aquele jogador é esperto como uma raposa (comparação)/ Aquele jogador é uma raposa (metáfora).
Perífrase
Entre as figuras de palavras, a perífase é aquela que possibilita uma nomeação indireta de um ser, objeto ou lugar. Usa-se expressões que descrevem as características ou fatos inerentes a essas três circunstâncias. Quando ocorre a substituição de nomes próprios por atributos ou qualidades que lhes dizem respeito, tal figura é chamada de antonomásia.
Exemplos:
  • Boca do inferno foi um dos maiores poetas brasileiros do período Barroco. (a expressão em negrito substitui o nome de Gregório de Matos)
  • Vamos conhecer a cidade luz ano que vem. ( perífrase sobre Paris)
  • O Rei do Pop nasceu em agosto de 1958, no estado de Indiana, Estados Unidos. (antonomásia sobre Michael Jackson)


Sinestesia
A sinestesia baseia-se em diferentes sentidos (visão, tato, olfato, paladar e audição) para transmissão de efeitos expressivos e simultaneidade de sensações. Geralmente é dada atribuições em forma de adjetivos a esses planos sensoriais.
Exemplos:
  • Era amargo o som da tristeza. (sentidos: paladar e audição)
  • "Por uma única janela envidraçada, [...] entravam claridades cinzentas e surdas, sem sombras." (Clarice Lispector) (sentidos: visão e audição)
  • Tem gente que tem cheiro de rosa, de avelã/ Tem o perfume doce de toda manhã. (“Tudo que você quiser”, Luan Santana) (sentidos: olfato e paladar)
Sinédoque
Considerada por alguns gramáticos como um tipo de metonímia, pois estabelece uma relação quantitativa entre as palavras contidas no enunciado, ocorrendo redução ou ampliação do seu significado original. Assim, aparece apenas nas frases que envolvem parte pelo todo, qualidade pela espécie, singular pelo plural, matéria pelo objeto, indivíduo pela classe.
Exemplos:
  • O estudante (os estudantes) precisa fazer silêncio na biblioteca. (singular pelo plural)
  • Há 60 anos, o homem (os seres humanos) chegava à órbita do Planeta Terra. (indivíduo pela classe)
  • Espantou-se com o tamanho das asas (avião) que pousaram na pista. (parte pelo todo)
Alegoria
A alegoria é a figura de palavras que ultrapassa o significado real das palavras, transmitindo diversos sentidos além do literal. De origem grega (), significa ato de falar sobre outra coisa. E, com isso, é muito utilizado em provérbios populares e fábulas de caráter educativo ou moral.
Exemplos:
  • O mito da caverna (alegoria narrada na obra “A República, do filósofo Platão)
  • Casa de ferreiro, espeto de pau. (provérbio popular)
  • Mais vale um pássaro na mão que dois voando. (provérbio popular)
Catacrese
A catacrese é vista como uma metáfora comum e estereotipada, pois emprega uma palavra no sentido figurado devido à ausência de um termo na língua que consiga designar de maneira mais adequada certa coisa.
Exemplos:
  • O pé da mesa
  • A maçã do rosto
  • O braço da cadeira
  • A batata da perna
  • O céu da boca
  • A boca do fogão
  • O corpo do texto
  • O pé da página
  • A cabeça do alho
  • A boca da garrafa

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