Resolver o Simulado Analista - Engenharia Ambiental - Nível Superior

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Português

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Para responder à questão, leia o texto abaixo.

Pacientes sofrem com a falta de medicamentos fornecidos de graça

    Pacientes que dependem de remédios fornecidos de graça estão enfrentando sufoco e meses de espera. Isso está acontecendo no Rio de Janeiro e também em São Paulo. Para alguns medicamentos, farmácias da rede pública não têm nem uma previsão na entrega. Para quem busca remédios caros para doenças raras, essa pode ser a pior a resposta: "Eu continuo sem previsão de compra", afirma um atendente.

        Uma mulher que não quis se identificar foi a uma farmácia na região central de São Paulo em busca de remédio gratuito para o pai, um idoso de 82 anos que tem uma doença na próstata, mas não conseguiu encontrar o medicamento Dudasterida. “Não é só o pai da senhora. Não é só esse medicamento. Eu não sei falar o que está acontecendo”, diz o atendente. [...]

         No Rio, a saúde de mais de 33 mil pessoas depende dos remédios que são distribuídos. A Farmácia Estadual de Medicamentos Especiais do Rio de Janeiro deveria distribuir gratuitamente para pacientes cadastrados 150 remédios considerados muito caros ou difíceis de encontrar nas farmácias comuns. O problema é que parte desses remédios não está disponível e os pacientes que precisam fazer uso contínuo desses medicamentos não têm a quem recorrer.         É o caso da filha da dona de casa Tereza Almeida, que precisa usar todos os dias um remédio caro para controlar uma inflamação que atinge o aparelho digestivo, a doença de Chron. “Sem o medicamento ela fica muito mal”, afirma Tereza. Ela diz que não tem como pagar as despesas mensais com o medicamento: “Olha, é uma faixa de R$ 600”, conta. [...] “Eles me disseram que eu entre na Justiça, vou tentar, mas olha só, isso demora, enquanto isso ela fica sem o medicamento”, diz a dona de casa.

    A Secretaria Estadual de Saúde do Rio informou que o pedido de entrega do medicamento para paciente foi indeferido: “O protocolo do Ministério é o protocolo da Organização Mundial da Saúde. Ele segue o protocolo da Organização Mundial da Saúde. Foi retirado. Aí retirou. O Ministério não autoriza”. Mas quem tem autorização também enfrenta dificuldade. Faz três meses que a aposentada Maria das Graças Aguiar Paixão tenta levar para casa o mesmo remédio. Ela tem recebido mensagens pelo celular avisando que já poderia pegá- lo na farmácia, mas quando chega lá: “Não tem. Não tem Mesalazina. Não existe. E não está programado, não sabe quando vai ter. É lamentável, porque eu não tenho dinheiro para comprar”, relata.

    O Ministério da Saúde informou que a distribuição do medicamento Mesalazina é responsabilidade dos estados. A Secretaria de Saúde do Rio disse que o atraso da entrega desse remédio ocorreu porque a licitação foi suspensa. [...]

(g1.globo.com)


Releia a seguinte passagem do texto:

“Pacientes que dependem de remédios fornecidos de graça estão enfrentando sufoco e meses de espera."
Agora, assinale a alternativa que contenha, respectivamente, termos destacados com as mesmas funções sintáticas que os termos em destaque na passagem acima.

  • A Para alguns medicamentos, farmácias da rede pública não têm nem uma previsão na entrega.
  • B A Farmácia Estadual [...] deveria distribuir gratuitamente para pacientes cadastrados [...] remédios considerados muito caros.
  • C Sem o medicamento ela fica muito mal.
  • D O protocolo do Ministério é o protocolo da Organização Mundial da Saúde.
  • E O Ministério da Saúde informou que a distribuição do medicamento Mesalazina é responsabilidade dos estados.
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Diferentes tradições de estudos e pesquisas, não só em comunicação como em outras áreas disciplinares, ...... possibilitado a ampliação do desenvolvimento de trabalhos, sobretudo a partir de 1980, envolvendo análises sobre a interação entre recepção e comunicação. A questão não é nova e ...... sendo pesquisada desde o início do século, especialmente no que se ...... às relações entre os veículos de comunicação e o receptor.

(Mauro Wilton de Sousa. “Recepção e comunicação: a busca do sujeito
Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense. 1995. p.13)

Preenchem corretamente as lacunas do texto acima, na ordem dada:

  • A têm - vêm - referem
  • B tem - vem - referem
  • C têm - vem - refere
  • D tem - vêm - refere
  • E têm - vem - referem
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Utopias e distopias

Todas as utopias imaginadas até hoje acabaram em distopias, ou tinham na sua origem um defeito que as condenava. A primeira, que deu nome às várias fantasias de um mundo perfeito que viriam depois, foi inventada por sir Thomas Morus em 1516. Dizem que ele se inspirou nas descobertas recentes do Novo Mundo, e mais especificamente do Brasil, para descrever sua sociedade ideal, que significaria um renascimento para a humanidade, livre dos vícios do mundo antigo. Na Utopia de Morus o direito à educação e à saúde seria universal, a diversidade religiosa seria tolerada e a propriedade privada, proibida. O governo seria exercido por um príncipe eleito, que poderia ser substituído se mostrasse alguma tendência para a tirania, e as leis seriam tão simples que dispensariam a existência de advogados. Mas para que tudo isso funcionasse Morus prescrevia dois escravos para cada família, recrutados entre criminosos e prisioneiros de guerra. Além disso, o príncipe deveria ser sempre homem e as mulheres tinham menos direitos que os homens. Morus tirou o nome da sua sociedade perfeita da palavra grega para “lugar nenhum”, o que de saída já significava que ela só poderia existir mesmo na sua imaginação.
Platão imaginou uma república idílica em que os governantes seriam filósofos, ou os filósofos governantes. Nem ele nem os outros filósofos gregos da sua época se importavam muito com o fato de viverem numa sociedade escravocrata. Em “Candide”, Voltaire colocou sua sociedade ideal, onde havia muitas escolas mas nenhuma prisão, em El Dorado, mas “Candide” é menos uma visão de um mundo perfeito do que uma sátira da ingenuidade humana. Marx e Engels e outros pensadores previram um futuro redentor em que a emancipação da classe trabalhadora traria igualdade e justiça para todos. O sonho acabou no totalitarismo soviético e na sua demolição. Até John Lennon, na canção “Imagine”, propôs sua utopia, na qual não haveria, entre outros atrasos, violência e religião. Ele mesmo foi vítima da violência, enquanto no mundo todo e cada vez mais as pessoas se entregam a religiões e se matam por elas.
Quando surgiu e se popularizou o automóvel anunciou-se uma utopia possível. No futuro previsto os carros ofereceriam transporte rápido e lazer inédito em estradas magnetizadas para guiá-los mesmo sem motorista. Isso se os carros não voassem, ou se não houvesse um helicóptero em cada garagem. Nada disso aconteceu. Foi outra utopia que pifou. Hoje vivemos em meio à sua negação, em engarrafamentos intermináveis, em chacinas nas estradas e num caos que só aumenta, sem solução à vista. Mais uma vez, deu distopia.
(Veríssimo, Luiz Fernando. O Globo, 22/12/2013)

Quando surgiu e se popularizou o automóvel anunciou-se uma utopia possível”.

Nesse segmento do texto, a conjunção e une :

  • A duas ações simultâneas.
  • B duas ações de mesmo sentido.
  • C duas ações que se contrariam.
  • D duas ações que mostram causa/consequência.
  • E duas ações que se seguem.
4
Não há hoje no mundo, em qualquer domínio de atividade artística, um artista cuja arte contenha maior universalidade que a de Charles Chaplin. A razão vem de que o tipo de Carlito é uma dessas criações que, salvo idiossincrasias muito raras, interessam e agradam a toda a gente. Como os heróis das lendas populares ou as personagens das velhas farsas de mamulengos.
Carlito é popular no sentido mais alto da palavra. Não saiu completo e definitivo da cabeça de Chaplin: foi uma criação em que o artista procedeu por uma sucessão de tentativas erradas.
Chaplin observava sobre o público o efeito de cada detalhe.
Um dos traços mais característicos da pessoa física de Carlito foi achado casual. Chaplin certa vez lembrou-se de arremedar a marcha desgovernada de um tabético. O público riu: estava fixado o andar habitual de Carlito.
O vestuário da personagem - fraquezinho humorístico, calças lambazonas, botinas escarrapachadas, cartolinha - também se fixou pelo consenso do público.
Certa vez que Carlito trocou por outras as botinas escarrapachadas e a clássica cartolinha, o público não achou graça: estava desapontado. Chaplin eliminou imediatamente a variante. Sentiu com o público que ela destruía a unidade física do tipo. Podia ser jocosa também, mas não era mais Carlito.
Note-se que essa indumentária, que vem dos primeiros filmes do artista, não contém nada de especialmente extravagante. Agrada por não sei quê de elegante que há no seu ridículo de miséria. Pode-se dizer que Carlito possui o dandismo do grotesco.
Não será exagero afirmar que toda a humanidade viva colaborou nas salas de cinema para a realização da personagem de Carlito, como ela aparece nessas estupendas obras-primas de humor que são O garoto, Em busca do ouro e O circo.
Isto por si só atestaria em Chaplin um extraordinário discernimento psicológico. Não obstante, se não houvesse nele profundidade de pensamento, lirismo, ternura, seria levado por esse processo de criação à vulgaridade dos artistas medíocres que condescendem com o fácil gosto do público.
Aqui é que começa a genialidade de Chaplin. Descendo até o público, não só não se vulgarizou, mas ao contrário ganhou maior força de emoção e de poesia. A sua originalidade extremou-se. Ele soube isolar em seus dados pessoais, em sua inteligência e em sua sensibilidade de exceção, os elementos de irredutível humanidade. Como se diz em linguagem matemática, pôs em evidência o fator comum de todas as expressões humanas.


(Adaptado de: Manuel Bandeira. “O heroísmo de Carlito”.Crônicas da província do Brasil. 2. ed. São Paulo, Cosac Naify, 2006, p. 219-20)

No contexto, observa-se relação de causa e efeito entre estes dois segmentos:

  • A Carlito é popular / no sentido mais alto da palavra
  • B Chaplin observava sobre o público o efeito de cada detalhe / O público riu
  • C o público não achou graça / Chaplin eliminou imediatamente a variante
  • D Podia ser jocosa também / mas não era mais Carlito
  • E Descendo até o público / A sua originalidade extremou-se

Pedagogia

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Os conteúdos da Proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC) tratam das concepções da Língua Portuguesa para o ensino. Em relação a essas concepções, assinale a alternativa correta.
  • A O professor ensina linguagem para que o aluno descubra o verdadeiro significado das palavras ou dos textos.
  • B No CBC, a linguagem não é considerada como constitutiva de nossa identidade como seres humanos.
  • C A linguagem e um todo homogêneo.
  • D A linguagem nos constitui como sujeitos de discurso e nos posiciona, do ponto de vista político, social, cultural, ético e estético, frente aos discursos que circulam na sociedade.

Português

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Leia o texto de Lya Luft, Pensar é Transgredir, a seguir e identifique, nas alternativas abaixo, a ideia transmitida pela autora ao empregar a expressão “ pegar o touro pelos chifres “

“Não lembro em que momento percebi que viver deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos — para não morrermos soterrados na poeira da banalidade embora pareça que ainda estamos vivos. Mas compreendi, num lampejo: então é isso, então é assim. Apesar dos medos, convém não ser demais fútil nem demais acomodada.

Algumas vezes é preciso pegar o touro pelos chifres, mergulhar para depois ver o que acontece: porque a vida não tem de ser sorvida como uma taça que se esvazia, mas como o jarro que se renova a cada gole bebido. Para reinventar-se é preciso pensar: isso aprendi muito cedo. Apalpar, no nevoeiro de quem somos, algo que pareça uma essência: isso, mais ou menos, sou eu. Isso é o que eu queria ser, acredito ser, quero me tornar ou já fui. Muita inquietação por baixo das águas do cotidiano. Mais cômodo seria ficar com o travesseiro sobre a cabeça e adotar o lema reconfortante:"Parar pra pensar, nem pensar!" O problema é que quando menos se espera ele chega, o sorrateiro pensamento que nos faz parar (...) Sem ter programado, a gente para pra pensar (...) Hora de tirar os disfarces, aposentar as máscaras e reavaliar: reavaliar-se. Pensar pede audácia, pois refletir é transgredir a ordem do superficial que nos pressiona tanto. Somos demasiado frívolos: buscamos o atordoamento das mil distrações, corremos de um lado a outro achando que somos grandes cumpridores de tarefas. Quando o primeiro dever seria de vez em quando parar e analisar: quem a gente é, o que fazemos com a nossa vida, o tempo, os amores (...) Mas pensar não é apenas a ameaça de enfrentar a alma no espelho: é sair para as varandas de si mesmo e olhar em torno, e quem sabe finalmente respirar. Compreender: somos inquilinos de algo bem maior do que o nosso pequeno segredo individual. É o poderoso ciclo da existência. Nele todos os desastres e toda a beleza têm significado como fases de um processo. Se nos escondermos num canto escuro abafando nossos questionamentos, não escutaremos o rumor do vento nas árvores do mundo. Nem compreenderemos que o prato das inevitáveis perdas pode pesar menos do que o dos possíveis ganhos. Os ganhos ou os danos dependem da perspectiva e possibilidades de quem vai tecendo a sua história. O mundo em si não tem sentido sem o nosso olhar que lhe atribui identidade, sem o nosso pensamento que lhe confere alguma ordem. Viver, como talvez morrer, é recriar-se: a vida não está aí apenas para ser suportada nem vivida, mas elaborada. Eventualmente reprogramada. Conscientemente executada. Muitas vezes, ousada. (...)Para viver de verdade, pensando e repensando a existência, para que ela valha a pena, é preciso ser amado; e amar; e amar-se. Ter esperança; qualquer esperança. Questionar o que nos é imposto, sem rebeldias insensatas mas sem demasiada sensatez. Saborear o bom, mas aqui e ali enfrentar o ruim. Suportar sem se submeter, aceitar sem se humilhar, entregar-se sem renunciar a si mesmo e à possível dignidade. Sonhar, porque se desistimos disso apaga-se a última claridade e nada mais valerá a pena. Escapar, na liberdade do pensamento, desse espírito de manada que trabalha obstinadamente para nos enquadrar, seja lá no que for. E que o mínimo que a gente faça seja, a cada momento, o melhor que afinal se conseguiu fazer.”

A expressão, grifada, na frase “Mas compreendi, num lampejo: então é isso, então é assim.” pode ser substituída, sem prejuízo semântico e sintático por:

  • A Profundamente.
  • B Rapidamente.
  • C Evidentemente.
  • D Corretamente.
  • E Aparentemente.
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Texto 2

Na madrugada do dia 26 de abril de 1986, uma sequência de explosões ocorrida na usina nuclear de Chernobyl, localizada na Ucrânia, República federada à URSS, resultou em um dos maiores acidentes químicos e nucleares que a história registra.
Uma primeira explosão de vapor no reator número 4, também conhecido como Chernobyl-4, e o incêndio resultante levaram a uma sequência de explosões químicas que gerou uma imensa nuvem radioativa de iodo-131 e césio-137 que alcançou a União Soviética, Europa Oriental, Escandinávia e Reino Unido. Ao contrário do que comumente se afirma, não houve explosão nuclear em Chernobyl.
As causas do acidente são tanto humanas quanto técnicas e ocorreram durante a realização de testes de segurança no reator. O reator foi destruído, matando no momento cerca de 30 trabalhadores que se encontravam no local, sendo que nos três meses seguintes vários trabalhadores morreram em decorrência do contato com os materiais radioativos.
Entretanto, em virtude da propagação da nuvem radioativa, milhões de outras pessoas sofreram as consequências do contato com o iodo e o césio liberados na explosão, resultando em doenças e más-formações das pessoas nascidas de mães e pais contaminados. As áreas que mais foram afetadas foram a Rússia, Ucrânia e Bielorrússia, sendo que este último país concentrou 60% do pó radioativo em seu território. O acidente de Chernobyl foi mais radioativo que as duas bombas atômicas lançadas pelos EUA ao final da II Guerra Mundial nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. (Mundo Educação)
“mães e pais contaminados”; a forma de reescrever-se esse mesmo segmento do texto 2 que mostra um desvio da norma culta é:
  • A pais e mães contaminadas;
  • B pais e mães contaminados;
  • C contaminados pais e mães;
  • D contaminadas mães e pais;
  • E contaminados mães e pais.
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Canção do Exílio

(Gonçalves Dias)

1. Minha terra tem palmeiras,

2. Onde canta o Sabiá;

3. As aves, que aqui gorjeiam,

4. Não gorjeiam como lá.

5. Nosso céu tem mais estrelas,

6. Nossas várzeas têm mais flores,

7. Nossos bosques têm mais vida,

8. Nossa vida mais amores.

9. Em cismar, sozinho, à noite,

10. Mais prazer encontro eu lá;

11. Minha terra tem palmeiras,

12. Onde canta o Sabiá.

13. Minha terra tem primores,

14. Que tais não encontro eu cá;

15. Em cismar - sozinho, à noite,

16. Mais prazer encontro eu lá;

17. Minha terra tem palmeiras,

18. Onde canta o Sabiá.

19. Não permita Deus que eu morra,

20. Sem que volte para lá;

21. Sem que desfrute os primores

22. Que não encontro por cá;

23. Sem qu'inda aviste as palmeiras,

24. Onde canta o Sabiá.

Que analogia é possível estabelecer no poema “Canção do Exílio"?

  • A Sabiá = Brasil; palmeira = poeta.
  • B Céu = Brasil; sabiá = poeta.
  • C Primores = Brasil; palmeira = poeta.
  • D Sabiá = poeta; palmeira = Brasil.
9

Uma entrevista coletiva atrai repórteres de jornais, revistas, rádios, tevês e internet. Sobre o tratamento dispensado aos profissionais dos vários veículos é correto afirmar que, embora ele tenha de ser igualitário,

  • A os integrantes de jornais e revistas devem ser privilegiados, pois são, por excelência, formadores de opinião.
  • B os profissionais de rádio e tevê devem receber tratamento diferente, pois preparam o conteúdo da entrevista in-loco.
  • C os jornalistas de internet são atendidos antes, pois trabalham praticamente online.
  • D os pertencentes aos grandes veículos devem receber atenção especial, pois dão mais audiência.
  • E os membros de pequenos veículos devem se contentar em apenas registrar o evento, sem fazer perguntas.
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“A Convenção 182 da OIT estipula como piores formas de trabalho infantil a utilização de crianças em escravidão, em trabalhos forçados, no tráfico, em servidão por dívida, em exploração sexual, em pornografia, no recrutamento militar e em conflitos armados. No país, a mobilização social tem se focado no combate ao trabalho infantil doméstico, nas ruas, no lixo e com o lixo, e na agricultura, com especial enfoque sobre aqueles expostos a agrotóxicos”.

Procurando explicar o que sejam as piores formas de trabalho infantil,pode-se definir o texto 3 como:

  • A exortativo;
  • B metalinguístico;
  • C argumentativo;
  • D discriminador;
  • E manipulador.

Noções de Informática

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Assinale a alternativa que indica a finalidade correta do campo CC, no preparo de e-mails no aplicativo MS-Outlook 2010, em sua configuração padrão.

  • A Incluir arquivos como anexos.
  • B Incluir mensagens de e-mail para resposta.
  • C Escolher cabeçalho para o corpo do e-mail.
  • D Adicionar destinatários que receberão cópia do e-mail.
  • E Digitar o texto do corpo do e-mail.
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Com relação à ferramenta compactar apresentação do aplicativo Impress (BrOfce.org / LibreOfce) versão 4.0.4.2 em português, considere as seguintes afirmativas:


1. Permite criar figuras estáticas para substituir objetos OLE e com isso reduzir ainda mais o tamanho final da apresentação.
2. Permite reduzir a resolução das imagens para até 90 DPI.
3. Ao final do processo cria uma nova apresentação otimizada, mas não permite aplicar as otimizações à apresentação atual.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  • A É correta apenas a afirmativa 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
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Sobre o navegador Mozilla Firefox, assinale a alternativa correta.

  • A A aba “Geral” na janela de opções permite escolher o modo de inicialização, com a opção de reabrir as abas e as janelas da sessão anterior.
  • B Uma restrição do navegador Mozilla Firefox é a impossibilidade da configuração de um servidor proxy, muito comum em ambientes corporativos.
  • C A principal vantagem deste navegador é o recurso padrão de visualização e edição de arquivos no formato PDF (Portable Document Format).
  • D O navegador Mozilla Firefox permite visualizar páginas web, utilizando o protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol), contudo, a versão segura do mesmo protocolo (HTTPS) não é compatível com o navegador.
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Suponha que ao copiar dados de uma planilha “X” do MS Excel e colá-los em um documento “Y” do MS Word, o usuário escolha a opção ‘vincular e manter formatação original’. Sobre eventuais alterações nesses documentos, é correto afirmar que:

  • A alterações efetuadas em “X” refletem-se automaticamente no conteúdo de “Y” somente até que ocorra a primeira gravação feita em “Y”;
  • B alterações efetuadas em “Y” são refletidas automaticamente em “X” sempre que este for ou estiver aberto;
  • C se “X” for removido ou movido para outra pasta, quando “Y” for aberto os dados copiados são removidos de “Y”;
  • D alterações em “X” são refletidas automaticamente em “Y” quando este for ou estiver aberto;
  • E depois que “X” for fechado pela primeira vez após a cópia, nenhuma das alterações em “X” reflete-se em “Y”.
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Ao editar um texto no aplicativo Word versão 2010 (português), um estudante deseja copiar uma palavra do texto que está sendo editado para também usá-la em outro local do mesmo texto.

Para isso, imediatamente após selecionar a palavra que deseja copiar, devem ser acionadas as teclas

  • A Shift + C
  • B Shift + V
  • C Ctrl + C
  • D Ctrl + V
  • E Ctrl + N
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Analise as seguintes sentenças em relação ao Windows XP:

I. As teclas Ctrl + X, quando pressionadas simultaneamente, são utilizadas para copiar um arquivo de um lugar de origem para o destino, permanecendo o arquivo na origem.

II. No Windows Explorer, a tecla shift, quando pressionada, pode selecionar dois ou mais arquivos de forma aleatória e de forma não adjacente.

III. Quando se arrasta um arquivo dentro de uma mesma unidade, o padrão é que ele seja movido do local de origem para o local de destino e, quando arrastado para uma unidade diferente, o padrão é que o arquivo seja copiado do local de origempara o local de destino.

Está(ão) correta(s):

  • A apenas a I.
  • B apenas a II.
  • C apenas a III.
  • D apenas I e II.
  • E apenas II e III.
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Para a resolução das questões desta prova, considere os seguintes detalhes: (1) o mouse está configurado para uma pessoa que o utiliza com a mão direita (destro) e usa, com maior frequência, o botão esquerdo, que possui as funcionalidades de seleção ou de arrastar normal, entre outras. O botão da direita serve para ativar o menu de contexto ou de arrastar especial; (2) os botões do mouse estão devidamente configurados com a velocidade de duplo clique; (3) os programas utilizados nesta prova foram instalados com todas as suas configurações padrão, entretanto, caso tenham sido realizadas alterações que impactem a resolução da questão, elas serão alertadas no texto da questão ou mostradas visualmente, se necessário; (4) no enunciado e nas respostas de algumas questões, existem letra(s), palavra(s) ou texto(s) que foram digitados entre aspas, apenas para destacá-los. Nesse caso, para resolver as questões, desconsidere tais aspas e atente-se somente para a(s) letra(s), palavra(s) ou texto(s) propriamente ditos; e (5) para resolver as questões dessa prova, considere, apenas, os recursos disponibilizados para os candidatos, tais como essas orientações, os textos introdutórios das questões, normalmente disponibilizados antes das Figuras, os enunciados propriamente ditos e os dados e informações disponíveis nas Figuras das questões, se houver.

Para responder à questão, considere as Figuras 6(a), 6(b), 6(c) e 6(d), do Power Point 2010. A Figura 6(a) mostra a caixa de diálogo "Senha", que foi exibida ao se tentar abrir o arquivo "BRDE.pptx", que se encontra armazenado na raiz do drive F:\. A Figura 6(b) mostra a janela principal do Power Point 2010, sobre a qual está sendo exibido o menu "Suporte". Na Figura 6(b), inseriu-se, intencionalmente, no local apontado pela seta nº 1, um retângulo, de modo a ocultar os ícones existentes nesse local. As Figuras 6(c) e 6(d) mostram, intencionalmente, apenas parte de duas caixas de diálogo desse software. Na Figura 6(c), é exibido o menu apontado pela seta nº 5.


                     Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

                                 Figura 6(a) - Caixa de diálogo "Senha"


                         Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

                     Figura 6(b) – Janela principal do Power Point 2010


                    Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

               Figura 6(c) – Caixa de diálogo do Power Point 2010


                        Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

                  Figura 6(d) – Caixa de diálogo do Power Point 2010


Ao tentar abrir o arquivo "BRDE.pptx", armazenado na raiz do drive F:\, foi exibida a caixa de diálogo "Senha" (Figura 6(a)). Para remover a senha de proteção desse arquivo, basta, inicialmente, abri-lo com a inserção da senha correta e, a seguir, realizar, sequencialmente, as seguintes atividades:

  • A (1) selecionar, na Figura 6(b), o item de menu "Salvar como" (seta nº 2); (2) ao ser exibida a caixa de diálogo da Figura 6(c), selecionar o item de menu "Opções de salvamento", apontado pela seta nº 6; (3) ao ser mostrada a caixa de diálogo da Figura 6(d), remover a senha de proteção (seta nº 8); e (4) finalizar o processo, clicando nos botões "OK", "Salvar", etc., das caixas de diálogo, confirmando a operação.
  • B (1) selecionar, na Figura 6(b), o item de menu "Salvar como" (seta nº 2); (2) ao ser exibida a caixa de diálogo da Figura 6(c), selecionar o item de menu "Opções Gerais", apontado pela seta nº 7; (3) ao ser mostrada a caixa de diálogo da Figura 6(d), remover a senha de proteção (seta nº 8); e (4) finalizar o processo, clicando nos botões "OK", "Salvar", etc., das caixas de diálogo, confirmando a operação.
  • C (1) selecionar, na Figura 6(b), o item de menu "Informações" (seta nº 3); (2) ao ser exibida a caixa de diálogo da Figura 6(c), selecionar o item de menu "Opções de salvamento", apontado pela seta nº 6; (3) ao ser mostrada a caixa de diálogo da Figura 6(d), remover a senha de proteção (seta nº 8); e (4) finalizar o processo, clicando nos botões "OK", "Salvar", etc., das caixas de diálogo, confirmando a operação.
  • D (1) selecionar, na Figura 6(b), o item de menu "Informações" (seta nº 3); (2) ao ser exibida a caixa de diálogo da Figura 6(c), selecionar o item de menu "Opções Gerais", apontado pela seta nº 7; (3) ao ser mostrada a caixa de diálogo da Figura 6(d), remover a senha de proteção (seta nº 8); e (4) finalizar o processo, clicando nos botões "OK", "Salvar", etc., das caixas de diálogo, confirmando a operação.
  • E (1) selecionar, na Figura 6(b), o item de menu "Novo" (seta nº 4); (2) ao ser exibida a caixa de diálogo da Figura 6(c), selecionar o item de menu "Opções de salvamento", apontado pela seta nº 6; (3) ao ser mostrada a caixa de diálogo da Figura 6(d), remover a senha de proteção (seta nº 8); e (4) finalizar o processo, clicando nos botões "OK", "Salvar", etc., das caixas de diálogo, confirmando a operação.
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Qual a afirmação VERDADEIRA sobre o Microsoft Word e Microsoft Excel?

  • A A combinação das teclas CTRL + P serve para criar um novo parágrafo.
  • B O botão Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas serve para limpar o texto selecionado.
  • C Os botões Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas servem para aumentar e diminuir a fonte.
  • D O botão Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas serve para mostrar os caracteres imprimíveis.
  • E O botão de Zoom serve para melhor a qualidade da impressão.
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Qual o recurso de segurança e privacidade do Internet Explorer 11 que faz com que o histórico de pesquisa em uma aba ou janela seja apagado ao fechar a aba ou janela de navegação sem necessitar fechar o Internet Explorer?

  • A Filtro SmartScreen.
  • B Do Not Track (Não Rastrear).
  • C Navegação InPrivate
  • D Filtro ActiveX.
  • E Bloqueio de compartilhamento de local.
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Uma das tecnologias que mais evoluiu nos últimos anos com certeza foi a de armazenamento de dados. Para comprovar isso basta lembrar ou às vezes nem lembrar do principal meio de transporte de dados em disquetes de 3 ½ “ e 1,44MB de capacidade. Atualmente novas tecnologias permitem maior quantidade de dados, maior rapidez na transferência e menor tamanho. Analise as questões e assinale a INCORRETA:

  • A Cartão SD ou cartões de memórias (SD é um padrão predominante) possuem variações de tamanho: SD, XT SD e NanoSD.
  • B Disco rígido ou HD pode equipar ainda a maioria dos computadores, e nele ficam gravados arquivos do sistema operacional, programas instalados e arquivos do usuário.
  • C Pendrives foram criados para serem dispositivos portáteis, ideais para serem usados no armazenamento e transporte de dados como documentos, planilhas, fotos, base de dados, agendas.
  • D SSD ou Solid State Drive é algo como Unidade de Estado Sólido e armazena os dados em Chips de Memória, dispensando totalmente o uso de sistemas mecânicos para o seu funcionamento. Equipam os modernos computadores e laptops.

Engenharia Ambiental e Sanitária

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Assinale a alternativa correta em relação à gestão e outorga para uso de recursos hídricos.
  • A De acordo com a Política Nacional de Recursos Hídricos, a gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público. Os usuários e as comunidades não participam da gestão dos recursos hídricos, pois a água não é um bem de domínio público.
  • B A derivação ou captação de parcela de água existente em um corpo de água para consumo final não estará sujeita à outorga pelo Poder Público quando tal consumo se caracterizar pelo abastecimento público ou insumo de processo produtivo.
  • C Para a emissão das outorgas preventivas e de direito de uso, deverão ser observadas as prioridades de uso estabelecidas nos Planos de Recursos Hídricos, a classe em que o corpo de água estiver enquadrado, a preservação dos usos múltiplos previstos, a manutenção de condições adequadas ao transporte aquaviário, quando for o caso, e demais restrições impostas pela legislação.
  • D No caso de aproveitamentos hidrelétricos, somente o uso da água é condicionado à obtenção de outorga de direito de uso. O uso do potencial hidrelétrico é isento desse processo.
  • E A outorga de direito de uso de recursos hídricos tem validade indeterminada.

Meio Ambiente

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Uma indústria emite 0,25% de SO2 por volume de gases, a uma temperatura de 500 K. Sabe-se que o volume de gases emitido no tempo é de 2,50 x 102 m3 /s, a pressão no local é de 831 mb, o peso molecular do SO2 é de 64 g e a constante dos gases perfeitos é de 8,31 x 10-2 (mb.m3 )/(g. mol.K).

A taxa de emissão de SO2 em unidades de massa/tempo, isto é, em g/s, é de

  • A 320
  • B 400
  • C 640
  • D 720
  • E 800

Engenharia Ambiental e Sanitária

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Diversas atividades industriais e antrópicas emitem substâncias poluentes no ar que, em concentrações elevadas, podem causar danos em seres humanos, em animais e em vegetais. Sobre o assunto, uma atividade ou ação passível de causar a poluição do ar por asbestos é a (o)

  • A fabricação de telhas de fibrocimento
  • B operação do reator de usina nuclear
  • C queima incompleta dos combustíveis fósseis
  • D processo de blindagem por galvanoplastia
  • E controle de pragas na agricultura com o uso de organoclorados
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Em uma obra de edifício residencial, algumas premissas precisam ser bem sedimentadas para que a gestão dos resíduos seja adequada. Sobre o tema, é correto afirmar que:

  • A os resíduos da construção civil são inertes;
  • B os resíduos da construção civil devem ser dispostos em aterros sanitários;
  • C todos os geradores de resíduos de construção são responsáveis por sua destinação correta;
  • D os resíduos classe A podem ser reutilizados ou reciclados;
  • E as características do resíduo gerado na construção civil independem da qualidade e treinamento da mão de obra disponível
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Qualquer incêndio envolvendo combustíveis energizados, que pode ser tornar outra classe, caso seja desligado da rede elétrica, é a definição correta de incêndio classificado como:

  • A Classe A
  • B Classe B
  • C Classe C
  • D Classe D.
  • E Classe E.
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O ciclo biogeoquímico do nitrogênio é um dos mais im- portantes nos ecossistemas terrestres, uma vez que o nitrogênio desempenha um papel fundamental para a formação de proteínas e ácidos nucleicos nos seres vivos. Nesse sentido, associe as transformações do ciclo biogeoquímico do nitrogênio com as respectivas bactérias responsáveis, apresentadas a seguir.

I - Passagem de amô- nia a nitrito
II - Passagem do nitrito ao nitrato
III - Retorno ao nitrogênio gasoso a partir do nitrato

P - Nitrobacter
Q - Nitrossomonas
R - Azotobacter
S - Pseudomonas

As associações corretas são:

  • A I – P , II – R , III – Q
  • B I – Q , II – P , III – S
  • C I – Q , II – S , III – R
  • D I – R , II – Q , III – P
  • E I – S , II – R , III – Q

Meio Ambiente

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Acerca de alguns poluentes aquáticos e seus principais impactos no meio aquático, analise as afirmativas abaixo:

1. O excesso de nutrientes nos corpos d’água pode levar ao crescimento excessivo de alguns organismos aquáticos, acarretando prejuízo a determinados usos dos recursos hídricos. Esses nutrientes, principalmente os sais de nitrogênio e fósforo, são comumente responsáveis pela proliferação acentuada de algas, que podem prejudicar a utilização de mananciais de água potável. Os nutrientes chegam aos corpos de água por meio da erosão de solos, pela fertilização artificial dos campos agrícolas, pela própria decomposição da matéria orgânica biodegradável existente no solo e na água, pelos esgotos, oriundos das atividades humanas, entre outras.
2. Os sólidos em suspensão aumentam a turbidez da água, isto é, diminuem sua transparência. O aumento da turbidez reduz as taxas de fotossíntese e prejudica a procura de alimento para algumas espécies, levando a desequilíbrio na cadeia alimentar.
3. A temperatura da água não altera a solubilidade dos gases nem a cinética das reações químicas.


Está INCORRETO o que se afirma em
  • A 1, 2 e 3.
  • B 1 e 2, apenas.
  • C 1, apenas.
  • D 2, apenas.
  • E 3, apenas.

Engenharia Ambiental e Sanitária

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No contexto do planejamento do meio físico, as bacias hidrográficas são unidades de trabalho fundamentais devido aos diferentes aspectos que as caracterizam, especialmente no tocante aos recursos naturais solo e água. Manejar adequadamente a bacia hidrográfica consiste de uma série de ações que visam conciliar o uso dos recursos naturais existentes na mesma com o mínimo de impactos sobre a natureza. Existem alguns coeficientes que são utilizados para quantificar a influência da forma no modo de resposta de uma bacia à ocorrência de uma precipitação. Neste contexto, a seguir é apresentado um estudo de caso, o qual consiste de um levantamento básico de informações fisiográficas e estudo da distribuição espacial dos atributos hidrológicos do solo mais influenciados pelo manejo e sua relação com o uso do solo. Características fisiográficas básicas da bacia hidrográfica referência:

- perímetro:11,3 km
- área:800 ha
- comprimento axial:4,5 km
Foram determinados 7 valores de largura ao longo da bacia, iguais a 1,5 km, 2,6 km, 3,5 km, 4,5 km, 4,3 km, 2,8 km e 1,1 km. Aplicando-se as fórmulas para determinação de coeficientes, obteve-se:
- Coeficiente de Compacidade (kc) =1,12
- Fator de forma (Kf) = 0,644
- Índice de Conformação (Ic) = 0,40

Nesse contexto, considere as informações dos itens I, II e III, a seguir, para responder a questão.

I. Kc =1,12 indica que a bacia possui grande tendência a grandes enchentes.

II. Com base no Kf e no Ic a bacia terá tendência mediana a enchentes.

III. Como Kf expressa uma tendência a enchentes e Kc expressa a dimensão da cheia, os índices são complementares. Assim, esta bacia apresentará tendência mediana a enchentes e se estas ocorrerem, poderão ser de grande vulto.

Nestes termos, está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):

  • A Apenas do item I
  • B Apenas dos itens I e II.
  • C Apenas dos itens I e III
  • D Apenas dos itens II e III
  • E Dos itens I, II e III.
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A Resolução Conama 357/2005, alterada pela Resolução 410/2009 e pela 430/2011, é um dos instrumentos de controle da qualidade das águas, em nível federal, e dispõe sobre a classificação dos corpos de água superficiais. A Tabela a seguir apresenta o resultado do ensaio de qualidade da água, realizado segundo esse instrumento legal em um corpo hídrico.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

De acordo com a Resolução Conama 357/2005, os dados da Tabela indicam, para não ferir os limites de lançamento e permitir o uso mais nobre possível, que esse corpo hídrico deve ser enquadrado como classe

  • A Especial
  • B 1
  • C 2
  • D 3
  • E 4
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O plano diretor, aprovado por lei municipal, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, e é parte integrante do processo de planejamento municipal.

Segundo a Lei nº 10.257, de 10/07/2001, que estabelece diretrizes gerais da política urbana, o plano diretor NÃO poderá

  • A ser utilizado como base para a elaboração da lei municipal que delimitará as áreas em que incidirá o direito de preempção ao Poder Público municipal.
  • B ser aprovado por lei municipal, que deverá ser revista, pelo menos, a cada dez anos.
  • C definir os limites máximos a serem atingidos pelos coeficientes de aproveitamento, considerando a proporcionalidade entre a infraestrutura existente e o aumento de densidade esperado em cada área.
  • D fixar áreas nas quais o direito de construir poderá ser exercido acima do coeficiente de aproveitamento básico adotado, mediante contrapartida a ser prestada pelo beneficiário.
  • E fixar áreas nas quais seria permitida alteração de uso do solo, sem contrapartida a ser prestada pelo beneficiário.

Direito Ambiental

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O movimento de proteção ao meio ambiente consegue instituir a Estação Ecológica em território do município XYZ, a qual atinge as propriedades de Sr. X, Sr. Y e Sr. Z, bem como da empresa WW Ltda.


Nesse caso, consoante às regras aplicáveis à Estação Ecológica, ocorrerá a

  • A limitação ao direito de propriedade
  • B desapropriação com indenização justa
  • C instituição de servidão administrativa
  • D ocupação temporária para fins científicos
  • E expropriação das terras particulares sem indenização
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Em relação aos princípios aplicáveis à Lei n.º 12.651/2012, que estabelece normas gerais sobre a proteção da vegetação, áreas de preservação permanente e áreas de reserva legal, bem como a exploração florestal, o suprimento de matéria-prima florestal, o controle da origem dos produtos florestais e o controle e prevenção de incêndios florestais, e prevê instrumentos econômicos e financeiros para o alcance de seus objetivos, é correto afirmar que a lei atenderá, entre outros, ao princípio

  • A das responsabilidades comuns mais diferenciadas da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, em colaboração com a sociedade civil, na criação de políticas somente voltadas para a preservação da vegetação nativa e de suas funções ecológicas e sociais nas áreas rurais, urbanas e urbanizáveis.
  • B do fomento à pesquisa científica e inovação tecnológica na busca de novas soluções para o uso sustentável do solo, da água e do ar, bem como a preservação das florestas e demais formas de vegetação, além de incentivos econômicos para a recuperação da vegetação de forma integrada.
  • C da afirmação da função socioambiental da atividade agropecuária e do papel das florestas e demais formas de vegetação nativa na sustentabilidade, no crescimento econômico, na melhoria da qualidade de vida da população brasileira e na presença do Brasil especificamente no mercado internacional de alimentos.
  • D da ação governamental de proteção e uso sustentável das florestas e demais formas de vegetação, de forma que o País assuma o compromisso de harmonização entre o uso produtivo da terra e a preservação da água, do solo e da vegetação de forma ampla, buscando atingir o ideal de sustentabilidade.
  • E da afirmação do compromisso soberano do Brasil com a preservação das suas florestas e demais formas de vegetação nativa, bem como da biodiversidade, do solo, dos recursos hídricos e da integridade do sistema climático, para o bem-estar das gerações presentes e futuras.
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Considerando o direito nacional e internacional ao acesso a recursos genéticos e à repartição de benefícios, assinale a opção correta.

  • A A concessão de autorização para a realização de bioprospecção não prevê permissão para a exploração comercial de componentes do patrimônio genético descobertos na pesquisa, sendo, para tanto, necessária uma autorização específica da CTNBio.
  • B Para que determinada empresa possa ter acesso a conhecimento relevante, de domínio de apenas um indivíduo de uma comunidade, é necessário firmar contrato de utilização do patrimônio genético e de repartição de benefícios diretamente com o indivíduo detentor do conhecimento, visto que a comunidade não pode ser titular desse patrimônio.
  • C Compete à CTNBio, criada após a ratificação do Protocolo de Cartagena pelo Brasil, o estabelecimento dos critérios para as autorizações de acesso e remessa de patrimônio genético.
  • D A Convenção sobre Diversidade Biológica, em vigor no âmbito internacional desde 1993, não estabelece regras precisas sobre a repartição justa e equitativa dos benefícios advindos do patrimônio genético e do conhecimento tradicional associado.
  • E O conhecimento tradicional das comunidades indígenas associado ao patrimônio genético só é considerado como objeto de tutela jurídica se for real, visto que não há tutela ao conhecimento tradicional com valor potencial.
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Sabendo que, segundo a Lei Complementar n.º 140/2011, o licenciamento ambiental é o procedimento administrativo destinado a licenciar atividades ou empreendimentos utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, de qualquer forma, de causar degradação ambiental, assinale a opção correta.

  • A O licenciamento ambiental deve ser requerido ao órgão estadual competente e, em caráter supletivo, ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.
  • B Depois de concedida a licença, esta só pode ser revista pelo poder público se identificada irregularidade no procedimento que a antecedeu.
  • C O decurso dos prazos de licenciamento, sem a emissão da licença ambiental, implica autorização para a obra ou atividade, vigendo até que o órgão licenciador emita decisão definitiva sobre o caso.
  • D O licenciamento ambiental é um instrumento autônomo em relação ao estudo prévio de impacto ambiental.
  • E As regras relativas à licença estabelecida no âmbito do direito administrativo aplicam-se ao licenciamento ambiental.
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Nos termos expressos da Lei 9.985/2000, constitui objetivos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, exceto:

  • A proteger paisagens naturais e pouco alteradas de notável beleza cênica.
  • B promover a dignidade da pessoa humana.
  • C valorizar econômica e socialmente a diversidade biológica.
  • D recuperar ou restaurar ecossistemas degradados.
  • E proteger e recuperar recursos hídricos e edáficos.
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A Lei nº 9433, de 8 de Janeiro de 1997 institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, entre outras ações. Segundo o Art. 1º da lei em questão, a Política Nacional de Recursos Hídricos se baseia nos seguintes fundamentos, EXCETO:
  • A a gestão dos recursos hídricos deve ser centralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades.
  • B A bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
  • C a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas.
  • D a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico.
  • E a água é um bem de domínio público.
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Considerando o disposto no artigo 12 da Lei Federal no 9.433/77, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, duas das hipóteses de uso de recursos hídricos cujos direitos de uso estão sujeitos a outorga pelo Poder Público, são

  • A extração de água de aquífero subterrâneo para consumo final ou insumo de processo produtivo; e lançamento em corpo de água de esgotos e demais resíduos líquidos ou gasosos, tratados ou não, com o fim de sua diluição, transporte ou disposição final.
  • B extração de água de aquífero subterrâneo para consumo final ou insumo de processo produtivo; e uso de recursos hídricos para a satisfação das necessidades de pequenos núcleos populacionais, distribuídos no meio rural.
  • C uso de recursos hídricos para a satisfação das necessidades de pequenos núcleos populacionais, distribuídos no meio rural; e lançamento em corpo de água de esgotos e demais resíduos líquidos ou gasosos, tratados ou não, com o fim de sua diluição, transporte ou disposição final.
  • D lançamento em corpo de água de esgotos e demais resíduos líquidos ou gasosos, tratados ou não, com o fim de sua diluição, transporte ou disposição final e derivações, captações; e lançamentos considerados insignificantes.
  • E derivações, captações e lançamentos considerados insignificantes; e uso de recursos hídricos para a satisfação das necessidades de pequenos núcleos populacionais, distribuídos no meio rural.
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Sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, analise as afirmações a seguir.

I - Nos casos de licenciamento ambiental de empreendimentos de significativo impacto ambiental, assim considerado pelo órgão ambiental competente, com fundamento em Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório (EIA/Rima), o empreendedor é obrigado a apoiar a implantação e a manutenção de unidade de conservação do Grupo de Proteção Integral.

II - Quando o empreendimento sujeito à compensação ambiental afetar a zona de amortecimento de uma Área de Proteção Ambiental (APA), essa Unidade de Conservação deverá ser uma das beneficiárias dos recursos da compensação ambiental.

III - O montante de recursos a ser destinado pelo empreendedor a título de compensação ambiental não pode ser inferior a meio por cento dos custos totais previstos para a implantação do empreendimento, sendo o percentual fixado pelo órgão ambiental licenciador de acordo com o grau de impacto ambiental causado pelo empreendimento.

IV - Dentre as unidades de conservação de uso sustentável, cujo objetivo básico é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais, encontram-se as Áreas de Proteção Ambiental, as Áreas de Relevante Interesse Ecológico, as Florestas Nacionais e as Reservas de Fauna.

Está correto o que se afirma em

  • A I e II, apenas.
  • B I e IV, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D III e IV, apenas.
  • E I, II, III e IV.
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Em relação à Política Nacional do Meio Ambiente, ao Sistema Nacional do Meio Ambiente e às normas constitucionais sobre meio ambiente, considere as afirmações abaixo.

I - A análise e a expedição de licença ambiental inserem-se no âmbito da competência constitucional executiva dos entes federados para a proteção do meio ambiente.

II - Os espaços territoriais especialmente protegidos, dentre os quais se incluem as unidades de conservação da natureza, podem ser alterados ou suprimidos mediante decreto.

III - A edição da Lei Complementar exigida no Parágrafo único do artigo 23 da Constituição Federal é indispensável para que as entidades ambientais estaduais conduzam os licenciamentos ambientais.

É correto o que se afirma em

  • A I, apenas
  • B III, apenas
  • C I e II, apenas
  • D II e III, apenas
  • E I, II e III
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Uma mineradora apresentou EIA-RIMA com o objetivo de viabilizar a exploração de recursos minerais em determinado local. O órgão ambiental competente exigiu, então, apresentação de PRAD. A empresa considerou a exigência ilegal e impetrou mandado de segurança por meio do qual busca dar continuidade ao procedimento de obtenção de licença ambiental sem que cumpra tal exigência.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.

  • A A imposição às mineradoras do dever de recuperarem as áreas degradadas viola o princípio da legalidade, conforme resolução do CONAMA.
  • B É legítima e tem base legal a exigência do impetrado de apresentação do PRAD, cujo objetivo é viabilizar a compensação ambiental.
  • C A recuperação de áreas degradadas é um dos princípios da Política Nacional do Meio Ambiente; em relação às mineradoras, é ela uma exigência constitucional.
  • D É incabível a exigência do PRAD quando a atividade nem sequer foi iniciada, porque não se trata de instrumento de prevenção, mas sim de recuperação.
  • E Não cabe à mineradora apresentar o PRAD, mas sim ao órgão técnico, que deve elaborá-lo e exigir seu cumprimento pelo particular.