O parágrafo é um conjunto de frases presentes em um texto que são conectadas com a função de expressar uma ideia ou pensamento. Um parágrafo pode ser curto, médio, longo, dissertativo, narrativo ou descritivo
. Cada um deles corresponde a uma determinada estrutura textual.
A composição e a construção correta do parágrafo é de extrema importância para a coesão e total compreensão do texto. Os parágrafos são responsáveis por apresentar todas as ideias e os argumentos principais de uma redação.
Antigamente, se utilizava o símbolo (§) para fazer a separação de um parágrafo do outro. Hoje em dia, o símbolo caiu em desuso, sendo utilizado apenas em artigos de lei
.
Organização do Parágrafo
O parágrafo aparece no texto com, basicamente, 3 tipos de estruturação. São elas: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão
. Confira abaixo a explicação de cada uma delas:
A Introdução
Na introdução o autor coloca a apresentação da ideia principal, que será desenvolvida ao longo do texto. Essa apresentação pode ser feita por meio de uma declaração de alguém importante ou reconhecido e ligado ao tema
, ou uma indagação ao leitor. A introdução também é conhecida como “tópico frasal”.
O Desenvolvimento
No desenvolvimento, o autor do texto vai expor as ideias que foram apresentadas na introdução. Esse desenvolvimento pode ser feito através de exemplos ou de comparações. O autor pode ainda apenas definir o tema.
A Conclusão
Na conclusão, o autor vai apresentar a finalização do texto. Essa conclusão pode ser feita trazendo a ideia principal ou apresentando uma “resposta” para essa ideia.
Classificação do Parágrafo
Os parágrafos são divididos em seis diferentes definições (curto, médio, longo, dissertativo, narrativo ou descritivo
) que são usadas de acordo com os tipos de textos ou redação. Confira abaixo a explicação de cada um deles:
Parágrafo Curto
O parágrafo curto é bem comum de ser visto no nosso cotidiano. Geralmente, ele está presente em peças publicitárias, livros e comercias infantis
. Esse tipo de parágrafo tem informações bem simples e também pode vir acompanhado de uma frase destaque.
Exemplos de parágrafos curtos:
“Cuidado! Dirigir ao volante pode ser muito perigoso!”
“Venha fazer parte da nossa turminha da alegria!”
Parágrafo Médio
O parágrafo médio é bem comum de ser visto em matérias jornalísticas, reportagem e outros textos informativos
. Esse tipo de parágrafo é construído com uma informação mais concreta e precisa.
Exemplo de parágrafos médios:
O Governo Estadual anunciou nesta sexta-feira (20) o investimento de mais de R$ 50 milhões para as obras em encostas. O governador deu uma declaração afirmando estar preocupado com o volume de chuvas que é esperado nesta época do ano.
Parágrafo Longo
O parágrafo longo é usado em textos em que o autor deseja passar muitas informações
. Geralmente, aparecem em textos acadêmicos, trabalhos de conclusão de curso, livros e artigos que trazem uma definição muito extensa de um determinado assunto.
Exemplo de parágrafos longos:
No que se refere às formas de ensinar, em 2018 o foco estará em como avançar na implementação das metodologias ativas, que são realidade em instituições de ponta dos EUA, Ásia e Europa. Nelas, os estudantes assumem um papel mais efetivo na gestão da própria aprendizagem. Fazem tarefas antes de cada lição e encontram-se com o professor para receber orientação em atividades mais sofisticadas, como estudos de casos e dinâmicas que requerem o domínio de conhecimentos prévios. O processo é personalizado, interativo e motivador. Em geral, resulta em melhor desempenho acadêmico. Quem mantiver somente as aulas tradicionais vai gastar mais tempo para ensinar e aprender as mesmas coisas, e acabará ficando para trás.
RAMAL, Andrea. “O que esperar para a educação brasileira em 2018”; G1 – Globo.com. Disponível em< http://g1.globo.com/educacao/blog/andrea-ramal/ >. Acesso em 14 de maio de 2019 às 16:20.
Parágrafo Dissertativo
O parágrafo dissertativo é o tipo de parágrafo que mais utiliza a introdução, o desenvolvimento e a conclusão como estrutura
. Esse tipo de parágrafo apresenta a ideia e a disserta, também apresentando a conclusão.
Exemplo de parágrafos dissertativos:
É fato que a tecnologia mudou a vida das pessoas de uma forma bastante profunda. A chegada da internet e suas ferramentas mexeu com as comunicações e principalmente as relações humanas. É fato também que não há mais como separar o mundo real do virtual, visto que eles estão cada vez mais entrelaçados. Mas até que ponto isso deixa de ser positivo e passa a ser negativo? Ou será que essa relação é só positiva? Ou só negativa?
É importante destacar que a tecnologia e a internet têm dois efeitos muito distintos nas relações humanas. Por vez ela desempenha o papel de aproximar as pessoas que estão geograficamente distantes e por outras vezes ela acaba distanciando as pessoas que estão geograficamente próximas por envolver demais os usuários nos aparelhos. Claro que é necessário ponderar o processo de escolha que os indivíduos devem fazer, pois cabe também a eles ponderar…
Parágrafo Narrativo
O parágrafo narrativo é usado nos textos narrativos que descrevem uma história
. Esse tipo de parágrafo pode apresentar diálogos, além de verbos de ação.
Exemplo de parágrafos narrativos:
Quando Joana chegou em casa, ela encontrou Felipa gritando com Cecília. Muito chocada com a cena ela exclamou:
– Meninas! Silêncio!
E perguntou:
– O que está acontecendo?
E completou:
– Me contem como começou toda essa confusão!
Parágrafo Descritivo
O parágrafo descritivo é usado, como já supõe o nome, para descrever algo, algum fato ou acontecimento
, alguém ou alguma situação. Esse tipo de parágrafo apresenta na sua construção adjetivos e verbos de ligação.
Exemplo de parágrafos descritivos:
Carolina é uma menina muito bonita, esperta, simpática e astuta. Ela mora na cidade de São Paulo, em um prédio muito alto e cinza, perto de muitos prédios altos e coloridos. Carolina gosta de brincar, se divertir e passear com sua família.