Resolver o Simulado Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Químico - UFMT - Nível Superior

0 / 33

Português

1

Observe uma frase abaixo:
“Dada a causa, a natureza produz o efeito do modo mais breve em que pode ser produzido”.

Segundo essa frase, a natureza:

  • A produz tudo o que homem precisa;
  • B indica homem ou caminho a seguir;
  • C segue, sem pressa, uma ordem natural das coisas;
  • D cria leis, mas não como respeita;
  • E mostra espírito lógico e eficiente.
2

“O oficial de justiça, ou oficial de justiça avaliador, é um servidor público vinculado ao Tribunal de Justiça. Para ser oficial de justiça é preciso prestar concurso público e ser nomeado.
Sua principal atribuição é garantir o cumprimento de mandados judiciais, ou seja, fazer cumprir as ordens determinadas pelos juízes. Por esse motivo, são considerados longa manus do Poder Judiciário, expressão em latim que significa ‘mão longa’. Ou seja, o oficial de justiça funciona como a mão do juiz fora do fórum.”
Fonte: https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/quanto-ganha-um-oficial-de-justica/
Um texto tem como uma de suas características a coesão, ou seja, os pontos de ligação entre seus diversos elementos. Entre os elementos do fragmento do texto, aquele que funciona como elemento de coesão com um outro elemento anterior é:

  • A Tribunal de Justiça;
  • B concurso público;
  • C mandados judiciais;
  • D ordens determinadas pelos juízes;
  • E expressão em latim.
3

Observe o fragmento textual abaixo, retirado do romance Canaã, de Graça Aranha.
“Todas as formas estão diluídas. Cinco horas da manhã. A carroça do padeiro passa estrondando, fazendo a quietude da cidade afundada, mas um instante depois o seu vulto e o seu ruído se dissolvem de novo na cerração. O silêncio torna a cair”.
Nesse texto o observador não pode descrever perfeitamente as formas; nesse caso, o que provoca essa limitação do observador é:

  • A a falta de conhecimento do assunto;
  • B a existência de problemas psicológicos;
  • C o posicionamento distante da cena;
  • D a impossibilidade física de ver as formas;
  • E a deficiência visual e auditiva.

Raciocínio Lógico

4

Abaixo estão as duas primeiras frases de um silogismo.
Minha mãe vai à missa todos os dias úteis.
Hoje é segunda-feira.
A conclusão adequada a esse raciocínio é:

  • A Segunda-feira é um dia útil;
  • B Hoje minha mãe vai à missa;
  • C Segunda-feira minha mãe vai à missa;
  • D Hoje é um dia útil;
  • E Nos dias úteis minha mãe vai à missa.

Português

5

Observe o texto argumentativo a seguir.
“O Brasil vem tentando de tudo. Toda vez que aparece uma potência emergente no mundo, tentamos nos repensar e refazer à sua imagem. Será a China do século XXI? Ou será que já não fomos longe demais nessa bizarra e infrutífera empreitada? Por que não fazer do Brasil o próprio Brasil?” (Eduardo Giannetti, O elogio do vira-lata)
Nesse texto, o argumentador:

  • A apresenta sua própria opinião;
  • B apresenta uma opinião como geral;
  • C apresenta uma opinião alheia;
  • D apresenta e comenta uma opinião;
  • E confronta diversas opiniões.
6

Um candidato a prefeito, questionado sobre a legalização do aborto, explicou: “Sou contra a legalização do aborto. A Constituição já prevê os casos de aborto permitido. Como vou defender essa legalização numa cidade em que as pessoas morrem de meningite, morrem de tuberculose? A cidade tem de tratar da vida primeiro, para depois tratar desse tipo de problema”.
Nesse caso, o candidato adotou a seguinte estratégia:

  • A generalização excessiva;
  • B argumento autoritário;
  • C círculo vicioso;
  • D fuga do assunto;
  • E relação equivocada entre causa e efeito.
7
Texto 1

É claro que somos livres para falar ou escrever como quisermos, como soubermos, como pudermos. Mas é também evidente que devemos adequar o uso da língua à situação, o que contribui efetivamente para a maior eficiência comunicativa.

Considerando o pensamento do texto 1 e tendo conhecimento das atribuições de um oficial de justiça, chegamos à conclusão de que, nessa atividade, a língua escrita, o nível, o uso ou o registro do idioma deve ser predominantemente:

  • A formal, de acordo com os princípios da gramática normativa;
  • B informal, em busca de mais ampla compreensão da mensagem;
  • C regional, adequando-o ao local onde ocorre a comunicação;
  • D popular, tendo em vista que as mensagens são lidas por todos;
  • E ultraformal, selecionando vocabulário erudito e construções elaboradas.
8
Texto 1

É claro que somos livres para falar ou escrever como quisermos, como soubermos, como pudermos. Mas é também evidente que devemos adequar o uso da língua à situação, o que contribui efetivamente para a maior eficiência comunicativa.

O texto 1 é formado por dois intervalos. O segundo período, em relação ao primeiro, mostra uma:

  • A retificação do pensamento expresso no primeiro período;
  • B explicação necessária de opiniões manifestadas;
  • C limitação do alcance da afirmativa anterior;
  • D oposição a um pensamento já expresso;
  • E informação comprovada do que está escrito antes.
9

Na redação de um texto, pode ocorrer uma série de dificuldades com os vocábulos da língua portuguesa; as palavras abaixo que estão graficamente corretas são:

  • A advogado / metereologia;
  • B bicabornato / astigmatismo;
  • C babadouro / beneficência;
  • D reinvindicação / bugigangas;
  • E jaboticaba / cabelereiro.
10

Em todas as frases abaixo ocorre uma troca indevida do vocábulo sublinhado por seu parônimo; a única das frases cuja forma de vocábulo sublinhado está correta é:

  • A O motorista infligiu como leis do trânsito;
  • B O prisioneiro dilatou os comparsas do assalto;
  • C Não há nada que desabone sua conduta imoral;
  • D A cobrança é bimestral, ou seja, duas vezes por mês;
  • E Os cumprimentos devem ser dados na entrada da festa.
11

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

As autoras do texto CG1A1-I consideram que

  • A o fato de duas ou mais pessoas viverem juntas é bastante para que sejam consideradas uma família.
  • B a família, na atualidade, define-se como instituição cujos membros não se comprometem uns com os outros.
  • C a família concebida nos moldes tradicionais não existe no século XXI.
  • D o conceito geral de família sempre esteve em constante mudança.
  • E a definição de família constitui um grande desafio.
12

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Sem prejuízo da correção gramatical e do sentido original do texto CG1A1-II, a forma verbal “há” (Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas12) poderia ser substituída por

  • A existem.
  • B existe.
  • C ocorre.
  • D têm.
  • E tem.
13

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Em cada uma das próximas opções, é apresentada uma proposta de reescrita para o seguinte período do texto CG4A1-II: “Na década de cinquenta, cresceu a participação feminina no mercado de trabalho, especialmente no setor de serviços de consumo coletivo, em escritórios, no comércio e em serviços públicos.” (R. 1 a 4). Assinale a opção que apresenta proposta de reescrita que preserva o sentido original e a correção gramatical do texto.

  • A Na década de cinquenta, cresceu, no mercado de trabalho, a participação especialmente feminina, no setor de serviços de consumo coletivo, em escritórios, comércio ou serviços públicos.
  • B Cresceu, na década de cinquenta — particularmente no setor de serviços de consumo coletivo, em escritórios, no comércio ou em serviços públicos —, a participação feminina no mercado de trabalho.
  • C De modo especial cresceu na década de cinquenta no mercado de trabalho a participação feminina no setor de serviços de consumo coletivo, em escritórios, no comércio ou em serviços públicos.
  • D Na década de cinquenta especialmente — no setor de serviços de consumo coletivo, em escritórios, comércio ou serviços públicos — cresceu a participação feminina no mercado de trabalho.
  • E A participação feminina cresceu na década de cinquenta no mercado de trabalho sobretudo, no setor de serviços de consumo coletivo, em escritórios, comércio ou serviços públicos.
14

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Cada uma das opções a seguir apresenta uma proposta de reescrita para o seguinte trecho do texto CG1A1-I: “Trata-se de uma condição que comporta riscos, pois, segundo Dufour, desaparece o motivo geracional.” (R. 33 a 35). Assinale a opção em que a proposta de reescrita apresentada mantém os sentidos originais e a correção gramatical do texto.

  • A Isso se trata de uma condição que comporta riscos, pois, segundo Dufour, desaparece o motivo geracional.
  • B Segundo Dufour, trata-se de uma condição que comporta riscos, pois desaparece o motivo geracional.
  • C Trata-se de uma condição que comporta riscos pois, segundo Dufour, desaparece o motivo geracional.
  • D Trata-se de uma condição que comporta riscos, visto que o motivo geracional, segundo Dufour, desaparece.
  • E Se trata de uma condição que redunda em riscos, pois, segundo Dufour, o motivo geracional desaparece.

Química

15

Isótopos radioativos de oxigênio foram utilizados em dois experimentos. No primeiro, foram utilizados para marcar moléculas de dióxido de carbono, enquanto no segundo, esses isótopos foram utilizados para marcar moléculas de água. Em ambos os experimentos, as moléculas marcadas com o isótopo radioativo foram fornecidas a plantas para a realização da fotossíntese.

Após a utilização das moléculas marcadas, pode-se afirmar que os seguintes resultados foram obtidos:

  • A No primeiro experimento, foi liberado gás oxigênio não marcado com isótopo radioativo e, no segundo experimento, foi liberado gás oxigênio marcado com o isótopo radioativo.
  • B No primeiro experimento, foi liberado gás oxigênio marcado com o isótopo radioativo e, no segundo experimento, foi liberado gás oxigênio não marcado com o isótopo radioativo.
  • C Nos dois experimentos, foi liberado gás oxigênio marcado com o isótopo radioativo.
  • D Nos dois experimentos, foi liberado gás oxigênio não marcado com o isótopo radioativo.
16

Muitas reações químicas inorgânicas podem ser classificadas em reações de síntese ou de análise ou de simples troca ou de dupla troca. Nesse contexto, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, classificando as reações químicas.


COLUNA I

1. Reação de síntese

2. Reação de análise

3. Reação de simples troca

4. Reação de dupla troca


COLUNA II

( ) 3 H2(g) + N2(g) → 2 NH3(g)

( ) NaCl + AgNO3 → AgCl + NaNO3

( ) 2 NaN3(s) → 3 N2(g) + 2 Na(s)

( ) 2 Fe(s) + 6 HCl(aq) → 2 FeCl3(aq) + 3 H2(g)


Assinale a sequência correta.

  • A 1 3 2 4
  • B 1 4 2 3
  • C 2 4 1 3
  • D 3 2 4 1
17

Os monossacarídeos são carboidratos que apresentam fórmula geral CnH2nOn . Os dissacarídeos são carboidratos formados pela união de dois monossacarídeos em uma reação química chamada síntese por desidratação.

Por isso, a fórmula geral dos dissacarídeos é:

  • A C2nH4nO2n
  • B C2nH2n-1O2n
  • C C2nH4n-2O2n-1
  • D C2nH4n-2O2n
18

Num frasco há uma solução aquosa que contém uma mistura de metilamina (CH3NH2) e cloreto de metilamônio (CH3NH3+CO nas concentrações de 2,5 x 10-3 mol/L e 1,0 x 10-3 mol/L, respectivamente. Considerando que a constante de ionização básica da metilamina é 4,0 x 10-4 a 25ºC, temperatura em que a solução se encontra, qual é o pH desta solução?

  • A 13
  • B 11
  • C 9
  • D 7
  • E 5
19

Um acidente ambiental provocou a contaminação das águas de um estuário com chumbo. Uma amostra de 200,0 mL foi coletada para análise e todo o chumbo foi precipitado na forma de PbSO4 devido ao tratamento da amostra com ácido sulfúrico. Sabendo que a massa obtida de PbSO4 foi 6,06 mg, qual é a concentração de chumbo na amostra, em mg/L?

Massas molares (g/mol): O = 16; S = 32; Pb = 207.

  • A 10,3
  • B 20,7
  • C 30,3
  • D 41,4
  • E 55,3
20

Na padronização de uma solução de Ba(OH)2, utilizou-se 0,61 g do padrão primário ácido benzoico (C6H5COOH). O ponto final foi observado após a adição de 250,0 mL da solução básica. É correto afirmar que a concentração molar de Ba(OH)2 na solução é:

Massas molares (g/mol): H = 1, C = 12, O = 16 e Ba = 137.

  • A 1,0 x 10-2 mol/L
  • B 1,5 x 10-2 mol/L
  • C 4,2 x 10-2 mol/L
  • D 1,2 x 10-1 mol/L
  • E 3,8 x 10-1 mol/L
21

Dos compostos carbonílicos apresentados abaixo, o mais reativo frente a um agente redutor e que pode ser reduzido com NaBH4 é:

  • A Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • B Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • C Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • D Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
  • E Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Noções de Informática

22

Trabalhando no Word 2016 e desejando que o tamanho da fonte do texto seja aumentado em 1 ponto, por meio de teclas de atalho, deve-se utilizar

  • A Shift+Q
  • B Alt+U
  • C Ctrl+]
  • D Ctrl+Alt+I
23
Nas questões que avaliem conhecimentos de informática, a  menos  que  seja  explicitamente  informado  o  contrário,  considere que: todos os programas mencionados estejam em  configuração‐padrão,  em  português;  o  mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras;  expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão esquerdo do mouse; e teclar  corresponda à operação  de  pressionar  uma  tecla  e,  rapidamente,  liberá‐la,   acionando‐a  apenas  uma  vez.  Considere  também  que  não  haja restrições  de proteção, de funcionamento e de uso em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados. 

O sistema operacional Windows 10 e o editor de texto Word 2016 pertencem à categoria de software conhecida como

  • A freeware.
  • B shareware.
  • C licensed.
  • D adware.
  • E spyware.
24

A função F1 do teclado, também conhecida como tecla de atalho por alguns usuários do programa Microsoft Word 2016, serve para:

  • A Abrir a caixa de paragrafo.
  • B Centralizar o texto
  • C Abrir a janela visualizado da ajulda
  • D Adicionar espaçamento entre linhas
25

Considere o fragmento de planilha, apresentado na figura abaixo, elaborado no Microsoft Office Excel 2016, versão língua portuguesa para área de trabalho no sistema operacional Windows 10, na sua configuração padrão.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Ao ser aplicada à célula B6 a fórmula
=CONT.SE(B2:B5;">=32")- CONT.SE(B2:B5;">85")
o resultado apresentado pela célula B6 será

  • A 4
  • B 7
  • C 3
  • D 2
26

No Excel 2016, versão em português, para Windows, a função Potência eleva um número a uma potência. Por exemplo, a fórmula =POTÊNCIA(6;3) resulta em 216, isto é, 63 . Uma outra forma de se obter esse mesmo resultado é com a seguinte fórmula:

  • A =6°3.
  • B =6|3.
  • C =6x3.
  • D =6^3.
27

O Windows 10, em português, possui os modos de inicialização normal, que carrega todos os drivers de dispositivos e serviços; de diagnóstico, que carrega apenas dispositivos e serviços básicos; e seletiva, em que o usuário pode selecionar o que quer carregar na inicialização. Após notar um problema no funcionamento do Windows, um usuário deseja definir o modo de inicialização de diagnóstico. Para chegar à janela onde será possível escolher tal modo de inicialização, pressionou a combinação de teclas Windows + R e, na janela de execução, digitou um comando e clicou no botão OK. O comando correto digitado pelo usuário foi

  • A msinit
  • B msmode
  • C restartmode
  • D msconfig
  • E winsetup
28
Nas questões que avaliem conhecimentos de informática, a  menos  que  seja  explicitamente  informado  o  contrário,  considere que: todos os programas mencionados estejam em  configuração‐padrão,  em  português;  o  mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras;  expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão esquerdo do mouse; e teclar  corresponda à operação  de  pressionar  uma  tecla  e,  rapidamente,  liberá‐la,   acionando‐a  apenas  uma  vez.  Considere  também  que  não  haja restrições  de proteção, de funcionamento e de uso em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados. 

O protocolo que permite ao Thunderbird acessar as mensagens armazenadas em um servidor de correio eletrônico e que suporta tanto atividades on‐line quanto atividades off‐line é o

  • A FTP.
  • B HTTP.
  • C TELNET.
  • D IMAP.
  • E TCP/IP.
29
Nas questões que avaliem conhecimentos de informática, a  menos  que  seja  explicitamente  informado  o  contrário,  considere que: todos os programas mencionados estejam em  configuração‐padrão,  em  português;  o  mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras;  expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão esquerdo do mouse; e teclar  corresponda à operação  de  pressionar  uma  tecla  e,  rapidamente,  liberá‐la,   acionando‐a  apenas  uma  vez.  Considere  também  que  não  haja restrições  de proteção, de funcionamento e de uso em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados. 

Para que um funcionário da prefeitura de Jataí encontre, na Internet, resultados contendo arquivos do Microsoft Excel que versem sobre o assunto prestação de contas, ele deverá inserir a seguinte informação na caixa de busca do Google:

  • A -prestação de contas arquivo:xlsx.
  • B info:xls ‐prestação de contas‐.
  • C ‐xls ou prestação de contas.
  • D ‐Excel > prestação de contas.
  • E filetype:xlsx “prestação de contas”.
30
Nas questões que avaliem conhecimentos de informática, a  menos  que  seja  explicitamente  informado  o  contrário,  considere que: todos os programas  mencionados estejam em  configuração‐padrão,  em  português;  o  mouse  esteja  configurado  para  pessoas  destras;  expressões  como  clicar,  clique  simples  e  clique  duplo  refiram‐se  a  cliques  com  o  botão esquerdo do mouse; e teclar  corresponda à operação  de  pressionar  uma  tecla  e,  rapidamente,  liberá‐la,   acionando‐a  apenas  uma  vez.  Considere  também  que  não  haja restrições de  proteção, de funcionamento e de uso em  relação  aos  programas,  arquivos,  diretórios,  recursos  e  equipamentos mencionados.  

O termo periférico, muito utilizado quando se refere aos computadores em geral, pode ser mais bem compreendido como

  • A um dispositivo de hardware conectado ao gabinete do computador.
  • B um programa necessário para o funcionamento do computador.
  • C um arquivo de sistema, fundamental para que o Windows possa ser executado.
  • D a memória principal do computador.
  • E qualquer item do computador, seja ele hardware ou software.
31

Sobre Intranet, assinale a alternativa incorreta.

  • A A Intranet usa as mesmas tecnologias utilizadas na Internet.
  • B Podem-se encontrar numa Intranet serviços da Web como e-mail, chat e grupo de notícias.
  • C Uma Intranet pode ser usada por uma empresa com filiais até fora do país.
  • D Se uma conexão for feita da Intranet para o resto da Internet, a rede deixa de ser chamada de Intranet.
  • E Podem-se encontrar numa Intranet serviços da Internet como FTP, Telnet e TLS.

Direito Administrativo

32

Acerca do controle da administração pública, julgue os itens a seguir.

I Em nenhuma hipótese é possível a revogação, pelo Poder Judiciário, de atos praticados pelo Poder Executivo.

II A reclamação para anulação de ato administrativo em desconformidade com súmula vinculante é uma modalidade de controle externo da atividade administrativa.

III Nenhuma lei pode criar uma modalidade inovadora de controle externo não prevista constitucionalmente.

Assinale a opção correta.

  • A Apenas o item I está certo.
  • B Apenas o item II está certo.
  • C Apenas os itens I e III estão certos.
  • D Apenas os itens II e III estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.
33

O controle da administração pública é realizado por meio de um conjunto de mecanismos que permitem a vigilância, a orientação e a correção da atuação administrativa. Esse controle pode ser classificado como interno ou externo. É considerado um tipo de controle interno

  • A análises do Tribunal de Contas da União – TCU.
  • B apuração de irregularidades em Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI.
  • C controle administrativo por autotutela.
  • D controle judicial mediante provocação.