Resolver o Simulado Biólogo - VUNESP - Nível Superior

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Biologia

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A poluição atmosférica capaz de formar uma neblina, composta por uma mistura de gases, material particulado e vapores de água recebe o nome de smog (smoke + fog) que é a junção das palavras fumaça e neblina da língua inglesa. Entretanto o termo smog é genérico, podendo ser classificado ainda em smog sulfuroso e smog fotoquímico, conforme ilustrado na figura.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


A partir das fontes poluentes da figura, é correto afirmar que os poluentes secundários formados pelo smog sulfuroso e pelo fotoquímico são, respectivamente,

  • A SO2 , partículas de fuligem e NOx , compostos orgânicos voláteis (COV).
  • B CO2 , partículas de fuligem e HNO3 , NOx .
  • C H2SO4 , sulfatos e HNO3 , ozônio (O3 ).
  • D material particulado, NOx e aldeídos, H2SO4.
  • E Metano, CO e compostos orgânicos voláteis, SO2 .
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Observe as etapas resumidas da nitrificação, sendo a primeira etapa realizada por bactérias do gênero Nitrosomonas e a segunda etapa pelas bactérias do gênero Nitrobacter.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


As equações permitem afirmar corretamente que essas bactérias são organismos

  • A heterótrofos quimiossintetizantes aeróbicos.
  • B autótrofos fotossintetizantes anaeróbicos.
  • C autótrofos fermentadores aeróbicos.
  • D autótrofos quimiossintetizantes aeróbicos.
  • E heterótrofos fermentadores anaeróbicos.
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O gráfico a seguir ilustra a relação entre o tamanho populacional de uma espécie de praga hipotética e o tempo.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Em relação a essa praga, é correto afirmar que

  • A seu controle populacional é, desde o início, viável economicamente.
  • B não é viável economicamente realizar seu controle populacional.
  • C abaixo do estado de equilíbrio, é um tipo de praga real.
  • D é viável economicamente seu controle quando está muito abaixo do estado de equilíbrio.
  • E se converte em praga ao superar o nível econômico do dano.
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A figura a seguir representa esquematicamente a interação entre tolerâncias e exigências na definição de condições e recursos necessários a um indivíduo ou espécie, a fim de cumprir seu modo de vida.


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A região indicada pela seta, que se refere ao resumo dessas tolerâncias e exigências, representa o

  • A mecanismo de seleção natural.
  • B habitat.
  • C nicho ecológico.
  • D sucesso reprodutivo.
  • E valor adaptativo.
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Os gráficos ilustram os diferentes tipos de flutuações nas dinâmicas populacionais em relação ao tempo.


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Em todos os gráficos, o fator K representa a

  • A taxa de mortalidade.
  • B capacidade de suporte.
  • C taxa reprodutiva.
  • D seleção natural.
  • E riqueza das espécies.
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Observe o gráfico de um experimento que envolve cinco espécies de gramíneas na sucessão natural de um campo abandonado.


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As duas espécies que se apresentam como melhores competidoras pelos recursos limitantes do ambiente são

  • A Agropyron repens e Agrostis scabra.
  • B Poa pratensis e Agropyron repens.
  • C Poa pratensis e Schizachyrium scoparium.
  • D Andropogon gerardi e Poa pratensis.
  • E Schizachyrium scoparium e Andropogon gerardi.
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O valor de um recurso para um consumidor não é determinado somente pelo que ele contém, mas também pela maneira como é defendido pelo organismo. Com relação às estratégias de defesa presentes na natureza, é correto afirmar que

  • A o processo de construção de envoltórios e cascas ao redor de sementes pode ser pouco dispendioso aos vegetais se esses tecidos de defesa contiverem muita proteína e carboidrato.
  • B alguns animais podem tolerar as defesas químicas do seu alimento vegetal, armazenando suas toxinas e utilizando-as em sua própria defesa, sendo um exemplo dessa estratégia a utilizada pela borboleta-monarca.
  • C espécies não palatáveis podem ter a capacidade de se camuflar no meio onde vivem ou ainda tentam se parecer com outras espécies diferentes que têm gosto ruim ou são venenosos, o que é denominado de camuflagem homocrômica.
  • D espécies palatáveis adotam padrões de cores e brilhos de advertência, estratégia conhecida com aposematismo, como é o caso da borboleta vice-rei que imita as cores da borboleta-monarca.
  • E um animal pode ser menos óbvio a um predador se ele se igualar ao seu meio ou possuir um padrão parecido com alguma estrutura não comestível do ambiente, o que é denominado mimetismo.
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A fotossíntese depende da absorção de dióxido de carbono pela planta que ocorre em superfícies úmidas, de modo mais específico nas paredes das células foliares fotossintetizantes, conforme ilustrado a seguir.


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Por meio do esquema, é correto afirmar que elevados níveis de dióxido de carbono induzem

  • A a abertura estomática, que provoca a redução da transpiração e aumento da temperatura foliar, o que promove um aumento da diferença de temperatura entre a folha e o ar com o consequente aumento da taxa de uso de água.
  • B o fechamento estomático, que provoca a redução da transpiração e o aumento da temperatura ambiente, o que promove um aumento da diferença de temperatura entre a folha e o ar com a consequente redução da taxa de uso de água.
  • C o fechamento estomático, que provoca a redução da transpiração e o aumento da temperatura foliar, o que promove uma redução da diferença de temperatura entre a folha e o ar com a consequente redução da taxa de uso de água.
  • D a abertura estomática, que provoca o aumento da transpiração e a diminuição da temperatura foliar, o que promove a redução da diferença de temperatura entre a folha e o ar com o consequente aumento da taxa de uso de água.
  • E o fechamento estomático, que provoca o aumento da temperatura ambiente e também da pressão de vapor da água, o que promove a redução da diferença de temperatura entre a folha e o ar com consequente aumento da taxa de uso de água.
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Um pesquisador intrigado com as especializações apresentadas pela membrana plasmática para executar funções específicas, como maior absorção de substâncias, aderência e intercâmbio de moléculas entre as células de um mesmo tecido, permitindo que trabalhem de maneira coordenada deverá voltar suas atenções para

  • A tecidos epiteliais dos rins e intestino na busca por microvilosidades, desmossomos, interdigitações e junções comunicantes.
  • B tecidos embrionários da placenta na busca por microvilosidades, aquaporinas, peroxissomos e invaginações.
  • C tecidos cartilaginosos, próximos a tendões e músculos, na busca por junções comunicantes, invaginações e microvilosidades.
  • D tecidos epiteliais do intestino na busca por aquaporinas, vacúolos, fagossomos e pinossomos.
  • E tecidos musculares, especificamente em tendões, na busca por microvilosidades, interdigitações e desmossomos.
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O cladograma a seguir representa simplificadamente a relação taxonômica entre algas verdes e os principais grupos do reino dos vegetais.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

A característica evolutiva, indicada pela letra X, que permite a diferenciação entre os grupos é

  • A a fase esporofítica dominante.
  • B a clorofila a e b.
  • C os gametas masculinos flagelados.
  • D o embrião multicelular desenvolvido dentro do gametófito feminino.
  • E a presença de tubo polínico.
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Certos animais não apresentam sistema circulatório e respiratório, sendo o transporte de gases e substâncias feito célula a célula, por difusão. Esse sistema é eficiente somente para

  • A poríferos, cnidários, equinodermos e nematoides.
  • B poríferos, artrópodes, cnidários e platelmintos.
  • C equinodermos, insetos, crustáceos e nematoides.
  • D cnidários, platelmintos, anelídeos e artrópodes.
  • E platelmintos, cnidários, nematoides e poríferos.
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Metameria é o termo empregado para a segmentação corporal que surge durante o desenvolvimento embrionário e consiste na organização do corpo em segmentos, iguais ou semelhantes, denominados de metâmeros. Essa característica está presente nos filos dos

  • A crustáceos e cordados.
  • B insetos e platelmintos.
  • C cnidários e poríferos.
  • D artrópodes e anelídeos.
  • E platelmintos e anelídeos.
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Desreguladores endócrinos são substâncias exógenas que mimetizam hormônios endógenos e alteram a homeostase, podendo bloquear ou aumentar seus efeitos. Sabe-se que a estimulação hormonal ocorre por meio de um mecanismo de retroalimentação ou feedback. Assim, os desreguladores endócrinos que atuassem sobre a hipófise poderiam afetar a secreção dos seguintes hormônios:

  • A ocitocina, prolactina, tri-iodotironina e tiroxina.
  • B tireotrófico, adrenocorticotrófico, luteinizante e prolactina.
  • C gonadotrófico, gonadotrofina coriônica humana e tireotrófico.
  • D tiroxina, adrenocorticotrófico, ocitocina e prolactina.
  • E tiroxina, tireotrofina, somatotrófico e ocitocina.
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Segundo dados do III Levantamento Nacional sobre o uso de drogas pela população brasileira de 2017, um milhão de adolescentes entre 12 e 17 anos relatou que, nos últimos 30 dias, consumiram bebidas alcoólicas em binge, que representa a ingestão de 5 doses de álcool para os homens e 4 doses para as mulheres em um espaço de duas horas.

(https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34614- pag.83 - adaptado)


Os efeitos desse tipo de consumo de álcool são

  • A distúrbios relacionados ao aumento da capacidade cognitiva e do estado de alerta em percepções físicas, verbais e motoras.
  • B a eliminação da ansiedade, aumento da capacidade intelectual, o que resulta em um menor tempo de reação a estímulos.
  • C distúrbios físicos e psíquicos que vão desde a diminuição das inibições sociais até severas perdas motoras e cognitivas.
  • D intensificação da ação da dopamina e noradrenalina, neurotransmissores excitatórios que produzem um estado constante de alerta, euforia e ansiedade.
  • E iguais aos provocado pela nicotina, que deprime o sistema nervoso central e provoca depressão, apatia e falta de apetite.
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Em 2011, cientistas comprovaram que as bactérias da espécie Lactobacillus rhamnosus, encontradas em iogurtes eram capazes de alterar o comportamento de ratos em laboratório. Desta forma, realizaram um experimento por meio da alimentação desses roedores, que comprovou o aumento da disposição dos animais em atravessar labirintos e nadar. Exames de sangue também permitiram notar que os animais alimentados com o iogurte rico em bactérias apresentavam 50% menos corticosterona, uma substância ligada ao stress.

(https://super.abril.com.br/saude/seu-segundo-cerebro/ - Adaptado)


Com relação aos resultados da pesquisa apresentados, é possível supor que

  • A o iogurte rico em proteínas, lipídios e carboidratos estimulou o sistema nervoso parassimpático dos ratos de laboratório.
  • B o sistema digestivo sofre influência das bactérias que atuam sobre o sistema nervoso somático presente no intestino.
  • C as bactérias presentes no iogurte influenciaram os neurônios do sistema digestivo, o que modificou o comportamento dos roedores.
  • D a associação entre iogurte e bactérias afeta o comportamento dos roedores pois inibe a atuação de neurotransmissores sensoriais do trato gastrointestinal.
  • E as bactérias presentes no iogurte inibem as mensagens transmitidas pelo nervo vago ao sistema nervoso central e assim afeta o comportamento dos roedores.
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Os genes se perpetuam como ____________ , mas se expressam na forma de _____________, cuja sequência de __________ é determinada pela sequência de ____________ , a qual é ____________ a partir de uma das fitas da molécula de _____________


Com relação ao dogma central que sintetiza o paradigma da biologia molecular, assinale a alternativa que, correta e respectivamente, preenche as lacunas do enunciado.

  • A ácidos nucleicos ... proteínas ... aminoácidos ... bases nitrogenadas do RNA ... transcrita ... DNA
  • B DNA e RNA ... proteínas ... aminoácidos ... bases nitrogenadas ... traduzida ... DNA
  • C bases nitrogenadas ... proteínas ... nucleotídeos ... bases do DNA ... replicada ... DNA
  • D ácidos nucleicos ... RNA ... DNA ... aminoácidos ... sintetizada ... RNA
  • E DNA ... RNA mensageiro ... proteínas ... aminoácidos ... transcrita ... DNA
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As setas da representação a seguir indicam o sentido evolutivo ocorrido ao longo do tempo.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Com relação às espécies dessa representação, é possível afirmar que, aquela que, por muito tempo, apresenta um alto grau de adaptação ao seu ambiente é a

  • A Certhidia pallida.
  • B Certhidia pauper.
  • C Certhidia olivacea.
  • D Geospiza fuliginosa.
  • E Certhidia psittacula.
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O esquema a seguir representa o surgimento de duas espécies a partir de uma espécie ancestral.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Os mecanismos de especiação corretamente representados pelas letras A, B, C, D e E, são, respectivamente,

  • A redução do fluxo gênico, pressões de seleção diferentes, mutação genética, migração e deriva genética.
  • B isolamento geográfico, pressões de seleção diferentes, formação de duas raças diferentes, pressões de seleção diferentes e isolamento reprodutivo.
  • C isolamento geográfico, seleção natural, mutação genética, migração e deriva genética.
  • D deriva genética, seleção natural, seleção artificial, pressão seletiva diferenciada e formação de duas raças.
  • E deriva genética, seleção natural, formação de duas raças diferentes, migração e mutação genética.
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Os nervos cranianos que atravessam os forames redondo e oval, respectivamente, são:

  • A olfatório e facial.
  • B facial e ramo oftálmico do nervo trigêmio.
  • C ramo mandibular do nervo trigêmio e hipoglosso.
  • D ramo maxilar do nervo trigêmio e ramo mandibular do nervo trigêmio.
  • E hipoglosso e glossofaríngeo.
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O sistema nervoso autônomo, responsável pelas funções vegetativas, como: frequência cardíaca e respiratória, mobilização da glicose, produção hormonal, entre outras, é controlado pelo

  • A córtex pré-frontal.
  • B glândula pineal.
  • C hipotálamo.
  • D cerebelo.
  • E medula espinhal.

Meio Ambiente

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Um analista ambiental foi chamado para avaliar o perfil de um solo, a respeito do qual é correto afirmar que

  • A a camada R, também chamada de horizonte C, é constituída exclusivamente pela rocha matriz.
  • B o horizonte mais superficial é conhecido como horizonte orgânico ou horizonte C.
  • C o horizonte B, por possuir maior porosidade do solo, é também conhecido como camada arável do solo ou horizonte orgânico.
  • D o horizonte A é normalmente mais escuro que os demais e é denominado de camada arável do solo.
  • E o horizonte mais próximo às rochas é o mais recente e menos alterado, sendo denominado de horizonte A.
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O conceito de nicho fundamental de uma espécie está relacionado ao

  • A status funcional de uma espécie baseado nos relações energéticas com o ambiente em que se encontra.
  • B nicho determinado na ausência de competidores ou outras interações bióticas como a predação.
  • C nicho determinado na presença de competidores e outras interações bióticas, como a predação.
  • D arranjo hierárquico ordenado, desde a ecosfera até as células, ilustrando como cada nível manifesta propriedades emergentes que são mais bem explicadas nesse nível particular de organização.
  • E nível de uma cadeia alimentar em que a espécie se encontra, que é determinado pelo número de etapas de transferência de energia até aquela em que a espécie está.
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Um analista ambiental recebeu a situação descrita a seguir:


“Os percevejos remadores, Notonecta e Corixa, são insetos aquáticos que vivem em região litorânea, em lugar raso, lotado de vegetação de lagoas ou lagos. A grande diferença entre eles é que o primeiro é um predador ativo, e o segundo alimenta-se, principalmente, de vegetação em decomposição”.


A respeito dessa situação, o analista pode afirmar, corretamente, que

  • A o habitat do percevejo Corixa é alimentar-se de vegetação em decomposição.
  • B não existe coexistência de habitat entre os percevejos.
  • C os percevejos têm o mesmo habitat e ocupam diferentes nichos tróficos.
  • D os percevejos apresentam diferentes habitats sumidouro e fonte.
  • E o nicho trófico dos percevejos equivale ao local onde eles vivem.
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O carbono é um elemento básico da vida, sendo correto afirmar a respeito de seu ciclo, em nível global, que:

  • A nas plantas, o carbono participa na forma de dióxido de carbono (CO2) nos processos de respiração e fotossíntese, além de outras formas na composição dos vegetais.
  • B a produção de carbonatos no mar também forma monóxido de carbono (CO), como subproduto.
  • C somadas ao dióxido de carbono (CO2), duas outras formas de carbono estão presentes em grandes quantidades na atmosfera, que são o metilato de carbono (CO3) e o metano (CO4).
  • D a solubilidade do dióxido de carbono (CO2) nos oceanos é ilimitada e não relacionada com sua concentração na atmosfera e temperatura dos oceanos.
  • E o metano (CO4) é um gás incolor produzido pela decomposição de matéria orgânica por bactérias aeróbicas, especialmente em campos de arroz e no trato digestivo de ruminantes e cupins.
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O ciclo do nitrogênio envolve três principais processos, entre os quais está a

  • A nitração, que equivale à conservação de íons amônio em nitratos.
  • B nitrificação, que se constitui na conversão de íons amônio em nitratos.
  • C desnitrificação, na qual os nitritos são convertidos em nitratos.
  • D nitrogenização, em que os nitratos são reduzidos a nitrogênios moleculares.
  • E nitrosação, que é a conversão de íons amônio em nitritos.
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Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta a respeito do ciclo do nitrogênio.

  • A Os seres vivos retiram o nitrogênio do ar diretamente.
  • B O nitrogênio é consumido pelas plantas durante a respiração.
  • C Nitrogênio amoniacal é a forma consumida do nitrogênio pelos seres humanos.
  • D As plantas absorvem nitrato fixado no solo pela ação de bactérias.
  • E A fotossíntese corresponde à adsorção de nitrogênio pelas raízes das leguminosas.
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Na natureza, o fluxo de energia percorre um caminho que vai dos vegetais aos carnívoros. Nesse contexto, são importantes os heterótrofos e autótrofos, sobre os quais é correto afirmar que

  • A os autótrofos quimiossintetizantes utilizam como fonte de energia o sol.
  • B os heterótrofos, como as plantas fotossintetizantes, sintetizam seu próprio alimento.
  • C com os heterótrofos, a produção (P) é maior que a respiração (R).
  • D a fonte de energia para os autótrofos quimiossintetizantes provém da oxidação de compostos inorgânicos.
  • E com os autótrofos, a respiração (R) supera a produção (P).
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Leia a afirmação que segue sobre os biomas terrestre brasileiros:


_________ e __________ estão entre as formações florestais que compõem o bioma terrestre brasileiro nomeado de __________ .


Assinale a alternativa que completa correta e, respectivamente, as lacunas da afirmação

  • A As restingas … os mangues … Caatinga
  • B A floresta ombrófila densa … a restinga … Amazônia
  • C As florestas de galerias … a floresta ombrófila mista … Pampas
  • D Os campos de altitude … a floresta ombrófila aberta … Pantanal
  • E A floresta estacional decidual … a floresta estacional semidecidual … Mata Atlântica
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Um gestor ambiental avaliou a qualidade da água de duas microbacias (M1 e M2) de terceira ordem. A primeira delas (M1) tem uso do solo predominantemente urbano, gerando esgotos domésticos diretamente nos cursos d’água. A segunda (M2) tem como uso do solo predominante a cana-de-açúcar, sendo visível a presença de sedimentos provenientes do manejo dessa cultura no escoamento superficial e, consequentemente, nos cursos d’água. Considerando esse cenário, o gestor afirmou que a qualidade dos cursos d’água não está adequada, dada a presença de substâncias poluentes, as quais se originam de fontes

  • A localizadas em M2.
  • B difusas em M1.
  • C dispersas em M2.
  • D não localizadas em M1.
  • E pontuais em M2.
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O uso inadequado do solo tem como principal impacto negativo o processo de erosão, no qual ocorre o desgaste desigual do solo, causado pelas enxurradas, formando calhas ou valas estreitas que, aos poucos, vão se aprofundando.


A que tipo de erosão a descrição refere-se?

  • A Laminar.
  • B Em sulcos.
  • C Voçoroca.
  • D Ravinas.
  • E Gravitacional.

Noções de Informática

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Um bibliotecário, em seu computador com o Windows 7 e mouse, ambos em suas configurações padrão, deseja criar um atalho na Área de Trabalho para um programa que utiliza com frequência. Uma maneira de criar esse atalho é:


– abrir o A;

– clicar em B;

– selecionar o programa para o qual deseja criar o atalho; e

– arrastá-lo para a Área de Trabalho com o botão C do mouse pressionado.


A, B e C são, respectivamente:

  • A menu Iniciar ... Todos os Programas ... direito
  • B menu Iniciar ... Todos os Programas ... esquerdo
  • C menu Iniciar ... Painel de Controle ... esquerdo
  • D Painel de Controle ... Programas ... esquerdo
  • E Painel de Controle ... Todos os Programas ... direito
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Um usuário de um computador com o Windows 7, em sua configuração padrão, compartilhou uma pasta de nome X, que possui uma subpasta de nome Y. Com relação a esse compartilhamento, tem-se que os demais computadores da rede na qual esse computador esteja conectado

  • A automaticamente receberão permissão de leitura, alteração e deleção apenas dos arquivos de X, pois Y não foi compartilhada.
  • B automaticamente receberão permissão de leitura, alteração e deleção apenas dos arquivos de X; em relação a Y, que não foi compartilhada, apenas poderão ver a relação dos arquivos nela presente, sem poder alterá-los, copiá-los ou deletá-los.
  • C poderão apenas ler ou copiar os arquivos de X e Y, porém não poderão receber permissão para modificá-los ou colocar novos arquivos nessas pastas.
  • D poderão receber dois tipos de permissão em relação apenas aos arquivos de X, somente leitura e somente cópia, o mesmo não ocorrendo em relação aos arquivos de Y, que não foi compartilhada.
  • E poderão receber permissão de acesso tanto ao conteúdo de X como ao de Y.
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Em um computador com o Windows 7, em sua configuração padrão, ao se excluir uma pasta X,

  • A caso ela seja excluída com os botões Ctrl + Delete pressionados simultaneamente, todo o conteúdo será excluído em definitivo e não poderá ser recuperado.
  • B caso ela seja excluída com os botões Shift + Delete pressionados simultaneamente, apenas o conteúdo de X será excluído, mantendo-se a pasta X, que ficará vazia.
  • C caso X possua subpastas, ela não poderá ser excluída, pois depende da prévia exclusão das subpastas individualmente.
  • D todo o conteúdo de X será excluído e colocado na Lixeira, podendo ser restaurado, mesmo que X esteja em um pen drive ou em outro dispositivo de armazenamento removível.
  • E todo o conteúdo de X será excluído, incluindo todos os arquivos e subpastas que estão dentro dessa pasta.
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Um usuário do MS-Word 2010, em português e em sua configuração padrão, digitou uma frase e, na sequência, selecionou uma de suas palavras, conforme figura a seguir:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Caso, em seguida, clicar sobre o botão


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


presente no grupo Fonte da guia Página Inicial, ocorrerá o seguinte:

  • A a palavra “mineral” passará a ter todas as suas letras grafadas em maiúsculas.
  • B a palavra “mineral” ficará com todas as suas letras no formato de fonte do tipo sobrescrito.
  • C o tamanho da fonte de todas as letras da palavra “mineral” será diminuído.
  • D somente o tamanho da fonte da letra ‘m’ da palavra “mineral” será diminuído.
  • E somente a letra ‘m’ da palavra “mineral” ficará grafada em maiúscula.
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O MS-Word 2010, em português e em sua configuração padrão, permite que, por meio da guia Inserir, botão Tabela, menu Inserir Tabela, se crie uma tabela com alguns comportamentos de ajuste automático.


Dois desses comportamentos de ajuste automático são:

  • A ajustar-se automaticamente à palavra e Cor de fundo semitransparente.
  • B ajustar-se automaticamente ao conteúdo e Ajustar-se automaticamente à janela.
  • C Cor de texto preto e Cor de fundo hachurado.
  • D Largura de coluna fixa e Altura de linha fixa.
  • E Tamanho da célula fixo e Tamanho de fonte fixo.

Matemática

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Um jogo para duas pessoas consiste em cada uma retirar de uma caixa, alternadamente, de 4 a 9 fichas. Ganha o jogo quem conseguir fazer com que, na vez do adversário, tenham de 1 a 4 fichas na caixa. Se no início do jogo existem 123 fichas na caixa, o primeiro a jogar, em sua primeira retirada, tem duas possibilidades de retirada de fichas que garantem que ele ganhe o jogo. Essas duas possibilidades são

  • A 4 ou 5 fichas.
  • B 5 ou 6 fichas.
  • C 6 ou 7 fichas
  • D 7 ou 8 fichas.
  • E 8 ou 9 fichas.
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Em um restaurante, em qualquer dia, a razão entre o número de sucos vendidos para o número de refrigerantes vendidos é 5 para 11. Certo dia, a diferença entre os números de refrigerantes e sucos vendidos foi 84. A soma do número de refrigerantes e o número de sucos vendidos nesse dia foi

  • A 224.
  • B 240.
  • C 256.
  • D 272.
  • E 288.
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Uma Central de Vendas tem um número fixo de funcionários e uma meta diária de vendas de pacotes de serviços. Essa meta é atingida se cada funcionário vender 3 pacotes de serviço por hora. Cada funcionário trabalha invariavelmente 5 horas por dia e podem chegar em qualquer horário entre 10h e 15h. Em certo dia, às 17h, havia 18 funcionários trabalhando, de maneira que 12 deles trabalhariam por mais 1 hora e os outros 6 trabalhariam por mais 3 horas. Também foi confirmado que alguns funcionários não foram trabalhar nesse dia e para que a meta diária da Central fosse atingida, cada um desses 18 funcionários, que até então estavam cumprindo com sua meta horária pessoal, deveriam passar a vender 5 pacotes por hora. O número de funcionários ausentes nesse dia foi

  • A 3.
  • B 4.
  • C 5.
  • D 6.
  • E 8.
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Um produto à vista custa R$ 31.824,00. Esse produto pode ser parcelado em duas vezes, sendo uma parcela no ato e a outra três meses depois. O valor da segunda parcela é igual ao saldo devedor acrescido de 4%. Esse produto foi vendido em duas vezes de maneira que as duas parcelas tivessem o mesmo valor. O valor de cada parcela foi

  • A R$ 15.912,00.
  • B R$ 15.972,00.
  • C R$ 16.048,00.
  • D R$ 16.224,00.
  • E R$ 16.548,00.
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Alex e Alexandra receberam de seus pais uma mesma quantia para uma viagem. Alex gastou, a cada dia, uma mesma quantia. Alexandra também gastou, a cada dia, uma mesma quantia, que correspondia ao triplo do que seu irmão gastava diariamente. Após 8 dias de viagem Alex ainda tinha R$ 1.430,00. Após 11 dias de viagem Alexandra ainda tinha R$ 380,00. O valor recebido por cada irmão para a viagem está compreendido entre

  • A R$ 1.550,00 e R$ 1.600,00.
  • B R$ 1.600,00 e R$ 1.650,00.
  • C R$ 1.650,00 e R$ 1.700,00.
  • D R$ 1.700,00 e R$ 1.750,00.
  • E R$ 1.750,00 e R$ 1.800,00.

Português

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Vida média


Continuamos a acreditar que vivemos numa época em que a tecnologia dá passos gigantes e diários, a perguntar onde vamos parar com a globalização, mas refletimos com menos frequência sobre o fato de que o aumento do tempo médio de vida é o maior avanço da humanidade – e neste campo a aceleração supera a de qualquer outra façanha. Na verdade, o troglodita que conseguiu produzir fogo artificialmente já havia compreendido obscuramente que o homem poderia dominar a natureza. Desde a invenção do vapor ficou claro que conseguiríamos multiplicar a velocidade dos deslocamentos, assim como já se podia supor que um dia chegaríamos à luz elétrica. Mas durante séculos os homens sonharam em vão com o elixir da longa vida e com a fonte da juventude eterna. Na Idade Média existiam ótimos moinhos de vento, mas existia também uma igreja que os peregrinos procuravam para obter o milagre de viver até os 40 anos.

Fomos à Lua há muitos anos e ainda não conseguimos ir a Marte, mas na época do desembarque lunar uma pessoa de 70 anos já havia chegado ao fim da vida, enquanto hoje temos esperanças razoáveis de chegar aos 90. Em suma, o grande progresso ocorreu no campo da vida, não no campo dos computadores.

Muitos dos problemas que devemos enfrentar hoje têm relação com o aumento do tempo médio de vida. E não estou falando apenas das aposentadorias. A imensa migração do Terceiro Mundo para os países ocidentais nasce certamente da esperança de milhares de pessoas de encontrar comida, trabalho e principalmente de chegar a um mundo onde se vive mais – ou, seja como for, fugir de um outro mundo onde se morre cedo demais. No entanto – embora não tenha as estatísticas à mão –, creio que a soma que gastamos em pesquisas gerontológicas e em medicina preventiva seja infinitamente menor do que o investimento em tecnologia bélica e em informática. Sabemos muito bem como destruir uma cidade ou como transportar informação a baixo custo, mas ainda não temos ideia de como conciliar bem-estar coletivo, futuro dos jovens, superpopulação mundial e aumento da expectativa de vida.

Um jovem pode pensar que o progresso é aquilo que lhe permite enviar recadinhos pelo celular ou voar barato para Nova York, enquanto o fato surpreendente – e o problema não resolvido – é que, se tudo correr bem, ele só precisará se preparar para ser adulto aos 40 anos, enquanto seus antepassados tinham de fazê-lo aos 16.

Certamente é preciso agradecer a Deus ou à sorte por vivermos mais, mas temos de enfrentar esse problema como um dos mais dramáticos de nosso tempo e não como um ponto pacífico.


(Eco, Humberto. Pape Satan Aleppe: crônicas de uma sociedade líquida. Rio de Janeiro: Record, 2017)

A seguinte passagem do texto caracteriza-se pelo emprego de palavra(s) em sentido figurado:

  • A Continuamos a acreditar que vivemos numa época em que a tecnologia dá passos gigantes e diários...
  • B Desde a invenção do vapor ficou claro que conseguiríamos multiplicar a velocidade dos deslocamentos...
  • C Muitos dos problemas que devemos enfrentar hoje têm relação com o aumento do tempo médio de vida.
  • D Sabemos muito bem como destruir uma cidade ou como transportar informação a baixo custo...
  • E Um jovem pode pensar que o progresso é aquilo que lhe permite enviar recadinhos pelo celular...
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Lições de vida

    Em 2009, um avião pousou de emergência no rio Hudson. O piloto era Sully Sullenberger e as 155 pessoas a bordo foram salvas por uma manobra impossível, perigosa, milagrosa. Sully virou herói e a lenda estava criada.
    Em 2016, no filme “Sully, o herói do rio Hudson”, Clint Eastwood revisitou a lenda para contar o que aconteceu depois do milagre: uma séria investigação às competências do capitão Sully Sullenberger. Ele salvara 155 pessoas, ninguém contestava. Mas foi mesmo necessário pousar no Hudson? Ou o gesto revelou uma imprudência criminosa, sobretudo quando existiam opções mais sensatas?
    Foram feitas simulações de computador. E a máquina deu o seu veredicto: era possível ter evitado as águas do rio e pousar em LaGuardia ou Teterboro. O próprio Sully come- çou a duvidar das suas competências. Todos falhamos. Será que ele falhou?
    Por causa desse filme, reli um dos ensaios de Michael Oakeshott, cujo título é “Rationalism in Politics”. Argumenta o autor que, a partir do Renascimento, o “racionalismo” tornou- -se a mais influente moda intelectual da Europa. Por “racionalismo”, entenda-se: uma crença na razão dos homens como guia único, supremo, da conduta humana.
     Para o racionalista, o conhecimento que importa não vem da tradição, da experiência, da vida vivida. O conhecimento é sempre um conhecimento técnico, ou de uma técnica, que pode ser resumido ou aprendido em livros ou doutrinas.
    Oakeshott argumentava que o conhecimento humano depende sempre de um conhecimento técnico e prático, mes- mo que os ensinamentos da prática não possam ser apresentados com rigor cartesiano.
    Clint Eastwood revisita a mesma dicotomia de Oakeshott para contar a história de Sullenberger. O avião perde os seus motores na colisão com aves; o copiloto, sintomaticamente, procura a resposta no manual de instruções; mas é Sully quem, conhecendo o manual, entende que ele não basta para salvar o dia.
    E, se os computadores dizem que ele está errado, ele sabe que não está – uma sabedoria que não se encontra em nenhum livro já que a experiência humana não é uma equa- ção matemática.
    As máquinas são ideais para lidar com situações ideais. Infelizmente, o mundo comum é perpetuamente devassado por contingências, ambiguidades, angústias, mas também súbitas iluminações que só os seres humanos, e não as má- quinas, são capazes de entender.
    Quando li Oakeshott, encontrei um filósofo que, contra toda a arrogância da modernidade, mostrava como a nossa imperfeição pode ser, às vezes, uma forma de salvação. O ensaio era, paradoxalmente, uma lição de humildade e uma apologia da grandeza humana. Eastwood, aos 86 anos, traduziu essas imagens.

(João Pereira Coutinho. Folha de S.Paulo, 29.11.2016. Adaptado)

Assinale a alternativa redigida em conformidade com a regência verbal e nominal determinada pela norma- -padrão

  • A Em 2009, Sully, em que era um piloto até então desconhecido, tornou-se lenda nacional.
  • B Clint Eastwood propôs-se para recontar em seu filme a façanha realizada por Sullenberger.
  • C Confiante na experiência de que era dotado por ser piloto há tempos, Sully optou por pousar no rio Hudson
  • D Os responsáveis pela investigação deram ênfase pela possiblidade de o piloto pousar em outros aeroportos.
  • E Ninguém contestava com a coragem mostrada por Sully para salvar os passageiros.
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Lições de vida

    Em 2009, um avião pousou de emergência no rio Hudson. O piloto era Sully Sullenberger e as 155 pessoas a bordo foram salvas por uma manobra impossível, perigosa, milagrosa. Sully virou herói e a lenda estava criada.
    Em 2016, no filme “Sully, o herói do rio Hudson”, Clint Eastwood revisitou a lenda para contar o que aconteceu depois do milagre: uma séria investigação às competências do capitão Sully Sullenberger. Ele salvara 155 pessoas, ninguém contestava. Mas foi mesmo necessário pousar no Hudson? Ou o gesto revelou uma imprudência criminosa, sobretudo quando existiam opções mais sensatas?
    Foram feitas simulações de computador. E a máquina deu o seu veredicto: era possível ter evitado as águas do rio e pousar em LaGuardia ou Teterboro. O próprio Sully come- çou a duvidar das suas competências. Todos falhamos. Será que ele falhou?
    Por causa desse filme, reli um dos ensaios de Michael Oakeshott, cujo título é “Rationalism in Politics”. Argumenta o autor que, a partir do Renascimento, o “racionalismo” tornou- -se a mais influente moda intelectual da Europa. Por “racionalismo”, entenda-se: uma crença na razão dos homens como guia único, supremo, da conduta humana.
     Para o racionalista, o conhecimento que importa não vem da tradição, da experiência, da vida vivida. O conhecimento é sempre um conhecimento técnico, ou de uma técnica, que pode ser resumido ou aprendido em livros ou doutrinas.
    Oakeshott argumentava que o conhecimento humano depende sempre de um conhecimento técnico e prático, mes- mo que os ensinamentos da prática não possam ser apresentados com rigor cartesiano.
    Clint Eastwood revisita a mesma dicotomia de Oakeshott para contar a história de Sullenberger. O avião perde os seus motores na colisão com aves; o copiloto, sintomaticamente, procura a resposta no manual de instruções; mas é Sully quem, conhecendo o manual, entende que ele não basta para salvar o dia.
    E, se os computadores dizem que ele está errado, ele sabe que não está – uma sabedoria que não se encontra em nenhum livro já que a experiência humana não é uma equa- ção matemática.
    As máquinas são ideais para lidar com situações ideais. Infelizmente, o mundo comum é perpetuamente devassado por contingências, ambiguidades, angústias, mas também súbitas iluminações que só os seres humanos, e não as má- quinas, são capazes de entender.
    Quando li Oakeshott, encontrei um filósofo que, contra toda a arrogância da modernidade, mostrava como a nossa imperfeição pode ser, às vezes, uma forma de salvação. O ensaio era, paradoxalmente, uma lição de humildade e uma apologia da grandeza humana. Eastwood, aos 86 anos, traduziu essas imagens.

(João Pereira Coutinho. Folha de S.Paulo, 29.11.2016. Adaptado)

O sinal indicativo de crase está corretamente empregado na alternativa:

  • A Graças à uma manobra muito arriscada, 155 pessoas foram salvas.
  • B Sully preferiu confiar em sua vivência à seguir o manual de instruções
  • C A investigação do caso levou à várias suposições, entre elas, se Sully havia sido irresponsável.
  • D Clint Eastwood não se manteve insensível à enorme ousadia de Sullenberger.
  • E A princípio, a desconfiança na sua habilidade como piloto foi desfavorável à Sullenberger.
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Achados e perdidos


Generalizando, e dando ao caso um toque emocional de exagero, levo metade do dia a procurar o que se extraviou na véspera.

Não, não tentem ajudar-me, oh bem-amadas, pois não se trata de joias e, se por acaso eu as houvesse herdado, não teriam para mim outro valor senão o de empenhá-las pouco a pouco.

O que eu perco são coisas imponderáveis, suspiros não, mas pensamentos, se assim posso chamar o que às vezes me borboleteia na cuca e que procuro transfixar no papel, antes que um súbito buzinar ou britadeira as mate de nascença.

E, enquanto procuro traçá-las a lápis no papel, pois graças a Deus não pertenço intelectualmente à era mecânica, às vezes me parece que, por exemplo, um manuscrito me saiu um garrancho, ou, antes, um gancho, que faz pender a linha destas escrituras e por conseguinte a linha do pensamento.

Estão vendo? De que era mesmo que eu estava falando? Ah! era dos papeis escritos, extraviados, esquecidos.

Quem sabe lá como seriam bons!

Quanto a este, que tive o cuidado de não perder, o melhor será colocar-lhe no fim os três pontinhos das reticências...

Ninguém sabe ao certo o que querem dizer reticências.

Em todo caso, desconfio muito que esses três pontinhos misteriosos foram a maior conquista do pensamento ocidental...


(Mario Quintana, A vaca e o hipogrifo.)

É correto afirmar que o narrador discorre sobre

  • A os exercícios de memorização de informações.
  • B a perda da capacidade cognitiva.
  • C o ato da escrita e as ideias que se perdem.
  • D o extravio de bens materiais valiosos.
  • E a falta de sentido da vida que passa.
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Achados e perdidos


Generalizando, e dando ao caso um toque emocional de exagero, levo metade do dia a procurar o que se extraviou na véspera.

Não, não tentem ajudar-me, oh bem-amadas, pois não se trata de joias e, se por acaso eu as houvesse herdado, não teriam para mim outro valor senão o de empenhá-las pouco a pouco.

O que eu perco são coisas imponderáveis, suspiros não, mas pensamentos, se assim posso chamar o que às vezes me borboleteia na cuca e que procuro transfixar no papel, antes que um súbito buzinar ou britadeira as mate de nascença.

E, enquanto procuro traçá-las a lápis no papel, pois graças a Deus não pertenço intelectualmente à era mecânica, às vezes me parece que, por exemplo, um manuscrito me saiu um garrancho, ou, antes, um gancho, que faz pender a linha destas escrituras e por conseguinte a linha do pensamento.

Estão vendo? De que era mesmo que eu estava falando? Ah! era dos papeis escritos, extraviados, esquecidos.

Quem sabe lá como seriam bons!

Quanto a este, que tive o cuidado de não perder, o melhor será colocar-lhe no fim os três pontinhos das reticências...

Ninguém sabe ao certo o que querem dizer reticências.

Em todo caso, desconfio muito que esses três pontinhos misteriosos foram a maior conquista do pensamento ocidental...


(Mario Quintana, A vaca e o hipogrifo.)

Ao afirmar “Ninguém sabe ao certo o que querem dizer reticências”, o autor exprime a ideia de que elas

  • A são sinais de pontuação sem reconhecida utilidade prática.
  • B apontam para a sugestão de várias possibilidades de sentido.
  • C são empregadas com preciso conhecimento de sua finalidade.
  • D determinam a sequência dos textos coerentemente inacabados.
  • E interferem na leitura de modo prejudicial à compreensão.
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Achados e perdidos


Generalizando, e dando ao caso um toque emocional de exagero, levo metade do dia a procurar o que se extraviou na véspera.

Não, não tentem ajudar-me, oh bem-amadas, pois não se trata de joias e, se por acaso eu as houvesse herdado, não teriam para mim outro valor senão o de empenhá-las pouco a pouco.

O que eu perco são coisas imponderáveis, suspiros não, mas pensamentos, se assim posso chamar o que às vezes me borboleteia na cuca e que procuro transfixar no papel, antes que um súbito buzinar ou britadeira as mate de nascença.

E, enquanto procuro traçá-las a lápis no papel, pois graças a Deus não pertenço intelectualmente à era mecânica, às vezes me parece que, por exemplo, um manuscrito me saiu um garrancho, ou, antes, um gancho, que faz pender a linha destas escrituras e por conseguinte a linha do pensamento.

Estão vendo? De que era mesmo que eu estava falando? Ah! era dos papeis escritos, extraviados, esquecidos.

Quem sabe lá como seriam bons!

Quanto a este, que tive o cuidado de não perder, o melhor será colocar-lhe no fim os três pontinhos das reticências...

Ninguém sabe ao certo o que querem dizer reticências.

Em todo caso, desconfio muito que esses três pontinhos misteriosos foram a maior conquista do pensamento ocidental...


(Mario Quintana, A vaca e o hipogrifo.)

É correto afirmar que a linguagem do texto

  • A é marcada pela presença do narrador, que simula dialogar com o leitor.
  • B sugere distanciamento do narrador, que se expressa com formalismo.
  • C é caracterizada por objetividade na discussão de tema polêmico.
  • D expressa ideias incoerentes, com termos eruditos e pouco usados.
  • E aponta exposição didática de fatos do cotidiano vividos pelo narrador.
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Achados e perdidos


Generalizando, e dando ao caso um toque emocional de exagero, levo metade do dia a procurar o que se extraviou na véspera.

Não, não tentem ajudar-me, oh bem-amadas, pois não se trata de joias e, se por acaso eu as houvesse herdado, não teriam para mim outro valor senão o de empenhá-las pouco a pouco.

O que eu perco são coisas imponderáveis, suspiros não, mas pensamentos, se assim posso chamar o que às vezes me borboleteia na cuca e que procuro transfixar no papel, antes que um súbito buzinar ou britadeira as mate de nascença.

E, enquanto procuro traçá-las a lápis no papel, pois graças a Deus não pertenço intelectualmente à era mecânica, às vezes me parece que, por exemplo, um manuscrito me saiu um garrancho, ou, antes, um gancho, que faz pender a linha destas escrituras e por conseguinte a linha do pensamento.

Estão vendo? De que era mesmo que eu estava falando? Ah! era dos papeis escritos, extraviados, esquecidos.

Quem sabe lá como seriam bons!

Quanto a este, que tive o cuidado de não perder, o melhor será colocar-lhe no fim os três pontinhos das reticências...

Ninguém sabe ao certo o que querem dizer reticências.

Em todo caso, desconfio muito que esses três pontinhos misteriosos foram a maior conquista do pensamento ocidental...


(Mario Quintana, A vaca e o hipogrifo.)

O trecho em que há palavra(s) empregada(s) em sentido figurado é:

  • A … levo metade do dia a procurar o que se extraviou na véspera.
  • B Não, não tentem ajudar-me, oh bem-amadas…
  • C … não teriam para mim outro valor senão o de empenhá-las pouco a pouco.
  • D De que era mesmo que eu estava falando?
  • E … pensamentos, se assim posso chamar o que às vezes me borboleteia na cuca…
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Achados e perdidos


Generalizando, e dando ao caso um toque emocional de exagero, levo metade do dia a procurar o que se extraviou na véspera.

Não, não tentem ajudar-me, oh bem-amadas, pois não se trata de joias e, se por acaso eu as houvesse herdado, não teriam para mim outro valor senão o de empenhá-las pouco a pouco.

O que eu perco são coisas imponderáveis, suspiros não, mas pensamentos, se assim posso chamar o que às vezes me borboleteia na cuca e que procuro transfixar no papel, antes que um súbito buzinar ou britadeira as mate de nascença.

E, enquanto procuro traçá-las a lápis no papel, pois graças a Deus não pertenço intelectualmente à era mecânica, às vezes me parece que, por exemplo, um manuscrito me saiu um garrancho, ou, antes, um gancho, que faz pender a linha destas escrituras e por conseguinte a linha do pensamento.

Estão vendo? De que era mesmo que eu estava falando? Ah! era dos papeis escritos, extraviados, esquecidos.

Quem sabe lá como seriam bons!

Quanto a este, que tive o cuidado de não perder, o melhor será colocar-lhe no fim os três pontinhos das reticências...

Ninguém sabe ao certo o que querem dizer reticências.

Em todo caso, desconfio muito que esses três pontinhos misteriosos foram a maior conquista do pensamento ocidental...


(Mario Quintana, A vaca e o hipogrifo.)

No contexto em que estão empregadas (3o parágrafo), as palavras “imponderáveis” e “transfixar” têm sentido, respectivamente, de

  • A consideráveis e repor.
  • B impalpáveis e transpor.
  • C improváveis e colar.
  • D apropriadas e transferir.
  • E publicáveis e rabiscar.
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Achados e perdidos


Generalizando, e dando ao caso um toque emocional de exagero, levo metade do dia a procurar o que se extraviou na véspera.

Não, não tentem ajudar-me, oh bem-amadas, pois não se trata de joias e, se por acaso eu as houvesse herdado, não teriam para mim outro valor senão o de empenhá-las pouco a pouco.

O que eu perco são coisas imponderáveis, suspiros não, mas pensamentos, se assim posso chamar o que às vezes me borboleteia na cuca e que procuro transfixar no papel, antes que um súbito buzinar ou britadeira as mate de nascença.

E, enquanto procuro traçá-las a lápis no papel, pois graças a Deus não pertenço intelectualmente à era mecânica, às vezes me parece que, por exemplo, um manuscrito me saiu um garrancho, ou, antes, um gancho, que faz pender a linha destas escrituras e por conseguinte a linha do pensamento.

Estão vendo? De que era mesmo que eu estava falando? Ah! era dos papeis escritos, extraviados, esquecidos.

Quem sabe lá como seriam bons!

Quanto a este, que tive o cuidado de não perder, o melhor será colocar-lhe no fim os três pontinhos das reticências...

Ninguém sabe ao certo o que querem dizer reticências.

Em todo caso, desconfio muito que esses três pontinhos misteriosos foram a maior conquista do pensamento ocidental...


(Mario Quintana, A vaca e o hipogrifo.)

Assinale a alternativa que preenche as lacunas do trecho a seguir, de acordo com a norma-padrão de concordância, regência e emprego do sinal de crase.


Não _________ palavras: é _________ a atitude firme dos persistentes, para chegar _______ melhores soluções, sem faltar _________ ações efetivas.

  • A basta … necessário … as … à
  • B basta … necessária … as … em
  • C bastam … necessária … às … com
  • D bastam … necessário … às … em
  • E bastam … necessária … as … a
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Leia a tira, para responder à questão.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

É correto afirmar que o diálogo entre as personagens, no terceiro quadrinho, deixa implícito, em relação à manifestação do garoto no segundo e no terceiro quadrinhos, que

  • A a resposta dele refletiu sua sabedoria.
  • B a pergunta da garota sugere que ela foi irônica e crítica.
  • C a garota questionou a qualidade dos livros que ele lê.
  • D ele respondeu à garota por mera formalidade.
  • E a pergunta da garota mostra a ingenuidade dela.