Resumo de Biologia - Leão

O leão é um mamífero de grande porte, geralmente encontrado na África, Europa e Ásia, mas a sua maior concentração está nas savanas africanas. Seu nome científico é phantera leo.

São muitas as espécies de leões no reino animal, mas as mais conhecidas são: leão-sul-africano, leão-do-atlas, leão-congolês, leão-etíope, leão-asiático e leão-somaliano.

Conheça um pouco mais sobre o rei da selva.

Principais características do leão

Considerado o rei da selva, por conta do seu porte majestoso, o leão é conhecido por sua força e agilidade. Ele tem o poder de conquistar e dominar outros animais.

Veja a sua classificação biológica:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Mammalia
  • Ordem: Carnivora
  • Família: Felidae
  • Gênero: Panthera
  • Espécie: Panthera leo

Existem leões espalhados por jardins zoológicos em todo o mundo, mas eles são naturalmente encontrados na África. De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), o leão é um animal que sofre ameaça de extinção, pois sofre com a caça indiscriminada e com a destruição do seu habitat natural.

Os leões são animais carnívoros e caçadores. Eles se alimentam principalmente de zebras, veados, javalis, girafas, búfalos e até de elefantes. Esses animais chegam a comer, de uma única vez, 30 quilos de carne.

Mesmo não conseguindo correr por muito tempo e distância, os leões conseguem capturar suas presas porque alcançam grandes velocidades. Em pouco tempo eles conseguem atingir até 55 km por hora. Além disso, possuem olfato, visão e audição muito apurados.

Veja no vídeo:

Os leões costumam ter apenas 5 horas de atividades durante todo o dia. Eles passam o restante das horas dormindo ou descansando para não gastar a sua energia.

O macho se diferencia da fêmea por ser mais peludo e possuir uma juba. Essa juba serve para amortecer o golpe de outros animais, além de dar uma aparência maior e mais assustadora. A juba fica mais escura conforme a idade do leão. O seu rugido também é uma característica importante, já que pode ser ouvido em até 8 km de distância.

Tanto a juba quanto o rugido também são importantes entre os leões quando se trata da disputa pelas fêmeas e pelos territórios. Os machos que possuem a juba mais escura e volumosa costumam ser os vencedores dos duelos.

As fêmeas são as maiores responsáveis pela caça. Elas trabalham em equipe e possuem uma estratégia mortal, que pode abater qualquer presa. Por conta da sua força, suas garras e dentes afiados, elas possuem vantagem contra os outros animais.

Apesar de tão violentas na caça, as fêmeas são muito carinhosas com os seus filhotes, e também são responsáveis pela defesa deles, até alcançarem maior estatura.

Os leões vivem em bandos de 40 animais, geralmente composto pelo macho dominante, várias fêmeas e os seus filhotes. As fêmeas cuidam da caça, enquanto os machos protegem o seu território.

Como se reproduzem?

Os leões machos podem chegar a 2,50 metros de comprimento, e pesar 250 quilos. As fêmeas podem ter 1,75 metros e 180 quilos. Aos quatro anos de idade, aproximadamente, esses animais atingem a sua maturidade sexual.

A reprodução desses animais pode acontecer durante todo o ano, menos durante a amamentação e a gestação da fêmea, que dura em média quatro meses, gerando até seis filhotes por vez.  O acasalamento pode acontecer em até 50 vezes por dia.

Quando os filhotes nascem, as mães procuram um lugar seguro para abriga-los, para que ela possa voltar às suas atividades de caça. Eles costumam nascer pesando 2 quilos, e só abrem os seus olhos depois do décimo dia.

Os filhotes podem ser amamentados por qualquer fêmea do grupo, e acompanham a mãe e o resto do bando por dois anos, quando já são independentes e devem procurar um bando para ser líder.

Para conseguir chefiar um bando, os leões mais novos entram em luta corporal com os mais velhos. Quando não vencem a luta, se tornam leões solitários.

Os leões vivem aproximadamente vinte anos.

Curiosidades

  • Mesmo não sendo os responsáveis pela caça, os leões machos são os primeiros a se alimentarem da presa. As fêmeas e os filhotes só estão autorizados a comer quando os machos se sentem saciados.
  • Quando um macho domina um novo grupo, ele mata todos os filhotes que já existem, para que ele assuma somente as suas próprias crias.
  • Os leões pertencem à família dos gatos, ou felinos. Só perdem em tamanho para os tigres.
  • Para estabelecer o seu território, o leão costuma rugir, e deixar cheiros no local.
  • Nem sempre os leões caçam a sua comida. Eles costumam roubar as presas de outros animais, se utilizando da sua força.
  • Por estarem sob risco de extinção, o Sasan-Gir National Park, na Índia, mantém protegidos cerca de 400 leões asiáticos.
  • Os leões podem ficar até três dias sem se alimentarem, porque a caça nem sempre é garantida. Eles podem ficar alguns dias sem encontrar uma presa.