Em relação às medidas de prevenção de infecção em pacientes com cateter vesical, assinale a afirmativa INCORRETA.
Considerando a nutrição enteral, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A alimentação intermitente por sonda deve ser iniciada com um volume de 2,5 mL/kg a 5 mL/kg, de 5 a 8 vezes por dia.
( ) Apesar de o exame radiográfico ser altamente confiável para a verificação da colocação da sonda de alimentação, este pode ser substituído pela medição do pH de secreções retiradas da sonda.
( ) A alimentação contínua por sonda deve ser iniciada com 10 mL a 40 mL por hora e aumentar lentamente até atingir a taxa alvo, se tolerado pelo paciente.
( ) É indicada a realização da medida do volume gástrico residual (VGR) do paciente em alimentação enteral e quando restar volume superior a 100 mL, deve-se suspender a administração da dieta.
Assinale a sequência correta.
Considerando a Política Nacional de Saúde Mental e a Rede de Atenção Psicossocial, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) É resultado da mobilização de usuários, familiares e trabalhadores da saúde, iniciada na década de 1980 com o objetivo de substituir o modelo de atenção médico-psiquiátrico pelo modelo de atenção psicossocial. ( ) O processo de mudança da atenção à saúde mental no Brasil se expressa especialmente por meio do Movimento Social da Luta Antimanicomial e de um projeto coletivamente produzido de mudança do modelo de atenção e de gestão do cuidado: a Reforma Psiquiátrica. ( ) Apesar de a Estratégia Saúde da Família ser considerada a porta de entrada dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Saúde Mental prioriza esse cuidado à atenção terciária. ( ) A abordagem em redução de danos é um método utilizado no trabalho em saúde, pautado por uma ética da relação baseada na autonomia, no diálogo e na responsabilização unilateral do usuário.
A prescrição médica do paciente O.F.R. contém o seguinte item: Neozine 40 mg, via oral. Há disponível na instituição frasco de Neozine de 20 mL a 4% em gotas. Assinale a alternativa que apresenta o volume de medicamento em mL e a quantidade em gotas que deve ser administrada para atender à prescrição médica.
A prescrição médica da paciente J.M.B. contém o seguinte item: Vancomicina 1.000 mg, diluída em Soro Fisiológico 0,9% 80 mL, administrar via endovenosa em 40 minutos. Assinale a alternativa que apresenta o gotejamento correto para a administração da solução.
Considerando os distúrbios hidroeletrolíticos mais comuns em portadores de distúrbios renais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A hipofosfatemia pode causar dor óssea profunda, dor no flanco, parestesia e confusão; pode ser compensada pela dieta ou suplementação de fósforo via oral ou parenteral. ( ) A hipercalemia pode causar constipação intestinal, náuseas, vômitos, sinal positivo de Chvostek e formigamento perilabial; pode ser compensada pela reposição de líquidos ou administração de calcitonina. ( ) A hiponatremia pode deixar as mucosas secas e pegajosas, causar sede, língua seca e áspera, febre, inquietação; pode ser manejada pela administração de grandes volumes de líquido, especialmente soro fisiológico ou hipertônico. ( ) A hiperpotassemia pode causar diarreia, cólica, náuseas, fraqueza muscular e alterações no traçado eletrocardiográfico; para compensar essa alteração, pode-se administrar gliconato de cálcio, diuréticos ou submeter o paciente à diálise.
Assinale a sequência correta.
Em relação ao manejo do controle glicêmico no ambiente hospitalar, analise as afirmativas a seguir.
I - Os horários adequados para a verificação do nível de glicemia, o consumo de alimentos e a dose de insulina são cruciais para o controle glicêmico e evitar a hiperglicemia. II - No ambiente hospitalar, prefere-se a utilização de agentes antidiabéticos orais à insulina, para minimizar o risco de lesões cutâneas e infecção, quando se utiliza a via subcutânea. III - A equipe de enfermagem deve estar atenta aos níveis glicêmicos do paciente, a fim de alcançar as metas glicêmicas estabelecidas pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), que é de 100 a 180 mg/dL. IV - De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), as medidas de combate ao tabagismo auxiliam no controle do diabetes e na prevenção de doenças cardiovasculares.
Está correto o que se afirma em
Considerando a NR-32 – Saúde e Segurança Ocupacional em estabelecimentos assistenciais de saúde, assinale a afirmativa correta.
Em relação aos distúrbios das vias respiratórias superiores em idosos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A perda de massa muscular relacionada com o envelhecimento e o adelgaçamento das mucosas podem causar alterações estruturais na laringe, gerando alterações nas características da voz. ( ) A laringite é comum em idosos e pode ser secundária à doença do refluxo gastresofágico; as medidas de tratamento incluem dormir em posição de Trendelemburg e o uso de medicamentos inibidores da bomba de prótons. ( ) Com o envelhecimento, a estrutura do nariz muda, causando restrição ao fluxo de ar, predisposição à rinite geriátrica e influenciando negativamente o olfato. ( ) As infecções das vias respiratórias podem ter consequências mais graves, a influenza, por exemplo, pode provocar exacerbações da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e redução da função pulmonar.
Assinale a sequência correta.
Em relação à Política de Atenção à Saúde da Mulher, assinale a afirmativa correta.
Em relação á Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), assinale a afirmativa INCORRETA.
Em relação à Parada Cardiorrespiratória (PCR) e manobras de Reanimação Cardiopulmonar (RCP), segundo as diretrizes da American Heart Association (AHA – 2015), analise as afirmativas.
I - A Cadeia de Sobrevivência no atendimento à PCR/RCP em ambiente intra-hospitalar contempla: vigilância e prevenção, reconhecimento e acionamento do serviço médico de emergência, RCP imediata e de qualidade, rápida desfibrilação e suporte avançado de vida e cuidados Pós- PCR. II - A qualidade das compressões torácicas externas (CTE) é enfatizada na RCP de qualidade com frequência entre 100 e 120 CTE por minuto e uma profundidade de 5 cm no adulto. III - A desfibrilação precoce é indicada na RCP, sendo orientada a desfibrilação com a carga máxima do desfibrilador monofásico ou bifásico em casos de ritmos chocáveis (Assistolia e Fibrilação Ventricular). V - O uso de adrenalina é indicado em todos os ritmos de PCR, exceto em Atividade Elétrica Sem Pulso (AESP), em que existe um ritmo elétrico mínimo, mas insuficiente para a realização do automatismo elétrico cardíaco. V - O uso da Atropina é indicado apenas em caso de Bradicardia Refratária e a Amiodarona em casos de PCR com ritmos chocáveis e após a desfibrilação.
Estão corretas as afirmativas
Em relação à abordagem ao paciente com dor torácica, assinale a afirmativa INCORRETA.
Assinale a sequência correta.
O Eletrocardiograma (ECG) registra a atividade elétrica do coração em formas de onda que mostram a despolarização e repolarização cardíaca. Em relação a esse tema, analise as afirmativas.
I - Cada derivação do ECG fornece uma visão da atividade elétrica do coração entre um polo positivo e um polo negativo. II - As informações são registradas a partir de 12 projeções cardíacas diferentes, por meio de eletrodos colocados nos membros (V1, V2, V3, V4 ,V5 e V6) e eletrodos colocados no tórax do paciente (I, II, III, aVR, aVL e aVF). III - A Onda P representa a repolarização atrial, precede o complexo QRS e tem duração de 0,06 a 0,20 segundos. IV - O complexo QRS representa a despolarização ventricular, tem amplitude de 5 a 30 mm de altura e tem duração de 0,06 a 0,10 segundos ou metade do intervalo PR. V - O supradesnivelamento do seguimento ST é considerado quando está a 1 mm ou mais da linha de base e pode indicar lesão miocárdica.
Estão corretas as afirmativas
Assinale a sequência correta.
O.C.T, 18 anos, sofreu colisão frontal de moto versus carro. Apresenta-se sentado no local do acidente, sem capacete, Escala de Coma de Glasgow (ECG) 14, muito comunicativo, porém confuso, pouco dispneico, hipocorado e muito ansioso. A vítima retira a camiseta já rasgada, e é identificada uma lesão aberta em hemitórax D de aproximadamente 5 cm de diâmetro e pequena hemorragia local. A equipe de socorro chega ao local e inicia os primeiros socorros à vítima politraumatizada. De acordo com o protocolo de Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado (PHTLS), assinale a conduta adequada.
As urgências endocrinológicas são vistas com frequência no pronto atendimento e devem ser diagnosticadas de forma rápida e precisa. Em relação a esse tema, analise as afirmativas.
I - A Cetoacidose Diabética (CAD) e o Estado Hiperglicêmico (EHH) são complicações hiperglicêmicas e importantes causas de morte em pacientes diabéticos. II - Na CAD, a maior característica é a alcalose metabólica com a glicemia geralmente menor que 800 mg/dL. III - No EHH, há pouca ou nenhuma acidose, com glicemia frequentemente maior que 1000 mg/dL, associada com alta osmolaridade plasmática (380 osmol/kg) e alterações neurológicas. IV - Os fatores de risco menos importantes para o desenvolvimento da CAD e o EHH são as infecções e a descontinuidade do uso correto da insulina, sendo a miocardiopatia e a infecção do trato gastrointestinal comuns.
Estão corretas as afirmativas
Em relação às Síndromes Coronarianas Agudas (SCA) e à realização do Eletrocardiograma (ECG) pré-hospitalar e sua interpretação, conforme as Diretrizes da AHA (2015), assinale a afirmativa INCORRETA.
O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é causa de grande índice de morbimortalidade mundial. Pode ser causado por hemorragia ou por um quadro de isquemia cerebral. Sobre esse tema, assinale a afirmativa correta.
Considere a seguinte sequência: 1 + 2 = 3 1 + 2 + 3 + 4 = 10 1 + 2 + 3 + 4 + 5 + 6 = 21 1 + 2 + 3 + 4 + 5 + 6 + 7 + 8 = 36 1 + 2 + 3 + 4 + 5 + 6 + 7 + 8 + 9 + 10 = 55 1 + 2 + 3 + 4 + 5 + 6 + 7 + 8 + 9 + 10 + 11 + 12 = 78 1 + 2 + 3 + 4 + 5 + 6 + 7 + 8 + 9 + 10 + 11 + 12 + 13 + 14 = 105 1 + 2 + 3 + 4 + 5 + 6 + 7 + 8 + 9 + 10 + 11 + 12 + 13 + 14 + 15 + 16 = 136 . . . 1 + 2 + 3 + 4 + 5 + 6 + 7 + 8 + 9 + ... + 192 + 193 + 194 + 195 + 196 + 197 + 198 + 199 + 200 = S
Conclui-se que S é igual a:
Considere as obras mais importantes de três famosos escritores baianos:
João Ubaldo Ribeiro: Sargento Getúlio, Vila Real, Viva o povo brasileiro. Jorge Amado: Capitães de Areia, Gabriela, Cravo e Canela, Dona Flor e Seus Dois Maridos; Castro Alves: Espumas Flutuantes, A Cachoeira de Paulo Afonso, Navio Negreiro.
Um leitor que possui essas obras gostaria de organizá-las em sua estante de maneira que as obras de um mesmo escritor ficassem sempre juntas. De quantas maneiras ele poderia ordenar essas obras?
Dentro de um ônibus a caminho de um congresso há 15 alunos do campus de Itabuna, 13 do campus de Porto Seguro e 12 do campus de Teixeira de Freitas. Todos misturados. Um administrador da UFSB, responsável pela viagem, que não sabe a que campus pertence cada aluno, precisa conversar com dois alunos de um mesmo campus, sem passar pelo constrangimento de mostrar que não conhece o campus de origem de cada aluno. Assim sendo, qual é o número mínimo de alunos que ele deverá chamar para ter certeza que dois de um mesmo campus foram chamados?
Considere verdadeiras as seguintes proposições:
P1: Antônio é grapiúna. P2: Todo grapiúna é baiano. P3: Alguns baianos são artistas.
Portanto, pode-se afirmar que
Qual é o número máximo de bolinhas de diâmetro d que cabem no interior de um cubo de aresta 2d?
A figura abaixo representa a planificação de um cubo de aresta x cm, portanto de área de face x2 cm2 .
Sabendo-se que a região sombreada é formada por quatro retângulos congruentes que apresentam metade da área de uma face do cubo, assinale a alternativa que apresenta a área total da região sombreada, em centímetros quadrados.
O esquema abaixo representa a subtração de dois números inteiros, na qual alguns algarismos foram substituídos pelas letras A, B, H e I.
I B 3 A 8
− 4 A 1 4 2
4 8 2 3 H
Obtido o resultado correto, a sequência BAHIA representa o número:
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere as seguintes informações:
O corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade da Universidade Federal do Sul da Bahia é formado pelos professores:
Antonio Mateus Carvalho Soares (Sociologia)
Asher Kiperstok First (Engenharia Ambiental)
Carlos Caroso (Antropologia)
Celia Faganello (Direito)
Christianne Rochebois (Letras)
Fátima Tavares (Antropologia)
Francisco Cancela (História)
Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves (Educação)
Isaac Reis (Direito)
Janaína Losada (História)
Lilian Reichert Coelho (Letras)
Maria Aparecida Lopes (História)
Márcio Lima (Filosofia)
May Waddington Telles Ribeiro (Antropologia)
Rafael Orozco (Psicologia)
Rogério Quintella (Administração)
Sandra Adriana Neves Nunes (Psicologia)
Valeria Giannella (Administração)
Selecionando, ao acaso, um professor do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade da Universidade Federal do Sul da Bahia, qual é a probabilidade de ele NÃO ser da área de sociologia ou antropologia ou filosofia?
Sobre propriedades de logaritmos, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Sendo a, b e c números reais positivos, a ≠ 1, então: loga (b.c) = logab − logac.
( ) Sendo a e b números reais positivos, a ≠ 1, e m um número real então: loga bm = m loga b.
( ) Sendo a, b e c números reais positivos, a ≠ 1, então: loga (b/c)= loga b + loga c.
Assinale a sequência correta.
Assinale o adjetivo que melhor caracteriza a felicidade, do ponto de vista do eu lírico.
Vítimas de estupro sentem vergonha, culpa e medo. De reconhecer seu algoz — na maioria das vezes ele é um conhecido, do tratamento que vão receber e dos constrangimentos pelos quais passarão. Especialistas acreditam que apenas 10% das vítimas vençam tudo isso e denunciem à polícia. Em 2014, foram registrados 48 mil casos de estupro no país, 6,7% menos que no ano anterior, de acordo com o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
(ÉPOCA, NS 937 - H. Corrêa, T. Lazzeri, S. Garcia)
Algoz é um substantivo sobrecomum, pois não apresenta diferenças sintáticas ou morfológicas para designar masculino ou feminino. Assinale a alternativa que apresenta unicamente substantivos sobrecomuns.Vítimas de estupro sentem vergonha, culpa e medo. De reconhecer seu algoz — na maioria das vezes ele é um conhecido, do tratamento que vão receber e dos constrangimentos pelos quais passarão. Especialistas acreditam que apenas 10% das vítimas vençam tudo isso e denunciem à polícia. Em 2014, foram registrados 48 mil casos de estupro no país, 6,7% menos que no ano anterior, de acordo com o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
(ÉPOCA, NS 937 - H. Corrêa, T. Lazzeri, S. Garcia)
Quando o sujeito é formado por uma expressão que indica porcentagem, o verbo deve concordar com o número expresso na porcentagem, como no trecho apenas 10% das vítimas vençam tudo isso. Assinale a alternativa que apresenta regra gramatical de concordância verbal exemplificada corretamente, como no exemplo acima.
Na linguagem conotativa, as palavras são tomadas em sentido incomum, figurativo, que depende sempre do contexto; na linguagem denotativa, as palavras são empregadas em seu significado usual, literal, referindo-se a uma realidade. Assinale a afirmativa que apresenta linguagem conotativa.
Nas prisões, o comércio de drogas não é coibido. Ao contrário, ele surge como atividade principal de poderosas facções criminosas que lá encontram mão de obra disponível. Apesar de o chamado "tráfico privilegiado", em que não existem relações com organizações criminosas, não ser mais considerado crime hediondo, detidos continuam sendo colocados nas mesmas celas de autores de estupros e homicídios.
A respeito do uso da vírgula, segundo as normas da escrita padrão, analise as afirmativas a seguir.
I - Em Nas prisões, o comércio de drogas não é coibido., a vírgula separa a expressão adverbial que, se estivesse no final da frase, não haveria necessidade do uso desse sinal de pontuação.
II - No trecho Ao contrário, ele surge como atividade principal de poderosas facções, a vírgula se deve à presença da locução adverbial no início da frase como modificador da direção do discurso.
III - Em Apesar de o chamado "tráfico privilegiado" [...] não ser mais considerado crime hediondo, detidos continuam, a vírgula foi usada para separar a oração subordinada da principal.
IV - No trecho Apesar de o chamado "tráfico privilegiado", em que não existem relações, a vírgula deve-se à presença do pronome relativo.
Estão corretas as afirmativas
O jornalista decidiu que no feriado iria fazer um passeio com os filhos no zoológico da cidade. Na volta, reuniria os amigos e tomariam uma boa aguardente enquanto pensavam em um passatempo que não fosse falar de política ou esporte.
Assinale a correlação correta entre a palavra dada, extraída do texto acima, e o processo de sua formação.
Observe o emprego da palavra mais no trecho A internet encurtou as distâncias, tornou mais agudos os dilemas — e mais urgentes as escolhas relativas à liberdade de expressão. Assinale a alternativa que apresenta exemplo de uso diferente da palavra mais do uso no trecho dado.
Sobre recursos linguísticos usados no texto, assinale a afirmativa INCORRETA.
No último período do texto, o conector À medida que estabelece qual relação de sentido com a oração seguinte?
Leia as frases a seguir.
I - Os carros importados não estão baratos, ao contrário, são caros.
II - A mãe sempre fala: Comam bastante frutas, crianças.
III - Água é bom para matar a sede em qualquer situação.
IV - As provas às quais me referi seguem anexas aos relatórios.
Considerando as normas de concordância nominal da escrita padrão, assinale a afirmativa correta.