O prazo de guarda dos documentos vincula-se à determinação do valor do documento de acordo com os seguintes fatores: freqüência de uso, prazos prescricionais, prazos precaucionais e os documentos cujas informações existem em outras fontes, chamados
A microfilmagem, em todo o território nacional, autorizada pela Lei 5433 de 8/5/1968, abrange:
I – documentos oficiais ou públicos produzidos e recebidos pelos órgãos dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo;
II – documentos da União, dos estados e municípios;
III – documentos particulares ou privados, de pessoas físicas ou jurídicas;
IV – documentos em qualquer espécie e em qualquer suporte.
São pertinentes os casos indicados em
Para a diplomática, a essência do documento, sua razão de existir, o conteúdo que o tornará único no seu contexto de produção e utilização, denomina-se
Toda pessoa física ou jurídica, ou órgão da administração pública direta da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, poderá solicitar a instauração do processo de declaração de interesse público e social de arquivos privados. A quem deverá ser dirigida a solicitação e a quem compete declarar, respectivamente?
Credibilidade de um documento enquanto documento, isto é, a qualidade de um documento ser o que diz ser e que está livre de adulteração ou qualquer outro tipo de corrupção denomina-se
A determinação de que “cabe à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem” aparece pela primeira vez na legislação brasileira na/o
Ao fazer a preparação de descrições de funções de entidades coletivas associadas à produção e manutenção de arquivos, deve-se usar a seguinte norma:
São exemplos de métodos de classificação básicos e de acesso indireto:
São obras de referência que identificam, resumem e localizam, em diferentes graus e amplitudes, os fundos, as séries documentais e/ou as unidades documentais existentes em um arquivo permanente:
O instrumento de pesquisa que descreve pormenorizadamente documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos, segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico é chamado
A fonte principal de informação para a catalogação de um livro, onde constam os elementos para a sua identificação e descrição, é
A história da escrita, da leitura e do livro relata a evolução dos suportes que possibilitaram a preservação do conhecimento. Nesse contexto, o termo “suporte” designa os diferentes tipos de:
A organização funcional é uma forma de organização-padrão que divide e especializa a biblioteca em seções conforme suas respectivas funções, definidas
O técnico de biblioteca reporta-se ao bibliotecário e lhe dá suporte em suas funções. A função do técnico requer conhecimento do trabalho de escritório, de uso das
O bibliotecário solicitou ao auxiliar de biblioteca que efetuasse um levantamento bibliográfico preliminar sobre determinado assunto, arrolando apenas livros e folhetos, com os elementos essenciais ordenados conforme o previsto em norma. Desse modo, cada referência redigida pelo auxiliar continha as seguintes indicações, nesta ordem:
Cada biblioteca é uma realidade diferente da outra, pois está ligada a contextos diversos e é constituída a partir de interesses e necessidades também diversas de seus
Em bibliotecas não automatizadas, a preparação do livro para circulação envolve também a digitação da etiqueta com o número de chamada a ser afixada na
Em bibliotecas não informatizadas, depois de consultar e ver que todos os exemplares de uma determinada obra encontram- se emprestados, preenche-se uma papeleta de
O protocolo com arquitetura cliente-servidor, especialmente criado para busca e recuperação da informação em bases de dados distintas, utilizando uma interface de usuário comum é o
A atividade que é parte do tratamento técnico da coleção, e que implica a atribuição de um número de tombamento a cada novo exemplar adquirido pela unidade de informação, é identificada como