Os tipos de gráficos integram variados mecanismos para a representação de acontecimentos em forma de dados. Eles facilitam a interpretação dos fenômenos, tornando-os mais informativos.
Os gráficos são figuras que analisam informações qualitativas, ordenadas ou quantitativas através da matemática. Por esses motivos, entendê-los corretamente facilita a compreensão dos fatos presentes no cotidiano.
Você sabe o que são gráficos?
Gráficos são esquemas visuais utilizados na demonstração de valores numéricos ou informações através de linhas, pontos e formas geométricas.
Servem para indicar a dimensão estática dos fatos, apontar tendências e padrões, além de comparar determinadas situações em espaços de tempo.
Geralmente são usados na comprovação de pesquisas, em concursos e vestibulares, nos meios de comunicação (impressos, internet, etc) e em grande parte das disciplinas escolares.
Tipos de Gráficos: componentes
Alguns elementos compõem os gráficos. São eles:
Título: frases curtas a respeito do assunto em questão.
Fonte: parte que credita os dados. Identificação da fonte (instituições, estudos acadêmicos e científicos, etc.) no qual a informação foi coletada.
Números: valores que são fundamentais para a comparação de fenômenos. Eles são organizados em ordem crescente e apontam quantidades e períodos.
Legendas: pequeno resumo que favorece a leitura dos dados apresentados. Podem ser posicionadas em qualquer parte do gráfico e destacadas por cores.
Tipos de Gráficos
Existem diversos tipos de gráficos. Eles funcionam de acordo com os dados apurados, e com os acontecimentos que deverão ser transmitidos. Por isso, nem todos os gráficos encaixam em qualquer situação.
A escolha incorreta pode comprometer a interpretação dos números e a veracidade da informação. Conheça a função e aplicação de cada um deles:
Gráfico de Colunas
Também chamado de gráfico de barras, são usados para comparar dados quantitativos em setores, períodos ou lugares. Os dados aparecem na posição vertical, e as categorias qualitativas na horizontal.
Considere a aplicação desse gráfico quando as informações forem mais simples e os valores apresentados sejam durações. Podem ser projetados de duas formas: barras agrupadas ou barras empilhadas.
Gráfico de Linhas
O gráfico de linhas ou gráfico de segmentos é utilizado nas sequências numéricas presentes em determinados espaços de tempo. Ou seja, aponta evoluções e regressões dos acontecimentos.
A desvantagem de usá-lo é porque impossibilita a identificação da continuidade dos fenômenos (variações). São elaborados das seguintes maneiras:
- Linha com marcadores
- Linha empilhada
- Linha empilhada com marcadores
- Linha 3D
Gráfico de Pizza
Também conhecido como gráfico de setores ou gráfico circular, serve para estatísticas e porcentagens (percentuais). Todas as partes – quando somadas – devem representar o todo (100%).
Escolha esse gráfico caso possua uma série de dados, apenas valores positivos e maiores que zero, e até sete categorias avaliadas. Podem ser criadas em 3D, pizza de pizza e barra de pizza.
Gráfico de Área
Semelhante ao de linhas com marcadores, esse tipo de gráfico é usado para exemplificar alterações e comparar valores com o passar do tempo. Os tipos dessa categoria são área 3D, área empilhada e área 3D empilhada.
Gráfico de Dispersão
Também chamado de gráfico de Scatter, esse modelo mostra a relação entre variáveis ou destacam os possíveis efeitos dos dados.
Devem ser utilizados para ressaltar as semelhanças entre diferentes valores sem relações com o tempo. Quanto mais dados forem incluídos, melhores serão os resultados.
Podem ser criados através de:
- Dispersão com linhas suaves
- Dispersão com linhas suaves e marcadores
- Dispersão com linhas retas
- Dispersão com linhas retas e marcadores
Histogramas
Semelhante ao gráfico de colunas, é o mecanismo de distribuição e análise de dados usados, principalmente, em estatísticas. Sua altura é proporcional a frequência dos fatos, sendo que não existe espaço entre as barras.
A variável desse gráfico precisa ser quantitativa e os valores contínuos. A depender da representação, são separadas em:
- Histograma simétrico
- Histograma assimétrico
- Histograma Despenhadeiro
- Histograma com Dois Picos
- Histograma Platô
- Histograma Retângulos Isolados
Tipos de gráficos: infográficos e diagramas
Infográficos são criações com intuito de transmitir conteúdo através de imagens, desenhos e variados mecanismos visuais. Eles são intensamente utilizados em matérias jornalísticas e livros didáticos.
A vantagem do infográfico é a capacidade de resumir e descrever um acontecimento, tornando-se mais atrativo ao público consumidor da informação.
Já os diagramas são representações mais simplificadas de determinados assuntos. Normalmente incluem linhas, setas e desenhos para facilitar o seu entendimento, e são utilizados em áreas administrativas para analisar controles de qualidade, resoluções de problemas e perdas.