Habitat Natural é o ambiente onde determinada espécie vive. Para que seja possível a compreensão sobre esse assunto, vale entender o que são também os nichos ecológicos e as diferenças entre ambos.
Apesar de serem usados como sinônimos, habitat e nicho ecológico possuem conceitos diferentes
. O primeiro refere-se ao local habitado por determinada espécie de animal, planta ou outro organismo. Já o nicho ecológico é o conjunto de variáveis que permitem a sobrevivência desses seres, ou seja, é o modo de vida de um organismo.
Para a Biologia, os estudos sobre habitat natural e nicho ecológico são fundamentais para o entendimento sobre a maneira como os seres vivos se organizam na natureza. Conheça um pouco mais sobre cada um deles.
Habitat Natural
Conforme mencionado, habitat natural é o local onde os organismos vivos, sejam plantas ou animais, vivem e se desenvolvem. A natureza é formada por diversos habitats naturais que se diferenciam em terrestres e aquáticos.
Cada um deles apresenta características próprias que propiciam a existência de determinadas espécies, pois os seres vivos não podem viver em todos os tipos de ambiente do planeta.
Dessa forma, pode-se considerar que cada organismo encontra em seu habitat natural as condições e recursos necessários para a sua sobrevivência (nicho ecológico), como por exemplo, alimento, abrigo e companheiros de espécie para a sua reprodução.
Existem também os habitats chamados de artificiais, que diferentemente do habitat natural que é encontrado na natureza sem a interferência da ação humana, são construídos pelo homem com o objetivo de fazer com que o animal se sinta em seu ambiente natural, de forma a viver normalmente.
Destruição dos habitats naturais
O habitat natural muitas vezes é alvo da ação humana, que pode causar a sua destruição e, consequentemente, perdas da biodiversidade.
Na maioria das vezes, isso decorre por fatores como o desmatamento, expansão agropecuária, desenvolvimento e expansão territorial das cidades, entre outros.
Quando isso acontece, as espécies são obrigadas a migrar para outros ambientes, muitas vezes, inadequados para a sua existência e podem acabar morrendo. Já as plantas, ficam sujeitas a ação do homem, o que pode causar até mesmo a extinção de algumas espécies.
Um exemplo é a Floresta Amazônica. Considerado um dos ambientes de maior biodiversidade do planeta, é alvo da ação humana. Estima-se que, por ano, seja perdido 20 mil km² de área da floresta, o que causa grandes consequências para a natureza e os seres vivos ali existentes.
Conheça as principais características de um nicho ecológico.
Nicho ecológico
O nicho ecológico pode ser definido como o conjunto de todos os recursos que possibilitam a existência de determinada espécie em um ambiente.
Portanto, cada organismo possui um nicho diferente, e o que determina se uma população pode ser manter de forma adequada em determinado ambiente são fatores como as relações ecológicas que mantém, a capacidade de escapar de predadores, de que maneira se alimentam e se reproduzem, por exemplo.
Ele pode ser dividido em:
- Nicho Ecológico Fundamental: são as condições e recursos que permitem que uma população se mantenha em determinado ambiente sem a presença de outras espécies.
- Nicho Ecológico Realizado: leva em consideração os fatores do fundamental, porém com a presença de outros seres vivos.
Diferenças entre habitat natural e nicho ecológico
Em suma, a principal diferença entre habitat natural e nicho ecológico: o primeiro é o ambiente onde um organismo vive ou, a grosso modo, o endereço de uma espécie. Já o nicho é o modo de vida desses organismos dentro do seu habitat.
Portanto, cada parte de um ambiente é composto de vários habitats e em cada um deles, ocorrem diferentes tipos de nichos.
Exemplos de habitat natural e nicho ecológico
Observe alguns exemplos de habitat natural e nicho ecológico a partir de alguns animais.
Leão
O habitat dos leões são as savanas africanas.
O seu nicho pode ser descrito como a partir das suas características e necessidades: por ser um animal predador que alimenta-se, basicamente, de búfalo, zebra ou antílope, os leões disputam com outros animais que também se alimentam dos mesmos, como os guepardos, as hienas e os cachorros-selvagens.
Outro aspecto sobre o seu nicho tem relação com a reprodução: no período de acasalamento, o macho dominante procura uma fêmea. Existem leoas que cuidam de seus filhotes e de outros, enquanto outras caçam. Dessa forma, o leão deve proteger o seu bando de outros grupos de leões e predadores.
Onça-Pintada
Os principais aspectos sobre o habitat e nicho ecológico das onças-pintadas são os seguintes:
Elas vivem em florestas da América do Sul, Central e do Norte (habitat).
- É uma espécie de hábito noturno, que se alimenta de animais como macacos, tamanduás, jacarés, peixes, cobras, veados, aves, porco-selvagem, capivaras, entre outros. Além disso, são animais que demarcam seu território, seja por meio de excrementos, urina ou ainda marcas de garras (nicho).
Papagaio-da-cara-roxa
Espécie exclusiva da Mata Atlântica (habitat)
, o papagaio-de-cara-roxa tem o hábito mais ativo no período matutino, enquanto descansa à tarde e retorna à atividade pela noite. Sua principal fonte de alimento são as flores, frutos e folhas, sendo encontrado, na maioria das vezes, em par com outro animal da mesma espécie.