O petróleo é uma composição de substâncias oleosas, inflamável e, em geral, menos denso que a água. Possui cheiro específico e uma coloração que varia entre incolor, castanho claro, marrom (castanho), verde ou preto.
Petróleo vem do latim “Petroleum” que é a união das palavras: “Petrus” que significa “pedra” e “Oleum” que significa “óleo”, do grego “Petrélaion” que significa “óleo da pedra”. Dificilmente se encontra essa composição próxima da superfície, jorrando de maneira natural e abundante.
A formação do petróleo é definida pela concentração de substância orgânica em condições exclusivas de pressão e isolamento em camadas do subsolo de bacias sedimentares
, passando por modificações por milhares de anos.
Além de encontrar-se em uma bacia sedimentar, as condições primárias para que haja a possibilidade de achar um reservatório de petróleo é a existência de algum tipo de rocha reservatório (em geral rocha porosa) revestida por uma rocha seladora – que impede que o óleo escape para a superfície e depois venha a se dissipar.
Por ser encontrado preso às rochas porosas, a extração do óleo deve ser feita através de equipamentos que perfurem as camadas rochosas e exerçam a pressão fundamental para que o óleo chegue até a superfície. Na maioria das vezes, vem misturado com sedimentos e gás.
Se a rocha reservatório não tiver boa permeabilidade, pode ser necessário fraturá-la para conseguir recuperar o óleo. Em alguns casos, mesmo confirmada a existência de petróleo, não é proveitoso comercialmente ou tecnicamente viável fazer a extração.
História
Um americano chamado Edwin Laurentine Drake (1819 – 1880) perfurou o primeiro poço da história em 1859
, para procurar petróleo. A busca era por um poço que tivesse grande quantidade do também conhecido como “ouro negro” para extração. Esse poço foi descoberto na Pensilvânia – Estados Unidos da América.
Os Estados Unidos é o maior produtor e consumidor mundial de ouro negro. O primeiro poço foi encontrado em uma região de pouca profundidade em comparação às perfurações que existem nos dias de hoje, aproximadamente 21 metros
. Hoje em dia existem perfurações de ouro negro que excedem os 6.000 metros.
No Brasil, o petróleo foi descoberto na Bahia, no ano de 1939
. Pesquisadores afirmam que os povos antigos da China, do Egito, da Mesopotâmia e da Pérsia já utilizavam a substância para fins de iluminação, pavimentação, lubrificantes, entre outros.
Origem
A produção do petróleo se dá pela pressão da água, quando os fitoplânctons são transformados em ouro negro, esse processo demora muitos anos para ser concluído
. A teoria mais aceita sobre sua origem é que o ouro negro seja originário da sedimentação de matéria orgânica (animal e vegetal) acumulada durante milhões de anos no fundo dos mares e oceanos.
Fitoplânctons
Fitoplânctons são um conjunto de microrganismos vegetais encontrados principalmente nos mares, rios e lagos e geralmente servem de alimentos para os animais. As algas são os principais componentes dos fitoplânctons. Ele realiza a mesma função das plantas e das ervas terrestres com os animais que vivem na terra, sendo alimento primordial.
Composição química
A composição química pode variar por conta das diferenças de custos tanto de exploração quanto de produção. Além disso, há também as dificuldades que implicam no acesso e desenvolvimento do reservatório.
Todas essas questões devem ser levadas em consideração para avaliar o maior ou o menor investimento em refino para poder transformar o petróleo em produtos derivados como: asfalto, gasolina, lubrificantes, óleo diesel, plásticos, querosene, solventes, entre outros
.
O petróleo é uma substância natural, uma mistura complexa de vários componentes orgânicos
e de hidrocarboneto (moléculas de carbono e hidrogênio). É possível existir também pequenas quantidades de nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre e íons metálicos.
Quando o petróleo está em estado natural, sua composição contém base aromática, base naftênica e base parafínica, o que predomina varia de acordo com a procedência do produto
. Ele pode ser classificado em naftênico, parafínico ou misto (mistura entre eles).
Depois do refino, que é o procedimento de transformação do estado natural do petróleo, é que surgem os seus derivados. O ouro negro é altamente inflamável, oleoso e uma das principais fontes de energia do mundo.
Exemplo de proporção entre os componentes de petróleo (pode variar de acordo com a amostra):
- Carbono – 82%: elemento predominante no petróleo
- Hidrogênio – 12%: atua com o carbono formando as moléculas
- Nitrogênio – 4%: encontrado na forma de amina
- Oxigênio – 1%: muito pouco encontrado
- Sais – 0,5%: raramente aparecem
- Metais (ferro, cobre, etc) – 0,5%: considerados resíduos
Países produtores
A maior quantidade de poços de petróleo está localizada em países do Oriente Médio, eles também são os maiores exportadores mundiais. O Brasil possui uma representatividade muito significativa nessa categoria e está há um bom tempo entre os dez primeiros colocados.
Os maiores produtores mundiais de petróleo são:
- Estados Unidos da América
- Arábia Saudita (OPEP)
- Rússia
- Canadá
- China
- Irã (OPEP)
- Iraque (OPEP)
- Emirados Árabes Unidos (OPEP)
- Brasil
- Kuwait (OPEP)
OPEP
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) é uma associação internacional criada em 14 de setembro de 1960 na Conferência de Bagdá.
Ela tem o objetivo de coordenar de maneira centralizada a política petrolífera dos países membros, de modo a restringir a oferta do produto no mercado internacional, impulsionando os preços, o que vinha em parte sendo evitado por conta da ação das “Sete Irmãs do Petróleo” – apelido dado às sete maiores companhias transnacionais que dominaram o mercado petrolífero internacional até a década de 60.
Os países que compõem a OPEP são: Argélia, Equador, Iraque, Angola, Irã, Kuwait, Nigéria, Líbia, Arábia Saudita, Catar, Venezuela e Emirados Árabes Unidos.