IV é um algarismo romano que refere-se ao número natural quatro. Ele é precedido pelo algarismo III e sucedido pelo algarismo V, respetivamente os números três e cinco.
De modo geral, os números romanos são utilizados para designar séculos; nomes de reis, imperadores, papas; capítulos de livros; títulos, capítulos e incisos de leis; horas em relógios, etc.
Os números romanos
Os números romanos (algarismos romanos ou numeração romana) correspondem a um sistema de numeração desenvolvido na Roma Antiga que foi utilizado por muito tempo como a principal forma de representação numérica na Europa.
Eles são representados por sete letras maiúsculas do alfabeto latino, que equivalem a alguns números:
- I = 1
- V = 5
- X = 10
- L = 50
- C = 100
- D = 500
- M = 1.000
Regras
Existem algumas regras que determinam a organização e escrita dos números romanos. Conheça as principais:
- O I só pode ser usado antes do V e do X.
Exemplo: IV = 4
- O X só pode ser usado antes do L e do C. Exemplo: XL = 40
- O C só pode ser usado antes do D e do M. Exemplo: CM = 900
- I, X, C e M só podem ser repetidos sucessivamente por três vezes. Exemplo: XXX = 30
- Letras iguais, os valores são somados. Exemplo: II (1 +1) = 2
- No princípio da subtração, quando duas letras são diferentes e a de o menor valor antecede a de maior valor, seus valores são subtraídos.
Exemplo: IV (5 – 1) = 4
- No princípio da adição, quando duas são letras diferentes e a de maior valor antecede a de menor valor, seus valores são somados. Exemplo: VI (5 + 1) = 6
Aplicações ao número IV
Como já dito, os números romanos podem ser utilizados em séculos, nomes de reis, capítulos de livros, horas em relógios, etc. Confira abaixo algumas aplicações ao número IV:
- Papa Nicolau IV: o 191° Papa da Igreja Católica, Girolamo Masci, foi o primeiro papa da Ordem dos Franciscanos. Seu pontificado durou quatro anos, com início em 1288 e fim em 1292 (ano da sua morte).
- Dom Pedro IV: o primeiro Imperador do Brasil, mais conhecido como Dom Pedro I, ganhou o título de Dom Pedro IV ao se tornar Rei de Portugal e Algarves entre março e maio de 1826.
- Relógios: comumente o IV indica 4h ou 16h, contudo em alguns relógios esse horário também é representado por IIII, isso porque, a regra de subtração foi criada posteriormente.
Deste modo, as formas IV e IIII são consideradas corretas.
- Sulfureto de tungsténio (IV): nomeado cientificamente como dissulfureto de tungstênio (WS2),
esse composto químico é utilizado como componente de baterias e outros aparelhos eletroquímicos.
- Século IV: esse período da história teve como principais acontecimentos o início do sistema socioeconômico do feudalismo, a divisão do Império Romano após a morte do imperador Teodósio I e a chegada do budismo na Coreia.