Resolver o Simulado FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE

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Contabilidade Geral

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A Resolução CFC 1.374/2011, que dá nova redação à NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL – Estrutura Conceitual para a Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, no capítulo 4, contempla os elementos das demonstrações contábeis: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.

Nesse contexto, o conceitual teórico dessa norma estabelece, como característica essencial para que um Passivo possa existir numa entidade, que essa mesma entidade tenha um(a)

  • A benefício a recuperar
  • B compromisso futuro
  • C direito emergencial
  • D dívida potencial
  • E obrigação presente
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Na teoria contábil, pode-se entender que uma Conta é a representação de situações homogêneas da mesma natureza e espécie agrupadas sob uma denominação que as identifica.

Nesse contexto e sob o enfoque do registro contábil das contas, o valor do desconto concedido no recebimento de um direito é lançado, na empresa concedente, por débito, numa conta de

  • A Ativo
  • B Despesa
  • C Passivo
  • D Patrimônio Líquido
  • E Receita
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De acordo com os dizeres da NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL – Estrutura Conceitual para a Elaboração e Divulgação do Relatório Contábil-Financeiro, aprovada pela Resolução CFC de nº 1.374/2011, Capítulo 4: Estrutura conceitual para a elaboração e apresentação das demonstrações contábeis, estabelece que o decréscimo nos benefícios econômicos futuros, relacionado com o decréscimo de um ativo ou o aumento de um passivo que puder ser mensurado com confiabilidade, deve ser reconhecido no(a)

  • A balanço patrimonial
  • B demonstração das mutações do patrimônio líquido
  • C demonstração do resultado do exercício
  • D demonstração do valor adicional
  • E demonstração dos fluxos de caixa
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Os seguintes subgrupos fazem parte do Ativo Não Circulante de uma empresa industrial:

  • A realizável a longo prazo, investimentos e patrimônio líquido.
  • B investimentos, imobilizado e exigível a longo prazo.
  • C patrimônio líquido, imobilizado e realizável a longo prazo.
  • D resultados de exercícios futuros, patrimônio líquido e imobilizado.
  • E realizável a longo prazo, investimentos e intangível.
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Segundo o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro), os relatórios contábeis-financeiros “objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões econômicas e avaliações por parte dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos de usuários”. Ainda que destinados a usuários em geral, esses relatórios destinam-se prioritariamente à tomada de decisão por parte

  • A dos administradores e gestores em geral.
  • B do fisco.
  • C dos governos em geral.
  • D dos órgãos supervisores.
  • E dos investidores existentes e potenciais.
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Os métodos de elaboração da Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) são o

  • A direto e o indireto.
  • B residual e o bruto.
  • C de valor adicionado e o de valor líquido.
  • D direto e o por meio do caixa.
  • E indireto e o por meio do resultado.
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Acerca do reconhecimento e avaliação inicial e às mensurações posteriores de itens patrimoniais ativos, julgue os itens a seguir.
I Os valores a receber são representados por instrumentos financeiros liquidáveis em dinheiro ou equivalente e, como tais, devem ser avaliados continuamente ao valor justo. II Em geral, os bens em estoque são mensurados ao custo de aquisição ou de fabricação, desde que esses não superem o seu valor realizável líquido. III É possível mensurar o valor justo de propriedades para investimento, contudo, caso não seja possível fazê-lo, de forma confiável e contínua, deve-se utilizar o método do custo nessa mensuração. IV O método de depreciação que se embasa na receita que é gerada pela atividade que inclui a utilização de ativo é o mais apropriado para se reconhecer o desgaste dos bens de produção, por considerar sua efetiva utilização.
Assinale a opção correta.

  • A Apenas o item I está certo.
  • B Apenas o item IV está certo.
  • C Apenas os itens I e III estão certos.
  • D Apenas os itens II e III estão certos.
  • E Apenas os itens II e IV estão certos.
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Na empresa Adequada, foi identificado o seguinte lançamento contábil:


− Débito em Caixa ......................................................................... R$ 7.000.

− Débito em Imóveis ...................................................................... R$ 8.000.

− Crédito em Capital Social ........................................................... R$ 15.000.


O lançamento acima refere-se a transação de:

  • A integralização de capital social por meio de caixa e imóveis.
  • B retirada de participação societária por meio de caixa e imóveis.
  • C depreciação de imóveis em montante superior ao valor contábil líquido.
  • D reposição de imóveis por meio de caixa e integralização de capital social.
  • E valorização do preço de mercado dos imóveis.
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Em uma combinação de negócios, a empresa incorporadora investiu R$ 10 milhões para adquirir uma empresa integrante de sua cadeia produtiva. As ações da empresa incorporada são listadas em bolsa e possuem valor de mercado de R$ 9,5 milhões. Após avaliação do valor justo do patrimônio da incorporada, chegou-se aos seguintes montantes:
• ativos circulantes: R$ 1,5 milhão; • ativos não circulantes: R$ 10 milhões; • passivos circulantes: R$ 1 milhão; • passivos não circulantes: R$ 4,5 milhões.
Os ativos não circulantes da incorporada eram compostos por R$ 1 milhão em contas a receber no longo prazo, R$ 7 milhões em instalações e edifícios, e o restante estava representado por licenças de uso, marcas adquiridas e patentes industriais. No processo de incorporação constatou-se que a empresa incorporada havia concluído o desenvolvimento de um produto de grande aceitação no mercado, mas ele não havia sido contabilizado no ativo da empresa. O valor de R$ 1 milhão foi atribuído ao produto não ativado.
Nessa situação hipotética, a incorporadora registrará, em sua contabilidade, um goodwill no valor de

  • A R$ 0,5 milhão.
  • B R$ 1 milhão.
  • C R$ 3 milhões.
  • D R$ 4 milhões.
  • E R$ 7 milhões.
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Os métodos PEPS, UEPS, média ponderada móvel e média ponderada fixa são metodologias para avaliação de

  • A custo de investimentos classificados a mercado.
  • B depreciação do ativo imobilizado.
  • C custo dos estoques.
  • D valor de mercado das ações em tesouraria.
  • E passivos atuariais.
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Uma empresa constituiu uma carteira de ativos financeiros classificada como avaliada a valor justo no resultado. Nos três primeiros meses de existência desses instrumentos, foram registradas perdas em sua recuperabilidade. Ao final do quarto mês, dentro do mesmo exercício social, o valor de mercado desses ativos superou o seu valor presente. Nessas condições, a empresa deve

  • A reverter as perdas registradas anteriormente e reconhecer o ganho adicional em contas de receita efetiva.
  • B registrar toda a variação do quarto mês em conta de ajuste de valor patrimonial, no patrimônio líquido.
  • C baixar as perdas reconhecidas anteriormente e registrar o ganho em conta do patrimônio líquido.
  • D reconhecer a variação de valor até o limite das perdas registradas anteriormente.
  • E contabilizar os ganhos do quarto mês integralmente como receita financeira efetiva.
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São exemplos de ativos intangíveis:

  • A patentes, marcas geradas internamente, edifícios.
  • B gastos com pesquisa, estoques, ágio por expectativa de rentabilidade futura.
  • C patentes cedidas gratuitamente, treinamento de funcionários, juros a pagar.
  • D gastos com desenvolvimento de produtos, marcas adquiridas de terceiros, softwares.
  • E marcas geradas internamente, patentes cedidas gratuitamente, ajustes de avaliação patrimonial.
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Com relação a demonstrações contábeis, julgue os itens seguintes.
I A demonstração do valor adicionado (DVA) expressa, em termos econômicos, o quanto cada entidade contribuiu para a geração de riqueza no país. II A demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL) expressa o conjunto de transformações ocorridas nesse grupo patrimonial; ela é obrigatória, segundo pronunciamentos do CPC e a Lei n.º 6.404/1976. III Segundo a Lei n.º 6.404/1976, a demonstração de lucros ou prejuízos acumulados (DLPA) é uma demonstração obrigatória para todas as sociedades por ações e empresas de grande porte, podendo ser apresentada como demonstração independente ou como uma coluna da DMPL. IV Resultado abrangente é a mutação do patrimônio líquido provocada por transações e outros eventos não derivados de transações com os sócios enquanto proprietários da entidade contábil.
Assinale a opção correta.

  • A Apenas o item II está certo.
  • B Apenas o item III está certo.
  • C Apenas os itens I e II estão certos.
  • D Apenas os itens I e IV estão certos.
  • E Apenas os itens III e IV estão certos.

Auditoria

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Sendo impossível averiguar todos os lançamentos que compõem um determinado saldo contábil, torna-se possível

  • A ignorar o saldo contábil.
  • B deixar de emitir o parecer de auditoria.
  • C deixar de divulgar as demonstrações contábeis.
  • D presumir que há distorção relevante nos lançamentos.
  • E analisar apenas alguns deles.

Contabilidade Geral

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No balancete do último mês findo, as disponibilidades de uma empresa eram compostas pelas seguintes contas e saldos:
• fundo fixo de caixa: R$ 2.500; • caixa em moeda estrangeira: R$ 5.000; • depósitos bancários no Banco Alpha: R$ 5.200; • depósitos bancários no Banco Beta: R$ 1.200; • numerários em trânsito: R$ 4.000; •aplicações financeiras de liquidez imediata: R$ 10.000; • certificados de depósito bancário a vencer em mais de 180 dias: R$ 50.000.
Informações complementares:
• o caixa em moeda estrangeira, já convertido para a moeda nacional na data do balancete, está sujeito a fortes oscilações diárias em seu montante; • a conta-corrente no Banco Beta está negativa; • metade das aplicações financeiras de liquidez imediata está comprometida com uma obrigação que vencerá em dois meses.
Visando apurar o fluxo de caixa do período, é correto afirmar que, a partir das informações apresentadas, o saldo de caixa e equivalentes de caixa a ser considerado será de

  • A R$ 15.500.
  • B R$ 16.700.
  • C R$ 21.700.
  • D R$ 25.500.
  • E R$ 76.700.
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Tabela 3A10-I

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

A tabela anterior contém informações sobre as demonstrações contábeis de uma empresa comercial, referentes ao ano de 2018.

Complementarmente às informações contidas na tabela 3A10-I, foram apresentados dados relativos à demonstração dos fluxos de caixa da empresa em análise, conforme o quadro a seguir, com valores em reais. Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas Sabendo-se que o fluxo sobre lucro auxilia os analistas de demonstrações financeiras a classificar empresas que possuem melhor desempenho em setores específicos, é correto afirmar que o fluxo sobre lucro da referida empresa é

  • A superior a 35% e inferior a 40%.
  • B superior a 40% e inferior a 50%.
  • C superior a 50% e inferior a 60%.
  • D superior a 75% e inferior a 85%.
  • E superior a 85%.
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Acerca dos conceitos gerais, mensuração, registro, divulgação de ativos, passivos e políticas contábeis, assinale a opção correta.

  • A Uma mudança de política contábil pode ser exemplificada como a aplicação de uma nova política para transações, eventos ou circunstâncias que não ocorreram anteriormente ou que eram caracterizadas como imateriais.
  • B A reversão da perda por desvalorização do ágio pago por rentabilidade futura ocorrerá no período subsequente ao de sua apuração.
  • C Caso o valor justo líquido das despesas de venda de um ativo corresponda a R$ 13.500 e o valor em uso desse ativo seja igual a R$ 10.900, o valor recuperável será de R$ 10.900.
  • D O reconhecimento de uma provisão passiva não poderá existir se a empresa não souber exatamente o valor da despesa que originou essa provisão.
  • E Caso uma empresa receba uma multa e o departamento jurídico determine que a multa é realmente devida pela empresa, o contador realizará o registro da provisão passiva bem como sua divulgação em nota explicativa

Análise de Balanços

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Os indicadores financeiros são mais que simples números. Por meio deles, é possível verificar a situação da gestão financeira de uma empresa, eventuais gargalos ou oportunidades de melhoria que podem elevar a capacidade de geração de empregos e lucros para a empresa.

Assinale a opção em que os indicadores mostrados são considerados indicadores financeiros.

  • A ticket médio; taxa de conversão interna
  • B produto interno bruto (PIB); renda per capita
  • C turnover; índice de lucratividade
  • D índice de rentabilidade; grau de endividamento
  • E tempo médio de atendimento (TMA); tempo médio de espera (TME)

Engenharia Civil

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O orçamento que consiste em resumo do orçamento detalhado e que é elaborado a partir do projeto executivo, com etapas ou valores parciais expressos em grupos de serviços a serem executados, é denominado orçamento

  • A de estimativa de custo.
  • B preliminar.
  • C estimativo.
  • D sintético.
  • E analítico.

Legislação Federal

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Sobre possíveis condutas do servidor do IBGE, observe as assertivas a seguir.


I. ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal;

II. zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva;

III. exercer com estrita moderação as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribuídas, abstendo-se de fazê-lo contrariamente aos legítimos interesses dos usuários do serviço público e dos jurisdicionados administrativos.


De acordo com o Código de Ética do servidor público do IBGE, dentre os itens acima, são deveres fundamentais do servidor do instituto:

  • A somente I;
  • B somente III;
  • C somente I e II;
  • D somente I e III;
  • E I, II e III.

Direito Administrativo

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A Lei n.º 8.666/1993 estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras e serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. No Capítulo IV – Das Sanções Administrativas e da Tutela Judicial, na Seção III, há a disposição dos crimes e das penas relativos à licitação. De acordo com Lei n.º 8.666/1993, assinale a alternativa correta.

  • A O agente público que dispensar ou inexigir licitação, fora das hipóteses previstas em lei, estará cometendo crime. Contudo, aquele que tenha concorrido para consumação da ilegalidade não poderá ser penalizado.
  • B Aquele que frustrar, mediante ajuste, o caráter competitivo do procedimento licitatório, com o objetivo de obter para outrem vantagem decorrente da adjudicação do objeto da licitação, não estará cometendo irregularidade sujeita à detenção.
  • C Admitir à licitação ou celebrar contrato com empresa ou profissional declarado como inidôneo é considerado como crime previsto na lei em comento.
  • D A devassa do sigilo da proposta apresentada em procedimento licitatório não poderá ser considerada como crime punível com detenção e multa.
  • E O licitante que se abstém ou desiste de licitar, em razão de vantagem oferecida, não poderá sofrer nenhum tipo de penalidade.
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No que se refere ao disposto no Estatuto do Servidor Público Federal (Lei n. 8.112/1990), é correto afirmar que

  • A a autoridade que tiver ciência de irregularidade no serviço público é obrigada a instaurar, imediatamente, processo administrativo disciplinar, assegurada ao acusado ampla defesa.
  • B a autoridade instauradora do processo disciplinar poderá, como medida cautelar, afastar o servidor do exercício do cargo, pelo prazo de até 90 (noventa) dias, sem remuneração.
  • C as denúncias sobre irregularidades serão objeto de apuração, desde que contenham a identificação e o endereço do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.
  • D o prazo para a conclusão do processo disciplinar não excederá 120 (cento e vinte) dias, contados da data do fato, admitida a sua prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem.
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Quanto às fontes do direito administrativo, assinale a alternativa correta.

  • A Não existe nenhuma espécie de hierarquia entre as fontes do direito administrativo; todas elas são passíveis e capazes de inovar na ordem jurídica.
  • B A lei como fonte do direito administrativo deve ser entendida de forma ampla, contemplando todas as espécies normativas, incluídas as secundárias, como capazes e aptas a estabelecer direitos e deveres.
  • C A doutrina ostenta papel importante como fonte do direito administrativo, esclarecendo e elucidando normas de modo a fomentar a sua observância e aplicação.
  • D Atualmente, com uma cada vez maior judicialização de políticas públicas, a jurisprudência passou a ocupar a mesma força cogente que a lei, ambas fontes do direito administrativo.
  • E Os costumes desempenham papel importante e, a bem da segurança jurídica, podem, eventualmente, quando contrariarem lei, sobre ela prevalecer.
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Com base na Lei n.º 8.429/1992 (Lei de Improbidade Administrativa), assinale a alternativa correta.

  • A O termo inicial da prescrição da pretensão punitiva em ações de improbidade é a data do cometimento do ilícito
  • B A instauração de inquérito civil público suspende o curso do prazo prescricional.
  • C As penas de perda da função, de suspensão de direitos políticos e de proibição de contratação com a Administração admitem cumprimento provisório, dispensando trânsito em julgado da decisão condenatória.
  • D A condenação em reparação ao erário é imprescritível, sendo extensível ilimitadamente ao patrimônio dos herdeiros do agente ímprobo.
  • E As sanções ao agente autor de ato de improbidade podem ser cumuladas com sanções disciplinares e penais, sem que com isso incorra em bis in idem.
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O servidor público estável João perdeu seu cargo e sua vaga foi ocupada por Décio, também servidor público estável. Porém, João teve sua demissão invalidada por sentença judicial transitada em julgado e foi reintegrado. Nesse caso, de acordo com a Constituição Federal de 1988, Décio

  • A não poderá ser reconduzido ao cargo de origem, mas terá direito a indenização, ficando em disponibilidade, sem remuneração, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
  • B será reconduzido ao cargo de origem, com direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.
  • C não poderá ser reconduzido ao cargo de origem, mas terá direito a indenização, ficando em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.
  • D será reconduzido ao cargo de origem, sem direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade com remuneração proporcional ao tempo de serviço.
  • E será reconduzido ao cargo de origem, com direito a indenização, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade sem direito a remuneração.

Legislação Federal

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Atenção: A questão corresponde à Gestão Pública.

Considere que um determinado órgão integrante da Administração pública federal pretenda adquirir determinados produtos, mediante procedimento licitatório, priorizando, no processo de compra, critérios e práticas sustentáveis. De acordo com as disposições da Lei n° 8.666/1993 e normatização específica, esse escopo

  • A é de possível atingimento desde que adotada licitação do tipo técnica e preço, pontuando-se os licitantes que apresentarem a melhor solução técnica para o fornecimento aderente às práticas de sustentabilidade fixadas.
  • B somente poderá ser atingido mediante a previsão, no instrumento convocatório, de certificação ambiental dos produtos, como critério de qualificação técnica ou requisito prévio para assinatura do contrato.
  • C poderá ser atingido com a previsão, no instrumento convocatório, de especificações técnicas do objeto do certame adequadas às práticas de sustentabilidade, resguardado o caráter competitivo da licitação.
  • D poderá ser atingido com o mecanismo de equalização das propostas, considerando-se mais vantajosa aquela mais bem classificada em função da combinação de menor preço e menor impacto ambiental.
  • E não é viável, eis que colidente com o caráter de ampla competição do procedimento licitatório, admitindo-se, contudo, a contratação direta, com dispensa de licitação, de cooperativas, microempresas e empresários individuais que adotem práticas sustentáveis de produção, devidamente certificadas.

Direito Administrativo

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O poder hierárquico é um elemento importante na coordenação dos agentes incumbidos do exercício de determinadas funções estatais. Tal poder

  • A está presente também na relação entre o governador de um estado e os prefeitos dos municípios situados em seu território.
  • B pressupõe a faculdade de avocar e delegar atribuições, seja qual for a matéria envolvida.
  • C impõe o dever de obediência, ainda que manifesta a ilegalidade da ordem recebida.
  • D permite a revisão de ofício dos atos dos subordinados, seja por razões de mérito, seja por razões de legalidade, ressalvados eventuais limites impostos pela lei.
  • E explica a relação de controle que existe entre um ente da Administração Indireta e o órgão da Administração Direta responsável pela sua supervisão.
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A Lei Federal n° 9.784/1999 - Lei do Processo Administrativo - impõe como critério a ser observado na atuação nos processos administrativos a vedação à aplicação retroativa de nova interpretação (art. 2°, parágrafo único, XIII). Tal diretriz prestigia especialmente o princípio da

  • A segurança jurídica.
  • B moralidade administrativa.
  • C eficiência.
  • D impessoalidade.
  • E autotutela.
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Para maior especialização na execução de atividades de sua competência, os entes políticos podem promover a criação de entidades descentralizadas, que comporão a chamada Administração Indireta. No tocante à Administração Indireta,

  • A a empresa pública é entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivamente estatal, devendo revestir-se obrigatoriamente da forma de sociedade anônima.
  • B as entidades da Administração Indireta que sejam dotadas de personalidade jurídica de direito privado, em vista da maior flexibilidade do seu regime jurídico, são dispensadas de fazer licitação para realizar suas contratações.
  • C somente por lei federal poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, seja qual for o ente político envolvido.
  • D a empresa pública, a sociedade de economia mista e as respectivas subsidiárias, que explorem atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços, estão sujeitas a regime de licitação e contratação pública idêntico ao aplicável aos órgãos da Administração Direta e às entidades de direito público, como as autarquias.
  • E a vedação constitucional à acumulação de cargos, empregos e funções públicas abrange também as autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista, suas subsidiárias e sociedades controladas, direta ou indiretamente, pelo poder público.