O kiwi é uma fruta de polpa macia, esverdeada e sabor doce. Embora pareça bastante tropical, o fruto é originário do sul da China
. No Brasil, a plantação do kiwi acontece no outono, período em que as características do solo e clima, aliados às técnicas de produção, favorecem a colheita.
Quando o fruto é colhido “maduro”, ele pode apresentar características ainda melhores no sabor, tornando-se mais doce. Mas, você sabe porque o consumo do kiwi é tão importante para a saúde?
Primeiro porque ele é uma excelente fonte de vitamina C, atingindo uma concentração três vezes maior que a laranja. Possui também vitaminas do complexo B (B1 e B6), K e E, que contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico.
Além disso, o fruto é fonte de minerais, como o ferro, potássio, cobre, sódio, fonte de ácido fólico
e, se consumido com casca, fornece uma dose de fibras superior a de um prato de flocos de cereais.
Essa é uma das frutas que proporcionam excelentes benefícios para a saúde humana, uma vez que um kiwi médio apresenta as seguintes propriedades:
- Valor energético – 62 Kcal
- Fibra dietética – 3,3g
- Açucares – 12g
- Proteínas – 1,3g
- Cálcio – 36mg
- Gordura Total – 0g
- Colesterol / Gordura saturada – 0g
- Vitamina E – 4mg
- Vitamina C – 107mg
- Hidratos de Carbono Totais – 13g
Benefícios do Kiwi
Diante das propriedades que foram apresentadas, foi possível perceber que, embora o kiwi tenha um baixo valor calórico, ele é um verdadeiro tesouro para a saúde. Isso porque essa fruta exótica possui nutrientes que podem, inclusive, ajudar na prevenção ou tratamento de doenças.
O Guia Estudo separou alguns dos principais benefícios oferecidos pela fruta. Confira:
Ossos e músculos fortalecidos
De acordo com os estudos, dois kiwis médios possuem 30 mg de magnésio, um componente necessário para o aumento de energia do corpo e fortalecimento dos músculos
, além do potássio, que ajuda a proteger a perda muscular e preservar a densidade mineral óssea.
Pele saudável
Como é bastante rica em vitamina C, a fruta apresenta uma grande propriedade antioxidante. Os antioxidantes ajudam a neutralizar os radicais livres que provocam o envelhecimento precoce das células.
Além disso, o colágeno, que é um importante componente para manter a elasticidade da pele, precisa da vitamina C para manter a pele mais viscosa e saudável.
Prevenção da obesidade, câncer e colesterol
Um porção de kiwi oferece 5g de fibra. As fibras mantém a saciedade, evitando o consumo inadequado de alimento gordurosos, o que ajuda na redução de peso e dos níveis de colesterol. Além disso, o fruto ajuda a remover as toxinas do cólon, ajudando na prevenção desse tipo de câncer.
Memória
Pouca gente sabe dos benefícios que o kiwi oferece, um dos desconhecidos é a serotonina (hormônio que causa bem estar) presente na fruta. Além de melhorar o humor, essa substância ajuda na capacidade de aprendizagem e memória, deixando a pessoa mais alerta, sobretudo, se a fruta for consumida pela manhã.
Melhora da respiração
A vitamina C, uma das mais abundantes no kiwi, ajuda a reduzir os sintomas respiratórios de quem sofre com alergias e asma. Os estudos revelam que as pessoas que consomem frutas cítricas com mais frequência têm menos chances de desenvolver doenças respiratórias, quando comparadas às pessoas que comem apenas 1 x por semana, ou não consomem. A fruta melhora a tosse e previne a falta de ar.
Prevenção de doenças cardíacas
Os polifenóis presentes no kiwi somados a vitamina C e ao potássio formam um verdadeiro coquetel para o coração, pois eles tem ação antioxidante. A combinação desses elementos previne a formação de coágulos sanguíneos e diminui a quantidade de triglicerídeos no sangue, ajudando a combater doenças cardíacas como a ateresclerose.
Maneiras de consumo
A fruta pode ser consumida de diferentes maneiras. Por ser cítrica, combina muito bem em sucos detox, saladas, vitaminas, dentre outras
. Apesar dos pelos, a casca também oferece nutrientes, por isso, se bem higienizada, pode ser consumida junto com a fruta.
Um maneira simples de ingerir todas as propriedades existentes no kiwi e conseguir aproveitar ao máximo os seus nutrientes é preparar o suco com a polpa da fruta.
Além disso, você pode fazer uma combinação com outras frutas, acrescentando mais sabor ao suco. Veja como o preparo é simples:
Receita de suco de Kiwi com laranja
- Suco de 3 laranjas;
- 3 kiwis;
- 500 ml de água gelada;
- Açúcar ou mel a gosto.
Modo de preparo:
- Descasque as frutas e pique em pedaços. Lave as laranjas, corte-as ao meio e esprema para retirar o sumo. Bata o kiwi no liquidificador junto com o suco de laranja, a água e o mel.
Receita de suco de Kiwi com morango
- 1/2 caixa de morango;
- 2 kiwis;
- 1 litro de água gelada.
Modo de preparo:
- Descasque os kiwis e pique. Higienize os morangos, retire as folhas e corte em pedaços. Adicione as frutas e a água gelada no liquidificador, adoce e bata bastante. O ideal é servir bem gelado.