Maneirismo

Educação Artística

Conheça as características e artistas que integram esse movimento artísticoO maneirismo foi o estilo de produção artística que se popularizou, especialmente, na Itália, entre os anos de 1520 e 1610. O termo deriva da palavra italiana , que significa maneira ou modo. Mas era utilizada pelo arquiteto e pintor Giogio Vasari como sinônimo para graça, leveza e sofisticação. A arte que surge durante o maneirismo expressa uma tendência dos artistas da época de tentar desenvolver uma identidade própr...

Ver Resumo Completo

Mecenato

Educação Artística

Apoio à produção intelectual e culturalO mecenato pode ser definido como um incentivo destinado à produção cultural. A prática, que teve início durante o Império Romano tinha como objetivo promover o trabalho dos artistas e também cientistas. Os mecenas, que eram os patrocinadores, dedicavam apoio financeiro para a literatura, produção teatral, ciências, esculturas, pinturas. Um tipo de vínculo que beneficiava os artistas, muitos daquele período passaram a viver somente desse ganho, e facilit...

Ver Resumo Completo

Minimalismo

Educação Artística

Conheça a origem e as linguagens influenciadas por esse movimento O termo minimalismo diz respeito aos movimentos estéticos e culturais que estimulam a redução dos recursos e elementos utilitários para construção de experiências artísticas e estéticas baseadas no que é considerado essencial. Esses movimentos podem ser observados na arquitetura, nas artes plásticas, no design, na música e até mesmo na tecnologia. A origem do termo minimalismo é localizada na expressão da língua inglesa “”. O t...

Ver Resumo Completo

Muralismo

Educação Artística

Um movimento artístico de cunho político e socialO Muralismo é um movimento artístico que teve origem no México, no início do século XX. A prática, refere-se às pinturas feitas em painéis permanentes ou paredes. Esse tipo de arte que busca se relacionar com a arquitetura é conhecido desde a Antiguidade. A técnica do afresco, utilizada pelos pintores muralistas, também foi usada durante o período do Renascimento e Cubismo. Mas no muralismo mexicano ela ganha novas características, sendo a prin...

Ver Resumo Completo

Origem do Carnaval

Educação Artística

A maior festa popular do BrasilEngana-se quem pensa que essa é uma festa originalmente brasileira. Ao estudarmos a História e Origem do Carnaval, descobrimos que a comemoração é datada desde a Antiguidade. O carnaval é uma das festas populares que é realizada em diferentes partes do mundo, porém é mais famosa no Brasil pela forma como é celebrada. Apesar de ser uma festividade secular, tradicionalmente, o carnaval está relacionado ao catolicismo, tendo em vista que ele ocorre antes da Quaresm...

Ver Resumo Completo

Músicas da Ditadura Militar

Educação Artística

Canções que questionavam o regime autoritárioAs músicas da ditadura militar expressavam o descontentamento dos artistas com as barbáries cometidas durante esse período da história brasileira. E assim como as peças de teatro, filmes, poesias e outras obras elaboradas nesse período, a produção musical estava susceptível à censura por parte dos militares. Por isso, muitas vezes, os compositores precisavam lançar mão de algumas estratégias para que pudessem manifestar seu questionamento à ordem p...

Ver Resumo Completo

Neoconcretismo

Educação Artística

Um Movimento artístico que valorizava a criatividade e subjetividade O Neoconcretismo foi uma manifestação do campo das artes plásticas, literatura, escultura, performance, que surgiu no final da década de 50, na cidade do Rio de Janeiro. Ele pode ser considerado como um movimento de reação ou mesmo de ruptura, já que tinha como um dos objetivos se opor ao Movimento Concretista, que teve origem em São Paulo.Sendo assim, o neoconcretismo se apresenta como uma forma de reagir as ideias dos conc...

Ver Resumo Completo

Festas Juninas

Educação Artística

Comemoração bastante popular no Brasil As festas juninas são uma das mais tradicionais do Brasil. A celebração que ocorre durante o mês de junho tem origem na Igreja Católica, que realiza a festividade para homenagear importantes santos do catolicismo: São João, Santo Antônio e São Pedro.As festas juninas foram trazidas ao Brasil pelos portugueses, ainda no século XIV. Aos poucos, elas foram incorporadas à cultura brasileira e se tornaram muito populares, especialmente na Região Nordeste. Nes...

Ver Resumo Completo

Neoplasticismo

Educação Artística

Um movimento artístico que surgiu em 1917Neoplasticismo foi o termo designado a um estilo artístico criado pelo pintor holandês Piet Mondrian em 1917. O movimento, que também é considerado uma teoria da arte, foi caracterizado pelo abstracionismo geométrico, ou seja, os artistas do neoplasticismo utilizavam as formas geométricas, mas não para representar objetos específicos, como personagens ou paisagens, mas figuras abstratas, irreais, próprias da abstração.O Neoplasticismo também teve grand...

Ver Resumo Completo

Obras de Portinari

Educação Artística

As Obras de Portinari, um dos grandes pintores brasileiros de todos os tempos, sempre buscou retratar a realidade brasileira. Candido Portinari foi um artista plástico com um estilo inconfundível e através da sua arte, ele foi reconhecido não só pelo talento com os pincéis, mas pela atuação social e política.Para entender porque as obras de Portinari ganharam prestígio nacional e internacional, é preciso conhecer um pouco da sua trajetória.Candido Portinari: Vida e ObraCandido Portinari nasce...

Ver Resumo Completo

Obras de Salvador Dalí

Educação Artística

Conjugam o onírico e a subjetividade com questões do mundo realAs obras de Salvador Dalí carregam as características do movimento artístico e literário denominado Surrealismo, do qual o pintor espanhol é um dos principais representantes. Em seus quadros, o artista transpõe os limites do real e investe na produção de imagens ambientadas no universo do onírico e que, por isso, são dotadas de subjetividade, ilusões de ótica, variedade de perspectivas e hologramas.Contudo, existem obras de Salvad...

Ver Resumo Completo

Obras de Tarsila do Amaral

Educação Artística

As obras da artista estão entre as principais produções da América LatinaAs obras de Tarsila do Amaral, artista paulista do movimento modernista, são caracterizadas por uma estética bastante variada e rica. As pinturas de Tarsila do Amaral também demonstram seu envolvimento com o arte antropofágica, uma manifestação que buscava envolver a modernidade, tecnologia e inovação, mas carregado com uma personalidade nacional.Conhecendo sua trajetória e seu envolvimento tanto com as artes quanto com ...

Ver Resumo Completo

O Grito

Educação Artística

Uma das obras mais importantes da história da arteO Grito, ou Skrik (nome em norueguês) refere-se a uma série de quatro pinturas produzidas por Edvard Munch, em 1893. Munch foi um pintor norueguês muito celebrado entre os modernistas, sendo um dos artistas mais importantes do movimento.Considerado também um dos pioneiros da arte expressionista, o quadro representado em “ O Grito” ganhou um muito importante no cenário artístico. A pintura de Munch representa uma figura andrógina que aparenta v...

Ver Resumo Completo

História do Cinema

Educação Artística

Origem e evolução da Indústria CinematográficaQuem não gosta de ouvir uma boa história? Bem, neste artigo, vamos contar uma história bem interessante: A história do cinema. Existem muitos amantes da sétima arte ao redor do mundo. São pessoas que, desde o primeiro filme que assistiram, ficaram encantadas. Fãs das sagas de O Senhor dos Anéis, Star Wars, Harry Potter, de clássicos como O Poderoso Chefão, Clube da Luta, Matrix, Cidade de Deus e tantos outros, que podem ficar horas em frente a uma...

Ver Resumo Completo

História do Cinema Brasileiro

Educação Artística

Conheça os principais períodos pelos quais passou a sétima arte em território nacional A história do cinema brasileiro tem início com a primeira exibição de filmes no país, fato que aconteceu em julho de 1896 na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, foram exibidas diversas produções que retratavam o cotidiano das cidades europeias. É a partir desse evento que o cinema nacional começa a ganhar vida, construir sua estética e identidade. Ao longo da história do cinema brasileiro as produções se ...

Ver Resumo Completo

História do Forró

Educação Artística

Conheça a origem desse ritmo tipicamente brasileiroA história do forró reúne muitas curiosidade e características que marcam bastante a cultura nordestina. Derivado do nome “forrobodó”, que significa confusão, arrasta-pé, ou farra, o forró surgiu no século XIX, na região de Pernambuco, onde eram realizados bailes populares.Segundo historiadores, o termo forró chegou ao Brasil junto com os escravos africanos, que naquela época eram enviados para o Rio de Janeiro e para o sertão nordestino. Alé...

Ver Resumo Completo

História do Teatro no Brasil

Educação Artística

De instrumento de educação religiosa a tese socialO início da história do teatro no Brasil está atrelado ao processo de catequização dos povos indígenas realizado no início da colonização do país. Nesse período, os jesuítas utilizavam o teatro como instrumento de transmissão dos valores católicos. Para isso, as peças eram construídas contendo referências da cultura indígena, em especial as associadas às suas crenças, e dogmas da igreja católica. Com o passar do tempo, o teatro vai perdendo es...

Ver Resumo Completo

História em Quadrinhos

Educação Artística

Narrativa gráfica popularizada entre os séculos XX e XXIA história em quadrinhos é uma forma de narrar que utiliza de imagens e textos para construção do enredo. Essa construção narrativa é muito popular em todo o mundo e pode ser apreciada em revistas específicas do gênero e nas charges e tirinhas publicadas em jornais. Por meio da história em quadrinhos, ou HQ como também são conhecidas, personagens e escritores ficaram conhecidos em todo o mundo. No Brasil, "A Turma da Mônica", de ...

Ver Resumo Completo

Land Art

Educação Artística

Uma forma de arte que se relaciona com o ambiente naturalA Land Art faz parte da arte conceitual, um movimento de vanguarda que surgiu nos Estados Unidos e na Europa no fim dos anos 1960 e meados de 1970. Uma das principais características da arte conceitual era de que a ideia ou o conceito, propriamente dito, eram mais importantes do que a aparência ou perfeição da obra. O termo "arte conceitual" foi utilizado pela primeira vez por Henry Flynt, um filósofo, escritor e artista america...

Ver Resumo Completo

Escultura Barroca

Educação Artística

Conheça as principais características e criadores dessa linguagemPor meio da escultura barroca, podemos identificar algumas das principais características que marcam esse movimento artístico. Desse modo, a análise dessas obras se configura como um importante instrumento para o estudo do estilo barroco e de como ele influência esse tipo de produção artística. Na escultura barroca, o melodrama característico do movimento, assim como sua íntima relação com as temáticas religiosas e a busca pela ...

Ver Resumo Completo

Escultura Romana

Educação Artística

Uma mistura de Realismo e Perfeição Clássica A escultura romana se desenvolveu no centro do Império Romano, entre o século VI a.C. e o século V d.C. Inicialmente, essa expressão artística foi muito influenciada pelos povos etruscos, que vivam na Península Itálica, e durante o período helenístico, teve grande contribuição da escultura grega, produzida pelos povos que habitavam as colônias de Magna Grécia.Como o Império Romano tinha um vasto território em volta do Mar Mediterrâneo, Europa e Ási...

Ver Resumo Completo

Estilo Barroco

Educação Artística

Riqueza de detalhes e elementos rebuscados caracterizam esse estilo artísticoO estilo barroco começou por volta de 1600 em Roma, Itália, mas o movimento logo se espalhou por todos os países da Europa, chegando até o continente americano. Em uma tradução bastante simplista, o termo barroco é utilizado para descrever algo que é muito elaborado e cheio de detalhes.Durante muito tempo, o estilo barroco foi considerado por muitos críticos da arte uma expressão artística “exagerada”, algo que beira...

Ver Resumo Completo

Papai Noel

Educação Artística

Descubra como surgiu e quais modificações esse símbolo do Natal sofreuO Papai Noel é uma das figuras mais populares das festas natalinas. Esse personagem é muito querido pelas crianças por conta das histórias relacionadas à sua boa ação anual: distribuição de presentes na noite do dia 24 de dezembro. Desse modo, ele encarna os sentimentos de bondade, altruísmo e gratidão que permeia os discursos acerca da celebração do nascimento de Jesus Cristo. Para os pais, o Papai Noel, muitas vezes, func...

Ver Resumo Completo

Evolução da Escultura Grega

Educação Artística

Conheça as fases e as principais características dessa manifestação artísticaA Evolução da Escultura Grega é notória. A busca pela perfeição, beleza e aprimoramento da técnica sempre acompanhou os grandes artistas da Grécia Antiga. A Escultura Grega em si foi uma das mais importantes manifestações artísticas da Grécia e também do mundo, sendo responsável por influenciar diversas civilizações que vieram após ela. Os gregos costumavam utilizar materiais como mármore, bronze, terracota pedra e m...

Ver Resumo Completo

Expressionismo abstrato

Educação Artística

Um movimento artístico norte-americano¿O expressionismo abstrato também conhecido por “Escola de Nova York”, foi um movimento artístico que surgiu na década de 1940, ocupando um lugar no mundo da arte no período que sucedeu a Segunda Guerra Mundial. Essa corrente artística teve origem em Nova York, nos Estados Unidos, e ganhou uma força tão significativa que foi reconhecida internacionalmente. O expressionismo abstrato tem características muito específicas, como a criação espontânea, o subjet...

Ver Resumo Completo

Flamenco

Educação Artística

Expressão da cultura espanhola reconhecida como patrimônio da humanidadeO flamenco é uma das expressões mais populares da cultura espanhola. Ele se constitui como um estilo de dança e música construído a partir do processo de aculturação de diversos povos. Imageticamente, esse tipo de arte é marcado pela ênfase no movimento dos pés masculinos, vigor e expressividade dos braços e tronco feminino, roupas coloridas, leques e castanholas.Essa representação se deu a partir do processo histórico pe...

Ver Resumo Completo

Gêneros Musicais Brasileiros

Educação Artística

Conheça alguns estilos que caracterizam a identidade musical do paísOs gêneros musicais brasileiros expressam a multiplicidade cultural existente no país. Essa diversidade pode ser observada tanto pela quantidade de ritmos e estilos musicais, quanto pelas características específicas que cada um deles possui. A música brasileira apresenta elementos que remontam às contribuições oferecidas pelos diferentes povos que participaram da construção da identidade cultural brasileira. Além disso, os gê...

Ver Resumo Completo

História da dança no Brasil

Educação Artística

Uma trajetória marcada pela diversidade de ritmos e expressõesA história da dança no Brasil remonta as primeiras expressões artísticas presenciadas. Alguns relatos produzidos pela Companhia de Jesus (Jesuítas) que veio ao país no século XVI, que indicavam que os povos indígenas já faziam apresentações de dança. Nesse sentido, pode-se dizer que a dança indígena foi a pioneira no Brasil. A manifestação era carregada de aspectos religiosos, fazendo parte dos rituais em diversas ocasiões como, po...

Ver Resumo Completo

História da Fotografia

Educação Artística

Das primeiras experiências à era digitalA história da fotografia começa na Antiguidade, mas somente em 1826 o primeiro registro foi feito. A façanha foi realizada pelo francês Joseph Niépce, e na mesma época, Hercule Florence, assim como seu conterrâneo, desenvolvia um método fotográfico aqui no Brasil. Ao longo das eras muitos pesquisadores, químicos e físicos contribuíram para que a técnica evoluísse e fosse difundida ao redor do mundo. Hoje, a fotografia é considerada como um meio de comun...

Ver Resumo Completo

História da Música

Educação Artística

Descubra como essa linguagem artística foi alterada ao longo do tempoO início da história da música é incerto. Contudo, acredita-se que ele esteja intimamente ligado à história da humanidade. Essa suposição feita por alguns músicos e historiadores é baseada no fato de que esse elemento cultural está, historicamente, associado a rituais festivos e à comunicação com os deuses. Para eles, é possível que, assim como a dança acompanha a humanidade desde a pré-história, tendo sido registrada pelas ...

Ver Resumo Completo

Cores Análogas

Educação Artística

São constituídas pela mesma cor básicaAs cores análogas estão dispostas bem próximas umas das outras dentro do círculo cromático, devido ao alto grau de proximidade. Elas também são chamadas de análogas porque apresentam mesma cor básica em meio à composição, a exemplo do amarelo-ouro e laranja-avermelhado que têm a cor laranja presente em cada uma. O que são cores análogas?Praticamente idênticas, as análogas podem ser formadas por cores primárias, secundárias e terciárias. Acompanhe abaixo a...

Ver Resumo Completo

Cores Terciárias

Educação Artística

União de coresNo total, existem seis cores terciárias. Elas são denominadas assim, pois são formadas por meio da combinação entre uma cor primária e outra secundária. São classificadas como cores terciárias: Vermelho-arroxeado – vermelho e roxo;Azul-esverdeado – azul e verde;Azul-arroxeado – azul e roxo;Vermelho-alaranjado – vermelho e laranja;Amarelo-alaranjado – amarelo e laranja;Amarelo-esverdeado - amarelo e verde. É importante lembrar que as cores, mesmo as cores terciárias, são faixas d...

Ver Resumo Completo

David de Michelangelo

Educação Artística

Conheça a escultura que levou mais de 40 anos para ficar prontaA escultura do David de Michelangelo é uma das mais grandiosas da história da arte mundial. Esse atributo não diz respeito apenas à importância que ela tem dentro dos estudos sobre o trabalho de Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni ou acerca do movimento renascentista, dentro do qual ela está situada. A grandiosidade de David também está ligada às dimensões da escultura. A obra feita em mármore maciço possui 4,10 metros de a...

Ver Resumo Completo

Vanguardas Europeias

Educação Artística

As vanguardas europeias representaram um período marcado pela presença de movimentos artísticos-culturais que surgiram nos países da Europa a partir do início do século XX. Elas inspiraram segmentos no âmbito da pintura, escultura, arquitetura, literatura, cinema, teatro, música, etc. A palavra vanguarda é de originária da França: “avant-garde”, e significa a “guarda avançada” ou o “o que marcha na frente”, que, nesse contexto, quer dizer movimento pioneiro das artes. O objetivo era levar par...

Ver Resumo Completo

Tropicalismo

Educação Artística

O Tropicalismo, também conhecido como Tropicália ou movimento tropicalista, foi um movimento da cultura brasileira que aconteceu no final da década de 1960. A maior influência do movimento foi vista nas músicas, mas ele também influenciou as artes, como o teatro e o cinema. O movimento surgiu como uma forma de manifestação contra, entre outras coisas, a pressão feita pela ditadura militar do Brasil. Nas letras das músicas, era possível ver mensagens que iam contra as pressões e preocupações d...

Ver Resumo Completo

Teatro Grego

Educação Artística

O teatro grego foi uma das formas de arte mais ricas da Antiguidade. Originado das festas que saudavam o deus Dionísio, o teatro grego incluía espetáculos de mímica, dança, música, e a recitação poesias. As celebrações às festas dionisíacas duravam seis dias. Durante os festejos havia as procissões e os ditirambos, cantos líricos entoados com o auxílio de fantasias e máscaras. Mais tarde essas manifestações evoluíram para a forma de representação inteiramente cênica tal qual se conhece hoje. ...

Ver Resumo Completo

Taj Mahal

Educação Artística

O Taj Mahal é um mausoléu, considerado uma das maiores construções do mundo. Ele está localizado na cidade de Agra, na Índia e foi construído entre 1632 e 1653. O monumento, que possui 73 metros de altura, foi classificado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Patrimônio da Humanidade, e é uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. O Taj Mahal ficou conhecido como “a maior prova de amor do mundo”, inspirando casais, escritores e músicos até os ...

Ver Resumo Completo

Surrealismo

Educação Artística

O Surrealismo foi um movimento artístico e literário que integrou as vanguardas europeias do início do século XX. As vanguardas surgiram em Paris, na França, em reação ao Racionalismo e ao Realismo. O objetivo era deixar a arte mais conotativa, ou seja, liberada para diversas interpretações. Dessa maneira, o Surrealismo se inspirou em outros movimentos artísticos, como o Cubismo, o Futurismo e o Dadaísmo. Contudo, não se limitou apenas às artes plásticas, mas influenciou outros seguimentos, c...

Ver Resumo Completo

Semana de Arte Moderna

Educação Artística

A Semana de Arte Moderna marcou o início do Modernismo no Brasil, se tornando uma referência cultural do século XX. O evento apresentou uma nova visão de arte com uma estética inovadora, baseada em tendências das vanguardas europeias. O evento trouxe novas ideias e conceitos artísticos com a declamação de poesias, concerto músicas e artes plásticas exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura, com desenhos arrojados e modernos. Realizada em uma época de turbulências no âmbito políti...

Ver Resumo Completo

Samba de Roda

Educação Artística

O Samba de Roda é uma manifestação que mistura poesia, dança e música. Esse estilo musical tem origem na Bahia, raízes africanas e contém elementos da cultura portuguesa. Ela é tocada por instrumentos como atabaques, ganzás, reco-reco e violão, e apresenta variações como a chula e o samba corrido. Atualmente, o samba de roda é praticado principalmente nos estados da Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. Em 2008, ganhou o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade. História O samba de roda nas...

Ver Resumo Completo

Samba

Educação Artística

De origem brasileira, o samba é um ritmo musical nascido na cidade do Rio de Janeiro e deriva do samba de roda – uma das manifestações culturais do recôncavo da Bahia, região Nordeste do país – com fortes influências dos ritmos africanos apresentados pela população escravocrata que habitou o local naquele período. Considerado uma das principais atividades culturais do país e com artistas de grande representatividade, desde tempos atrás até a contemporaneidade, possui característic...

Ver Resumo Completo

Saci Pererê

Educação Artística

As narrativas sobre o Saci Pererê são lendas do folclore brasileiro que se propagaram através da oralidade, ou seja, da tradição de contar estórias. Nas lendas folclóricas os principais personagens são a iara, a mula sem cabeça, a cuca, o boitatá, o lobisomem, o boto, o curupira, a vitória régia, a caipora, o corpo seco, a comadre fulozinha, a cobra grande, o negrinho do pastoreiro e a erva-mate. Entretanto, um dos mais famosos e travessos é o personagem Saci Pererê. O Saci Pererê é um menino...

Ver Resumo Completo

Romantismo no Brasil

Educação Artística

O Romantismo no Brasil teve seu marco inicial com a publicação do livro "Suspiros Poéticos e Saudades", de Gonçalves de Magalhães em 1836. Na mesma época, surgiu a revista Niterói, com ideias românticas de Gonçalves de Magalhães, Porto Alegre e Torres Homem, também considerada precursora do romantismo brasileiro. Surgido nos países da Europa no final do século XVIII, o Romantismo foi um movimento artístico e filosófico que teve como principal característica a visão de mundo centrada no indiví...

Ver Resumo Completo

Romantismo em Portugal

Educação Artística

O Romantismo em Portugal foi um movimento que surgiu no início do século XIX e que tinha como principais características o amor, a religião e a nacionalidade. Esses pilares, abriram novos horizontes para os artistas da época. Vindo após movimentos como o Arcadismo e Neoclassicismo, o Romantismo em Portugal buscava se opor a esses movimentos. Esses movimentos valorizavam a racionalidade, enquanto o Romantismo valorizava as emoções. Considera-se que o marco inicial do movimento seja o poema ...

Ver Resumo Completo

Romantismo

Educação Artística

Romantismo foi um movimento artístico, cultural, literário, político e filosófico que se iniciou na Europa ainda no século XVII. A origem do romantismo se deu nos países da Itália, Alemanha e Inglaterra, mas foi na França que ganhou destaque. Os artistas franceses foram os responsáveis pela propagação dos ideais românticos que se espalharam pela América, por exemplo. As principais características do período são: subjetivismo, liberdade de criação e expressão, nacionalismo, medievalismo, amor ...

Ver Resumo Completo

Rococó

Educação Artística

Rococó foi um movimento artístico que teve origem na França e se desenvolveu nos demais países da Europa no século XVIII. Surgiu como um desdobramento do Barroco, porém mais intimista e leve, usado inicialmente na decoração de interiores. A palavra Rococó tem origem francesa (“rocaille”) e significa “concha”, que tem relação com os elementos decorativos que caracterizam esse estilo. É associado também ao termo “embrechado”, uma técnica de incrustação de conchas e pedaç...

Ver Resumo Completo

Renascimento

Educação Artística

O renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que representou uma das principais mudanças de mentalidade na história da humanidade. Marcado pelas transformações de pensamento em relação às ideias expressadas na Idade Média, os artistas do renascimento trouxeram uma renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras. Também chamado de renascença ou renascentismo, o renascimento surgiu na Itália, no século XV, e atingiu seu ápice no s...

Ver Resumo Completo

Realismo no Brasil

Educação Artística

O Realismo no Brasil teve início em 1881, a partir da publicação do livro “Memórias póstumas de Brás Cuba”, do célebre autor Machado de Assis. Mas, antes de explicar a sua passagem no país, é importante entender o que esse movimento representou para o mundo. O Realismo foi um movimento cultural e literário que surgiu na Europa, em especial na França, como uma resposta ao Romantismo vigente da época. Assim como aconteceu no Brasil, o início do movimento se deu a partir da publicação de um roma...

Ver Resumo Completo

Realismo Mágico

Educação Artística

O realismo mágico foi uma linha artística que se desenvolveu nas pinturas e na literatura da América Latina, teve seu auge entre os anos de 1960 e 1970, mas deu seus primeiros passos já a partir de 1940. O estilo artístico, que também pode ser chamado de realismo fantástico ou realismo maravilhoso, surgiu como reação a alguns movimentos. As novas tecnologias e suas influências foram uma das razões para o surgimento do realismo mágico. Na literatura, o estilo surgiu como forma de reação às rep...

Ver Resumo Completo

Realismo em Portugal

Educação Artística

O Realismo em Portugal foi um movimento artístico e literário que se iniciou no país a partir dos anos 1960. A corrente buscava promover uma crítica ao sistema social imposto até o momento e contribuir para que o país alcançasse a modernidade através da literatura.    A tendência artística surgiu durante o embate entre autores do Romantismo e Realismo. Neste choque de ideias, denominado de Questão Coimbrã, os artistas realistas criticavam e confrontavam o individualismo e o academicismo da co...

Ver Resumo Completo

Realismo

Educação Artística

O Realismo iniciou na Europa, especialmente na França, na metade do século XIX. O movimento artístico e literário se expandiu por outros países após a publicação do romance “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert. O livro abordava as história do cotidiano sem subjetivismo. Na obra, o amor foi retratado de forma completamente diferente do que as pessoas estavam acostumadas, pois o autor apresentava o adultério e suas possíveis consequências de forma direta, objetiva e sem rodeios. A escola literá...

Ver Resumo Completo

Quinhentismo

Educação Artística

O Quinhentismo foi um movimento literário ocorrido no século XVI, no Brasil, e que retratou as viagens exploratórias dos colonizadores portugueses. Os textos tratavam dos relatos da época do descobrimento do Brasil quando os colonizadores europeus, especificamente os portugueses, desembarcaram na Ilha de Vera Cruz em busca de matéria-prima e recursos. É importante destacar que não se trata de uma literatura propriamente nacional, porque eram relatos feitos sob a ótica dos escrivães europeus q...

Ver Resumo Completo

Quadrilha

Educação Artística

A quadrilha é uma dança popular realizada em pares e a condução dos movimentos são comandados pelo marcador quadrilheiro. A forma tal qual a conhecemos pode ser encontrada em qualquer região do Brasil, mas é na região nordeste onde ocorre maior efervescência cultural da quadrilha. É por isso que nas apresentações da quadrilha sempre tem um elemento em referência a cultura nordestina, como a caracterização do caipira, do matuto e do agricultor rural. Engana-se quem pensa que a quadrilha é uma ...

Ver Resumo Completo

Pré-modernismo

Educação Artística

O pré-modernismo é a transição entre o Simbolismo e o Modernismo, não podendo ser considerada então como uma escola literária. Aconteceu no início do século XX até 1922, com a Semana de Arte Moderna. Foi considerado como uma fase da literatura brasileira, por não ser uma ação organizada. O pré-modernismo unia os conceitos principais do Parnasianismo, do Simbolismo, do Realismo e do Naturalismo. Também ficou conhecido como período sincrético, justamente por conta de não se ater a um único pens...

Ver Resumo Completo

Pós-modernismo

Educação Artística

O pós-modernismo é um movimento artístico e cultural da contemporaneidade e que tem por objetivo fazer uma crítica à sociedade individualista e consumista. A Revolução Industrial, os avanços científicos e tecnológicos, a disseminação dos meios de comunicação fizeram nascer uma sociedade conectada e ao mesmo tempo individualista. Esses elementos contribuíram para o surgimento de uma arte multifacetada e que mescla o real e o imaginário. O pós-modernismo, também chamado de pós-modernidade ou pe...

Ver Resumo Completo

Pós-impressionismo

Educação Artística

O pós-impressionismo foi uma tendência artística ocorrida na Europa, no final do século XIX, que teve influência, sobretudo, na pintura e na escultura. O termo foi usado pela primeira vez pelo crítico britânico Roger Eliot Fry para designar o trabalho de pintores que exploraram as possibilidades do expressionismo, em diversas direções, na exposição Grafton Galleries, no ano de 1910, em Londres. A exposição incluía pinturas de Paul Cézanne, Vincent van Gogh e Paul Gauguin. Ao lado do pintor fr...

Ver Resumo Completo

Pop Art

Educação Artística

Pop Art foi uma manifestação artística que surgiu na década de 1950 nos Estados Unidos e na Inglaterra. Essa denominação, que é uma abreviatura de Popular Art, foi dada pelo crítico inglês Lawrence Alloway para caracterizar a arte que estava sendo criada naquele período, principalmente na publicidade, nos cartazes, revistas industrializadas e também no desenho industrial. Apesar de significar arte popular, o Pop Art nada tinha a ver com as manifestações artísticas produzidas pelas camadas pop...

Ver Resumo Completo

Pontilhismo

Educação Artística

O pontilhismo é uma técnica de pintura muito usada pelos pintores franceses em meados de 1880. Assim como na Literatura, em que nos movimentos literários os escritores iniciam novas tendências escritas, nas obras artísticas acontece o mesmo. Essa comparação com a Literatura é para explicar que o pontilhismo surgiu como movimento artístico com base no Impressionismo. Em primeiro lugar, antes de explicitar sobre o surgimento do pontilhismo conheça mais sobre essa técnica de pintura. A técnica d...

Ver Resumo Completo

Pirâmides do Egito

Educação Artística

As pirâmides do Egito são antigas estruturas feitas em alvenaria, erguidas durante o Egito Antigo. Elas foram construídas com a finalidade de guardar os corpos dos faraós, em uma época de riqueza e poder da civilização egípcia.   Nessa época, o povo do Egito acreditava que os faraós representavam uma espécie de divindade escolhida para mediar a comunicação entre os deuses egípcios e os humanos. Além disso, eles diziam que após a morte dos faraós, os espíritos permaneciam no corpo. Dessa forma...

Ver Resumo Completo

Pintura Barroca

Educação Artística

A pintura barroca foi um estilo artístico que integrou o movimento Barroco, entre os séculos XVI e XVIII. Uma das principais funções da arte era a catequização dos fiéis, pois a igreja católica foi a investidora maior do movimento. A pintura barroca integrou o movimento de Contrarreforma, movimento considerado uma resposta a Reforma Protestante, iniciada por Martinho Lutero. Teve seus primeiros trabalhos na Itália, mas se espalhou por outros países, como o Brasil. O realismo era uma das carac...

Ver Resumo Completo

Pintura

Educação Artística

A pintura é a técnica de colocar cor em uma superfície, seja ela o papel, uma tela ou uma parede. Ela pode ser considerada uma manifestação artística e faz parte da cultura e da história da humanidade ao longo dos séculos. Veja o vídeo: Surgimento da pintura A arte rupestre foi uma das primeiras formas que os homens encontraram para expor o seu modo de vida e deixar vestígios da sua existência para a posteridade. Eles demonstravam nas pinturas a realidade do seu cotidiano e os seus sonhos, a...

Ver Resumo Completo

Período Helenístico

Educação Artística

O período helenístico é caracterizado como o momento de difusão da cultura grega e formação do maior Império da história antiga. Alexandre Magno foi o imperador que realizou a expansão territorial e conquista do mar Mediterrâneo até a Ásia Central. As artes plásticas, a literatura e as ciências tiveram grande desenvolvimento na época e influenciou os territórios adquiridos com a expansão. Já a biblioteca de Alexandria foi o grande centro cultural da época, onde ficavam abrigados diversos volu...

Ver Resumo Completo

Op Art

Educação Artística

Op Art foi um movimento artístico também conhecido como Arte Óptica, que atingiu seu auge nos anos 60, no Estados Unidos e nos países da Europa, ao mesmo tempo. A Op Art usa da ilusão de óptica para criar movimento nas obras, com grafismos e estampas que variam conforme os olhos percorrem a figura. O recurso visual utilizado na Op Art confunde a visão humana, dando a impressão de que a imagem está se movendo ou fazendo vê-la de formas diferentes, a depender do ângulo que se observa a imagem. ...

Ver Resumo Completo

Notas Musicais

Educação Artística

Notas musicais são os elementos mínimos de um som. Quando uma corda vibra, ela movimenta as moléculas de ar ao seu redor. Essa agitação ocorre na mesma frequência de vibração da corda e o ouvido humano capta essa vibração e processa atribuindo um som ao cérebro. Para cada frequência de vibração, o cérebro atribui um som (nota musical) diferente. O som é uma onda mecânica que se propaga em um meio material, como o ar ou a água. Algumas das características do som mudam de acordo com o meio de p...

Ver Resumo Completo

Niilismo

Educação Artística

O Niilismo é uma ideologia filosófica que consegue alcançar as diferentes classes do mundo moderno. Sua principal linha de raciocínio é uma visão cética radical em relação às perspectivas da realidade, que extermina convicções, princípios e valores. Niilismo vem do termo latim “nihil” que significa “nada”. Sua descrença atinge diversas camadas da contemporaneidade como: arte, ciências humanas, ética, literatura, moral e teorias sociais, fazendo crer na redução ao nada, no aniquilamento e na ...

Ver Resumo Completo

Neorrealismo

Educação Artística

O neorrealismo ou novo realismo foi uma corrente artística moderna com fortes influências do comunismo, socialismo e marxismo, além do realismo como seu nome já indica. Esta vanguarda surgiu no início do século XX e influenciou a arte em vários países da Europa, chegando também no Brasil. Os artistas neorrealistas defendiam que qualquer expressão artística deveria trazer uma determinada abordagem crítica, assim como reflexões acerca da realidade da sociedade, seja ela na pintura, na literatur...

Ver Resumo Completo

Neoclassicismo

Educação Artística

O Neoclassicismo surgiu nos países da Europa a partir do século XVIII, representando um importante movimento artístico e cultural, que modificou a literatura, pintura, escultura e arquitetura da época. Ele perdurou até as três primeiras décadas do século XX. Muitos estudiosos acreditam que o movimento possui uma relação com o Romantismo, devido a característica de valorização do passado greco-romano presente nas obras neoclássicas. A simplicidade da arte e o heroísmo grego eram alguns dos asp...

Ver Resumo Completo

Música Popular Brasileira

Educação Artística

A Música Popular Brasileira, ou MPB, iniciou no Brasil em meados da década de 60, em meio aos acontecimentos da Ditadura Militar. Surgiu após a Bossa Nova, e não segue um padrão rítmico pré-estabelecido. É a junção desses ritmos e movimentos musicais presentes no cenário cultural do país. Veja o vídeo: A história da Música Popular Brasileira Seguindo o que já vinha sendo praticado pela Bossa Nova, a MPB surgiu numa tentativa dos artistas de produzirem uma música brasileira, com característic...

Ver Resumo Completo

Mula sem cabeça

Educação Artística

A mula sem cabeça é um dos personagens das lendas do folclore brasileiro que se propagou em várias regiões do Brasil através da contação de estórias. Ou seja, a arte de criar eventos e estimular a imaginação através das palavras. Nas narrativas lendárias, a descrição do personagem folclórico é de uma mulinha que tem ferraduras de aço em seus cascos. Em algumas estórias aparece pintada de marrom e em outras de preto. A principal característica que torna a mula sem cabeça um personagem muito es...

Ver Resumo Completo

Movimento antropofágico

Educação Artística

O movimento antropofágico foi uma manifestação artística e literária da década de 1920, idealizada pelo escritor Oswald de Andrade, sendo considerado uma das correntes de vanguarda na primeira fase do Modernismo no Brasil. O uso do termo “antropofágico” está associado a palavra “antropofagia”, que se refere ao ato de comer a carne humana, chamado de canibalismo entre os humanos. Historicamente, essa palavra está ligada aos atos ritualísticos no sentido de que, ao comer a carne de um outro hom...

Ver Resumo Completo

Mosaico

Educação Artística

Mosaico é uma palavra de origem grega – mousaikón –, que significa "das musas", mesmo sentido da palavra música, por ser arte bela e especial. Essa inspiração vem das nove filhas de Mnemósine (Memória) e Zeus, que eram chamadas de Musas.  Os mosaicos modernos são feitos por artistas profissionais, artistas de rua, assim como elaborados também como artesanato popular. Podem ser utilizados muitos materiais diferentes de tesselas tradicionais compostas de pedra e cerâmica, incluindo conchas, vid...

Ver Resumo Completo

Mona Lisa

Educação Artística

A Mona Lisa, reconhecida como a mais famosa obra de arte do mundo, é uma das mais conhecidas pinturas do período do Renascimento, não só por suas características (em termos de composição e concepções estéticas), mas também por seu conteúdo (a retratada e o fato de ser um retrato), além de ser fruto de uma figura emblemática desse momento histórico, Leonardo Da Vinci. Características da obra de arte: Mona Lisa Também conhecida como Gioconda, a obra já foi tema de música, poemas, artes a até fi...

Ver Resumo Completo

Modernismo no Brasil

Educação Artística

O Modernismo no Brasil surgiu na primeira metade do século XX como um movimento artístico, cultural e literário. Tinha como objetivo romper com a estética tradicional e se libertar dos paradigmas e das regras sobre como fazer arte que prevaleciam no momento. O Modernismo no Brasil eclodiu como um movimento que prezava pela independência cultural, pela valorização da cultura cotidiana brasileira, adotando a simplificação da linguagem popular. As obras modernistas são de grande relevância e tra...

Ver Resumo Completo

Modernismo em Portugal

Educação Artística

O Modernismo em Portugal foi uma escola literária com características ousadas, revolucionárias e questionadoras. Teve seu surgimento entre a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial. O início do Modernismo Português foi marcado pelo lançamento da Revista Orpheu, no ano de 1915, que era composta por uma séria de artistas e poetas que tinham concepções parecidas sobre a inovação do exercício da arte. Esse movimento teve três principais gerações, são elas: o Orfismo, o Presencismo e o ...

Ver Resumo Completo

Modernismo

Educação Artística

O Modernismo foi um conjunto de movimentos culturais, vanguardas e estilos que mudaram os rumos das produções artísticas e literárias no início do XX. O objetivo do Modernismo era mostrar que a realidade do momento não mais comportava a mesma forma de fazer arte. O movimento modernista buscou mostrar que era necessário uma adaptação da visão de mundo com intuito de deixar formas tradicionais das artes plásticas, literatura, design, organização social e da vida cotidiana de lado, para criar um...

Ver Resumo Completo

Maracatu

Educação Artística

O maracatu é uma manifestação artística do folclore brasileiro, que mistura dança e elementos da cultura portuguesa, africana e indígena durante as suas apresentações. No Brasil, o maracatu é mais influente na região Nordeste, sobretudo, no estado de Pernambuco, onde surgiu os primeiros grupos. Por conta disso, é possível ver a manifestação da dança durante todo o ano pelas ruas das cidades de Olinda, Recife e Nazaré da Mata. Tipos de maracatu Os cortejos se dividem em dois tipos: o maracatu ...

Ver Resumo Completo

Mandala

Educação Artística

A mandala, que em sânscrito significa “círculo”, é vista em várias culturas ao redor do mundo. Para muitos, é um símbolo de integração e harmonia, e ajuda na busca pelo autoconhecimento e equilíbrio emocional. Ela mantém uma relação direta com a espiritualidade, remetendo à busca pela paz interior. Origem da mandala Existem registros sobre a aparição da mandala a partir do século VIII na Índia, China e Japão. No Tibete, na Ásia, elas eram muito usadas pelo Budismo, para ajudar na...

Ver Resumo Completo

Lobisomem

Educação Artística

O lobisomem é um ser presente nas lendas e histórias, e fala sobre um homem que se transforma em uma mistura de humano com lobo. Segundo a maioria das lendas, as transformações acontecem nas noites de lua cheia, e o efeito dura até o fim daquela noite. A crença está ligada a uma doença chamada licantropia, que é justamente a capacidade de mutação humana com animal. O nome da doença deriva da história grega em que um rei é transformado em lobo por Zeus. As histórias envolvendo o lobisomem exis...

Ver Resumo Completo

Lendas Indígenas

Educação Artística

Existem lendas indígenas em várias culturas ao redor do mundo. No Brasil, essas lendas ajudam a contar as histórias de lugares, de populações e a construir o imaginário coletivo. Os povos indígenas habitavam em vários países e continentes desde antes de suas colonizações. Eles ajudam a constituir os costumes, a alimentação, as histórias e, principalmente, as mestiçagens. No Brasil, a chegada do homem branco em 1500 trouxe vários costumes, como as vestes, a religião e a comida. Mas os povos in...

Ver Resumo Completo

Lendas do folclore

Educação Artística

As lendas do folclore são um importante elemento da cultura brasileira, pois compreendem um conjunto de estórias e narrativas contadas pelo povo e transmitidas de geração para geração. Com o tempo, algumas dessas lendas foram encantando, bem como assustando quem as escutava, mas, sobretudo, representando características dos povos (indígenas, europeus e africanos) que as inventaram. Personagens das lendas do folclore Entre os principais personagens do folclore brasileiro estão: o saci pererê, ...

Ver Resumo Completo

Lenda da Iara

Educação Artística

A lenda da Iara é uma das mais populares lendas do folclore brasileiro. Sua estória é originária da região norte do país, mais precisamente da região amazônica. A Iara é uma sereia-peixe, isto é, da cintura para cima ela tem corpo de mulher, e dessa região para baixo possui o rabo de peixe. Seu nome Yara, tem origem na palavra indígena Iuara, que quer dizer “aquela que mora nas águas”. Além do corpo metade peixe e metade mulher, a lenda da Iara reúne outros atributos que a deixam ainda mais e...

Ver Resumo Completo

Lenda da Cuca

Educação Artística

A lenda da Cuca é uma das mais importantes do folclore brasileiro. Ela fala de uma velha bruxa, com cabeça de jacaré, que assusta e rouba as crianças bagunceiras dos seus pais. A Cuca ficou ainda mais famosa depois que virou personagem dos livros infantis de Monteiro Lobato, que tiveram posteriormente uma adaptação para a televisão. A origem da lenda da Cuca A lenda da Cuca teve origem a partir de uma outra lenda, a lenda galego-portuguesa da “Coca”. A lenda portuguesa fala de uma bruxa, fan...

Ver Resumo Completo

Jovem Guarda

Educação Artística

A Jovem Guarda foi um movimento iniciado a partir de um programa de televisão apresentado nos anos 60, entre 1965 a 1968 por Roberto Carlos, Wanderléia e Erasmo Carlos. Sofreu influência dos gêneros musicais rock and roll e do soul. Misturava música, estética e comportamento, tornando-se um das manifestações culturais mais famosas no Brasil. A Jovem Guarda não era bem vista pela crítica nem pela elite brasileira, pois sua música era considerava alienante e com melodias pobres. Apesar disso, o...

Ver Resumo Completo

Impressionismo

Educação Artística

Impressionismo foi um estilo artístico que surgiu na França no século XIX e se manifestou especialmente nas artes plásticas e na música. O nome tem origem na obra de um dos mais célebres pintores franceses da época, Oscar-Claude Monet, chamada “Impressão: Nascer do Sol”. Essa obra recebeu muitas críticas do também pintor e escritor Louis Leroy, que afirmou tratar-se de uma impressão mal acabada ou mal feita de uma paisagem. Apesar de ser usado originalmente de maneira pejorativa, Monet e seus...

Ver Resumo Completo

Homem Vitruviano

Educação Artística

Homem Vitruviano é uma figura criada por Leonardo da Vinci e que apresenta a harmonia das proporções e o ideal do corpo humano. A representação foi criada com base no conceito apresentado pelo arquiteto romano Marcus Vitruvius Pollio em seu tratado “De architectura libri decem”. A ideia do homem vitruviano tem como apoio o conceito matemático do número de ouro. A partir desse conceito e das indicações de Vitruvius, Da Vinci conseguiu criar o cânone das proporções. Atualmente a imagem fica exp...

Ver Resumo Completo

Guernica

Educação Artística

Considerada uma das obras mais importantes da carreira do pintor espanhol Pablo Picasso, Guernica é uma pintura de óleo sobre tela feita no o século XX, que mostra os desdobramentos do bombardeio ocorrido na cidade de Guernica na Guerra Civil Espanhola. O quadro tem 349,3cm x 776,6cm de medida e foi criado através de uma técnica chamada “collage”, em que o pintor usou 36 fotos diferente que retratavam as consequências da guerra para compor a obra. A pintura está exposta no Museu Nacional Cent...

Ver Resumo Completo

Grupo dos Cinco

Educação Artística

O chamado Grupo dos Cinco era formado pelas pintoras Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, além dos escritores Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade e Mário de Andrade, que juntamente com outros artistas lideraram a Semana de Arte Moderna de 1922. Esse movimento artístico e ideológico realizado entre os dias 11 e 18 de fevereiro, no Teatro Municipal de São Paulo, foi considerado um marco na história cultural brasileira por dar início às manifestações do Modernismo no Brasil. A importância dess...

Ver Resumo Completo

Grafite (Arte Urbana)

Educação Artística

O grafite é uma forma de arte urbana. Uma das manifestações culturais mais presentes nas vias públicas, ligado especialmente ao Hip Hop. São desenhos feitos à mão sobre um muro ou uma parede, por exemplo. A palavra grafite vem do italiano “graffiti”, plural de “graffito”, que significa “escrita feita com carvão” e também pode ser chamada de grafito ou grafiti. Mesmo ainda sendo considerado por uma parcela da população como vandalismo, o grafite vem ocupando espaço nas ruas e causando bastante...

Ver Resumo Completo

Futurismo

Educação Artística

Futurismo foi um estilo artístico e cultural que surgiu na Itália em 1909, como parte das vanguardas europeias (movimento que provocou uma ruptura com a tradição cultural do século 19) e assim como as demais que faziam parte desse movimento (Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo e Expressionismo) tinha um caráter revolucionário e militante em busca de um novo homem e um novo mundo. O marco considerado inicial do Futurismo foi a publicação do “Manifesto Futurista” do poeta italiano Filippo Marinetti,...

Ver Resumo Completo

Frevo

Educação Artística

O frevo é uma expressão artística de dança e música que teve origem no estado de Pernambuco, no final do Século XIX. Tido como uma das principais e mais importantes manifestações culturais do Nordeste do Brasil, foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em 2012, com o título “Frevo: Arte do Espetáculo do Carnaval do Recife”. A palavra “frevo” vem de “ferver” e surge da forma como as pessoas dançavam na rua, muito parecido como se estivessem fervendo, de um modo agitado, fr...

Ver Resumo Completo

Fotorrealismo

Educação Artística

O Fotorrealismo traduz uma imagem fotográfica através da arte, e isso pode acontecer através desenho, por meio gráfico, pintura, dentre outros. Toda obra que será replicada, ela tem que obrigatoriamente trazer a realidade para o que está sendo feito. Querer aplicar o fotorrealismo quer dizer trazer o real para dentro da arte trabalhada. O artista necessita, nos mínimos detalhes, passar para as pessoas como estava a foto que foi copiada e essa minuciosidade aplicada é o que faz diferença encon...

Ver Resumo Completo

Folclore Brasileiro

Educação Artística

O folclore brasileiro é formado pelas lendas, personagens, costumes, festas, comidas típicas e ditados que fazem parte do imaginário popular. É o resultado das histórias e mitos que ajudaram a construir uma nação. No Brasil, os povos que contribuíram com a cultura nacional foram os portugueses, indígenas, africanos. Por causa da sua grande variedade cultural, o Brasil é considerado um país de folclore rico com manifestações diferenciadas em cada região. O folclore brasileiro é passado de gera...

Ver Resumo Completo

Fauvismo

Educação Artística

O fauvismo (fovismo) foi um movimento artístico ligado à pintura. Surgiu na França em 1905, após a Revolução Industrial, e teve como característica principal o uso de cores fortes e vibrantes como forma de representar a beleza e alegria da vida. Com influências de Paul Gauguin e Vicent Van Gogh, os artistas do fauvismo pitavam de forma desinibida e mais expressiva. Acabou, assim, por colaborar com a arte moderna. Os principais representantes dessa corrente foram Henri Matisse, Jean Puy, Georg...

Ver Resumo Completo

Fases do Renascimento

Educação Artística

As fases do Renascimento representaram os períodos que marcaram a transição da Idade Média para a Idade Moderna na história da Europa. Elas se dividem em: Trecento, Quattrocento e Cinquecento, correspondentes aos séculos XIV, XV e XVI respectivamente. O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que marcou o início da Idade Moderna. A manifestação do espírito humano e sua relação com Deus representava uma “razão” de acordo o pensamento dessa época. Dess...

Ver Resumo Completo

Expressionismo

Educação Artística

O Expressionismo foi um movimento artístico e cultural da vanguarda europeia que surgiu na Alemanha nos primeiros anos do século XX. A escola influenciou obras de diversos artistas plásticos ao expressar em suas telas instintos e emoções humanas. Surgido como uma reação ao Positivismo pregado pelo Impressionismo e Naturalismo, o Expressionismo defendia a liberdade individual através da subjetividade. Dessa forma, os expressionistas procuravam representar o seu próprio mundo interior, criand...

Ver Resumo Completo

Estátua da Liberdade

Educação Artística

A Estátua da Liberdade é uma escultura neoclássica colossal que está situada na Ilha da Liberdade (Liberty Island), no porto de Manhattan, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. De acordo com o livro dos recordes, ela é a escultura mais pesada do mundo, com 24.635 toneladas. Ela foi um presente dado pela França, em 1886, aos Estados Unidos em comemoração ao centenário da Independência do país, que ocorreu em 1876.  O motivo do presente foi uma batalha vencida pelos norte-americanos c...

Ver Resumo Completo

Esfinge de Gizé

Educação Artística

A Esfinge de Gizé, ou Grande Esfinge de Gizé, está localizada ao norte do Egito, na margem oeste do Rio Nilo, próximo à cidade do Cairo. É uma estátua com corpo de leão e cabeça de humano. O Egito é famoso por conta das suas estátuas gigantes, mas, situada no planalto de Gizé, a esfinge é uma das maiores estátuas do mundo, construída em uma única pedra. Estima-se que ela foi construída no terceiro milênio antes de Cristo pelos antigos egípcios e pelo faraó Quéfren. Pesquisadores, a partir de ...

Ver Resumo Completo

Escultura Grega

Educação Artística

A Escultura Grega é um dos muitos importantes legados da Grécia. Os artistas gregos da Antiguidade conseguiram desenvolver um estilo próprio e original que tornou-se inspiração para outras civilizações. A história das obras escultóricas gregas remonta ao período Arcaico (século VIII a.C. a VI a.C) até a era Helenística, que durou até aproximadamente 100 a.C. Pode-se elencar como principais atributos das obras gregas: representação do corpo humano, busca da beleza física, naturalismo e idealis...

Ver Resumo Completo

Escola de Bauhaus

Educação Artística

A Escola de Bahaus ou Staatliches Bauhaus, como era denominada oficialmente, foi uma escola de arte alemã que inovou as artes plásticas do século XX. Isso porque ela inovou os ensinamentos clássicos  da arte moderna ao expandir uma nova filosofia no âmbito da arte, arquitetura e design. No entanto, a grande proposta da instituição era criar objetos que unissem todas essas características e, ao mesmo tempo, priorizassem a funcionalidade para qual foram criadas, ou seja, as obras deviam atender...

Ver Resumo Completo

Danças Folclóricas

Educação Artística

As danças folclóricas são um conjunto de danças que compõe a cultura dos povos de determinadas regiões do país. Essas formas de representação cultural existem em diversos países do mundo e ajudam a contar as suas histórias e de seus ancestrais. No Brasil, essas danças folclóricas são, geralmente, baseadas em características religiosas, em lendas, em histórias, em festas, em brincadeiras e outros aspectos das regiões. Podem ser marcadas pelos figurinos, pelas letras das músicas, pelas coreogra...

Ver Resumo Completo

Dadaísmo

Educação Artística

O Dadaísmo ou “Dada” foi um movimento artístico e literário das vanguardas europeias organizado por artistas (escritores, poetas, etc.). Foi uma maneira de expressar decepções em relação a incapacidade da ciência, religião e filosofia, que se mostraram ineficazes diante das guerras que aconteciam nos países da Europa no século XX. O movimento surgiu no Cabaret Voltaire em Zurique, Suíça, no ano de 1916. O principal manifestante e idealizador desse movimento foi Tzara Tristan (1896-1963), que ...

Ver Resumo Completo

Curupira

Educação Artística

O Curupira é uma das lendas do folclore brasileiro representada por um menino anão, de cabeleira vermelha, que vive nas matas e é considerado o protetor da fauna e flora. Dentre suas principais características estão os pés virados para trás e o calcanhar para frente. De imagem assustadora, entende-se que o Curupira protege as matas de caçadores perversos e exploradores que têm o intuito apenas de extrair, de forma irresponsável, os recursos da natureza. Por esse motivo, no folclore brasileiro...

Ver Resumo Completo

Cubismo

Educação Artística

O Cubismo foi uma manifestação artística que surgiu na França durante o século XX, especialmente nas artes plásticas e literatura. Sua principal marca eram as formas geométricas representadas, em sua maioria, por cubos e cilindros. Assim como todos os movimentos, o cubismo teve uma grande importância histórica nas artes e na cultura da época, principalmente por romper com os padrões estéticos existentes até aquele momento, que prezavam pela perfeição das formas na retratação realista da natur...

Ver Resumo Completo

Cristo Redentor

Educação Artística

O Cristo Redentor é uma construção escultural considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Foi incluído em 2012 no relatório de Patrimônio da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). Esse monumento faz referência a um importante líder religioso do Cristianismo chamado Jesus Cristo. O Cristo Redentor é um dos locais turísticos mais visitados do Brasil. Ele está situado na cidade do Rio de Janeiro, no alto do Morro do Corcovado, no bairro...

Ver Resumo Completo

Cores Secundárias

Educação Artística

As cores secundárias, segundo a teoria das cores, compreende as tonalidades: laranja, roxo (violeta) e verde. A maneira mais tradicional de obtê-las é misturando, na mesma proporção, duas das cores primárias.  Contudo, nos dias de hoje, o método mais utilizado para formar as cores secundárias é o padrão CMYK, um sistema de cor-luz que mistura os pigmentos separando as cores em: aditivas (ou luminosas) e subtrativas (ou refletidas). No sistema de cor-luz, as cores aditivas são obtidas através ...

Ver Resumo Completo

Cores quentes

Educação Artística

As cores quentes são aquelas que passam a sensação de alegria, calor e criatividade. Elas representam o sol ou o fogo e podem ser usadas nas decorações de escritórios para despertar a criatividade e aumentar a relação entre as pessoas. Vicente van Gogh utilizou essas tonalidades para representar a intensidade da vida e alegria de viver. Conheça agora os conceitos que envolvem a teoria das cores, a psicologia das cores e um pouco sobre as cores quentes nas artes plásticas. Teoria das cores As ...

Ver Resumo Completo

Cores Primárias

Educação Artística

Cores primárias são cores sem a adição de outras, e por isso chamadas de puras. Depois dos experimentos do físico Isaac Newton com feixes de luz e prismas, no século XVIII, os cientistas conceberam as cores vermelho, amarelo e azul como cores primárias canônicas. Elas não são resultado de misturas de outras cores. Pelo contrário, são responsáveis pela formação de outros pigmentos coloridos (cores secundárias). As cores primárias são classificadas em: primárias aditivas e primárias subtrativas...

Ver Resumo Completo

Cores neutras

Educação Artística

As cores neutras são tonalidades que apresentam pouca intensidade, pouco reflexo e baixa energia. Elas são formadas pelo branco, preto e os diferentes tons de cinza. Essa classificação é dada conforme a tabela da temperatura das cores, na qual as cores quentes transmitem sensação de alegria e calor, as cores frias são sóbrias e tristes, transmitindo a percepção de frio e as cores neutras não transmitem nenhum tipo de sensação. Também podem ser consideradas como cores neutras os subtons de out...

Ver Resumo Completo

Cores frias

Educação Artística

As cores frias, segundo a Temperatura das Cores, são tonalidades que transmitem sensação de frio. Por isso, é dito que elas estão associadas ao gelo, a água, ao céu e a outros elementos da natureza. Elas são: violeta, verde e azul. No que se refere às emoções, as cores frias normalmente estão associadas à calma, à tranquilidade, à tristeza ou à solidão, ao distanciamento, etc. Inclusive, alguns artistas utilizam essas cores quando querem transmitir tais emoções. As cores são definidas como im...

Ver Resumo Completo

Cores Complementares

Educação Artística

Cores complementares são as que, dentro do círculo cromático, possuem maiores contrastes. No círculo, elas ficam sempre posicionadas exatamente nas extremidades, ou seja, em lados opostos. As misturas das cores complementares geram novas cores com tonalidades de cinza ou de cores neutras. A junção dessas cores pode servir para dar contraste, ou seja, as cores opostas dão destaques umas às outras. Isso acontece porque os contrastes das cores complementares fazem com que elas, juntas, se destaq...

Ver Resumo Completo

Construtivismo nas artes

Educação Artística

O construtivismo nas artes está relacionado com o movimento artístico que priorizou a integração entre as técnicas artesanais e a produção industrial, o uso de formas geométricas e sua adequação às necessidades de um esperado mundo socialista. E qual a relação do socialismo nessa história? De modo geral, a ideologia libertária dos artistas das vanguardas europeias ganhou características particulares na Rússia, principalmente após a Revolução Russa de 1917. Nesse contexto revolucionário, os ar...

Ver Resumo Completo

Concretismo

Educação Artística

O Concretismo foi um movimento artístico que influenciou a literatura, principalmente o campo da poesia. Surgido em meados dos anos 50 no Brasil, o movimento teve como uma das principais influências a arte concreta e, mais tarde, se popularizou em outros países. Os principais nomes do concretismo no Brasil foram os irmãos Augusto de Campos e Haroldo de Campos, e Décio Pignatari. Foram eles, inclusive, os criadores da revista Noigandres, periódico que viria a ser o maior expoente das ideias do...

Ver Resumo Completo

Commedia Dell’Arte

Educação Artística

A Commedia Dell’Arte iniciou-se a partir do início do século XVI com a chegada do Renascimento e faz parte de uma linha popular do teatro renascentista. A vertente permaneceu firme até o século XVIII, quando nessa mesma época aconteceu o seu período de decadência, saindo do auge que ocupava até aquele momento. Apesar de ter alcançado também a França,  a Coommedia Dell’Arte surgiu na Itália e levava o nome de “Comédia Italiana”. Commedia Dell’Arte O surgimento da commedia dell’arte, tamb...

Ver Resumo Completo

Comidas da festa junina

Educação Artística

As comidas da festa junina são uma tradição para diversas regiões principalmente no período do São João, festa de cunho religioso, que acontece no mês de junho. Elas consistem em pratos típicos doces e salgados, que são símbolos de mesa farta e fazem a alegria de quem curte os festejos. Antes de conhecer algumas receitas, é importante saber qual a origem das festas juninas. Festa Junina Os festejos juninos tiveram origem no paganismo, uma religião antiga, associada ao povo rural que trazia re...

Ver Resumo Completo

Comédia Grega

Educação Artística

A comédia grega é um dos gêneros do teatro da Grécia Antiga. Foi nesse período que surgiram as Artes Cênicas, sempre como uma forma de expressão que se mostrava por meio do drama ou pela comédia, sendo esses os dois primeiros gêneros que existiram, e que por muito tempo foram os únicos dentro do teatro. Tanto as tragédias, quanto as comédias, eram encenadas nas arenas gregas. As peças falavam sobre o cotidiano e política, no caso das comédias, ou sobre heróis e deuses gregos e seus erros, com...

Ver Resumo Completo

Coliseu

Educação Artística

O Coliseu de Roma é uma construção dos anos 72 d.C, iniciada no governo do imperador Vespasiano e concluída oito anos depois, em meados de 80 d.C, pelo seu sucessor e também herdeiro, Tito. Em latim, Amphitheatrum Flavium; já em italiano, a denominação é Anfiteatro Flavio. Essa arena foi construída em areia e concreto, considerada até os dias atuais como a maior construção da História Antiga. Em formato oval, característica geral dos anfiteatros, o coliseu está localizado ao leste do Fórum It...

Ver Resumo Completo

Circo

Educação Artística

O circo é o lugar onde acontecem expressões artísticas que fazem parte da cultura popular. As artes circenses são feitas por artistas como malabaristas, palhaços e ilusionistas. A forma de arte é composta por diferentes técnicas, distribuídas em produções que partem da música até o lúdico. Existem referências circenses desde a Antiguidade. Na China, equilibristas e contorcionistas faziam apresentações para as autoridades da monarquia. Enquanto isso, na Roma Antiga, o Circus Maximus era o loca...

Ver Resumo Completo

Catira

Educação Artística

Catira é um estilo de dança do folclore brasileiro associada ao universo sertanejo. A coreografia deste ritmo de dança coletiva é marcada pela batida dos pés e das mãos. Também pode ser chamada de cateretê. Com origem africana, europeia, espanhola, portuguesa e indígena, essa manifestação cultural é mais encontrada na Região Sudeste e Região Centro-Oeste do Brasil, principalmente nas cidades interioranas. Geralmente é formada por seis a dez dançarinos e mais uma dupla de violeiros. É comum qu...

Ver Resumo Completo

Catarse

Educação Artística

A expressão catarse surgiu na Antiguidade e significa limpeza, purgação, purificação. O termo de origem grega – kátharsis -, tornou-se conhecido no período da Grécia Antiga, através do filósofo Aristóteles. A catarse pode ser utilizada na filosofia, psicologia, medicina, religião e na educação, por exemplo. Catarse na filosofia De acordo com Aristóteles na obra “Poética” (335 a.C. e 323 a.C), catarse era o efeito de sublimação causada pelo teatro grego nos espectadores. O teatro trouxe a pos...

Ver Resumo Completo

Carimbó

Educação Artística

O carimbó é uma dança de origem indígena, cujo significado é do Tupi “Korimbó”, junção de “curi” (pau oco) e “m’bó” (furado), que em português quer dizer: “pau que produz o som“. A referência é do instrumento musical curimbó (tambor grande) tocado durante a manifestação folclórica. Os movimentos giratórios realizados nas apresentações surgiram de um típico hábito de pescadores e agricultores paraenses. Ao final do dia, os trabalhadores rurais costumavam se reunir...

Ver Resumo Completo

Características do Renascimento

Educação Artística

As características do Renascimento influenciaram o início do século XV, marcando a passagem da Idade Média para a Idade Moderna na Itália. Para conhecer as características desse importante movimento é importante entender o contexto que deu origem ao Renascimento. Confira: Renascimento O Renascimento foi um movimento artístico, filosófico e literário que surgiu na Itália no início do século XV. Ele ficou conhecido por apresentar mudanças nas diversas áreas do conhecimento, como política, cultu...

Ver Resumo Completo

Características das Cores

Educação Artística

As características das cores podem ser descritas como matiz, tonalidade e intensidade. Matiz é o fator que diferencia uma cor que é especificada por um nome que o define em relação aos outros. Exemplo: azul, rosa e verde são matizes. Tonalidade define as variações da matiz com relação à saturação ou luminosidade, sendo resultado da proporção das cores. Exemplo: o verde azulado e o verde amarelado são tonalidades diferentes do verde. Intensidade define o brilho da cor que pode ser considerada...

Ver Resumo Completo

Cantigas de roda

Educação Artística

As cantigas de roda são canções populares de autoria anônima constituídas como brincadeiras folclóricas. As letras das canções fazem parte do universo infantil e transmitem muitas mensagens que representam o lúdico da manifestação cultural folclórica. As cantigas de rodas são cantadas por crianças de várias idades e organizadas em um círculo para que todas fiquem de mão dadas. Em cada região do Brasil as cantigas de rodas são adaptadas à realidade local das crianças. Entretanto, existem um co...

Ver Resumo Completo

Canção do exílio

Educação Artística

Canção do exílio é um dos poemas líricos românticos mais conhecidos de Gonçalves Dias (1823-1864). O poeta teve a obra publicada no seu livro “Primeiros Cantos” em 1857, sendo, inclusive, um dos poemas mais emblemáticos da primeira fase do Romantismo. O poema canção do exílio diz o seguinte: Minha terra tem palmeiras, Onde canta o Sabiá; As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida ma...

Ver Resumo Completo

Caipora

Educação Artística

A caipora é uma das personagens mais conhecidas do folclore brasileiro. A lenda apresenta essa personagem como uma mulher com traços indígenas de baixa estatura, com cabelos vermelhos, orelhas pontudas e dentes esverdeados. Essa figura é considerada uma das mais fortes protetoras da mata e dos animais. Ela vive escondida na floresta e vive pronta para atacar cruelmente quando algum caçador tenta matar um animal ou faz mal ao meio ambiente.  O nome caipora tem origem na palavra tupi-guarani “c...

Ver Resumo Completo

Bumba meu boi

Educação Artística

O bumba meu boi ou boi bumbá, como também é chamado, é uma manifestação artística típica do folclore brasileiro, que une a dança, a música e o teatro. No Brasil, a tradição costuma ser mais forte na região Norte e Nordeste do país. Embora seja típica dessas duas regiões, é possível encontrar apresentações do bumba meu boi em diversos locais do país. A dança é representada por um boi, no qual sua alegoria é produzida por uma armação feita em madeira e revestida por tecidos bordados. O homem qu...

Ver Resumo Completo

Brincadeiras Folclóricas

Educação Artística

As brincadeiras folclóricas são jogos tradicionais que fazem parte dos hábitos e costumes populares transmitidos ao longo do tempo de geração em geração. Importantes para manter a tradição, elas contribuem para a preservação das características e marcas de uma comunidade. Muitas das brincadeiras folclóricas existem há séculos e sofreram diversas modificações ao longo dos anos e de acordo com cada região. No entanto, mesmo passando por alterações, elas procuram manter a essência de origem. O s...

Ver Resumo Completo

Bossa Nova

Educação Artística

A Bossa Nova, como estilo musical surgiu em 1958, mas, historicamente, o termo “Bossa” foi visto na música pela primeira vez no ano de 1930, na canção “Coisas Nossas” do cantor Noel Rosa. A gíria era utilizada pelos cariocas para descrever uma pessoa com atitudes diferentes, fáceis ou originais. A Bossa Nova teve sua consagração como estilo musical em agosto de 1958 com o lançamento do disco compacto do cantor baiano João Gilberto, nascido em Juazeiro, no norte do estado. O jeito de cantar ba...

Ver Resumo Completo

Boitatá

Educação Artística

O Boitatá é um mito indígena que simboliza uma cobra de fogo ou de luz com olhos grandes, ou um touro que lança fogo pelas ventas. O termo é Tupi-Guarani e em todo Brasil é utilizado para denominar o evento do fogo-fátuo (inflamação de gases). É também conhecido como “fogo que corre”. Desse termo também é originado algumas entidades míticas, umas das primeiras que surgiu no país. A cobra de fogo é um mito etiológico referente à indicação de tesouros ocultos, a proteção dos campos contra incê...

Ver Resumo Completo

Body Art

Educação Artística

Body art, que em português significa “arte do corpo”, foi uma manifestação artística que surgiu na década de 1960 nos Estados Unidos e na Europa e tinha o corpo como principal forma de expressão. Na Body Art, o corpo, seja do próprio artista ou de uma outra pessoa e era a principal ferramenta de trabalho por substituir a tela. A obra de arte deixou de ser algo totalmente estático para se tornar uma “obra viva”. Essa nova forma de produzir arte pode ser considerada uma vertente da arte contemp...

Ver Resumo Completo

Bicho-papão

Educação Artística

O bicho-papão é um dos personagens das lendas do folclore brasileiro. É uma figura fictícia, usada pelos pais para colocar medo nas crianças desobedientes. O bicho-papão também é chamado em algumas regiões de papa-gente e, além de estar presente na mitologia infantil do Brasil e de Portugal, também é vista na Península Ibérica, na Galiza, Catalunha e Astúrias. No Brasil o personagem é conhecido em todas as regiões. A lenda do bicho-papão Segundo a lenda, o bicho-papão é um monstro feio, gran...

Ver Resumo Completo

Barroco no Brasil

Educação Artística

O Barroco no Brasil foi um estilo artístico introduzido pelos jesuítas e que predominou durante o Período Colonial. O principal objetivo dos missionários católicos era catequizar os povos indígenas nativos. Apesar da influência portuguesa, o movimento barroco no Brasil apresentou características próprias, afinal de contas, a realidade existente entre os dois países era muito diferente na época. Portugal exibia luxo, enquanto o território brasileiro enfrentava um período violento com a persegu...

Ver Resumo Completo

Barroco Mineiro

Educação Artística

O barroco mineiro se desenvolveu a partir de influências do estilo artístico barroco, que teve início na Itália no século XVI e se espalhou pela Europa e por países da América Latina. Marcado pela dualidade entre antropocentrismo e teocentrismo, o barroco teve influência sobre diversas áreas da arte como música, literatura, arquitetura e artes plásticas. Em Minas Gerais, o barroco começou a se desenvolver como um estilo de personalidade própria que imprimiu sua marca na história da arquitetur...

Ver Resumo Completo

Barroco em Portugal

Educação Artística

O Barroco em Portugal desenvolveu-se entre os anos de entre 1580 e 1756. Esse estilo artístico teve seu início marcado pela unificação da Península Ibérica sob o domínio espanhol (1580). Já o fim, ocorreu com o fim da fundação Arcádia Lusitana (1756), que estabeleceu um novo estilo: o Arcadismo. Durante 60 anos Portugal foi uma província da Espanha e somente em 1640 conquistou a sua independência. No período que desenvolveu-se o Barroco em Portugal, o país passava por uma enorme crise econômi...

Ver Resumo Completo

Barroco

Educação Artística

Barroco é o estilo artístico que nasceu na Europa no final do século XVI e se estendeu até o início do século XVIII. Marcado por uma estética de rebuscamento, requinte e exagero de adornos, o Barroco dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música. Surgido em uma época caracterizada pela dualidade entre o teocentrismo e antropocentrismo, o Barroco apareceu como oposição ao Renascimento, que prezava pela harmonia e simplicidade. Com o objetivo de resgatar as ideias teocêntricas e de ...

Ver Resumo Completo

Baião

Educação Artística

O Baião é um gênero de música e dança típico da Região nordeste do Brasil. Tornou-se popular no país na década de 1940 com a influência do músico e radialista Luiz Gonzaga que, mais tarde, ficou conhecido como o rei do Baião. Teve ainda a influência do compositor e poeta Humberto Teixeira, considerado o doutor do baião e parceiro de música de Gonzaga. Os principais instrumentos utilizados no baião são o triângulo, o acordeão, também conhecido como sanfona, a viola caipira, a flauta doce e a r...

Ver Resumo Completo

Autores do realismo brasileiro

Educação Artística

Os principais autores do realismo brasileiro são os escritores Machado de Assis, Visconde de Taunay e Raul Pompéia. Foram escritores do estilo ainda Júlia Lopes de Almeida, João Lúcio Brandão, Artur de Azevedo e Xavier Marques. Juntos, esses autores representaram o movimento no país, que teve início no ano de 1881. A publicação da obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas“, de Machado de Assis, abriu para os autores do realismo brasileiro um novo campo da área literária. A partir dess...

Ver Resumo Completo

Autores da Segunda Fase do Modernismo no Brasil

Educação Artística

Os autores da segunda fase do Modernismo no Brasil fizeram parte de um movimento artístico, também conhecido como Geração de 30 ou Fase de Consolidação (1930 a 1945), e marcaram a consolidação dos ideais modernistas apresentados na Semana de Arte Moderna de 1922. A produção literária deste período é dividida em dois grupos de autores: os que produziam poesia, como o romance “Alguma Poesia” (1930) de Carlos Drummond de Andrade marcando o começo de intensa produção desta época; e os que produzi...

Ver Resumo Completo

Autores da primeira fase do Modernismo no Brasil

Educação Artística

Os autores da primeira fase do Modernismo no Brasil (1922 a 1930) fizeram parte do começo de um movimento que foi artístico, cultural, político e social. Vale lembrar que a Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, foi o marco inicial do Modernismo no país. O Modernismo no Brasil envolveu várias gerações de artistas, responsáveis por obras que tinham o objetivo de expor uma estética inovadora, baseada na vanguarda artística europeia do final do século XX. Autores da primeira fas...

Ver Resumo Completo

As Sete Maravilhas do Mundo Moderno

Educação Artística

As Sete Maravilhas do Mundo Moderno são compostas por uma seleção de monumentos eleitos através de voto popular em 2007. Com base na ideia original das primeiras Sete Maravilhas do Mundo, os novos locais foram selecionados em uma votação que recebeu mais de 100 milhões de votos. Os eleitos como as Sete Maravilhas do Mundo Moderno foram: O Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil; o Coliseu de Roma, na Itália; as ruínas da cidade de Chichén Itzá, no México; a cidade de Machu Pic...

Ver Resumo Completo

Artistas do Renascimento

Educação Artística

Os Artistas do Renascimento marcaram a história das artes entre os séculos XIV e XVI. Esse movimento artístico-intelectual se originou na Itália, considerada o Berço do Renascimento, e logo se disseminou pelos demais países europeus, criando um estilo próprio na pintura, na estatuária, na arquitetura e na literatura. As obras renascentistas tinham como principais características o antropocentrismo, ou seja, a valorização das capacidades do homem, além da ciência, razão, naturalismo, hedonismo...

Ver Resumo Completo

Artes Visuais

Educação Artística

As artes visuais são uma forma de expressão do ser humano. Por meio dela, a sociedade pode manifestar sua cultura e seu desenvolvimento. Através da arte o ser humano cria e expande seus valores desde as mais antigas civilizações até os dias atuais. Artes visuais As artes visuais é um tipo de arte que encontra na visão a forma principal de percepção das suas diversas manifestações. A palavra visual é originária do latim visuālis, e significa exatamente ao que é relativo a visão. O conceito de ...

Ver Resumo Completo

Artes Plásticas

Educação Artística

Artes plásticas são criações realizadas pelos seres humanos por meio de técnicas e manipulação de diversos materiais com o intuito de construir imagens e formas que demonstrem um conceito estético, seja ele real ou imaginário. O surgimento das artes plásticas está relacionado à evolução do homem desde a Pré-História, pela necessidade de expressar os hábitos e forma de vida daquela época, assim como imagens que possuíam um aspecto simbólico. Nos dias atuais, os artistas se utilizam da arte par...

Ver Resumo Completo

Artes Cênicas

Educação Artística

As artes cênicas abrangem o estudo e a prática de todas as formas de expressão artística que necessitam de uma representação, como teatro, ópera, dança e circo. Também chamadas de artes performativas, as artes cênicas são todas as formas de arte que se desenvolvem em um palco ou um local de representação destinado ao espectador. As apresentações de artes cênicas podem ocorrer em praças e ruas, de modo que o palco pode ser improvisado. Desse modo, o palco é qualquer local onde ocorre uma apres...

Ver Resumo Completo

Arte Urbana

Educação Artística

A arte urbana ou street art engloba todos os tipos de artes que são encontradas expostas nas ruas. Elas são apresentadas em forma de pinturas, esculturas, instalações e intervenções artísticas, em geral, encontradas nos centros urbanos, distinguindo-se das atitudes de vandalismo. Esse tipo de arte, geralmente, descreve o trabalho de pessoas que desenvolvem um estilo de expressão artística mediante o uso de diferentes técnicas alternativas como pôsteres, adesivos, moldes, murais, spray e outro...

Ver Resumo Completo

Arte Rupestre

Educação Artística

Arte rupestre é o termo que se refere ao tipo de representação artística realizada na Pré-História, mais especificamente no período Paleolítico (40.000 a.C.), e que continuou a ser produzida até o subsequente, o Neolítico. Consistia em pinturas e gravuras rupestres realizadas em paredes e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos ou mesmo ao ar livre, e podem ser encontradas em locais diversos espalhados pelo mundo. Acredita-se que a arte rupestre teve início após o surgimento de algu...

Ver Resumo Completo

Arte Românica

Educação Artística

A arte românica é um estilo artístico surgido na Europa ainda durante a Idade Média, mais precisamente entre os séculos XI e XIII. O estilo foi influente na pintura, na arquitetura e na escultura. O estilo foi o primeiro a conseguir se expandir para várias regiões após um longo período em que as artes eram diferentes em cada lugar. Isso aconteceu em virtude do cristianismo e, por isso, a arte românica é vista principalmente nas igrejas católicas. Além da arquitetura desses locais, as escultur...

Ver Resumo Completo

Arte Romana

Educação Artística

A arte romana é um conjunto de manifestações artístico-culturais realizadas no período do Império Romano. Essas manifestações foram realizadas no período que divide-se em Roma República (510 até 27 a. C) e Roma Império (27 a.C. até 476 d. C.). A arte romana expressou-se na arquitetura, escultura, pintura, teatro, música e literatura. O intercâmbio cultural e de informação entre o povo romano e os povos conquistados permitiu que Roma fosse a capital de uma arte singular. Isso porque os romanos...

Ver Resumo Completo

Arte Povera

Educação Artística

A arte povera foi um movimento artístico pertencente à contracultura, que teve origem na Itália no ano de 1960. Arte povera significa “arte pobre” e ganhou esse nome porque os artistas usavam sucatas e materiais simples para criar as obras. Também chamada de “poor art” – termo em inglês, a arte povera também é definida como um movimento de vanguarda. O movimento se manifestou principalmente na escultura, na instalação, pintura e na performance. A arte povera surgiu com o objetivo trazer o lad...

Ver Resumo Completo

Arte plumária

Educação Artística

A arte plumária é aquela feita com penas e plumas de aves. Ela geralmente é usada como ornamento do corpo. O estilo artístico também pode ser observado em penas que são fixadas diretamente na pele. Além disso, em menor escala de uso, determinados objetos plumários podem ser elaborados com o foco na decoração de espaços, especialmente em locais que têm funções solenes e culturais. Arte plumária dos índios brasileiros A arte plumária dos índios brasileiros é uma forma de expressão visual da cul...

Ver Resumo Completo

Arte no período paleolítico

Educação Artística

A arte no período paleolítico compreende a arte exercida pelos homens primitivos na primeira fase da Pré-história, que teve início com o surgimento do homem e vigorou até 10.000 a.C. Nessa época, a arte era representada tanto por pinturas e gravuras rupestres, desenhadas fora das grutas, quanto por pinturas da arte parietal, desenhadas no interior das grutas. Ambos os desenhos apontavam naturalidade em seus traços. As primeiras manifestações de arte no período paleolítico foram encontradas po...

Ver Resumo Completo

Arte Naïf

Educação Artística

Arte naïf (também conhecida como arte primitivista ou arte primitiva moderna) é um conceito de arte (tendo a pintura como principal expressão) onde os artistas não são obrigados a seguir uma técnica específica ou abordagens convencionais. É considerada como a arte da espontaneidade e da liberdade. No geral, os artistas da arte naïf são chamados de autodidatas e não se preocupam com noções de proporcionalidade e perspectiva. O termo francês “naïf” significa “algo ingênuo ou inocente”. Esse mod...

Ver Resumo Completo

Arte na Pré-História

Educação Artística

A arte na pré-história representa a maneira como os homens primitivos viviam e se comunicavam. Antes mesmo de conhecerem a escrita, eles já produziam desenhos de animais e pessoas em cenas de caça e rituais religiosos. Além disso, os primórdios produziam esculturas em madeira, ossos e pedras. Os vestígios dessa fase só foram descobertos após vários estudos multidisciplinares realizados ao longos de anos com a intervenção de especialistas, tais como biólogos, arqueólogos, historiadores, paleon...

Ver Resumo Completo

Arte Moderna

Educação Artística

O conceito de Arte Moderna abrange toda a produção artística que iniciou no fim do século XIX até os anos 70. Seu marco foi em Paris, na França. Os artistas modernistas buscavam novas formas de se expressar rompendo com os padrões antigos através de algumas técnicas. Origem e características da Arte Moderna Influenciados pelo advento da fotografia, os artistas procuraram captar a impressão da luz nas cores dos objetos. Com o tempo, esse tipo de pintura foi perdendo a reputação e, pouco antes ...

Ver Resumo Completo

Arte Mesopotâmica

Educação Artística

A Arte Mesopotâmica configura as diferentes expressões artísticas que eram produzidas pela civilização mesopotâmica por um período de aproximadamente quatro mil anos. Eram diversas artes produzidas, dentre elas a pintura, escultura, arquitetura, artesanato, literatura, etc. A nação mesopotâmica tinha alguns povos e dentre eles existiam os sumérios, acádios, assírios, caldeus e os babilônicos. Eles ocupavam as terras onde atualmente está localizada a Turquia e o Iraque, mas que antes eram conh...

Ver Resumo Completo

Arte Medieval

Educação Artística

A arte medieval foi desenvolvida entre os séculos V e XV, na Europa, durante o período da Idade Média. Inserida em um contexto onde a Igreja Católica exercia grande influência, a arte medieval era essencialmente religiosa. Sob a influência do clero católico, a arte medieval tinha o intuito de aproximar as pessoas da religiosidade. Suas principais produções foram no campo da arquitetura, da pintura e da escultura. A arte medieval se desenvolveu em um momento que a Igreja Católica influenciava,...

Ver Resumo Completo

Arte maia

Educação Artística

A arte maia, a exemplo de outras civilizações, é o reflexo do estilo de vida e cultura de um povo. Nesse caso, o povo em questão é constituído pelos maias. Os maias vivem na América Central há 3.000 anos. Eles são descendentes de povos que falavam línguas consideradas parentes. Por isso, fomentaram grande parte da diversidade cultural da América. A exemplo da civilização egípcia, a manifestação artística da civilização maia é baseada em desenhos e símbolos.  Estilo da arte maia A arte maia é ...

Ver Resumo Completo

Arte indígena brasileira

Educação Artística

A arte indígena brasileira é o resultado da miscigenação de culturas presentes nas tribos indígenas que habitam o Brasil. Ela é expressa por meio do uso de objetos característicos dos índios brasileiros, como madeiras, fibras, caroços, palmas, palhas, cipó, sementes, casca de cocos, couros, ossos, dentes, conchas, garras, etc. Os índios foram os primeiros habitantes a chegarem no Brasil. Atualmente existem cerca de 3 mil etnias espalhadas pelo país, apesar de algumas tribos terem seus territó...

Ver Resumo Completo

Arte Inca

Educação Artística

A arte inca é considerada uma das artes mais bem organizadas e ricas da história da humanidade. Esse modelo de arte constituiu o maior período da América do Sul e a América Pré-Colombiana. Destacou-se pelo uso de prata, joias, tecidos e ouro. A qualidade dos objetos desse período também chama atenção. Foi produzida pela civilização inca, que habitou uma determinada região da Cordilheira dos Andes (hoje conhecida como Peru), entre os anos 3000 a.C. e 1500 d.C. Os incas eram considerados mais d...

Ver Resumo Completo

Arte Grega

Educação Artística

A arte grega é uma das maiores manifestações culturais da História da Arte. Ela é formada por todas as formas de arte presentes no cenário da Grécia Antiga. Na arte grega o que impera é o racionalismo e o culto pela beleza, pela perfeição. O homem passou a ser o tema principal de sua própria obra, preservando a sua ligação com o intelecto. É importante destacar que a arte grega foi pioneira na valorização do ser humano em si. Com esse culto ao perfeito e a crença na ideia de que o homem era o...

Ver Resumo Completo

Arte Gótica

Educação Artística

A arte gótica surgiu na Europa, mais precisamente na França, ainda na Idade Média, entre os séculos XII e XIV. O movimento tem início em um período de mudanças na sociedade, principalmente nos contextos socais, políticos e religiosos. A arquitetura gótica teve maior destaque, tendo como principais expoentes as catedrais das igrejas católicas, por isso, pode ser chamado também de artes das catedrais. Apesar da arte gótica surgir em um período de mudanças na sociedade, ela não se distancia da i...

Ver Resumo Completo

Arte Figurativa

Educação Artística

A arte figurativa, também conhecida como figurativismo, é reconhecida como um estilo das artes visuais e utiliza de pinturas, esculturas, gravuras e outros. Ela é utilizada para representar artisticamente a forma humana, os elementos que compõem a natureza e tudo o que foi criado pelas mãos do homem. A arte figurativa pode ser realista ou estilizada, mas independente do modo escolhido pelo artista é necessário que as pessoas consigam compreender exatamente do que se trata. Para isso, os autor...

Ver Resumo Completo

Arte etrusca

Educação Artística

A arte etrusca era a forma de expressão artística da civilização da Etrúria. Na antiga Itália Central, atual região da Toscana, essa organização social conseguiu o seu ápice artístico entre os séculos VIII e II a.C. O estilo da arte etrusca tinha influência de duas etapas da Idade dos Metais, a Idade do Bronze (3.300 – 700 a.C) e a Idade do Ferro (1.200 a.C. – 1.000). Entre as outras culturas que contribuíram para o perfil produtivo desse povo, seja por proximidade ou contato comercial, cabe ...

Ver Resumo Completo

Arte Egípcia

Educação Artística

A arte egípcia refere-se a toda forma artística feita pela civilização do Egito Antigo. Os trabalhos vão desde as pinturas até as esculturas, e retratam a religiosidade e os eventos políticos da época. Uma das figuras mais importantes era o faraó. Visto pelos súditos como um representante de Deus, ele era uma espécie de rei dos egípcios. Por isso, nas pinturas, era sempre desenhado em posição de destaque em relação aos demais.   Acredita-se que os egípcios tenham vivido, aproximadamente, os ú...

Ver Resumo Completo

Arte digital

Educação Artística

A arte digital abrange qualquer manifestação artística executada com o auxílio de meios eletrônicos. Ela é desenvolvida através do uso de softwares modernos e avançados que permitem criar, editar, redimensionar, etc. As artes digitais se dividem em diversas categorias: web art, ilustrações e pinturas digitais, edição de fotos e vídeos, modelagem em 3D, pixel art, gifs e outras. Elas são expostas através de meios eletrônicos, como os computadores, tabletes ou celulares. Origem A arte digital s...

Ver Resumo Completo

Arte Contemporânea

Educação Artística

Arte Contemporânea é uma tendência artística que surgiu na segunda metade do século XX, após a Segunda Guerra Mundial. Também chamada de Arte Pós-Moderna, essa tendência artística apresentou expressões e técnicas inovadoras, que incentivam a reflexão subjetiva sobre a obra. Trazendo uma ruptura com alguns aspectos da Arte Moderna, a  tendência contemporânea ajudou a configurar uma nova mentalidade no mundo artístico. Entretanto, muitos dos valores artísticos pregados na Arte Moderna permanece...

Ver Resumo Completo

Arte Conceitual

Educação Artística

A  Arte Conceitual é uma forma de expressão artística que defende que as ideias, reflexões e provocações são mais importantes em uma obra de arte do que os materiais que foram utilizados para compô-la. Em 1963, a revista Anthology usou pela primeira vez o termo “Arte Conceito” para referir-se à arte conceitual. O artista Henry Flynt define essa nova forma de expressão como um tipo de arte na qual o material é a linguagem. A Arte Conceitual surgiu como movimento na década de 60 e seguiu até po...

Ver Resumo Completo

Arte cinética

Educação Artística

A arte cinética, também conhecida como cinetismo, é uma escola artística ou corrente do século XX que tem como principal característica a utilização de recursos das visões e técnicas destinadas a dar movimento ou passar a impressão de movimento na obra de arte. Com isso, a obra perde a característica do estático da escultura e da pintura. A exposição Le mouvement (O movimento), que aconteceu em Paris, na França, em 1955, é considerada o marco para a arte cinética. História da arte cinética A ...

Ver Resumo Completo

Arte Bizantina

Educação Artística

A arte bizantina foi um conjunto de manifestações artísticas desenvolvidas durante o Império Bizantino, entre os séculos V e XV. Guiada pela religião cristã, essa tendência artística se expandiu para outras regiões além das fronteiras do Império, devido a sua influência político-religiosa. As raízes da arte bizantina vem da arte paleocristã, expressões artísticas que os convertidos na fé em Jesus Cristo realizaram por meio de pinturas nas catacumbas e nos sepulcros. Por sua vez, a arte bizant...

Ver Resumo Completo

Arte Barroca

Educação Artística

A arte barroca é um movimento artístico que surgiu na Itália e foi difundido para vários países da Europa e da América, inicialmente os de predominâncias católicas. Surgido no final do século XVI, o estilo durou até o começo do século XVIII. A estética barroca tem como uma das características o culto do contraste, uma forma de misturar os extremos. Nas obras fortes e vivas, é possível ver o sagrado e o profano, por exemplo. A junção do divino com o humano é outra característica forte do movim...

Ver Resumo Completo

Arte Asteca

Educação Artística

A Arte Asteca tinha sua produção feita por povos pré-colombianos, os quais viviam em uma região onde atualmente localiza-se o México. A cultura vivida pelos astecas era muito rica e eles possuíam elementos que foram legados dos povos mesoamericanos da antiguidade. No século XV, a população asteca teve grande desenvolvimento em sua parte artística e arquitetônica. Mas, por volta do ano de 1512, os espanhóis os dizimaram. A Arte Asteca A Arte Asteca da antiguidade foi uma forma que esse povo ac...

Ver Resumo Completo

Art Nouveau

Educação Artística

A Art Nouveau foi um estilo artístico que teve início na França e se popularizou por vários países, ganhando força entre os anos de 1890 e 1920. O estilo se apresentou na arquitetura, em móveis, em pinturas, na cerâmica e em outras artes decorativas. Art Nouveau é a expressão na língua francesa para “Arte Nova”, mas o movimento ficou conhecido por outros nomes nos países onde fez sucesso. Na Alemanha, por exemplo, o estilo era chamado de Jugendstil, que quer dizer “estilo da...

Ver Resumo Completo

Art Déco

Educação Artística

A art déco é um termo francês (abreviação de arts décoratifs que significa artes decorativas) que define um estilo artístico, decorativo, funcional e arquitetônico que surgiu no início do ano de 1910, na Europa, antes da Primeira Guerra Mundial. Teve o seu auge nos anos 1920. É facilmente associado a áreas como a moda, design, cinema, desenho industrial, cenografia, arquitetura de interiores, artes gráficas, arquitetura e urbanismo, paisagismo, caricatura, entre outros, já que tem a vida coti...

Ver Resumo Completo

Arquitetura Romana

Educação Artística

A arquitetura romana surgiu a partir da forte influência de outras duas arquiteturas: a grega e a etrusca. Importante legado da civilização romana para o mundo ocidental, ela se diferenciou das demais por apresentar características próprias. A arquitetura romana privilegiou obras utilitárias com a construção de aquedutos, termas romanas, pontes, mercados. Além disso, se destacou na construção de templos, palácios, pórticos, tribunais, mosteiros e igrejas. Com monumentos caracterizados pela so...

Ver Resumo Completo

Arquitetura renascentista

Educação Artística

A arquitetura renascentista surgiu na Itália durante o Renascimento, no início do século XIV, e espalhou-se por toda a Europa, permanecendo até o século XVI. Esse modelo arquitetônico distanciou-se dos modelos medievais e góticos, típicos das construções europeias, e construiu um estilo próprio, influenciado pelas artes greco-romanas. Características da arquitetura renascentista As principais características da arquitetura renascentista eram: A simetria e proporção das formas geométricas; O ...

Ver Resumo Completo

Arquitetura Medieval

Educação Artística

A arquitetura medieval reúne os estilos arquitetônicos realizados no período da Idade Média sob a influência do cristianismo católico. Predominou no período construções de igrejas, catedrais, pontes e castelos. A Idade Média – período entre os séculos V ao XV – também é chamado de Idade das Trevas. Dentre as características que marcaram o período estão: as invasões dos povos bárbaros, a economia voltada para o campo, o feudalismo, hierarquias sociais e a supremacia da Igreja Catól...

Ver Resumo Completo

Arquitetura Grega

Educação Artística

A arquitetura grega desenvolveu-se na Grécia Antiga ao longo do século VIII a.C., com estilos que marcaram a história arquitetônica ocidental. Especificamente, o local onde esses estilos arquitetônicos floresceram foram na região do Peloponeso, nas proximidades das ilhas do mar Egeu, pois era nessa localização geográfica que os povos gregos habitavam. A busca pelo belo e das formas perfeitas eram valores estéticos cultivados na arte grega. Inclusive, esses valores estéticos estiveram presente...

Ver Resumo Completo

Arquitetura gótica

Educação Artística

A arquitetura gótica foi um estilo arquitetônico que surgiu na Europa, principalmente na França, e teve grande destaque durante a baixa Idade Média, entre os séculos X e XV, e influência da arquitetura renascentista e românica. No início era denominada de “obra francesa”, mas com o fim do Renascimento a arte passou a ter uma conotação pejorativa e ser chamada de “gótica”. Os renascentistas, inclusive, achavam essa arquitetura “monstruosa” em comparação as obras clássicas. O principal elemento...

Ver Resumo Completo

Arquitetura contemporânea

Educação Artística

A arquitetura contemporânea é um estilo de arquitetura pós-modernista, que surgiu no final dos anos 80 e início dos anos 90, mas que vigora até os dias atuais. Esse novo estilo busca reinterpretar os elementos da arquitetura moderna à sua maneira, sem estabelecer uma linguagem única. Dessa forma, os arquitetos contemporâneos são livres para usar de diferentes interpretações (pluralismo) em suas obras, seja incorporando novas tecnologias ou aprimorando velhas tradições. Entre as característica...

Ver Resumo Completo

Arquitetura Barroca

Educação Artística

As obras da arquitetura barroca surgiram entre os séculos XVI e XVIII e fizeram parte de um importante movimento contrarreforma da Igreja Católica. Inicialmente, as obras eram produzidas na Itália, mas logo se espalharam pelos países católicos da Europa e da América.   A arquitetura barroca introduziu uma nova estética às edificações construídas especialmente na Itália do século XVII. Naquela época, o catolicismo vivia um período bastante conturbado com a Reforma Protestante. Em razão disso, ...

Ver Resumo Completo

Arquitetura

Educação Artística

A arquitetura é a ciência por trás das construções, desde sua projeção até a sua estruturação. Em outras palavras, a arquitetura trata de todas as etapas do planejamento de um local, pensando em questões de organização, estética e, principalmente, habitação. A palavra deriva do grego “arkhé”, que quer dizer “primeiro ou principal”, e “tékhton”, que significa “construção”. Ela existe desde que os seres humanos passaram a buscar locais para se abr...

Ver Resumo Completo

Abstracionismo

Educação Artística

Abstracionismo foi uma forma de arte que surgiu no século XX por meio das vanguardas europeias – movimento artístico que provocou uma ruptura com a tradição cultural do século 19, tradicionalista e academicista, que tinha o “belo” como principal atributo. Também chamada de Arte Abstrata, tinha como peculiaridade a criação de formas e imagens abstratas, diferentemente da representação de objetos ou figuras da realidade. Tratava-se, portanto, de uma de uma arte subjetiva e não representacional,...

Ver Resumo Completo

Abaporu

Educação Artística

Abaporu é o nome de uma pintura brasileira feita pela artista Tarsila do Amaral, no ano de 1928, como presente para o seu então marido, Oswald de Andrade. A obra, feita a óleo sobre tela, é vista por muitos como a mais importante pintura brasileira. O trabalho de Tarsila é a principal pintura do período antropofágico do modernismo brasileiro. A obra tem o valor estimado de US$ 40 milhões. O Abaporu pertence ao Museu de arte latino-americana de Buenos Aires (Malba), na Argentina. O nome da obr...

Ver Resumo Completo

A Última Ceia de Leonardo Da Vinci

Educação Artística

A Última Ceia de Leonardo da Vinci é uma das pinturas mais famosas do mundo, ao lado da Mona Lisa, do mesmo artista. A obra está no refeitório da igreja e convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão, na Itália. Atualmente, a igreja é considerada Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas (Unesco). A Última Ceia de Leonardo da Vinci remonta a passagem bíblica da última ceia, citada no livro como a refeição feita por Jesus Cristo na companhia dos seus doze apóstolos. Na passagem, ...

Ver Resumo Completo

A Noite Estrelada

Educação Artística

A Noite Estrelada é um quadro do holandês Vincent van Gogh (1853-1890). Pintada em 1889, a obra é um óleo sobre tela que retrata a vista da janela de um quarto do asilo psiquiátrico de Saint-Rémy-de-Provence, na França. A tela faz parte do acervo artístico do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMa) desde 1941. Contexto da obra Considerado na área das artes um dos artistas mais influentes do século XIX, Van Gogh pintou A Noite Estrelada quando estava no asilo de Saint-Rémy-de-Provence, loc...

Ver Resumo Completo