As medidas de volume são responsáveis por definir a capacidade exata dos sólidos, ou seja, a capacidade de armazenamento de um determinado corpo. A medida de volume definida pelo sistema internacional (SI) é o metro cúbico, apresentada desta forma: m³.
Existem sete unidades de metro cúbico. São elas: quilômetros cúbicos (km³), hectômetros cúbicos (hm³), decâmetros cúbicos (dam³), metros cúbicos (m³), decímetros cúbicos (dm³), centímetros cúbicos (cm³), milímetros cúbicos (mm³).
No cálculo, 1 m³ é equivalente ao espaço que um cubo de 1 metro de aresta ocupa. E para encontrar o valor do volume, basta multiplicar o valor do comprimento, da altura e da largura do cubo em questão.
Conversão das unidades de medidas de volume
Como já foi dito, existem sete unidades de metro cúbico. São elas:
- Quilômetros cúbicos (km³);
- Hectômetros cúbicos (hm³);
- Decâmetros cúbicos (dam³);
- Metros cúbicos (m³);
- Decímetros cúbicos (dm³);
- Centímetros cúbicos (cm³);
- Milímetros cúbicos (mm³).
Para fazer a conversão dessas unidades, é necessário multiplicar ou dividir por 1000.
Veja na tabela abaixo um esquema de conversão:
Veja abaixo alguns exemplos:
Exemplo 1:
Supondo que uma piscina tenha 8 m de comprimento, 6 m de largura e 1,8 m de profundidade (altura). Para calcular seu volume, basta multiplicar essas medidas. Veja abaixo:
V = 8 * 6 * 1,8 = 86,4
Ou seja, o volume dessa piscina é 86,4 m³
Exemplo 2:
Supondo que um tanque tenha 2000 m³ de volume. Para calcular sua capacidade em litros, basta multiplicar essas medidas. Veja abaixo:
Como 1 m³ equivale a 1000 litros, temos que:
2000 * 1000 = 3 000 000
Ou seja, este tanque tem capacidade para 2 000 000 litros de água.
Cálculo dos volumes mais importantes
O cálculo volume do cilindro, o volume do cone e o volume da esfera, são um dos mais importantes e mais usados. Veja abaixo a explicação de cada um deles:
Volume do cilindro
O volume do cilindro na verdade é o tamanho da sua capacidade. Para calcular o seu valor, usamos a seguinte fórmula:
Ab = p . r²
Onde o p, representa o número pi (aproximadamente 3,14) e o r o raio da base.
Volume do cone
O volume do cone é calculado, primeiro através do cálculo da área do círculo que forma a sua base, depois, através do cálculo da altura do cone, já que ele é tridimensional. Usando a seguinte fórmula:
Onde o V, representa a medida do volume, o p representa o número pi, o r representa a medida do raio da base e o h representa a altura do cone.
Volume da esfera
O volume da esfera é calculado através da seguinte fórmula:
Ve = 4. p.r³/ 3
Onde Ve representa o volume da esfera, o p representa o número pi e o r representa o raio.
Outras unidades de medida
A unidades de medida são muitos importantes no nosso dia a dia. Elas são responsáveis por definir ou medir a massa, grandeza ou volume de um determinado objeto. É através dessas medidas que saber as quantidades exatas de um corpo.
O Sistema Internacional de Unidades (SI) é responsável por uniformizar e definir todas unidades de medidas, assim como, torna-las internacionais. A grande maioria dos países pelo mundo usam as medidas definidas por esse sistema.
Essas unidades podem ser de comprimento, de capacidade, de massa, de tempo, ou de volume. Veja abaixo a definição de cada uma dessas medidas:
- De comprimento
A medidas de comprimento podem ser em metro, centímetro ou milímetro e é usada para definir o comprimento de um determinado objeto.
- De capacidade
A medidas de capacidade podem ser em pode ser litro, centilitro ou mililitro e é usada para definir a quantidade de um determinado objeto.
- De massa
A medidas de massa podem ser em grama, quilograma ou decigrama e é usada para definir a massa de um determinado objeto.
- De tempo
A medidas de tempo podem ser em ser hora, minuto ou segundo e é usada para definir o tempo durante o dia.
- De volume
A medidas de volume podem ser em metro cúbico, quilômetro cúbico ou milímetro cúbico e é usada para definir todo o valor do corpo de um determinado objeto.