Os números reais formam um grande conjunto que inclui outros quatro: números racionais, números irracionais, números naturais e números inteiros. Essa composição corresponde aos números positivos, negativos, números decimais, fracionários, zero, além das dízimas periódicas e não periódicas.
Uma das principais características dos números reais é a sua infinidade, no sentido de densidade.
Afinal, o infinito é considerado um conceito imaginário, logo não faz parte do conjunto dos números reais, mas sim dos números complexos.
No entanto, pode-se ao dizer que no intervalo > 2 existe uma x quantidade infinita de números pertencentes ao conjunto dos reais (1,1; 1,2; 1,34; 1,452, …).
Conjunto dos números reais
O modo de organização dos conjuntos numéricos ainda é uma dúvida de muitos estudantes. Se você faz parte desse grupo observe abaixo a imagem e a descrição de cada conjunto.
- Conjunto dos números naturais (N): números positivos e o zero. Exemplo:
N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12…};
- Conjunto dos números inteiros (Z): números positivos, negativos e o zero. Exemplo:
Z = {…, – 3, – 2, – 1, 0, 1, 2, 3,…};
- Conjunto dos números racionais (Q): números naturais, inteiros, decimais, frações e dízimas periódicas. Exemplo:
Q = {… -3; -2,5; -1, 0, 1/2; 1; 1,8; 2 …};
- Conjunto dos números irracionais: números decimais, infinitos e não-periódicos que não podem ser representados por frações. Exemplo:
I = { -2,345…; -1,452…; √3…}.
- Já o conjunto dos números complexos (Z) não faz parte dos números reais. Este primeiro é formado por uma parte real e uma parte imaginária e engloba, por exemplo, a raiz quadrada de números negativos.
Em relação ao conjunto dos números reais, podemos fazer algumas afirmações:
Todo número natural também é um número real
, já que os números naturais são também números racionais;Todo número inteiro também é um número real
, já que os números inteiros são também números racionais;Todo número decimal também é um número real
, já que os números decimais pertencem ao conjunto dos números racionais ou dos números irracionais;Toda raiz é um número racional ou irracional
. Sendo assim, pertence ao conjunto dos números reais.
Relação entre conjuntos
Alguns símbolos são utilizados para estabelecer relações entre os elementos de dois ou mais conjuntos. Veja abaixo:
- N ⊂ C: os números naturais estão contidos nos números reais;
- R ⊄ N:
os números reais não estão contidos nos números naturais
; - I U Q = R: a união dos números irracionais com os racionais é igual aos reais;
- I ∩ R = I:
a intersecção dos números irracionais com os reais é igual aos irracionais
.
Propriedades dos números reais
Os números reais obedecem algumas propriedades que relacionam-se com as operações matemáticas, principalmente adição e multiplicação. Veja abaixo:
- Comutativa: de acordo com essa propriedade, a ordem dos números não interfere no resultado final da operação. Sendo assim, dados os números a e b, temos:
a + b = b + a e a.b = b.a
- Associativa: operações que envolvam mais de dois números, devem ser solucionadas de dois a dois, contudo o reagrupamento não altera o resultado. Sendo assim, dado os números a, b e c, temos:
(a + b) + c = a + (b + c) e a(bc) = (ab)c
- Distributiva: essa propriedade envolve duas operações ao mesmo tempo. De modo que, a soma dos produtos será igual ao produto da soma, seguindo o seguinte cálculo:
a (b + c) = ab + ac e (b + c) a = ba + ca
- Elemento neutro: essa operação refere-se aos elementos que não geram influência dentro de uma operação. Se na soma esse elemento corresponde a 0 e na multiplicação o elemento neutro é 1, temos:
a + 0 = a e a .1 = a
- Elemento inverso: a regra para essa propriedade é que para todo número real existe um inverso, sendo que o resultado entre os dois será sempre um elemento neutro.
A soma de um número a e seu inverso -a é dada por: a+(-a) = 0;
A multiplicação de um número a e seu inverso -a é dada por: a· (– a) = 1, em que – a = 1/a.
Resumo sobre números reais
Números reais são o conjunto formado por outros quatro tipos de números, sendo: racionais, irracionais, naturais e inteiros.
A infinidade é uma das principais características deste conjunto de números. Contudo, o infinito faz parte dos números complexos pois é considerado um conceito imaginário.
Com isso, pode-se ao dizer que no intervalo > 2 existe uma quantidade infinita de números que pertencem ao conjunto dos números reais (1,1; 1,2; 1,34; 1,452, ...).