Resolver o Simulado FGV

0 / 73

Português

1

Texto 3 – Normose, um distúrbio da vida moderna

A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma “prima" menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas. “Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente", explica o eminente psicólogo e antropólogo Roberto Crema, um dos especialistas do assunto no Brasil.

“Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente".

A afirmação correta em relação aos componentes desse segmento do texto 3 é:

  • A a forma verbal “encontra-se" indica um estado permanente;
  • B o adjetivo “desequilibrado" encontra-se no masculino porque se refere a “doente";
  • C o conectivo “quando" indica simultaneamente lugar e tempo;
  • D a forma verbal “predomina" se refere a “normose" e, por isso, está no singular;
  • E o termo “esse sistema" se refere ao sistema citado anteriormente no mesmo trecho.
2

“Geralmente gastavam pouco, mas como haviam recebido bastante na colheita do algodão, a caminhada foi cheia de paradas para compras”.

Reescrevendo-se o período, mantém-se o sentido original apenas em:

  • A A caminhada foi cheia de paradas para compras, uma vez que haviam recebido bastante na colheita do algodão, dado que geralmente gastavam pouco.
  • B Haviam recebido bastante na colheita do algodão, a caminhada foi cheia de paradas para compras porque geralmente gastavam pouco.
  • C Porque haviam recebido bastante na colheita do algodão, geralmente gastavam pouco, e a caminhada foi cheia de paradas para compras.
  • D Ainda que geralmente gastassem pouco, a caminhada foi cheia de paradas para compras, pois haviam recebido bastante na colheita do algodão.
  • E Em virtude de gastarem geralmente pouco e de haverem recebido bastante na colheita do algodão, a caminhada foi cheia de paradas para compras.
3
País precisa racionalizar consumo de eletricidade?

Há previsão de chuvas para a maior parte das regiões do país nos próximos dias. Ainda assim, por força da longa estiagem que afetou o Sudeste e o Centro-Oeste, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS) trabalha com uma estimativa de que no atual período úmido o volume de chuvas não ultrapasse 67% da média histórica nas áreas que abrigam os principais reservatórios das hidrelétricas.

No Sudoeste, o volume de água acumulada nos reservatórios caiu para o mesmo patamar registrado em igual período em 2001 (34%), ano em que o país teve de recorrer a um programa de racionamento de eletricidade. Desde então muita coisa aconteceu para reduzir a necessidade de um novo racionamento.

Linhas de transmissão foram instaladas, aumentando a capacidade de transferência de eletricidade de uma região para outra (em 2001, de fato, a energia que sobrava no Sul ou no Norte não pôde ser transferida para o Sudeste e o Nordeste). O parque gerador também recebeu considerável reforço de usinas termoelétricas e há uma crescente contribuição da energia eólica, ainda que em termos relativos essa participação não ultrapasse 1% da eletricidade consumida.

Mas a verdade é que a oferta de energia depende agora dos humores de São Pedro. A hidroeletricidade responde por mais de 70% da capacidade de geração, e praticamente todas as novas usinas hidráulicas operam a fio d’água, ou seja, dependem da vazão dos rios. Se estivessem concluídas, as usinas de Jirau e Santo Antônio, no Madeira, e Belo Monte, no Xingu, poderiam estar operando a plena capacidade em face da grande cheia dos rios que as abastecem.

Os reservatórios remanescentes não mais asseguram o suprimento de eletricidade do país por vários anos, e sim por meses.

Em pleno período úmido, quando a ocorrência de chuvas abundantes ainda é possível, talvez não faça sentido a adoção já de um plano de racionamento de energia. Com a economia crescendo pouco, o racionamento precipitado poderia ter impacto negativo desnecessário sobre a produção, já debilitada por outros fatores. No entanto, como a situação dos reservatórios está em ponto crítico e a previsão de chuvas é incerta, o mínimo que se deveria esperar das autoridades seria um esforço em prol da racionalização do uso de energia, como primeira iniciativa. No passado, a população e os setores produtivos deram provas de que respondem com presteza aos estímulos à racionalização do consumo de eletricidade. E, se preciso for, todos estariam preparados para o racionamento, em um segundo momento.

O que não pode é o governo ficar de braços cruzados, por causa do ano eleitoral, fingindo que não há qualquer risco de desabastecimento. Por causa de seus interesses políticos, o governo não deveria jogar com a sorte e expor a população a uma situação com consequências muito sérias se o país tiver de ser submetido, mais tarde, a um forte racionamento de energia.

(Opinião, O Globo, 07/03/2014)

Assinale a opção em que os dois vocábulos não fazem o plural da mesma forma.

  • A previsão – vazão.
  • B região – população.
  • C transmissão – situação.
  • D adoção – cidadão.
  • E geração – contribuição.
4

TEXTO 4 – POR QUE SÃO ASSIM?

Mariana Sgarioni

Daniel Blair tem 4 aninhos e achou que seu cachorrinho de apenas uma semana de vida estava muito sujo. O melhor jeito encontrado para um banho rápido foi atirar o animal na água do vaso sanitário – e dar descarga. Por sorte, a mãe descobriu a tempo, e bombeiros resgataram o animalzinho ainda vivo no esgoto. O caso aconteceu no início de junho, na Inglaterra, e chamou a atenção das câmeras do mundo inteiro. Muitos perguntaram: será que Daniel seria um psicopata divertindo-se com o sofrimento do bicho?

Provavelmente não. Nesses casos, o que pode existir é o transtorno de conduta – comportamento que viola regras sociais importantes.


O texto 4 deve ser classificado como:

  • A informativo, já que traz informações sobre um fato real ocorrido;
  • B dissertativo-argumentativo, pois inclui-se no debate científico sobre os psicopatas;
  • C descritivo, porque acumula qualidades e características do temperamento psicopata;
  • D dissertativo-expositivo, visto que simplesmente traz um fato ao conhecimento do público, sem discuti-lo;
  • E narrativo, uma vez que apresenta uma série de ações em sequência cronológica.
5

Texto 1 – Alterar o ECA independe da situação carcerária

(O Globo, Opinião, 23/06/2015)


Nas unidades de internação de menores infratores reproduzem-se as mesmas mazelas dos presídios para adultos: superpopulação, maus-tratos, desprezo por ações de educação, leniência com iniciativas que visem à correição, falhas graves nos procedimentos de reinclusão social etc. Um levantamento do Conselho Nacional do Ministério Público mostra que, em 17 estados, o número de internos nos centros para jovens delinquentes supera o total de vagas disponíveis; conservação e higiene são peças de ficção em 39% das unidades e, em 70% delas, não se separam os adolescentes pelo porte físico, porta aberta para a violência sexual.

Assim como os presídios, os centros não regeneram. Muitos são, de fato, e também a exemplo das carceragens para adultos, locais que pavimentam a entrada de réus primários no mundo da criminalidade. Esta é uma questão que precisa ser tratada no âmbito de uma reforma geral da política penitenciária, aí incluída a melhoria das condições das unidades socioeducativas para os menores de idade. Nunca, no entanto, como argumento para combater a adequação da legislação penal a uma realidade em que a violência juvenil se impõe cada vez mais como ameaça à segurança da sociedade. O raciocínio segundo o qual as más condições dos presídios desaconselham a redução da maioridade penal consagra, mais do que uma impropriedade, uma hipocrisia. Parte de um princípio correto – a necessidade de melhorar o sistema penitenciário do país, uma unanimidade – para uma conclusão que dele se dissocia: seria contraproducente enviar jovens delinquentes, supostamente ainda sem formação criminal consolidada, a presídios onde, ali sim, estariam expostos ao assédio das facções.

Falso. A realidade mostra que ações para melhorar as condições de detentos e internos são indistintamente inexistentes. A hipocrisia está em obscurecer que, se o sistema penitenciário tem problemas, a rede de “proteção” ao menor consagrada no Estatuto da Criança e do Adolescente também os tem. E numa dimensão que implica dar anteparo a jovens envolvidos em atos violentos, não raro crimes hediondos, cientes do que estão fazendo e de que, graças a uma legislação paternalista, estão a salvo de serem punidos pelas ações que praticam.

Preservar o paternalismo e a esquizofrenia do ECA equivale a ficar paralisado diante de um falso impasse. As condições dos presídios (bem como dos centros de internação) e a violência de jovens delinquentes são questões distintas, e pedem, cada uma em seu âmbito específico, soluções apropriadas. No caso da criminalidade juvenil, o correto é assegurar a redução do limite da inimputabilidade, sem prejuízo de melhorar o sistema penitenciário e a rede de instituições do ECA. Uma ação não invalida a outra. Na verdade, as duas são necessárias e imprescindíveis.

“Nas unidades de internação de menores infratores reproduzem-se as mesmas mazelas dos presídios para adultos”; a frase abaixo em que se repete o mesmo sentido do vocábulo sublinhado é:

  • A Os menores têm mesmo que pagar por seus crimes.
  • B Os crimes são punidos pela mesma lei de antigamente.
  • C É mesmo verdade que as leis irão mudar?
  • D Os dois presídios têm as mesmas condições.
  • E As celas são abertas pela mesma chave.
6

Texto II 

Nos reinos da intolerância 
A  intolerância  sexual  reverberou  na  Casa  Branca  e  no 
Vaticano.  O  presidente  Barack  Obama  criticou  os  países  que 
adotam  leis  discriminatórias  contra  homossexuais.  “Não  tenho 
nenhuma  tolerância  com  os  países  que  tentam  tratar  gays, 
lésbicas ou pessoas transgênero de uma maneira que os  intimide 
ou  prejudique”,
declarou.  Já  o  Papa  Francisco  distinguiu-se  de 
seus antecessores, explicando que não tem o direito de  julgar as 
inclinações sexuais dos indivíduos.
Normatizar  o  comportamento  sexual  de  um  indivíduo,  algo 
que  só pertence  a ele,  constitui uma das  formas mais  cruéis de 
violência.  Cada  ação  política  nessa  direção  potencializa  a 
discriminação e o ódio sexual. Obama entendeu isso e até o Papa 
ensaiou  uma  mudança  na  tradicional  posição  doutrinária  da 
Igreja.  Entretanto,  a  política  da  intolerância  continua  a  imperar 
nos países que negaram o valor dos direitos individuais. 
(Axé SilvaO Mundo, setembro de 2013)  

Os adjetivos formam uma classe que acrescenta algo ao texto; eles representam características, qualidades, estados ou relações. Dentre os adjetivos sublinhados a seguir, assinale a opção que indica aquele que é incluído entre os que expressam característica.

  • A Presidente americano
  • B Leis discriminatórias
  • C Inclinações sexuais
  • D Dioceses distantes
  • E Anacrônica posição
7
A festa cristão

A Igreja Católica denuncia a amoralidade e o materialismo pelo vazio espiritual da moderna civilização. A decomposição das famílias, a violência, a corrupção, as drogas, a dissolução dos costumes e a falta de solidariedade com os menos afortunados seriam sintomas de um mundo sem fé.
“Ao lado do racionalismo grego, nada influenciou tanto a história do Ocidente quanto o cristianismo" , registra o filósofo Karl Popper. “O cristianismo foi o principal ingrediente do pensamento europeu. Mesmo sob ataque, manteve seus críticos em sua órbita. São ainda condenados a esgrimir com a ética e a moralidade cristã até mesmo os ateus" , observa o historiador Fernand Braudel. Humanistas prisioneiros de métodos científicos, desamparados pela fé, celebram também com o Papa Francisco “o Natal como anúncio de alegria, esperança e ternura".
O historiador Paul Johnson argumenta que “a ascensão cristã não foi acidental, mas sim o atendimento de uma ampla, urgente e mal formulada necessidade de um culto monoteísta no mundo grego. As divindades tribais não forneciam mais explicações satisfatórias para uma sociedade cosmopolita em expansão, com crescentes padrões de vida e pretensões intelectuais" . Era a versão mediterrânea da globalização derrubando deuses locais.
O mesmo pode ser dito da contaminação viral das ideias socialistas. A “morte" de Deus e o “desencantamento" do mundo exigiram uma nova religião secular e universal. O marxismo e suas pretensas bases científicas revelaram‐se não apenas um formidável equívoco intelectual mas também um trágico experimento político, social e econômico. Mas disseminaram‐se por seu apelo a nossos ancestrais instintos de solidariedade e altruísmo, heranças da moralidade dos pequenos bandos e das grandes religiões. Pois, afinal, “a predisposição à crença religiosa é a mais complexa, poderosa e provavelmente irremovível força da natureza humana" , considera o biólogo Edward Wilson.
Por outro lado, apesar de criticados por sua impessoalidade e incompreendidos pelas massas, os mercados globais formam uma extensa rede de cooperação social abrangendo bilhões de indivíduos. “Nossas dificuldades resultam de que precisamos ajustar nossas vidas, pensamentos e emoções a esses dois mundos diferentes" , diagnostica o economista Friedrich von Hayek.

(Paulo Guedes, O Globo, 23/12/2013)

Assinale a alternativa que indica uma característica marcante desse texto.

  • A Ambiguidade intencional
  • B Presença de várias vozes
  • C Preocupação com os dogmas da Igreja.
  • D Pluralidade de variedades linguísticas.
  • E Paralelismo estrutural de todos os parágrafos.
8

Texto 7

Em 3 de novembro de 1957, a cadela Laika se tornava o primeiro animal da Terra a ser colocado em órbita. A bordo da nave soviética Sputnik2, ela morreu horas depois do lançamento, mas pôde entrar para a história da corrida espacial. O animal escolhido para ir ao espaço era uma vira-latas de 6Kg de nome kudriavka. Depois os soviéticos decidiram renomeá-la como Laika. Sua cabine tinha espaço para ela ficar deitada ou em pé. Comida e água eram providenciadas em forma de gelatina. Ela tinha uma proteção e eletrodos para monitorar seus sinais vitais. Os primeiros dados da telemetria mostraram que ela estava agitada, mas comia a ração. Apesar de toda a preparação, ela morreu devido a uma combinação de superaquecimento e pânico, deixando alguns cientistas tristes.

Em “pôde entrar para a corrida espacial” há somente uma oração, pois “pôde entrar” é uma locução verbal; a frase abaixo em que há somente uma oração é:

  • A a tripulação mandou desembarcar a mercadoria;
  • B a cadela sentiu estremecer a nave;
  • C a cadelinha quis sair da nave espacial;
  • D os cientistas deixaram morrer o animal;
  • E a cadelinha via chegar a ração.
9
Atenção! A charge a seguir se refere à questão.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Na frase “Adão, nós somos unissex!", a vírgula se justifica
  • A pela antecipação de um adjunto adverbial.
  • B pela presença de um vocativo.
  • C pelo destaque de um aposto.
  • D pela indicação de uma interjeição.
  • E pela inversão da ordem direta.
10

Compare os termos sublinhados das seguintes frases:

1. Preciso de mais tempo.
2. Viajo de táxi.
3. Árvores de minha rua.
4. Recebi a cópia da foto.

Sobre esses termos, assinale a afirmativa correta.

  • A Todo complemento é precedido de uma preposição obrigatória.
  • B Os exemplos de 1 e 2 são complementos de tipos diferentes.
  • C 2 e 3 são termos adjuntos de mesmo tipo.
  • D 4 é um caso de adjunto adnominal
  • E 3 e 4 são adjuntos de tipos diferentes.
11

Texto 6 – Poupar é possível

Elaine Toledo, Claúdia

Sempre dá para separar um dinheirinho para o futuro. Em sete passos fáceis, veja como: 1. Ande com um caderninho na bolsa e anote tudo o que gasta para saber para onde está indo seu dinheiro. 2. Se você não tem certeza de que conseguirá conter seus impulsos, deixe em casa cartões de crédito e cheques. Estabeleça um limite em dinheiro para carregar na carteira. 3. Planeje suas compras, todas elas, e pague apenas à vista. 4. Sempre pesquise preços e pechinche. 5. Só compre pela internet ou pelo telefone se for algo necessário, oferecido a um preço ótimo (a internet é um prato cheio para compradores compulsivos). 6. Passe longe das liquidações. 7. Pesquise pacotes econômicos para celular, telefone fixo, internet e TV a cabo.

No texto 6, a marca que indica uma preocupação com o paralelismo na construção de grande parte das frases do texto é:

  • A o início traz sempre uma forma verbal;
  • B o emprego de formas de imperativo;
  • C o apelo ao humor nas instruções;
  • D o uso de formas coloquiais de linguagem;
  • E a presença de testemunhos de autoridade.
12

Veja a charge a seguir, realizada por ocasião dos atentados terroristas de Paris contra um jornal humorístico:

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Na frase do terrorista há uma figura de linguagem denominada

  • A metáfora.
  • B ironia.
  • C hipérbole.
  • D pleonasmo.
  • E catacrese.
13

Texto I

Só falta a política de redução de riscos

Entre 1990 e 2010, mais de 96 milhões de pessoas foram afetadas por desastres no Brasil, como demonstra o Atlas dos Desastres Naturais do Brasil. Destas, mais de 6 milhões tiveram de deixar suas moradias, cerca de 480 mil sofreram algum agravo ou doença e quase 3,5 mil morreram imediatamente após os mesmos. Desastres como o de Petrópolis, que resultaram em dezenas de óbitos, não existem em um vácuo. Se por um lado exigem a presença de ameaças naturais, como chuvas fortes, por outro não se realizam sem condições de vulnerabilidade, constituídas através dos processos sociais relacionados à dinâmica do desenvolvimento econômico e da proteção social e ambiental. Isto significa que os debates em torno do desastre devem ir além das cobranças que ano após ano ficam restritas à Defesa Civil.

A redução de riscos de desastres deve hoje constituir o cerne da política brasileira para os desastres. Isto significa combinar um conjunto de políticas não só para o durante os riscos e situações de desastres, o que avançamos bem, mas também e principalmente para o antes e o depois dos mesmos.

Particularmente, após o desastre da Região Serrana (RJ) em 2011, uma série de iniciativas importantes ocorreu. Criou-se o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, a Força-Tarefa de Apoio Técnico e Emergência, a Força Nacional do SUS e reestruturou-se o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos de Desastres. Estas iniciativas ainda estão concentradas no monitoramento, alerta e respostas aos desastres. Faltam políticas integradas para redução de riscos.

Dados do IBGE revelam que apenas 1,2% dos municípios possuíam plano municipal de redução de riscos em 2011. Nos municípios maiores, com mais de 500 mil habitantes, que não ultrapassam quatro dezenas, este percentual superava 50%. De modo inverso, nos municípios menores, com menos de 20 mil habitantes, em torno de quatro mil, este percentual era de 3,3%. É uma situação bastante preocupante relacionada aos municípios de grande porte e drástica nos municípios de pequeno porte.

Há necessidade urgente de se investir em políticas integradas. E que ofereçam suporte aos municípios de menor porte. Na outra ponta, políticas de recuperação e reconstrução após desastres deveriam permitir o retorno à normalidade da vida "cotidiana", não prolongando os efeitos dos desastres, como temos visto.

(Carlos Machado - O Globo, 01/04/2013)

"Desastres como o de Petrópolis, que resultaram em dezenas de óbitos, não existem em um vácuo".

Com esse período o autor do texto quer antecipar que
  • A as autoridades deixaram de fazer sua parte, deixando um vácuo de poder e medidas, que possibilitou os desastres.
  • B os desastres de Petrópolis só podem ocorrer em localidades densamente povoadas, onde o meio ambiente foi desrespeitado.
  • C as ocorrências de Petrópolis só alcançaram gravidade em função de terem atingido pessoas de classes mais abastadas.
  • D os desastres da cidade de Petrópolis envolvem fatores diversos, pertinentes a espaços naturais e sociais.
  • E as responsabilidades pelos desastres de Petrópolis devem ser investigadas, já que foram muitas as vítimas.
14

Cafezinho

Leio a reclamação de um repórter irritado que precisava falar com um delegado e lhe disseram que o homem havia ido tomar um cafezinho. Ele esperou longamente, e chegou à conclusão de que o funcionário passou o dia inteiro tomando café.

Tinha razão o rapaz de ficar zangado. Mas com um pouco de imaginação e bom humor podemos pensar que uma das delícias do gênio carioca é exatamente esta frase:

— Ele foi tomar café.

A vida é triste e complicada. Diariamente é preciso falar com um número excessivo de pessoas. O remédio é ir tomar um "cafezinho". Para quem espera nervosamente, esse "cafezinho" é qualquer coisa infinita e torturante. Depois de esperar duas ou três horas dá vontade de dizer:

— Bem, cavalheiro, eu me retiro. Naturalmente o Sr. Bonifácio morreu afogado no cafezinho.

Ah, sim, mergulhemos de corpo e alma no cafezinho. Sim, deixemos em todos os lugares este recado simples e vago:

— Ele saiu para tomar um café e disse que volta já.

Quando a Bem-amada vier com seus olhos tristes e perguntar:

— Ele está? - alguém dará o nosso recado sem endereço. Quando vier o amigo e quando vier o credor, e quando vier o parente, e quando vier a tristeza, e quando a morte vier, o recado será o mesmo:

— Ele disse que ia tomar um cafezinho...

Podemos, ainda, deixar o chapéu. Devemos até comprar um chapéu especialmente para deixá-lo. Assim dirão:

— Ele foi tomar um café. Com certeza volta logo. O chapéu
dele está aí...

Ah! fujamos assim, sem drama, sem tristeza, fujamos assim. A vida é complicada demais. Gastamos muito pensamento, muito sentimento, muita palavra. O melhor é não estar.


Quando vier a grande hora de nosso destino nós teremos saído há uns cinco minutos para tomar um café. Vamos, vamos tomar um cafezinho.

(Rubem Braga)
"...teremos saído há uns cinco minutos para tomar um café"; a forma da frase abaixo que não apresenta a ideia de finalidade é
  • A a fim de tomar café.
  • B com o objetivo de tomar café.
  • C com a intenção de tomar café.
  • D conforme o horário de tomar café.
  • E tendo em vista tomar café.
15
Por que é tão difícil entender?
A  crise  que  o  país  atravessa  desde  a  eclosão  dos  primeiros protestos  contra  o  aumento  das passagens  de  ônibus  têm  três componentes articulados: 
1  –  A  sociedade  quer  transporte,  saúde  e  educação de qualidade, pois ela paga caro por isso, por meio de impostos, e não recebe em troca serviços públicos à altura. Simples assim. A sociedade não pediu nas ruas reforma política, nem plebiscito para eliminar suplente de senador. 
2 – A sociedade quer o fim da impunidade,pois está cansada de ver corruptos soltos debochando de quem é honesto, mesmo depois de condenados. Acrescentar o adjetivo hediondo à corrupção de pouco adianta se deputados e ministros continuam usando aviões da FAB para passear e se criminosos estão soltos, alguns até ocupando cargos de liderança ou participando de comissões no Congresso. 
3  –  A  sociedade  quer  estabilidade  econômica:  para a percepção do cidadão comum, os 20 centavos pesaram como mais um sinal de que a economia está saindo do controle. A percepção do aumento da inflação é crescente em todas as classes sociais; em última análise, este será o fator determinante dos rumos da crise a médio prazo, já que não há discurso ou propaganda que camufle a corrosão do poder de compra das pessoas, sobretudo daquelas recentemente incorporadas à economia formal.
Esses  problemas  não  são  de  agora,  nem responsabilidade exclusiva dos últimos governos. Mas o que se espera de quem está no poder é que compreenda que a melhor maneira de reconquistar o apoio perdido é dar respostas concretas e rápidas às demandas feitas nas ruas ( e não às questões que ninguém fez). 
(Adaptado. Luciano Trigo, O Globo, 11-7-2013) 

Ao dizer que a crise que o país atravessa tem três componentes “articulados”, o autor do texto quer dizer que tais componentes

  • A estão interligados.
  • B são fruto de articulação política.
  • C se originaram de um plano subversivo.
  • D foram criados pelas autoridades.
  • E se formaram lenta e progressivamente.
16
Dia do Trabalho

Em abril de 1886, eclodiram nos Estados Unidos diversas greves, nas quais os operários reivindicavam jornada de trabalho de oito horas diárias. Essa reivindicação baseava-se em um raciocínio muito simples: se o dia tem 24 horas, deveria ser dividido logicamente em três partes de oito horas - uma para o trabalho, outra para descanso e lazer e outra para o estudo.
Em 1° de maio do mesmo ano, milhares de trabalhadores de Chicago iniciaram uma greve geral. Três dias depois, a praça Haymarket, na cidade, foi ocupada por operários anarquistas reunidos em um grande comício para protestar contra a morte de grevistas na porta de uma fábrica no dia anterior. Quase no fim da manifestação, a polícia ordenou que os operários abandonassem imediatamente a praça. Nesse momento uma bomba foi atirada na direção dos policiais, matando um deles e ferindo vários outros. Seguiu-se um tiroteio, no qual foram mortos vários manifestantes.
Os anarquistas foram acusados de atirar a bomba, o que motivou uma grande campanha na imprensa para reprimir o movimento. Alguns dias depois, oito lideres foram presos e julgados rapidamente. Sete deles foram condenados a morte sem provas conclusivas sobre seu envolvimento no atentado. Ao final do processo, dois condenados à morte tiveram a pena transformada em prisão perpétua, um se suicidou na prisão e quatro foram enforcados em praça pública.
Esses manifestantes passaram a ser lembrados como os "mártires de Chicago” . Em homenagem a eles, a partir de 1890 correntes ideológicas do movimento operário internacional e organizações sindicais passaram a comemorar em 1° de maio o Dia do Trabalho, realizando grandes manifestações em todo o mundo, exceto nos Estados Unidos. Curiosamente, no país onde ocorreu o massacre de Chicago, o Dia do Trabalho é comemorado oficialmente na primeira segunda-feira de setembro, desde 1894.

(Marcos Napolitano e Mariana Villaça)


"Nesse momento uma bomba foi atirada na direção dos policiais, matando um deles e ferindo vários outros” .

Sobre os componentes desse segmento do texto, assinale a afirmativa correta.
  • A "Nesse momento” se refere ao momento da morte do policial.
  • B "foi atirada” se refere a uma ação praticada pela "bomba".
  • C "na direção dos policiais" indica uma ação involuntária.
  • D "matando" e "ferindo" são ações praticadas pelo mesmo agente.
  • E "um deles' indica um policial qualquer, não uma quantidade.
17

“O quanto a indústria é importante para o Brasil?”

Os itens abaixo mostram respostas dadas a essa pergunta; o item em que a relação entre os termos da resposta mostra somente uma relação linguística e não factual é:

  • A Sem a indústria da moda, / o ícone da beleza brasileira lá fora seria só a natureza.
  • B Sem a indústria aeronáutica, / uma parte da nossa história poderia não ter decolado.
  • C Sem a indústria automobilística, / não teríamos tantos ídolos
  • D Sem a indústria médica, / muitas vidas não teriam sido salvas.
  • E Sem a indústria da música, / jamais teríamos levado o charme de Ipanema para o resto do planeta.
18

Assinale a opção que mostra todos os vocábulos clíticos ou átonos da frase "Um cachorro não deita para pensar, pois, se o faz, pode ser mordido por outro".

  • A um / não / para / pois / se / o / por.
  • B um / pois / se / o / por.
  • C um / pois / se / o.
  • D um / se / o
  • E um / o
19

Texto 1 – Um Brasil livre de preconceito

As principais democracias do mundo têm inscrito em suas Constituições os direitos fundamentais dos cidadãos. Direitos políticos, civis, econômicos, sociais e culturais figuram entre as condições básicas para a vida em sociedade tal como a conhecemos hoje. Mas nem sempre foi assim. Muitos dos direitos hoje considerados universais somente foram conquistados após muito esforço e muita luta. Como exemplo, basta citar o voto feminino no Brasil, só garantido em lei no ano de 1934.

Atualmente, podemos dizer que o Brasil elevou os direitos políticos, civis, econômicos e culturais a patamares inéditos, avançando rapidamente na realização progressiva deles. E assim surge o desafio de avançarmos nos chamados direitos de quarta geração, que englobam os direitos das mulheres, dos negros e da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), entre outros.

Texto 1 – Um Brasil livre de preconceito

Ideli Salvatti – O Globo, 4/09/2014

As principais democracias do mundo têm inscrito em suas Constituições os direitos fundamentais dos cidadãos. Direitos políticos, civis, econômicos, sociais e culturais figuram entre as condições básicas para a vida em sociedade tal como a conhecemos hoje. Mas nem sempre foi assim. Muitos dos direitos hoje considerados universais somente foram conquistados após muito esforço e muita luta. Como exemplo, basta citar o voto feminino no Brasil, só garantido em lei no ano de 1934.
Atualmente, podemos dizer que o Brasil elevou os direitos políticos, civis, econômicos e culturais a patamares inéditos, avançando rapidamente na realização progressiva deles. E assim surge o desafio de avançarmos nos chamados direitos de quarta geração, que englobam os direitos das mulheres, dos negros e da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), entre outros.


O segundo parágrafo do texto 1 mostra de forma positiva a conquista de novos direitos considerados fundamentais; a forma linguística de valorização só NÃO inclui:
  • A o emprego do verbo “elevar” em relação aos direitos políticos;
  • B a utilização do verbo “avançar” em referência à realização dos direitos citados;
  • C o uso do adjetivo “progressiva”, considerando os direitos como uma demonstração de progresso;
  • D a designação de “quarta geração” para os novos direitos, empregando expressão da área tecnológica;
  • E a indicação de que os novos direitos são um desafio a ser superado pela sociedade.
20
29 anos de democracia

Mais de 90 milhões de brasileiros, quase metade da população atual, não eram nascidos quando o último general- presidente, João Figueiredo, deixou o Palácio do Planalto. Outros 30 milhões ainda não eram adolescentes.

Maioria crescente dos brasileiros, portanto, terá nascido ou se tornado adulta na vigência do regime democrático. A Nova República já é mais longeva que todos os arranjos republicanos anteriores, à exceção do período oligárquico (1889-1930).

Em termos de escala, assiduidade e participação da população na escolha dos governantes, o Brasil de 1985 a 2014 parece outro país, moderno e dinâmico, no cotejo com a restrita experiência eleitoral anterior.

A hipótese de ruptura com o passado se fortalece quando avaliamos a extensão dos mecanismos de distribuição de oportunidades e de mitigação de desigualdades de hoje. Sozinhas, as despesas sociais no Brasil equivalem, em percentual do PIB, a quase todo o gasto público chinês.

A democracia brasileira contemporânea, e apenas ela na história nacional, inventou o que mais perto se pode chegar de um Estado de Bem-Estar num país de renda média. A baixa qualidade dos serviços governamentais está ligada sobretudo à limitação do PIB, e não à falta de políticas públicas social- democratas.

Autoritários e populistas do passado davam uma banana para o custeio -e o controle de qualidade- da educação básica. Governos democráticos a partir de 1985 fizeram disparar a despesa. Muito da redução na desigualdade de renda se deve a isso.

Ainda assim, a parte da esquerda viúva da ruína socialista vive a defender o “aprofundamento da democracia” e “mudanças estruturais” que nos livrem do modelo de “modernização conservadora” -seja lá o que esses termos signifiquem hoje.
Já ocorreu a tal “mudança estrutural”. O Brasil democrático não se parece com seu passado tristonho, embora ainda haja tanto por fazer.

(Vinicius Mota, Folha de São Paulo)

“Mais de 90 milhões de brasileiros, quase metade da população atual, não eram nascidos quando o último general-presidente, João Figueiredo, deixou o Palácio do Planalto”.

A inferência correta desse segmento do texto é a de que
  • A o último general-presidente foi retirado do cargo de presidente.
  • B o general João Figueiredo foi precedido de outros generais na presidência.
  • C os presidentes do país deveriam ser obrigatoriamente generais.
  • D houve democracia no país a partir do governo de João Figueiredo.
  • E desde a independência do país, os militares estiveram no poder.

Matemática

21

No sítio de João há uma pequena caixa d'água retangular de 1,20m de comprimento, 1,0m de largura e 80cm de altura. A caixa está vazia, mas o poço tem água. Com um balde de capacidade de 15 litros, João pretende retirar baldes cheios de água do poço e despejar a água na caixa, sucessivas vezes, até que a caixa fique completamente cheia.

O número de vezes que João deve repetir essa operação é:

  • A 48
  • B 56.
  • C 64
  • D 68
  • E 72
22

Na indústria de bebidas em várias partes de mundo, usam-se unidades de volume diversas como o “barril”, o “galão”, a “onça” e o “litro”. Nos EUA, 1 barril de cerveja equivale a 31 galões e, por sua vez, 1 galão equivale a 128 onças.

Considere que 34 onças são equivalentes a 1 litro.

Nos EUA, um barril de cerveja tem, aproximadamente:

  • A 106 litros;
  • B 117 litros;
  • C 130 litros;
  • D 147 litros;
  • E 159 litros.
23

Para empréstimos a clientes comuns, uma financeira cobra taxa nominal de juros de 84% ao ano com capitalização mensal. Para um empréstimo de dois meses, a taxa efetiva de juros é, aproximadamente de:

  • A 14,1%
  • B 14,3%
  • C 14,5%
  • D 14,7%
  • E 14,9%
24

A figura a seguir representa um polígono em forma de U, cujas medidas estão indicadas em metros.

Todos os ângulos são retos.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

A área e o perímetro do polígono são, respectivamente,

  • A 128 m2 e 72 m.
  • B 192 m2 e 68 m.
  • C 172 m2 e 84 m.
  • D 156 m2 e 68 m.
  • E 172 m2 e 72 m.
25

Em um círculo de raio 13 cm, uma corda AB mede 10 cm. Seja M o ponto médio do menor arco de círculo AB . A medida da corda MB , em centímetros, é

  • A √26
  • B √20
  • C 4
  • D √15
  • E √12
26

Em uma papelaria, uma caixa com 5 lápis iguais custa R$6,00. Mantendo o preço unitário, outra caixa com três dúzias desses lápis deverá custar

  • A R$42,80
  • B R$43,20.
  • C R$44,00
  • D R$44,60
  • E R$45,40
27

Na operação de adição representada abaixo, cada letra representa um algarismo e letras diferentes representam algarismos diferentes.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

O valor de A + B + C é

  • A 12
  • B 13
  • C 14
  • D 15
  • E 16
28

O aniversário da cidade de Aracaju é o dia 17 de março que, em 2015 caiu em uma terça-feira. Como o próximo ano será bissexto, o mês de fevereiro terá um dia a mais. Portanto, o dia 17 de março de 2016 cairá em:

  • A uma segunda-feira;
  • B uma quarta-feira;
  • C uma quinta-feira;
  • D uma sexta-feira;
  • E um domingo.
29

Pedro pergunta a Paulo se ele pode trocar uma nota de R$ 100,00 por duas notas de R$ 50,00. Paulo responde que tem exatamente R$ 200,00 na carteira em notas de R$ 50,00, R$ 20,00 e R$ 10,00, mas não sabe quantas notas tem de cada valor. Sabe apenas que tem pelo menos uma de cada valor.

Considere que todas as distribuições possíveis de notas de R$50,00, R$20,00 e R$10,00 que podem ocorrer na carteira de Paulo sejam igualmente prováveis. A probabilidade de que Paulo possa fazer a troca pedida por Pedro é de:

  • A 2/13
  • B 4/13
  • C 5/13
  • D 6/13
  • E 7/13
30

O pátio de uma escola tem formato retangular, com 20 m de largura por 30 m de comprimento.

O perímetro desse pátio, em decímetros, é igual a

  • A 100.
  • B 1000.
  • C 10000.
  • D 100000.
  • E 1000000.

Noções de Informática

31

No sistema operacional Windows 7, é possível criar um ícone na área de trabalho, que represente um atalho para um programa.

Assinale a alternativa que indica um exemplo típico desse tipo de ícone.

  • A Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • D Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • E Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
32

No browser Internet Explorer 9 BR em um microcomputador com Windows 7 BR, um Agente Educacional está acessando o site
http://www.joaopessoa.pb.gov.br/.

Ao passar o apontador do mouse sobre o ícone Acessibilidade , esse apontador tem a sua imagem alterada para nova, significando tratar-se da seleção de um link. Por padrão, a nova imagem é

  • A Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • D Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • E Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
33

Um usuário do sistema Windows 7 BR realizou os procedimentos listados a seguir, na janela "Computador"do Windows Explorer e excluiu o arquivo Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicasda pasta COMPESA-PE do disco Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas Posteriormente, ele decidiu voltar a situação anterior. Para isso, ele acessou a Lixeira e clicou o botão direito do mouse no nome do arquivo excluldo Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas janela na tela.

Nessa janela ele deve clicar na seguinte opção:

  • A Recuperar.
  • B Regenerar.
  • C Reabilitar.
  • D Retificar.
  • E Restaurar.
34

Os termos upload / download são amplamente mencionados no âmbito da utilização de computadores. O significado de cada um desses termos, respectivamente, é:

  • A a transmissão de um arquivo do seu computador para outro computador / a transmissão de um arquivo de outro computador para o seu computador;
  • B a transmissão de um arquivo de outro computador para o seu / a transmissão de um arquivo do seu computador para outro computador;
  • C a transmissão de um arquivo do seu computador para um HD externo ou DVD / a transmissão de um arquivo de outro computador para o seu computador;
  • D a transmissão de um arquivo de outro computador para o seu / a transmissão de um arquivo do seu computador para um HD externo ou DVD;
  • E a transmissão de dados do seu computador para outro computador por meio de um navegador (browser) / o envio de dados de outro computador por meio de um navegador (browser).
35

No WORD 2007 BR, os ícones Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas são utilizados na digitação de textos, respectivamente, com as seguintes finalidades:

  • A sublinhar o texto selecionado e aplicar sobrescrito.
  • B sublinhar o texto selecionado e aplicar subscrito.
  • C sombrear o texto selecionado e aplicar sobrescrito.
  • D salvar texto em arquivo e aplicar subscrito.
  • E salvar texto em arquivo e aplicar sobrescrito.
36

No Word 2010 para Windows, em português, o ícone que deve ser acionado para visualizar a página a ser impressa é:

  • A Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • D Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • E Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
37

Com relação às propriedades possíveis de serem utilizados em campos do tipo Moeda de um banco de dados criado no Access 2010 BR, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A propriedade “Máscara de Entrada” deve ser usada na definição de um campo utilizado para exibir a edição dos caracteres para conduzir a entrada de dados.

( ) A propriedade “Valor Padrão” deve ser usada para atribuir automaticamente o valor especificado a um campo quando um novo registro é adicionado.

( ) A propriedade “Regra de Validação” fornece uma expressão que deve ser falsa sempre que for adicionado ou alterado o valor do campo.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A F, V e F.
  • B F, V e V.
  • C V, F e F.
  • D V, V e F.
  • E F, F e V.
38

Observe as especificações do microcomputador a seguir.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Computador Premium K5180 com Intel Core i3 8GB 1TB Windows 8 - Positivo + Monitor LED 19,5 20EN33SS - LG


As citações "Intel Core i3”, "8GB” e "1TB” fazem referênda, respectivamente, aos seguintes componentes:

  • A microprocessador, memória CACHE/L3 e pendrive.
  • B placa-mãe, memória RAM/DDR e pendrive.
  • C microprocessador, memória RAM/DDR e disco rígido SATA.
  • D placa-mãe, memória CACHE/L3 e disco rígido SATA.
  • E microprocessador, memória CACHE/L3 e disco rígido SATA.
39

“Desfragmentar um disco rígido” consiste em :

  • A escrever um novo sistema de arquivos no disco.
  • B limpar o histórico do Internet Explorer.
  • C limpar o registro do Windows.
  • D restaurar a mídia magnética do disco rígido de modo a eliminar imperfeições.
  • E reunir pedaços de arquivos espalhados pelo disco para aumentar a eficiência do computador.
40

Considere os seguintes procedimentos sobre uma tabela em um processador de textos:

I. Selecionar uma linha, clicar com o botão direito do mouse sobre a seleção e seguir as opções do menu para inserir uma nova linha.
II. Posicionar o cursor na última célula da última linha e teclar Tab Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas para inserir uma linha no final da tabela.
III. Selecionar uma célula qualquer e usar a combinação de menu Inserir/Tabela para criar uma tabela dentro da célula selecionada.
IV. Selecionar uma linha e teclar Delete para excluir da tabela a linha selecionada.

Com relação aos processadores de texto MS Word 2010 e brOffice Writer 2.4, está correto afirmar que:

  • A brOffice e Word suportam somente os procedimentos I e II;
  • B brOffice suporta todos os procedimentos; Word suporta somente os procedimentos I, II e III;
  • C brOffice suporta somente os procedimentos I, II e III; Word suporta todos os procedimentos;
  • D brOffice suporta somente os procedimentos I e II; Word suporta somente os procedimentos I, II e III;
  • E brOffice e Word suportam somente os procedimentos I, II e III.

Direito Administrativo

41

A Administração Pública é regida por uma série de princípios. Em relação ao princípio da publicidade, assinale a afirmativa correta.

  • A Em um Estado Democrático como o Brasil, o princípio da publicidade é completamente irrestrito.
  • B Por instrumentos, como o direito de certidão, é concretizado o princípio da publicidade.
  • C O princípio da publicidade é um princípio implícito.
  • D O princípio da publicidade é um princípio absoluto.
  • E O princípio da publicidade permite realizar a promoção pessoal de agentes públicos.
42

A intervenção do Estado na propriedade dar-se-á de modo a atender o interesse público. Essa intervenção também pode ocorrer para viabilizar a prestação de serviços públicos.

Nesse sentido, assinale a afirmativa correta.

  • A Promover, sempre diretamente, a desapropriação dos bens necessários à execução dos serviços públicos.
  • B Delegar poderes à concessionária para que esta declare o bem de utilidade pública e promova a desapropriação do mesmo e realize as suas expensas o pagamento da indenização.
  • C Declarar de utilidade pública os bens necessários a execução dos serviços, podendo delegar a concessionária poderes para a promoção da desapropriação, sendo o pagamento da indenização incumbência do poder concedente.
  • D Declarar de utilidade pública os bens necessários a execução dos serviços, podendo delegar a concessionária poderes para a promoção da desapropriação, sendo o pagamento da indenização nesse caso incumbência da concessionária.
  • E A desapropriação de bens para a prestação do serviço, sempre que for necessária, deverá ser feita pelo poder concedente à custa da concessionária.
43

Na  sociedade  atual,  certos  serviços  tornaram-se  imprescindíveis  para o bem estar coletivo, tais como o fornecimento de água,  luz,  coleta de  lixo e outros. Esses serviços essenciais são denominados  serviços públicos.

Em  relação  à  prestação  dos  serviços  públicos,  analise  as  afirmativas a seguir.

I.  Os serviços públicos podem ser prestados pela Administração  Pública ou por particulares, por meio de concessão. 

II.  Os  serviços  públicos  apenas  podem  ser  prestados  pela  Administração Pública. 

III.  Os  serviços públicos  são prestados  somente por particulares  mediante delegação do Poder Público. 

Assinale:

  • A se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C se somente a afirmativa III estiver correta.
  • D se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • E se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
44

No  que  se  refere  ao  tema  das  licitações  e  contratos  administrativos, assinale a afirmativa incorreta. 

  • A Na hipótese legal de dispensa de licitação, a Administração Pública pode realizar o certame.
  • B Na hipótese de inexigibilidade de licitação, a Administração Pública pode realizar o certame desde que exista prévia autorização legislativa.
  • C O pregão é uma modalidade de licitação não prevista originalmente na Lei de Licitações e Contratos Administrativos.
  • D A emergência fabricada não autoriza a dispensa de licitação.
  • E Encerrado o procedimento, com a escolha da proposta mais vantajosa para a Administração Pública, a licitação pode ser revogada por razões de interesse público.
45

Determinado ente público celebra contrato com escritório de advocacia para o patrocínio de causa específica, que requer notória especialização. Satisfeito com o serviço prestado, resolve prorrogar o contrato, para incluir assessoria jurídica ordinária na prestação dos serviços. Tendo em vista a situação hipotética apresentada, é correto afirmar que:

  • A a contratação de escritório de advocacia com notória especialização é uma hipótese de inexigibilidade de licitação, sendo imprescindível haver prévio processo administrativo justificando a escolha do fornecedor, como condição de eficácia do ato;
  • B havendo regular processo administrativo de dispensa de licitação, a inexistência de forma escrita do contrato não ofende a lei de regência, eis que o instrumento de contrato só é obrigatório nas contratações precedidas de licitação;
  • C conforme reiterada jurisprudência do STJ, o contrato nulo não obriga a administração pública mesmo quando esta nulidade é imputável a ela, pois é exigível do particular o conhecimento das regras atinentes a licitações e contratos administrativos;
  • D se não for comprovada a lesão efetiva ao erário, a simples dispensa indevida de licitação não impõe a condenação do agente público nas penas por improbidade administrativa, por ser hipótese de responsabilidade subjetiva;
  • E o mesmo limite existente à alteração quantitativa do objeto do contrato administrativo é aplicável à alteração do prazo de vigência.
46

Assinale a afirmativa correta.

  • A O Município pode exigir que o particular dê ao imóvel destinação compatível com a legislação municipal e ainda substitua-se ao particular para dizer-lhe qual o tipo de habitação que será edificada.
  • B A jurisprudência é assente no sentido de que o direito de propriedade não se reveste de caráter absoluto e que, portanto, está autorizado o confisco, pelo ente público, por meio de desapropriação.
  • C É vedado ao Município desapropriar bens de propriedade da União ou de suas autarquias e fundações, sem prévia autorização por decreto do Presidente da República, segundo jurisprudência dos Tribunais Superiores.
  • D Apesar de o Município poder exigir a edificação compulsória, nada poderá fazer se o proprietário quiser deixar os prédios vazios.
  • E A lei municipal determinará a divisão de imóveis, em certos locais, em módulos de tamanhos determinados, ainda que elimine a faculdade de escolha do proprietário, no parcelamento compulsório.
47

Após várias denúncias, o Poder Público municipal realizou vistoria ao mercado “Super Vende Tudo”. Nessa oportunidade, verificou- se que vários produtos estavam com o prazo de validade vencido. Foi determinada, então, como medida de polícia, a interdição temporária do estabelecimento, durante o período necessário ao recolhimento das mercadorias vencidas.

O gerente do mercado, entretanto, recusou-se a permitir a retirada das mercadorias, argumentando que não havia qualquer decisão judicial que amparasse o comportamento dos fiscais.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

  • A Não é possível aos agentes de fiscalização determinar a interdição do estabelecimento e o recolhimento de mercadorias, uma vez que não foram garantidos ao particular o contraditório e a ampla defesa.
  • B A interdição do estabelecimento e o recolhimento das mercadorias, como atos de polícia, são autoexecutórios, dispensando prévia decisão judicial e admitindo o diferimento do contraditório e da ampla defesa para momento posterior.
  • C A interdição temporária de estabelecimento e o recolhimento de mercadorias não estão amparados pelo chamado poder de polícia, uma vez que este somente tem por objeto a preservação da segurança pública
  • D As medidas de fiscalização de polícia somente podem resultar, como sanção, na aplicação de multa, não se admitindo as medidas de interdição de estabelecimento e recolhimento de mercadorias.
  • E A interdição do estabelecimento e o recolhimento das mercadorias não poderiam ser determinados pelos agentes de fiscalização, uma vez que não há decisão judicial que legitime tais atos.
48

Os atos administrativos são praticados por agentes dotados de parcela do Poder Público e, por isso, estão revestidos de certas características ou atributos que os tornam distintos dos atos de direito privado em geral. É exemplo de atributo do ato administrativo, a:

  • A presunção de legitimidade, segundo a qual existe presunção absoluta de que o ato foi praticado em conformidade com a lei;
  • B imperatividade, segundo a qual o ato administrativo se impõe à própria Administração Pública, incluindo seus agentes e excluindo terceiros particulares que não tenham expressamente concordado;
  • C autoexecutoriedade, segundo a qual o ato administrativo pode ser posto em execução pela própria Administração Pública, sem necessidade de intervenção do Poder Judiciário;
  • D autotutela, segundo a qual o ato administrativo se impõe de forma coercitiva à própria Administração Pública e a todos os administrados;
  • E discricionariedade, segundo a qual todos os elementos do ato administrativo estão previstos em lei e o agente público não possui liberdade para aferir a oportunidade e conveniência na escolha do momento da prática do ato.
49

Antônio, Presidente da Câmara Municipal, utilizou servidores públicos municipais lotados formalmente em seu gabinete para prestarem, de fato, serviços para fins particulares em sua fazenda, em Município do interior do Estado, no horário que seria de expediente. Após regular processo judicial, Antônio foi condenado por ato de improbidade administrativa, por violação a vários dispositivos da Lei 8.429/92, dentre eles por ter praticado ato que atentou frontalmente contra os princípios da administração pública da:

  • A igualdade e publicidade;
  • B impessoalidade e moralidade;
  • C legalidade e motivação;
  • D eficiência e publicidade;
  • E moralidade e autotutela.
50

Sobre o poder de polícia, analise as afirmativas a seguir.


I. A polícia administrativa tem sua atuação voltada predominantemente para pessoas, e não para atividades das pessoas.
II. A polícia administrativa tem caráter eminentemente preventivo.
III. Uma das funções primordiais da polícia administrativa, ao contrário da polícia judiciária, é a de subsidiar a atuação do Ministério Público.

Assinale:
  • A se somente a afirmativa II estiver correta.
  • B se somente a afirmativa III estiver correta.
  • C se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • D se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • E se todas as afirmativas estiverem corretas.
51

Em  relação  ao  poder  de  polícia  de  que  goza  a  Administração  Pública, assinale a afirmativa correta.

  • A O poder de polícia apenas é exercido pela Administração Direta.
  • B O poder de polícia, por tratar-se de função típica de Estado, é indelegável e deve ser exercido pelo ente competente.
  • C O poder de polícia pode ser originário ou delegado.
  • D O poder de polícia poderá ser delegado a qualquer pessoa jurídica desde que haja previsão legal.
  • E O poder de polícia atua sempre de forma repressiva.
52

De acordo com a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, fazem parte das obrigatoriedades para a licitação de obras e serviços:
I - Projeto básico aprovado pela autoridade competente.
II - Previsão de recursos orçamentários.
III - Custo global da obra ou serviço.
Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s):

  • A I;
  • B II;
  • C III;
  • D I e II;
  • E I e III.
53

Maria, diretora de determinada creche municipal, recusou o pedido de matrícula do menor Caio, de 3 anos, com o argumento de que a criança não tinha idade para ser matriculada. Na semana seguinte, a direção da creche foi modificada, assumindo Fernanda. A nova diretora, argumentando que a Constituição da República estabelece que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade, declarou a invalidade do ato administrativo que indeferiu a matrícula e matriculou Caio na creche. A Administração Pública é autorizada a rever seus próprios atos, inclusive declarando a nulidade dos ilegais, pelo princípio administrativo da:

  • A nulidade;
  • B autotutela;
  • C segurança jurídica;
  • D eficiência;
  • E moralidade.

Direito Constitucional

54

O Governador do Estado X propôs ação de controle abstrato de constitucionalidade de uma lei estadual, alegando violação ao Art. 100 da Constituição daquele Estado. O Tribunal de Justiça local, órgão competente para o julgamento da ação, considerou inconstitucional o próprio parâmetro de controle, por entender que o referido artigo viola diretamente a Constituição da República.
Com relação ao caso apresentado, assinale a afirmativa correta.

  • A A norma da Constituição do Estado é declarada inconstitucional, retirando-se a validade daquela norma, em decisão com eficácia contra todos e efeito vinculante.
  • B É cabível Recurso Extraordinário para o Supremo Tribunal Federal, que pode confirmar a decisão ou revê-la, para admitir a constitucionalidade da lei estadual, o que implicaria a necessidade de o Tribunal de Justiça prosseguir no julgamento da ação proposta.
  • C É cabível Reclamação para o Supremo Tribunal Federal, por usurpação de competência da Corte no papel de guardião da Constituição da República.
  • D O Tribunal de Justiça pode reconhecer a inconstitucionalidade incidental da norma da Constituição do Estado em face da Constituição da República, mas dessa decisão não se admite a interposição de Recurso Extraordinário ao Supremo Tribunal Federal.
  • E O Tribunal de Justiça pode reconhecer a inconstitucionalidade incidental da norma da Constituição do Estado em face da Constituição da República e a inconstitucionalidade por arrastamento da lei estadual questionada.
55

Em relação ao controle concentrado de constitucionalidade realizado pelo Tribunal de Justiça, assinale a afirmativa correta.

  • A Pode utilizar, como paradigma de confronto, norma constitucional estadual que reproduz norma constitucional federal de observância obrigatória pelos Estados.
  • B Somente pode utilizar, como paradigma de confronto, norma constitucional estadual que reproduz a norma constitucional federal de observância obrigatória pelos Estados.
  • C Não pode utilizar, como paradigma de confronto, norma da Constituição Estadual de conteúdo idêntico ao da Constituição Federal.
  • D Deve utilizar, como paradigma de confronto, norma da Constituição Estadual de conteúdo idêntico ao da Constituição Federal.
  • E Somente poderá ser revisto, pelo Supremo Tribunal Federal, em sede de recurso extraordinário, quando tiver sido utilizada, como paradigma de confronto, norma da Constituição Estadual de conteúdo idêntico ao da Constituição Federal.
56

No julgamento da representação de inconstitucionalidade de leis ou atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituição Estadual, os Tribunais de Justiça devem observar que referida ação:

  • A não é cabível no caso de ofensa a normas da Constituição Estadual que reproduzem normas da Constituição da República de repetição obrigatória;
  • B pode utilizar normas da Constituição da República como paradigma de confronto, ainda que não tenham sido formalmente reproduzidas na Constituição Estadual;
  • C pode utilizar, como paradigma de confronto, normas da Constituição Estadual que reproduzam, ou não, normas da Constituição da República;
  • D pode ser julgada no plano estadual ainda que o Supremo Tribunal Federal tenha declarado a constitucionalidade do ato normativo impugnado sob o prisma da Constituição da República;
  • E somente é cabível quando o paradigma de confronto for uma norma da Constituição Estadual que reproduza norma da Constituição da República.
57

Considerando as hipóteses de competência previstas na Constituição, assinale a alternativa que faz a relação adequada entre o ente político e sua competência.

(1) União.
(2) Estados.
(3) municípios.

( ) explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão os portos marítimos.
( ) assegurar a defesa nacional.
( ) instituir, mediante lei complementar, regiões metropolitanas.

  • A 1 – 2 – 3
  • B 2 – 1 – 3
  • C 1 – 1 – 2
  • D 2 – 2 – 2
  • E 2 – 1 – 1
58

Membros da comissão permanente de licitação de determinado Município fraudaram um certame, para favorecer sociedade empresária cujo sócio administrador é amigo íntimo de um dos membros da citada comissão. No caso em tela, os agentes públicos envolvidos afrontaram diretamente o princípio administrativo expresso no art. 37, caput, da Constituição da República. Trata-se do princípio da:

  • A razoabilidade;
  • B competitividade;
  • C economicidade;
  • D isonomia;
  • E impessoalidade.
59

Em matéria de direitos e garantias fundamentais, a Constituição da República de 1988 prevê, no capítulo dos direitos e deveres individuais e coletivos, que:

  • A é inviolável o sigilo das comunicações telefônicas, salvo por ordem da autoridade judicial ou administrativa, para instrução de processo criminal, civil ou administrativo;
  • B todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente;
  • C conceder-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de expressão;
  • D qualquer eleitor é parte legítima para propor ação civil pública que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural;
  • E a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de ordem fundamentada de autoridade judicial ou administrativa.
60
A Constituição da República estabelece uma série de princípios gerais afetos à atividade econômica. A esse respeito, é correto afirmar que:
  • A lei municipal não pode determinar a instalação de equipamentos destinados a proporcionar conforto e segurança ao usuário do serviço bancário;
  • B lei municipal não pode fixar, sob o alegado interesse do consumidor, o horário de funcionamento do comércio no Município;
  • C não ofende o princípio da livre concorrência a lei municipal que impede a instalação de mais de um estabelecimento comercial do mesmo ramo em determinada área;
  • D empresa pública, mesmo que não explore atividade econômica em sentido estrito, prestando serviço público, não pode gozar de privilégios fiscais;
  • E os empregados de sociedade de economia mista, regidos pela CLT, não possuem a estabilidade própria dos servidores públicos.
61

Com relação ao Regime Geral de Previdência Social, de caráter contributivo e filiação obrigatória, assinale a afirmativa correta.

  • A É assegurada a aposentadoria, neste regime, após trinta anos de contribuição, para os homens e vinte e cinco para as mulheres, independente da idade.
  • B Exige-se, para a concessão da aposentadoria, que o trabalhador tenha o tempo de contribuição e a idade mínima previstos na Constituição
  • C É garantido que os benefícios de aposentadoria concedidos aos trabalhadores rurais podem ser inferiores a um salário mínimo se eles não tiverem contribuído por todo o tempo necessário à obtenção do benefício em valor integral.
  • D É vedada a filiação ao regime geral de previdência social, como segurado facultativo, de pessoa participante de regime próprio de previdência, embora ela possa ser contribuinte obrigatória de ambos os regimes, caso exerça duas atividades simultaneamente.
  • E Incumbe ao próprio empregador continuar pagando os salários dos seus trabalhadores que se encontrem doentes, por todo o tempo necessário ao seu restabelecimento, uma vez que a situação de doença não é amparada pelo regime geral de previdência social.
62

A partir da análise das competências do Supremo Tribunal Federal, é possível afirmar que esse Tribunal é competente para julgar:

  • A nos crimes comuns e de responsabilidade, os Governadores dos Estados e do Distrito Federal;
  • B os recursos ordinários interpostos nas causas decididas em única ou última instância pelos Tribunais de Justiça;
  • C os recursos extraordinários, sempre que a decisão recorrida contrariar lei federal;
  • D as causas referidas na Constituição da República ou que venham a ser previstas em lei, a ser editada privativamente pela União;
  • E os recursos ordinários interpostos nas causas que versem sobre crime político.
63

Acerca da organização constitucional dos poderes, assinale a afirmativa correta.

  • A A Câmara dos Deputados é composta por representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal.
  • B O Senado Federal é composto por representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o sistema proporcional.
  • C O Senado Federal tem como competência privativa aprovar o estado de defesa e a intervenção federal.
  • D A Câmara dos Deputados tem como competência privativa autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da República a se ausentarem do país, quando a ausência exceder quinze dias.
  • E Os Estados e o Distrito Federal elegerão, cada um, quatro Senadores, com mandato de oito anos.
64

Pedro e Antônio, estudantes de direito, têm dúvidas sobre como compatibilizar o direito à liberdade de expressão com o direito à honra. Afinal, no entender dos estudantes, a irrestrita proteção de um deles faria que o outro fosse simplesmente ignorado. Como ambos os direitos estão previstos na Constituição da República, é correto afirmar que:

  • A os direitos fundamentais possuem caráter absoluto, não sendo possível que sofram nenhum tipo de restrição, quaisquer que sejam as circunstâncias do caso concreto;
  • B em ambientes democráticos, a liberdade de expressão sempre terá preeminência sobre o direito à honra, não sendo possível a sua restrição;
  • C deve ser realizada a concordância prática entre os direitos colidentes, observadas as circunstâncias do caso concreto, de modo a identificar qual deles terá preeminência;
  • D o direito à honra, enquanto projeção direta da dignidade humana, impede a realização de comentários negativos a respeito das atividades de qualquer pessoa;
  • E os direitos fundamentais somente tornam-se efetivos quando disciplinados pela legislação infraconstitucional, que indicará qual deles deve preponderar.
65

Pedro e Matheus são acusados da prática de crimes hediondos, tendo confessado os delitos. Após apuração imparcial verifica-se que a confissão foi obtida mediante a utilização de meios considerados abusivos, classificados como tortura pelos investigadores.

Nos termos da Constituição de 1988, a tortura é considerada uma violação ao direito à

  • A privacidade.
  • B integridade física.
  • C igualdade.
  • D liberdade
  • E segurança.
66

Com relação ao princípio da separação de poderes, assinale a afirmativa correta.

  • A Nos projetos de leis submetidos à iniciativa exclusiva do Presidente da República, a apresentação de emendas deve guardar pertinência com o objeto do projeto de lei apresentado, sob pena de usurpação indireta da iniciativa atribuída com exclusividade.
  • B O Conselho Nacional do Ministério Público tem atribuição para revisar e instaurar processos disciplinares contra servidores dos órgãos estaduais e federais, além dos membros das respectivas carreiras.
  • C Junto ao Tribunal de Contas da União atua um Ministério Público especializado, com membros nomeados pelo Presidente da República após concurso público específico de provas e títulos, dotado de f.isionomia institucional própria, submetido exclusivamente ao Procurador-Geral da República.
  • D Cabe ao chefe do Poder Executivo incluir a proposta encaminhada pelo Poder Judiciário no projeto de lei orçamentária anual, sendo-lhe vedado promover nela qualquer alteração.
  • E No exercício do poder disciplinar, a atuação do Conselho Nacional de Justiça tem natureza subsidiária às corregedorias locais, sendo que somente poderá instaurar ou avocar processos nos casos em que houver demonstração de inércia injustificada, impedimento ou suspeição das autoridades responsáveis pela condução do procedimento

Legislação Municipal

67

Segundo o Código Tributário Municipal, é de competência originária dos Auditores do Tesouro Municipal

  • A celebrar transação para encerrar litígio e extinguir créditos tributários.
  • B constituir o crédito tributário pelo lançamento.
  • C cancelar administrativamente os débitos prescritos.
  • D fixar anualmente a forma de pagamento do IPTU e o respectivo vencimento.
  • E representar junto ao Ministério Público quando da ocorrência de crime de sonegação fiscal.
68

Em matéria de contratação de pessoal no Município de Osasco, a LC Municipal nº 06/91 permite a admissão de pessoal sob o regime jurídico da Consolidação das Leis de Trabalho nos seguintes casos de:

  • A fundações públicas, autarquias e contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;
  • B cargos em comissão e cargos efetivos;
  • C autarquias, fundações públicas e cargos em comissão;
  • D empresas públicas, sociedades de economia mista e contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;
  • E fundações públicas, cargos em comissão e contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.
69

A Lei Orgânica de Florianópolis dispõe que compete ao Município prover o que é de interesse local e do bem-estar de sua população como, dentre outras, a seguinte atribuição:

  • A autorizar e fiscalizar a produção e o comércio de material bélico;
  • B elaborar e executar o plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e o orçamento anual;
  • C exercer a classificação, para efeito indicativo, de diversões públicas e de programas de rádio e televisão;
  • D executar os serviços de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
  • E explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão os serviços de radiodifusão sonora, e de sons e imagens.
70

É forma de provimento originário de cargo público, segundo o estatuto dos servidores do Município de Recife:

  • A a promoção;
  • B a reintegração;
  • C o aproveitamento;
  • D a nomeação;
  • E a readaptação.
71

O Código de Ética Parlamentar do Município do Recife dispõe que a comissão de ética parlamentar:

  • A é composta por 3 (três) membros, que se reúnem mensalmente ou quando houver convocação de seu presidente;
  • B tem como presidente o vereador mais votado nas eleições, dentre os membros da comissão;
  • C tem caráter transitório, sendo instaurada quando houver notícia de fato concreto, determinado e individualizado que atente contra a ética parlamentar;
  • D é competente para instruir processos contra o Prefeito, em casos que importem sanções éticas a serem submetidas ao plenário;
  • E tem as mesmas prerrogativas de uma comissão parlamentar de inquérito.
72

De acordo com a Lei Municipal nº 2.496/86, que dispõe sobre a regulamentação do comércio ambulante em Florianópolis, o comerciante deverá:

  • A estacionar em qualquer vaga existente em via pública, independentemente do local que consta em seu alvará;
  • B vender as mercadorias autorizadas em seu alvará, podendo incluir ramo diverso daquele para o qual foi concedido alvará, desde que o produto seja autorizado pela vigilância sanitária;
  • C conservar limpa a área em torno do seu ponto de estacionamento, mantendo recipiente apropriado para acolhimento de lixo e detritos provenientes de seu comércio;
  • D deixar guarnecer em via pública todo equipamento usado em seu comércio, logo após o período de funcionamento, adotando por conta própria medidas visando à segurança e preservação de seus bens;
  • E apresentar-se ao trabalho em regular condição de higiene e devidamente uniformizado, vestindo colete próprio e portando crachá com sua identidade.
73

Lei nº 11.228, de 1992, dispõe sobre as regras gerais e específicas a serem obedecidas no projeto, licenciamento, execução, manutenção e utilização de obras e edificações no Município de São Paulo.

Segundo esse instrumento legal:

  • A será permitido o despejo de águas pluviais sobre as calçadas e os imóveis vizinhos, desde que sejam conduzidas por canalização sob o passeio à rede coletora própria;
  • B os ambientes que contiverem instalações com funcionamento à gás deverão ter ventilação permanente, assegurada por aberturas para colunas de ventilação (shaft) ou diretas para o exterior;
  • C residências unifamiliares ou qualquer nova edificação com mais de 300,00m², deverão ser dotadas de abrigo destinado à guarda de lixo, localizado no interior do lote e com acesso direto ao logradouro;
  • D as edificações situadas em áreas desprovidas de rede coletora pública deverão ser providas de instalações destinadas ao armazenamento, tratamento e destinação de esgoto, de acordo com as Normas Técnicas Oficiais;
  • E deverão ser servidas por no mínimo dois elevadores de passageiros as edificações com mais de cinco andares até dez andares.