Resolver o Simulado Receita Federal do Brasil (Receita Federal) - Agente de Fiscalização Tributária - CESPE/CEBRASPE - Nível Superior

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Direito Financeiro

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O prefeito de um município comunicou ao gestor orçamentário a necessidade de verbas adicionais, não previstas na lei orçamentária, para atender centenas de desabrigados em decorrência de tempestades e alagamentos que haviam atingido o município.

Nesse caso, o gestor deve solicitar

  • A créditos adicionais suplementares.
  • B créditos adicionais especiais.
  • C créditos adicionais extraordinários.
  • D operações de crédito por antecipação de receita.
  • E alienação de bens da prefeitura.
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Considerada uma inovação no sistema orçamentário brasileiro, a LDO orienta a elaboração da LOA e prevê a definição de

  • A metas e prioridades, mudanças na legislação de tributos, políticas de fomento das agências financeiras oficiais e formas de utilização da reserva de contingência.
  • B metas e prioridades, riscos fiscais, programação de desembolsos e formas de pagamento de precatórios.
  • C metas e prioridades, metas fiscais, parâmetros para renúncias tributárias e programas de duração continuada.
  • D condições para transferências de recursos a entidades privadas e limites para aplicação de recursos em despesas discricionárias.
  • E formas de limitação de empenho, normas para regimes de previdência e destinação de recursos para o orçamento fiscal e a seguridade social.
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Assinale a opção que indica o princípio orçamentário que permite ao Poder Legislativo ter conhecimento do valor global das despesas projetadas pelo governo.

  • A princípio do orçamento bruto
  • B princípio da universalidade
  • C princípio da unidade
  • D princípio da não afetação das receitas
  • E princípio do equilíbrio
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No processo orçamentário, após o envio do projeto de lei orçamentária ao Poder Legislativo, os parlamentares podem apresentar emendas que alterem o texto inicial. Nesse contexto, para atendimento das demandas, são admitidas emendas que, entre outros requisitos legais,

  • A aumentem a previsão de receitas prevista na lei orçamentária.
  • B indiquem quaisquer despesas de capital e(ou) correntes a serem canceladas.
  • C sejam realizadas com base nos valores das transferências tributárias.
  • D sejam compatíveis com a lei de diretrizes orçamentárias (LDO).
  • E indiquem as operações de créditos necessárias para o atendimento das demandas.
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Ao analisar a prestação de contas referente à execução de recursos de determinado fundo constitucional, o conselho de acompanhamento e controle social desse fundo executa o denominado controle

  • A jurídico.
  • B externo.
  • C administrativo.
  • D prévio.
  • E interno.
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As emendas individuais de deputados e senadores ao projeto de lei orçamentária anual podem

  • A anular despesas de material de consumo, sem atribuir a outra finalidade os recursos que ficaram livres.
  • B contrariar o plano plurianual, desde que sejam compatíveis com a lei de diretrizes orçamentárias.
  • C anular uma parcela dos recursos destinados a transferências constitucionais para municípios
  • D aumentar a despesa, sem indicação dos recursos, quando se tratar de recursos para a saúde ou para a educação.
  • E ultrapassar o limite fixado em percentual da receita corrente líquida.
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As despesas com pessoal ativo e inativo da União não poderão exceder os limites estabelecidos em lei complementar, razão pela qual, no cômputo desses limites, serão incluídas as despesas

  • A de indenização por demissão de servidores ou empregados.
  • B relativas a incentivos à demissão voluntária.
  • C decorrentes de convocação extraordinária do Congresso Nacional.
  • D decorrentes de decisão judicial.
  • E relacionadas a pessoal nas ações e nos serviços públicos de saúde.

Administração Financeira e Orçamentária

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Para ordenar os trabalhos de elaboração da lei orçamentária anual, a Constituição Federal de 1988 (CF) criou a lei de diretrizes orçamentárias (LDO), que deve dispor sobre as alterações na legislação tributária. Acerca dessas alterações, o STF decidiu que

  • A todas as alterações de fatos geradores em leis tributárias somente entram em vigor no ano seguinte se previstas na LDO.
  • B as alíquotas tributárias só podem ser alteradas se houver previsão na LDO.
  • C as isenções devem estar previstas na LDO.
  • D os benefícios fiscais podem não estar previstos na LDO.
  • E todas as alterações de bases de cálculo em leis tributárias somente entram em vigor no ano seguinte se previstas na LDO.
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O estágio de empenho da despesa pública tem por objetivo

  • A determinar a origem da despesa e o objeto que se deve pagar.
  • B apurar a importância exata a ser paga.
  • C definir a quem se deve pagar, para extinguir a obrigação.
  • D criar para o Estado obrigação de pagamento.
  • E determinar que a despesa seja paga.

Direito Financeiro

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A respeito das regras constitucionais para a proposição de emendas a projeto de lei orçamentária e de execução financeira e orçamentária, assinale a opção correta.

  • A Emendas a projeto de lei orçamentária anual somente poderão ser aprovadas se forem compatíveis com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e se indicarem os recursos necessários, como o serviço da dívida.
  • B Emendas individuais a projeto de lei orçamentária serão aprovadas no limite de 1,2% da receita corrente líquida realizada no exercício anterior, de modo que um terço desse valor deverá ser destinado a ações e serviços de saúde.
  • C Emendas de iniciativa de bancada de parlamentares de estados ou do DF não estão sujeitas à execução equitativa das programações de caráter obrigatório.
  • D Aplica-se às programações incluídas pelas emendas de iniciativa de bancada de parlamentares de estados ou do DF a garantia de execução obrigatória, no montante de até 1% da receita corrente líquida realizada no exercício anterior.
  • E Somente na hipótese de haver superávit primário, a administração deverá executar as programações orçamentárias, adotando as medidas e os meios necessários, com o propósito de garantir a efetiva entrega de bens e serviços à sociedade.
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A União, após análise da Secretaria do Tesouro Nacional, concedeu garantia para viabilizar operação de crédito que beneficiará o estado de Rondônia.


De acordo com a LRF, nessa situação hipotética, a União

  • A tem a faculdade de exigir contragarantia do referido estado, podendo haver a vinculação de receitas tributárias diretamente arrecadadas.
  • B tem a faculdade de exigir contragarantia do referido estado, desde que não haja vinculação de receitas tributárias diretamente arrecadadas.
  • C deverá exigir contragarantia do referido estado, desde que não haja vinculação de receitas tributárias diretamente arrecadadas.
  • D deverá exigir contragarantia do referido estado, podendo haver a vinculação de receitas tributárias diretamente arrecadadas.
  • E não poderá exigir contragarantia do referido estado por expressa disposição legal.
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De acordo com a LRF, as disponibilidades de caixa dos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos do estado de Rondônia podem ser aplicadas em

  • A títulos da dívida pública estadual.
  • B ações de empresas públicas controladas pelo estado de Rondônia.
  • C ações de empresas públicas controladas pela União.
  • D empréstimos aos próprios segurados.
  • E empréstimos ao Poder Público mediante aquisição de títulos mobiliários.
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O estado de Rondônia procedeu ao cancelamento orçamentário de receita de pequena monta cujos custos de cobrança judicial superam o montante do débito.


Nessa situação hipotética, o TCE/RO, ao apreciar a regularidade desse ato à luz da LRF, deve concluir pela

  • A necessidade de prévia estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em vigor e nos dois seguintes.
  • B necessidade de prévia medida de compensação suficiente para aumento da receita em valor superior ou igual ao renunciado.
  • C necessidade de prévia demonstração de cumprimento das metas de resultados fiscais.
  • D irregularidade da renúncia de receita caso não haja previsão em lei complementar estadual.
  • E regularidade do ato, pois não se aplicam as exigências previstas para renúncia de receita.
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Considerando a ordem constitucional financeira, assinale a opção correta, a respeito de emendas a projeto de lei do orçamento anual.

  • A Após a entrega de projetos de lei orçamentária anual, é vedado ao Poder Executivo propor qualquer alteração nestes antes de sua votação.
  • B O montante das transferências constitucionais da União para os estados, o Distrito Federal (DF) e os municípios, quando destinadas a ações e serviços públicos de saúde, pode ser alterado mediante emenda a projeto de lei orçamentária anual.
  • C A comissão mista de orçamento deve emitir parecer sobre a compatibilidade das emendas individuais dos parlamentares com a lei de diretrizes orçamentárias, mas não sobre a compatibilidade destas com o plano plurianual.
  • D Emenda de remanejamento, assim considerada aquela que aproveita despesa anulada ou cancelada, pode acarretar a realocação de despesa como crédito suplementar ou especial.
  • E O montante da receita e da despesa pode ser alterado mediante emenda parlamentar, desde que haja respaldo em estudos técnicos produzidos pelo Tribunal de Contas da União.
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No que se refere a precatórios, assinale a opção correta.

  • A Precatórios deverão ser inscritos até o último dia de um exercício para serem pagos até o final do exercício seguinte, assegurada a atualização monetária dos créditos.
  • B Indenizações por invalidez fundadas em responsabilidade civil, decorrentes de decisão judicial, são consideradas créditos de natureza alimentar, que serão pagos com prioridade frente à lista de precatórios gerais.
  • C Cabe recurso extraordinário contra decisão proferida em processamento de precatórios.
  • D Compete a lei ordinária dispor sobre normas gerais a respeito do regime especial de pagamento de precatórios dos estados, do DF e dos municípios.
  • E Os estados-membros podem estipular teto tanto para pagamento de requisição de pequeno valor quanto para pagamento de precatórios.
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Considerando as normas constitucionais de despesas com pessoal, assinale a opção correta.

  • A Despesa com pessoal inativo não é computada nos limites de gastos com despesa de pessoal previstos em lei complementar.
  • B A Caixa Econômica Federal somente poderá conceder aumento salarial aos seus empregados se houver autorização específica na lei de diretrizes orçamentárias.
  • C Caso a despesa com pessoal de determinado ente federativo exceda o limite estabelecido em lei complementar e não seja reduzida dentro do prazo fixado para tanto, serão suspensas as transferências voluntárias a esse ente, salvo as destinadas à saúde, à educação e à assistência social.
  • D Na hipótese de a despesa com pessoal de determinado ente federativo exceder o limite estabelecido em lei complementar, o ente poderá, para retornar ao limite imposto, contingenciar despesas relativas a programas sociais.
  • E Ao servidor não estável que for exonerado para o atingimento do limite de despesas com pessoal é assegurada indenização correspondente ao valor de um mês de remuneração por ano de salário.
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A respeito de despesa pública, assinale a opção correta.

  • A Despesas destinadas à construção de viadutos deverão ser classificadas como despesas correntes de custeio.
  • B O empenho é a última etapa do ciclo de realização da despesa pública.
  • C Despesas destinadas ao aumento de capital em empresa pública comercial ou financeira deverão ser classificadas como despesas correntes da categoria investimentos.
  • D A liquidação consiste na fase do ciclo da despesa que corresponde ao efetivo desembolso dos recursos em contraprestação à obra ou ao serviço contratado.
  • E A legislação admite tanto o empenho por estimativa quanto o empenho global de despesas contratuais sujeitas a parcelamento.
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Acerca de receita pública, assinale a opção correta.

  • A Segundo a Lei n.º 4.320/1964, serão objeto de lançamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato.
  • B No lançamento da receita, devem ser verificadas a procedência do crédito fiscal e a pessoa devedora e deve ser realizada a compensação de créditos contra a fazenda pública.
  • C O princípio da unidade de caixa ou tesouraria admite a fragmentação da receita para criação de caixas especiais.
  • D Os servidores da fazenda pública têm direito a percentagem pela arrecadação de receita federal destinada ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico.
  • E As fases da receita, em ordem cronológica, são as seguintes: previsão, arrecadação, recolhimento e lançamento.
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Determinado estado deixou de efetuar o pagamento de precatório por mais de dois exercícios consecutivos, sem razão de força maior. Nessa situação, essa dívida

  • A integra a dívida pública flutuante e pode ensejar intervenção federal.
  • B integra a dívida pública flutuante e pode ensejar o sequestro da quantia.
  • C integra a dívida pública mobiliária e pode ensejar intervenção federal.
  • D integra a dívida pública consolidada e pode ensejar sequestro da quantia.
  • E integra a dívida pública consolidada e pode ensejar intervenção federal.

Administração Financeira e Orçamentária

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O envio do Plano Plurianual para o Congresso Nacional, conforme previsto na Constituição Federal, é competência privativa do

  • A ministro da Economia.
  • B presidente do Senado.
  • C ministro chefe da Casa Civil.
  • D presidente da Câmara dos Deputados.
  • E presidente da República.

Direito Tributário

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João arrematou um imóvel em hasta pública, tendo descoberto posteriormente que havia dívidas de IPTU relativas ao imóvel, constituídas antes da data da arrematação e que não haviam sido informadas no leilão.


Nessa situação hipotética, de acordo com o Código Tributário Nacional (CTN), a sub-rogação do crédito tributário ocorrerá sobre

  • A o patrimônio do arrematante, o qual passa a ser pessoalmente responsável pela dívida.
  • B o patrimônio do proprietário anterior, o qual deverá responder sozinho pela dívida tributária.
  • C o preço pago pelo arrematante, não devendo ser gerado qualquer gravame no imóvel.
  • D o imóvel, sobre o qual incidirá o gravame, até o limite do seu valor.
  • E o patrimônio tanto do proprietário anterior quanto do arrematante, sendo hipótese de responsabilidade solidária.
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A exclusão do crédito tributário decorrente de infração à legislação tributária, concedida em caráter geral ou por despacho da autoridade administrativa, é chamada de

  • A isenção.
  • B anistia.
  • C remissão.
  • D moratória.
  • E compensação.
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Considerando as limitações constitucionais ao poder de tributar, assinale a opção correta.

  • A A fixação da base de cálculo do IPVA está sujeita à anterioridade anual, mas não à anterioridade nonagesimal.
  • B Livros e jornais gozam de isenção tributária.
  • C É vedado instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente, salvo se a distinção se der em razão da sua ocupação profissional.
  • D A União não pode instituir tributos de nenhuma natureza sobre o patrimônio dos estados e municípios.
  • E A concessão de crédito presumido relativo a quaisquer impostos somente pode ser feita mediante lei complementar.
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Assinale a opção que apresenta hipótese de instituição de empréstimos compulsórios prevista na Constituição Federal de 1988 (CF).

  • A conjuntura que exija a absorção temporária de poder aquisitivo
  • B previsão de déficit primário
  • C guerra externa
  • D inversões financeiras urgentes e de relevante interesse nacional
  • E criação de nova unidade da Federação
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Segundo a assentada jurisprudência do STJ, quando um cidadão brasileiro importa diretamente um veículo automotor, a incidência de imposto sobre produtos industrializados (IPI) é

  • A imponível, desde que o bem destine-se ao comércio.
  • B imponível, mesmo que o bem se destine a uso próprio.
  • C vedada, por violar o princípio da não cumulatividade.
  • D vedada, se o bem não se destinar ao comércio.
  • E vedada, por configurar bitributação.
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Assinale a opção que indica matéria de ordem tributária que pode ser instrumentalizada por lei ordinária, conforme a CF.

  • A instituição de impostos expressamente previstos na CF
  • B regulamentação das limitações constitucionais ao poder de tributar
  • C estabelecimento de normas gerais sobre decadência tributária
  • D instituição de impostos não previstos na CF
  • E estabelecimento de normas gerais sobre o adequado tratamento tributário ao ato cooperativo
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Foi movido um processo de execução fiscal contra uma empresa em liquidação, e o liquidante, antes de garantidos os créditos da fazenda pública, deu em garantia um bem por ele administrado, sem a prova de quitação da dívida ativa e sem a concordância da fazenda pública.

Nesse caso, o liquidante

  • A será responsabilizado com exclusividade pelo débito tributário.
  • B será responsabilizado subsidiariamente pelo débito tributário.
  • C será responsabilizado solidariamente pelo débito tributário.
  • D será responsabilizado integralmente pelo débito tributário.
  • E não será responsabilizado pelo débito tributário.
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É modalidade de extinção do crédito tributário

  • A moratória.
  • B parcelamento.
  • C isenção.
  • D anistia.
  • E prescrição.
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Em relação aos institutos da imunidade tributária, da anistia e da isenção, assinale a opção correta.

  • A As imunidades tributárias têm previsão infraconstitucional.
  • B A anistia e a isenção são sempre decorrentes de legislação constitucional.
  • C A anistia abrange infrações cometidas durante a vigência da lei que a concede.
  • D A Constituição Federal de 1988 veda à União, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios a utilização de tributo com efeito de confisco.
  • E A isenção deve, em qualquer hipótese, ser estendida à totalidade do território da entidade tributante, em função do princípio da isonomia.
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Assinale a opção em que o tributo apresentado é seguido de sua correta classificação.

  • A imposto de renda de pessoa física (IRPF) — direto, progressivo, pessoal
  • B imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e prestação de serviço de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS) — direto, regressivo, proporcional
  • C imposto sobre produtos industrializados (IPI) — monofásico, progressivo e proporcional
  • D imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS) — real, variável, não proporcional
  • E imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) — pessoal, regressivo, proporcional
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Considerando as súmulas vinculantes do STF, assinale a opção correta.

  • A É constitucional a incidência do ISS sobre operações de locação de bens móveis.
  • B O ICMS incide sobre alienação de salvados de sinistro pelas seguradoras.
  • C O serviço de iluminação pública não pode ser remunerado mediante taxa.
  • D Na entrada de mercadoria importada do exterior, não é legítima a cobrança do ICMS por ocasião do desembaraço aduaneiro.
  • E Norma legal que altera o prazo de recolhimento de obrigação tributária se sujeita ao princípio da anterioridade.
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Com referência às disposições constitucionais relativas às limitações ao direito de tributar e à ordem econômica e financeira, assinale a opção correta.

  • A A imunidade tributária recíproca dos entes políticos não alcança as entidades da administração indireta.
  • B Em regra, a União possui a prerrogativa de instituir isenções de tributos que não sejam de sua competência.
  • C No que se refere aos privilégios fiscais, as empresas públicas equiparam-se ao setor privado, ainda que prestem serviço público.
  • D O favorecimento a empresas de pequeno porte, nas condições estabelecidas pelo texto constitucional, não ofende a isonomia tributária.
  • E A exploração direta da atividade econômica pelo Estado é um princípio da ordem econômica e financeira que visa resguardar a soberania nacional.
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Uma empresa realizou operações mercantis durante o ano de 2015, quando a alíquota incidente sobre as referidas operações era de 15%, e a multa pelo não recolhimento do imposto, de 50%. Para o exercício de 2016, a alíquota do tributo passou a ser de 10%, e a multa pelo não recolhimento do imposto, de 35%. A empresa não recolheu os tributos referentes a 2015 e 2016. No exercício de 2019, a alíquota do imposto passou a ser de 20%, e a da multa se manteve em 35%.


Com referência a essa situação hipotética, sabendo-se que o processo para apuração de irregularidades encontra-se na esfera administrativa de cobrança, o contribuinte deverá recolher o imposto

  • A sob a alíquota de 10% e pagar a multa no percentual de 35% por serem a ele mais favoráveis.
  • B sob as alíquotas de 15% e 10% para os exercícios de 2015 e 2016, respectivamente, haja vista a regra tempus regit actum, e pagar a multa no percentual de 50%, porque a infração se deu nos exercícios de 2015 e 2016.
  • C sob as alíquotas de 15% e 10% para os exercícios de 2015 e 2016, respectivamente, haja vista a regra tempus regit actum, e pagar a multa no percentual de 35%, por ser a ele mais favorável.
  • D sob a alíquota média de 12,5% para ambos os exercícios e pagar a multa no percentual de 35% por ser a ele mais favorável.
  • E sob a alíquota de 10% para os exercícios de 2015 e 2016, porque incide a alíquota mais favorável, e pagar a multa no percentual de 50%, para a qual vale a regra vigente à época do inadimplemento.
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A respeito do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS), assinale a opção correta.

  • A O ICMS é um imposto não cumulativo: incide uma única vez durante uma cadeia de circulação de mercadorias ou prestação de serviços, ainda que fora do regime de substituição tributária.
  • B Lei complementar de iniciativa do presidente da República estabelecerá as alíquotas de ICMS aplicáveis às operações interestaduais.
  • C Os estados e o Distrito Federal podem exercer a competência legislativa plena, uma vez que não há norma geral tributária que dispõe sobre o ICMS.
  • D Aplica-se a alíquota interestadual sobre operação entre contribuintes de estados distintos, ainda que sejam consumidores finais.
  • E Salvo deliberação em contrário dos estados e do Distrito Federal, a alíquota interna não pode ser superior à alíquota interestadual.
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A respeito do imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS), assinale a opção correta.

  • A A base de cálculo do ISS na intermediação e fornecimento de mão de obra é a taxa de agenciamento, excluídos os valores de salários e encargos sociais dos trabalhadores.
  • B A lei complementar compete fixar as alíquotas máximas de ISS; ao Senado Federal, mediante resolução, compete fixar as alíquotas mínimas, para se evitar a “guerra fiscal”.
  • C A base de cálculo do ISS dos serviços de assistência médica é o valor da consulta ou atendimento médico, incluídas as despesas com exames e excluídas as despesas com refeições, medicamentos e diárias hospitalares.
  • D O contribuinte do ISS é definido, em lei complementar, como o tomador de serviços.
  • E Por intermédio de lei decorrente de processo legislativo regular, os municípios podem estabelecer a responsabilidade tributária de terceiro pelo cumprimento, total ou parcial, da obrigação, incluindo-se multas e acréscimos legais.
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A respeito dos princípios tributários, assinale a opção correta.

  • A De acordo com o princípio da legalidade tributária, em sua vertente reserva legal, o imposto sobre grandes fortunas (IGF), os empréstimos compulsórios e os impostos e contribuições residuais devem ser instituídos por lei complementar.
  • B A instituição de imposto que incidirá sobre o transporte interestadual viola o princípio da liberdade de tráfego.
  • C Conforme o princípio da retroatividade in bonam partem, por meio de ato infralegal é possível reduzir tributo ou penalidade.
  • D Em atenção ao princípio da progressividade tributária, é constitucional lei que estabelece alíquotas progressivas para o imposto sobre transmissão de bens imóveis (ITBI) com base no valor venal do imóvel.
  • E O princípio da anterioridade tributária aplica-se à revogação de tributos ou diminuição de alíquotas.
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A empresa Alfa possui contra si crédito do ICMS constituído por declaração de débitos em maio de 2013. Em julho de 2017, a empresa solicitou parcelamento dos créditos declarados e não pagos, o que foi deferido após o pagamento da primeira parcela do acordo. As demais parcelas não foram pagas. Pelo cálculo do montante devido, a fazenda pública verificou que somente parte do crédito tributário fora constituído pelo contribuinte. Em janeiro de 2019, a fazenda pública efetuou o lançamento da parcela omitida na declaração, notificando a empresa Alfa, que não se manifestou. Em junho de 2019, a totalidade do crédito constituído contra a empresa Alfa foi enviada para inscrição em dívida ativa e, em agosto de 2019, a petição inicial da execução fiscal foi recebida pelo juízo.


Nessa situação hipotética,

  • A o pedido de parcelamento configura denúncia espontânea.
  • B o pedido de parcelamento do crédito tributário declarado interrompeu a prescrição e o lançamento tributário constituiu regularmente o crédito omitido na declaração, já que, na espécie, não se pode falar em decadência.
  • C o crédito tributário declarado não foi atingido pela decadência, mas o foi pela prescrição.
  • D o parcelamento notificado não influencia o prazo decadencial nem o prazo prescricional.
  • E a parcela do crédito tributário omitida na declaração do contribuinte foi alcançada pela decadência do crédito tributário, já que o lançamento tributário não foi efetuado no prazo legal.
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Acerca das causas de exclusão do crédito tributário, assinale a opção correta.

  • A A isenção sujeita a termo, concedida de forma onerosa e que impõe investimento ao contribuinte beneficiário, não pode ser livremente suprimida.
  • B A isenção heterônoma, assim entendida aquela instituída por um ente para alcançar tributo alheio, é permitida tanto no plano internacional quanto no plano interno.
  • C A isenção possui natureza de benefício fiscal consistente no perdão da multa aplicada em decorrência do descumprimento do dever de pagar o tributo — obrigação principal — e dos deveres acessórios — obrigação acessória.
  • D Uma isenção subjetiva do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) concedida a contribuinte com mais de setenta anos de idade, com quatro filhos, todos com menos de setenta anos de idade e saudáveis, que possui imóvel em condomínio, extingue o crédito tributário.
  • E Anistia é o benefício fiscal que, diante de razões de estado ou finalidades públicas, extingue o crédito tributário.
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Em relação à repartição de receitas tributárias prevista na CF, assinale a opção que apresenta imposto de competência da União cujo produto da arrecadação pertence aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios.

  • A imposto sobre produtos industrializados
  • B imposto de importação
  • C imposto territorial rural
  • D imposto de exportação
  • E imposto de renda retido na fonte

Direito Constitucional

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De acordo com entendimento do STF consagrado em súmula vinculante, é correto afirmar que

  • A é indispensável a presença de advogado ou de defensor dativo em processo administrativo disciplinar, mesmo na fase instrutória do procedimento.
  • B lei estadual pode exigir depósito prévio de multa como requisito de admissibilidade de recurso administrativo em que se discute a referida sanção.
  • C é legítima a cobrança de taxa de matrícula em universidade pública, embora a CF assegure a gratuidade do ensino público em estabelecimento oficial.
  • D a observância à cláusula de reserva de plenário não é exigida para situações em que órgão fracionário de tribunal apenas afaste a incidência de lei em caso concreto.
  • E o princípio da anterioridade tributária não se aplica à hipótese de norma legal que altere o prazo de recolhimento de obrigação tributária.

Controle Externo

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A competência para julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiro, bens e valores públicos da administração indireta, das fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo poder público federal, é do tribunal de contas, sendo esse julgamento

  • A independente, não necessitando de posterior análise do Poder Legislativo.
  • B opinativo, dependendo de apreciação e julgamento posterior pelo Poder Legislativo.
  • C suspensivo, dependendo de posterior execução pelo Ministério Público Federal.
  • D opinativo, dependendo de apreciação e julgamento definitivo pela justiça federal de primeira instância.
  • E vinculativo, embora necessite de posterior chancela do Poder Legislativo.
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A prefeitura de um município do estado de Rondônia recebeu, por meio de convênio com o Ministério da Saúde, recursos da União para a aquisição de ambulâncias destinadas aos postos de saúde do município.
Nesse caso, sendo os equipamentos utilizados exclusivamente no município, a competência para fiscalização de tais recursos é

  • A exclusiva do TCE/RO.
  • B concorrente do TCE/RO e do TCU.
  • C exclusiva do TCU.
  • D inicialmente do TCU e subsidiariamente do tribunal de contas do município.
  • E inicialmente do tribunal de contas do município e subsidiariamente do TCU.
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O controle social é uma forma de controle caracterizada

  • A como controle interno e exercida por organizações públicas e privadas em relação à aprovação de contas das organizações de interesse social que são financiadas com recursos públicos.
  • B como controle externo, o qual é realizado com o auxílio de tribunais de contas, com foco na prestação de contas de fundações públicas.
  • C como controle interno e exercida por órgãos de ouvidoria e correição existentes em empresas privadas e em estatais.
  • D pelo uso de ferramentas de auditoria e pela necessidade de que a sua implementação seja efetivada por empresas certificadas de contabilidade.
  • E pela participação do cidadão na gestão pública, na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da administração pública
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A respeito dos tipos e formas de controle, assinale a opção correta.

  • A A revisão dos contratos assinados realizada por setor específico da secretaria de administração de determinada assembleia legislativa estadual é exemplo de controle parlamentar.
  • B O objeto dos gastos decorrentes da aquisição de computadores e suprimentos de informática por gestor de vara judicial não se submete a controle administrativo, mas a controle jurisdicional.
  • C O questionamento em juízo acerca da legalidade de convênio para construção de quadra esportiva, celebrado por determinado município, é exemplo de controle legislativo.
  • D A análise da prestação de contas públicas, quando realizada por representantes da sociedade na assembleia legislativa e com apoio do tribunal de contas, é exemplo de controle social.
  • E O momento da contratação, por gestor público, de empresa licitada para o fornecimento de café e açúcar para órgão público, em regra, não se submete a controle judicial.
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Prefeito de um município recebeu verbas da União para aplicação específica em ações de saúde. Todavia, em razão da grave crise financeira, foi utilizada parcela dos recursos para outras finalidades. Parte dos valores foi destinado ao pagamento de servidores públicos da secretaria municipal de educação, o que foi demonstrado por documentos, restando carente de comprovação a aplicação de 15% da verba.


Julgue os itens a seguir, a partir da situação hipotética precedente.


I O Ministério Público poderá propor ação civil pública para condenação do prefeito a recompor o fundo municipal de saúde.


II Deverá ser instaurada tomada de contas no âmbito do tribunal de justiça do respectivo estado.


III Poderá, simultaneamente, ocorrer a fiscalização pelo TCU e a propositura de ação civil pública pela Advocacia-Geral da União no Poder Judiciário.


IV O princípio da eficiência impossibilita a atuação de mais de um órgão de controle.


Estão certos apenas os itens

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C III e IV.
  • D I, II e IV.
  • E II, III e IV.

Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas

46

A respeito de controle e fiscalização, julgue os itens que se seguem.


I O principal objetivo da fiscalização é corrigir irregularidades e, em especial, os atos danosos ao interesse público no momento de sua ocorrência, seja por se mostrarem em desacordo com os atos normativos vigentes, seja por não alcançarem os objetivos previstos de forma econômica, eficiente, eficaz, efetiva e equitativa.

II As unidades técnicas do Tribunal de Contas da União (TCU) poderão executar a ação de controle mediante obtenção de informações sem autuação de processo de controle externo.

III As unidades técnicas do TCU poderão executar a ação de controle mediante autuação de processo de fiscalização com tipificação específica nos casos em que as informações obtidas em resposta a diligências forem suficientes para acompanhar o objeto fiscalizado.


Assinale a opção correta.

  • A Apenas o item II está certo.
  • B Apenas o item III está certo.
  • C Apenas os itens I e II estão certos.
  • D Apenas os itens I e III estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.

Controle Externo

47

Determinado tribunal de contas estadual emitiu determinações a um órgão jurisdicionado e fixou prazo para adoção de providências; determinou o recolhimento de débito e aplicação de multa ao responsável por determinado convênio considerado irregular; e apresentou parecer prévio sobre as contas do chefe do Poder Executivo.


Nessa situação hipotética, o referido tribunal exerceu, respectivamente, as funções

  • A sancionadora, sancionadora e julgadora.
  • B corretiva, sancionadora e julgadora.
  • C sancionadora, corretiva e opinativa.
  • D corretiva, sancionadora e opinativa.
  • E sancionadora, corretiva e consultiva.
48

Em relação à natureza jurídica e à eficácia das decisões dos tribunais de contas, julgue os itens a seguir.


I De acordo com a jurisprudência do STF, os tribunais de contas fazem parte do Poder Legislativo e estão subordinados a esse poder no que diz respeito às suas funções administrativas.

II O Conselho Nacional de Justiça, por ser órgão de controle do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, possui competência para regular matéria relacionada aos tribunais de contas, pois os membros dessas cortes possuem impedimentos e garantias equivalentes aos dos demais membros da magistratura.

III De acordo com o STF, não compete aos tribunais de contas proceder à execução de suas decisões das quais resulte imputação de débito ou multa, apesar de estas terem eficácia de título executivo.


Assinale a opção correta.

  • A Apenas o item II está certo.
  • B Apenas o item III está certo.
  • C Apenas os itens I e II estão certos.
  • D Apenas os itens I e III estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.
49

No que diz respeito à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, de acordo com a Constituição Federal de 1988, julgue os itens a seguir.


I O foco principal da fiscalização operacional reside na verificação da conformidade e da legalidade da gestão pública.

II Economicidade refere-se à minimização dos custos dos recursos utilizados para a consecução de determinada atividade.

III Legitimidade relaciona-se ao controle da obediência das normas legais pelo fiscalizado, ao passo que legalidade se estrutura nos fundamentos de moralidade, identificando-se com os valores, princípios e fins da administração pública.


Assinale a opção correta.

  • A Apenas o item I está certo.
  • B Apenas o item II está certo.
  • C Apenas o item III está certo.
  • D Apenas os itens I e II estão certos.
  • E Apenas os itens I e III estão certos.

Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas

50

No âmbito da atividade de fiscalização de contratos a cargo do TCE/PA, o levantamento é o instrumento de fiscalização utilizado para, entre outras finalidades,

  • A avaliar o impacto da implementação de deliberações no objeto fiscalizado.
  • B avaliar a gestão de órgão, entidade ou programa governamental para proceder à avaliação do objeto fiscalizado.
  • C suprir omissões e esclarecer dúvidas quanto a fatos específicos.
  • D examinar a economicidade dos atos de gestão.
  • E avaliar a viabilidade da realização de fiscalização.

Controle Externo

51

Acerca da natureza jurídica dos tribunais de contas e da forma de investidura, dos direitos, das prerrogativas e das vedações de seus membros, assinale a opção correta.

  • A Além da nacionalidade brasileira, é requisito para ingresso como membro dos tribunais de contas a conclusão de curso de nível superior em direito, contabilidade, administração ou economia.
  • B Os ministros do Tribunal de Contas da União terão as mesmas garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens dos ministros do STF.
  • C Aos membros do Ministério Público nos tribunais de contas não é vedado o exercício de atividade político-partidária.
  • D As decisões dos tribunais de contas possuem característica de coisa julgada administrativa.
  • E Os ministros dos tribunais de contas serão escolhidos na proporção de um terço pelo Poder Legislativo e dois terços pelo chefe do Poder Executivo.
52

Ao apreciar a legalidade do ato de aposentadoria de uma servidora, um tribunal de contas estadual determinou sua anulação e aplicou multa aos gestores. A servidora aposentada alegou a decadência da decisão do tribunal de contas, por terem-se passado mais de cinco anos desde a entrada do processo naquele tribunal. Alegou, ainda, a ausência de contraditório e da ampla defesa.


Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta, à luz da jurisprudência majoritária do Supremo Tribunal Federal.

  • A A decisão deve ser cassada, porque deveriam ter sido assegurados a ampla defesa e o contraditório à interessada.
  • B O tribunal de contas não tinha competência para rever o ato de aposentadoria, por ser este ato juridicamente perfeito.
  • C Somente os gestores poderiam alegar a ausência de contraditório e ampla defesa, já que contra a servidora não foi aplicada qualquer penalidade.
  • D Houve a decadência do direito do tribunal de contas de rever o ato de aposentadoria, haja vista o decurso do prazo quinquenal.
  • E Não haveria necessidade de garantir o contraditório e a ampla defesa à interessada, pois ato não registrado no tribunal de contas é tido como inexistente.
53

A forma de controle cuja finalidade consiste na verificação da conformidade dos procedimentos administrativos com as disposições normativas é denominada controle

  • A de mérito.
  • B de legalidade.
  • C de gestão.
  • D prévio ou ex ante.
  • E concomitante.

Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas

54

Acerca do controle exercido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), assinale a opção correta.

  • A O TCU tem competência para apreciar a legalidade dos atos de admissão de pessoal somente dos entes da administração direta.
  • B Cabe ao TCU executar, de forma direta e independente, a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União.
  • C As ações de controle externo do TCU devem obedecer a plano de controle externo proposto pela Presidência da República
  • D As diretrizes dos programas, das políticas e dos projetos governamentais são elaboradoras nas auditorias de desempenho.
  • E Não cabe ao TCU solicitar a órgão licitador cópia de edital de licitação já publicado, para fins de análise, ainda que anteriormente à data de recebimento das propostas.

Controle Externo

55

Acerca da natureza jurídica dos tribunais de contas e do controle externo exercido por esses órgãos, assinale a opção correta.

  • A Os tribunais de contas são instituições autônomas, com independência financeira e administrativa.
  • B Excluem-se do controle externo exercido pelo TCU pessoas físicas e jurídicas que gerenciem, apliquem ou administrem dinheiros.
  • C Os tribunais de contas são órgãos administrativos pertencentes à estrutura dos Poderes da República.
  • D Os ministros do TCU detêm garantias, prerrogativas, impedimentos, vencimentos e vantagens superiores às dos ministros do STJ.
  • E Os tribunais de contas são órgãos fiscalizadores da legalidade e do mérito exclusivamente dos atos dos entes da administração direta.
56

Proferidas por meio de acórdãos nos quais são consubstanciados os julgamentos de contas e de processos oriundos de fiscalizações, as decisões do TCU

  • A estão sujeitas ao controle do Poder Judiciário, por meio de mandado de segurança de competência originária do STF.
  • B são irreformáveis pelo Poder Judiciário, uma vez que o TCU é cúpula da jurisdição administrativa, que não se confunde com a jurisdição do Poder Judiciário.
  • C são reformáveis pelo Poder Judiciário, por meio de recurso extraordinário interposto para o STF.
  • D são reformáveis pelo Poder Judiciário, por meio de recurso especial interposto para o STJ.
  • E estão sujeitas ao controle do Poder Judiciário, por meio de mandado de segurança de competência originária do STJ.
57

O controle externo da execução orçamentária da administração pública pelos tribunais de contas

  • A abrange a apreciação, para fins de registro, da legalidade dos atos de nomeação para cargos de provimento em comissão.
  • B compreende a apreciação da legalidade dos atos de que resultem a previsão de receita e a fixação de despesa, assim como as nomeações para cargo de provimento em comissão.
  • C é realizado unicamente por meio de ofício, quando executado na fiscalização de editais de licitação de bens.
  • D abrange os órgãos integrantes das administrações direta e indireta, salvo aqueles que executam atividades do Poder Judiciário.
  • E compreende a averiguação da legalidade dos atos de que resulte a arrecadação de receita ou a realização de despesa.
58

Uma sociedade de economia mista da União realizou procedimento licitatório, conforme norma a ela aplicável, para elaboração de projeto executivo e construção da nova sede da empresa. O procedimento foi encerrado com a contratação da construtora vencedora. Durante a execução da obra, o gerente responsável pagou à construtora por etapa ainda não concluída, sob a alegação de que esse pagamento propiciaria o término dos trabalhos em menor prazo. Em fiscalização, equipe do TCU entendeu que o referido pagamento adiantado contrariava as normas aplicáveis à execução do contrato.


Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção correta.

  • A O TCU pode, caso verifique ilegalidades, assinar prazo para que a empresa adote as providências para cumprimento da lei; para isso, no entanto, o tribunal deve ser autorizado pelo Congresso Nacional.
  • B A referida sociedade de economia mista da União é uma empresa estatal que não recebe recursos do Tesouro Nacional; por conseguinte, o TCU não possui competência para fiscalizar seus atos.
  • C O TCU possui competência para fiscalizar atos dessa sociedade de economia mista da União, devendo tal fiscalização ser requerida pela Câmara dos Deputados ou pelo Senado Federal.
  • D O TCU deve sustar imediatamente o contrato em execução e, na sequência, comunicar o fato ao Congresso Nacional, para que este tome as demais providências.
  • E A CF não estabelece, por si, cominações aplicáveis à situação em apreço, mas prevê a possibilidade de aplicação de multa pelo TCU ao gerente responsável, desde que prevista em lei.
59

De acordo com a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Responsabilidade Fiscal, o rol de competências dos tribunais de contas abrange

  • A a legalidade das nomeações para cargos de provimento em comissão para fins de registro.
  • B a realização de controle interno do Ministério Público.
  • C a apreciação de concessão de reforma militar para fins de registro.
  • D a função de alerta quando o montante da despesa total com pessoal ultrapassar metade do limite.
  • E a fiscalização dos limites da despesa de pessoal em relação à receita patrimonial.
60

O tribunal de contas de determinado estado emitiu parecer prévio favorável à aprovação das contas anuais referentes ao exercício de 2017 do governo de determinado município do estado. O parecer continha uma série de recomendações que deveriam ser cumpridas, sob pena de reflexos negativos na apreciação das contas relativas ao exercício do ano de 2018.


O parecer prévio é

  • A um meio de controle inerente ao poder hierárquico.
  • B peça técnico-jurídica de natureza opinativa cuja finalidade é subsidiar o julgamento das contas pelo Poder Legislativo.
  • C emitido pelo órgão ao qual compete a fiscalização da prestação de contas anual do município e prevalecerá por decisão de três quintos dos membros da câmara municipal.
  • D peça de natureza política que orienta o Poder Legislativo no julgamento das contas prestadas anualmente pelo Poder Executivo.
  • E um meio de controle para provocar o reexame de atos administrativos.

Direito Constitucional

61

Art. 5.º. (...) LVIII – o civilmente identificado não será submetido a identificação criminal, salvo nas hipóteses previstas em lei;


Art. 18. (...) § 1.º Brasília é a Capital Federal.

Art. 153. Compete à União instituir impostos sobre: (...)

VII – grandes fortunas, nos termos de lei complementar.


Brasil. Constituição (1988). Constituição da República

Federativa do Brasil. Brasília – DF: Senado Federal, 1988.


Quanto ao grau de eficácia, as normas constitucionais precedentes classificam-se, respectivamente, como de eficácia

  • A programática, plena e contida.
  • B limitada, plena e contida.
  • C contida, limitada e plena.
  • D plena, contida e limitada.
  • E contida, plena e limitada.
62

Acerca da teoria do poder constituinte, julgue os seguintes itens.
I Constituição superveniente torna inconstitucionais leis anteriores com ela conflitantes.
II Uma vez aprovada proposta de emenda constitucional pelo Congresso Nacional em exercício do seu poder constituinte derivado reformador, não haverá sanção ou veto pelo presidente da República.
III Norma anterior não será recepcionada se sua forma não for mais admitida pela Constituição superveniente, ainda que seu conteúdo seja compatível com esta.
Assinale a opção correta.

  • A Apenas o item I está certo.
  • B Apenas o item II está certo.
  • C Apenas os itens I e III estão certos.
  • D Apenas os itens II e III estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.
63

Mudança no regime de imunidade parlamentar no plano federal

  • A é aplicável imediatamente aos deputados estaduais.
  • B será aplicável aos deputados estaduais depois de implementada a adaptação formal das constituições estaduais.
  • C não repercute nas imunidades de parlamentares estaduais, que são definidas nas constituições estaduais.
  • D repercute imediatamente nos deputados estaduais se for mais benéfica que o regime da respectiva constituição estadual.
  • E repercute nos deputados estaduais se for mais restritiva que o regime da respectiva constituição estadual, após adaptação formal desta.
64

Conforme a jurisprudência do STF, a decisão de órgão fracionário de tribunal que, embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei, afaste sua incidência, no todo ou em parte, viola, especificamente,

  • A a cláusula de reserva de plenário.
  • B a presunção de constitucionalidade da lei.
  • C a sistemática do controle difuso de constitucionalidade.
  • D o princípio da motivação adequada das decisões judiciais.
  • E o princípio da segurança jurídica.

Legislação do Ministério Público

65

Um membro do Ministério Público que atua em tribunal de justiça discorda do decidido em um acórdão da corte e pretende recorrer. Percebe, contudo, que o tribunal acolhera integralmente o que fora preconizado para o caso pelo promotor com atuação no primeiro grau.


Nesse caso, o membro do parquet

  • A não poderá recorrer, devido a preclusão processual lógica.
  • B não poderá recorrer, devido ao princípio institucional da unidade do Ministério Público.
  • C não poderá recorrer, devido ao princípio institucional da indivisibilidade do Ministério Público.
  • D poderá recorrer, devido ao princípio institucional da independência funcional.
  • E poderá recorrer, por ocupar posição hierárquica superior em relação ao promotor com atuação no primeiro grau.

Direito Constitucional

66

Ao tratar dos princípios fundamentais, a CF estabelece, em seu art. 1.º,

  • A a forma republicana de Estado, cláusula pétrea expressa, caracterizada pela eletividade, temporariedade e responsabilidade do governante.
  • B a forma republicana de governo, caracterizada pela eletividade, temporariedade e responsabilidade do governante.
  • C a forma federativa de Estado, cláusula pétrea implícita, caracterizada pela tripartição dos poderes da União.
  • D a forma federativa de Estado e o sistema presidencialista de governo.
  • E a forma republicana de governo e a forma federativa de Estado, cláusulas pétreas expressas.
67

Segundo a CF, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)

  • A conta obrigatoriamente com advogados públicos e juízes na sua composição.
  • B é competente para exercer o controle da atuação administrativa e financeira do Ministério Público.
  • C pode rever, desde que mediante provocação, processos disciplinares de membros do Ministério Público.
  • D escolherá, em votação secreta, um corregedor nacional, dentre todos os membros integrantes do CNMP.
  • E é presidido pelo corregedor nacional do Ministério Público.
68

Conforme as previsões constitucionais e a jurisprudência do STF sobre segurança pública, em especial sua estrutura e organização, admite-se que

  • A lei estadual crie órgãos diversos de segurança pública, de forma diferente da estabelecida constitucionalmente para os órgãos federais.
  • B lei municipal constitua guardas municipais destinadas à proteção dos bens, dos serviços e das instalações do município.
  • C lei municipal subordine excepcionalmente as polícias militares e a reserva do Exército aos prefeitos, em caso de calamidade pública.
  • D lei estadual atribua às polícias civis funções de apuração de infrações penais militares.
  • E lei federal transfira temporariamente aos corpos de bombeiros militares a execução de atividades de defesa civil.
69

Determinado estado da Federação pretende instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

Nessa situação, o ente federativo poderá efetivar tal medida mediante

  • A lei ordinária federal.
  • B lei complementar federal.
  • C medida provisória estadual.
  • D lei ordinária estadual de iniciativa do Poder Executivo.
  • E lei complementar estadual de iniciativa parlamentar.