A Tundra é considerada o bioma mais frio do Planeta Terra. Nesse bioma, na maioria das vezes, a temperatura fica abaixo de zero, deixando a paisagem com aspectos muito distintos daquelas que enxergamos, por exemplo, nos biomas brasileiros.
Na Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal, Pampa – biomas brasileiros – é frequente a presença de animais adaptados com as altas temperaturas e grandes árvores. Na Tundra, prevalece a vegetação de pequeno porte e a fauna adaptada à baixa temperatura.
As baixas temperaturas da tundra têm relação com a latitude elevada. Sendo assim, quanto mais proximidade dos polos da terra, mais baixas serão as temperaturas. A tundra pode ser encontrada nas áreas do polo, mais precisamente no Ártico, próximo ao Polo Norte. Logo, as suas espécies são acostumadas a esse clima.
Tipos de Tundra
A Tundra pode ser classificada de duas maneiras. Para isso, leva-se em consideração a localização, o tipo de relevo e a vegetação que desenvolvem.
Tundra Alpina
Esse tipo pode ser encontrado no topo das montanhas de vários países, ela tem um solo muito poroso. Essa região é muito fria, por isso não possui árvores e seu solo tem uma boa drenagem. Lá podemos encontrar ervas, arbustos e musgos. Esse tipo de tundra é fria devido a sua altitude.
Tundra Ártica
Esse tipo fica localizado no sul do Ártico, em locais como o Canadá, Escandinávia, Alasca, Groenlândia e Sibéria. Esse tipo de bioma apresenta baixas temperaturas devido a sua latitude.
Fauna e Flora
Os animais desse bioma são resistentes ao frio, eles têm camadas de gorduras sobre a pele. Além disso, eles possuem pelos densos que os protegem. Os animais herbívoros podem criar nichos ecológicos sem grandes dificuldades: renas, lebre árticas, bois almiscarados, alces, cabras, roedores, entre outros
.
Os animais que habitam esse bioma possuem a cor do pelo resultante da mudança de paisagem.
Dessa forma, durante o inverno, para se camuflarem, os pelos dos bichos ficam brancos com a neve, já no verão a pelagem fica mais escura.
Perdizes e corujas formam a classe de aves comuns nesse bioma.
O permanente congelamento do solo durante o inverno dificulta o crescimento de árvores. Nesse local, a neve protege as plantas durante o inverno intenso
.
O seu tipo de solo – permafrost – impede o crescimento de raízes e a absorção de nutrientes minerais. Aliando isso aos fortes ventos e a baixa temperatura, quase não existe vegetação arbustiva e arbórea.
Entretanto, alguns vegetais adaptados às baixas temperaturas conseguem se desenvolver nesse bioma. São exemplos pequenos arbustos, ervas, líquens, musgos e gramíneas
.
Permafrost
Permafrost é um solo comum nas regiões polares. O solo recebe esse nome porque fica congelado por pelo menos dois anos consecutivos. Aproximadamente 1/4 do planeta está sob este tipo de solo. Sedimentos, rochas, detritos permeados por gelo, formam o solo permafrost
.
Clima
O clima da nesse bioma é muito frio, as temperaturas variam de 4°C no verão até -32°C no decorrer do inverno.
Na tundra alpina a temperatura é mais amena, durante o inverno moderado a temperatura não passa dos -18°C.
Taiga
A taiga também é chamada de Floresta Boreal, ela é um bioma composto por plantas do tipo coníferas, por esse motivo também recebe o nome de Floresta de Coníferas.
A taiga situa-se no Hemisfério Norte, incluindo a Ásia (Sibéria e Japão) América do Norte (Alasca, Canadá, sul da Groenlândia) e Europa (parte da Noruega, Suécia).
O clima na taiga é subártico. Lá o inverno é frio, longo, seco e as temperaturas podem chegar a -50°C. Já o verão é pequeno, úmido, os dias têm maior duração e as temperaturas podem atingir 20°C. A incidência de chuva é pouca. No verão acontece o degelo, formando lagos, pântanos e brejos. O solo é raso, desprovido de nutrientes e encoberto por folhas.
A Taiga vira tundra à proporção que vai ficando próximo do Polo Norte. Existe uma zona de transição entre esses biomas, nessa zona pouco a pouco vai saindo as coníferas e entrando as gramíneas e arbustos baixos característicos da tundra
.
As principais coníferas da taiga são os pinheiros, abetos, larícios e espruces. Essas vegetações são adaptadas para resistir às baixas temperaturas. As folhas permanecem com o passar das estações do ano e não caem, dessa forma iniciam a fotossíntese logo que a luz solar aumenta, não tento consumo de energia para brotar novas folhas.
Entretanto, algumas coníferas possuem folhas caducifólias que perdem as folhas durante o inverno para evitar a perda de água, é o caso dos larícios.
Diferenças entre tundra e taiga
Como foi visto, a tundra fica localizada no polo norte, enquanto a taiga situa-se na área da Eurásia até o polo norte, abaixo da tundra
.
No verão a taiga tem um clima agradável, diferente da tundra que continua com clima frio e a temperatura em torno de 4°C.
Foi visto também que a flora da tundra é formada por pequenos arbustos, musgos e líquens. Já a taiga possui pinheiros, abetos e árvores coníferas.