Quanto à legislação administrativa, julgue o item.
Pelo princípio da imperatividade, os atos administrativos impõem-se a terceiros, independentemente de sua concordância.
A respeito da ética no serviço público e da moralidade administrativa, julgue o item.
No Brasil, a integração gradual da moral ao direito deu-se, inicialmente, com o direito civil para, posteriormente, alcançar o direito administrativo.
No que concerne às normas relacionadas aos atos de improbidade administrativa e às respectivas sanções, julgue o item.
Adquirir para si, no exercício de função pública, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional à evolução do patrimônio ou à renda do agente público constitui ato de improbidade administrativa.
No que concerne às normas relacionadas aos atos de improbidade administrativa e às respectivas sanções, julgue o item.
Negar publicidade aos atos oficiais e deixar de prestar contas quando esteja obrigado a fazê-lo são atos de improbidade administrativa que atentam contra os princípios da Administração Pública.
No que concerne às normas relacionadas aos atos de improbidade administrativa e às respectivas sanções, julgue o item.
As investigações destinadas a apurar a prática de ato de improbidade dependem de representação do Ministério Público à autoridade administrativa competente.
No que concerne às normas relacionadas aos atos de improbidade administrativa e às respectivas sanções, julgue o item.
A perda da função pública só se efetiva com o trânsito em julgado da sentença condenatória por ato de improbidade administrativa, sendo vedado o afastamento do agente público do exercício do cargo durante a instrução processual.
No que concerne às normas relacionadas aos atos de improbidade administrativa e às respectivas sanções, julgue o item.
Celebrar parcerias da Administração Pública com entidades privadas sem a observância das formalidades legais constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário.
Os cargos, os empregos e as funções públicas são acessíveis aos brasileiros e aos estrangeiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei. No que se refere às disposições constitucionais relativas à Administração Pública e aos servidores públicos, julgue o item.
O servidor abrangido por regime próprio de previdência social será aposentado, compulsoriamente, aos 65 anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.
A Lei n.º 8.429/1992, denominada Lei de Improbidade Administrativa, dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional, e dá outras providências. Com relação aos atos de improbidade administrativa, julgue o item.
As sanções decorrentes de atos de improbidade administrativa também atingem àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie, sob qualquer forma, direta ou indireta.
A Lei n.º 8.429/1992, denominada Lei de Improbidade Administrativa, dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional, e dá outras providências. Com relação aos atos de improbidade administrativa, julgue o item.
Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade à Administração Pública.
A Lei n.º 8.429/1992, denominada Lei de Improbidade Administrativa, dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional, e dá outras providências. Com relação aos atos de improbidade administrativa, julgue o item.
A ação de improbidade, fundamentada na Lei n.º 8.429/1992, tem natureza criminal e não exime a responsabilidade cível e administrativa do agente.
A Lei n.º 8.429/1992, denominada Lei de Improbidade Administrativa, dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional, e dá outras providências. Com relação aos atos de improbidade administrativa, julgue o item.
Ordenar ou permitir a realização de despesas não autorizadas em lei ou regulamento, de forma dolosa ou culposa, constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário.
A Lei n.º 8.429/1992, denominada Lei de Improbidade Administrativa, dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional, e dá outras providências. Com relação aos atos de improbidade administrativa, julgue o item.
As ações de improbidade não admitem a celebração de acordo de não persecução cível, cabendo à Fazenda Pública, quando for o caso, promover as ações necessárias ao ressarcimento do patrimônio público.
Segundo Hely Lopes Meirelles, ato administrativo é toda manifestação unilateral de vontade da Administração Pública que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos ou impor obrigações aos administrados ou a si própria. A respeito dos requisitos, dos atributos e das classificações dos atos administrativos, julgue o item.
A competência é um requisito do ato administrativo que se caracteriza por ser irrenunciável, imprescritível, intransferível e imodificável pela vontade do agente.
Segundo Hely Lopes Meirelles, ato administrativo é toda manifestação unilateral de vontade da Administração Pública que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos ou impor obrigações aos administrados ou a si própria. A respeito dos requisitos, dos atributos e das classificações dos atos administrativos, julgue o item.
A finalidade almejada por qualquer ato administrativo deve ser sempre o interesse público, sob pena de nulidade do ato.
Segundo Hely Lopes Meirelles, ato administrativo é toda manifestação unilateral de vontade da Administração Pública que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos ou impor obrigações aos administrados ou a si própria. A respeito dos requisitos, dos atributos e das classificações dos atos administrativos, julgue o item.
O ato administrativo não goza de presunção de legitimidade, devendo a Administração provar formalmente sua validade para que possa produzir efeitos.
Segundo Hely Lopes Meirelles, ato administrativo é toda manifestação unilateral de vontade da Administração Pública que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos ou impor obrigações aos administrados ou a si própria. A respeito dos requisitos, dos atributos e das classificações dos atos administrativos, julgue o item.
Classificam-se como atos de gestão os atos internos da Administração que visem a dar andamento aos serviços desenvolvidos por uma entidade, um órgão ou uma repartição.
Segundo Hely Lopes Meirelles, ato administrativo é toda manifestação unilateral de vontade da Administração Pública que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos ou impor obrigações aos administrados ou a si própria. A respeito dos requisitos, dos atributos e das classificações dos atos administrativos, julgue o item.
O ato administrativo complexo é o que necessita, para sua formação, de manifestação de vontade de dois ou mais órgãos diferentes.
Considerando a situação hipotética apresentada e os aspectos legais a ela relacionados, julgue o item a seguir.
A dispensa da licitação violou os princípios da moralidade e da impessoalidade da administração pública, o que caracteriza o crime de dispensa de licitação previsto na Lei n.º 8.666/1993.
Considerando a situação hipotética apresentada e os aspectos legais a ela relacionados, julgue o item a seguir.
O autor do parecer jurídico que redundou na dispensa da licitação, principalmente pelo afastamento da legislação vigente, deve responder pelo crime de dispensa de licitação.
A respeito da arquivologia, julgue o item.
Os documentos pertencentes ao arquivo intermediário possuem valor primário para a organização.
A respeito da arquivologia, julgue o item.
Nos sistemas de arquivamento direto, é necessário recorrer a um índice alfabético remisso ou a um determinado código para se localizar o documento.
Acerca de tipos de arquivo, acessórios do arquivo, fases, técnicas, sistemas e métodos de arquivamento, julgue o item.
Os arquivos de primeira idade guardam os documentos que são consultados com frequência, devido a seu uso funcional, possuindo valor primário.
Acerca de tipos de arquivo, acessórios do arquivo, fases, técnicas, sistemas e métodos de arquivamento, julgue o item.
Um arquivo, quando transformado em permanente, não pode voltar a ser corrente.
Acerca de tipos de arquivo, acessórios do arquivo, fases, técnicas, sistemas e métodos de arquivamento, julgue o item.
O sistema de arquivamento direto é aquele em que é necessário se utilizar um índice remissivo para se acessar o arquivo.
A respeito do serviço de protocolo e arquivo, julgue o item.
No arquivamento pelo sistema direto, os documentos podem ser consultados diretamente, por exemplo, pela ordem alfabética.
A respeito do serviço de protocolo e arquivo, julgue o item.
No arquivamento alfabético, os sobrenomes que exprimem grau de parentesco são considerados como parte integrante do último sobrenome, mas não são considerados na ordenação alfabética.
A respeito do serviço de protocolo e arquivo, julgue o item.
No arquivamento alfabético, os nomes estrangeiros são considerados pelo último sobrenome, salvo nos casos de orientais (ex.: japoneses, chineses e árabes), que são registrados como se apresentam.
A respeito do serviço de protocolo e arquivo, julgue o item.
A legislação confere autenticidade, integridade e legalidade às imagens dos documentos microfilmados. Portanto, respeitada a tabela de temporalidade, todos os documentos microfilmados podem ser eliminados.
Em relação às atividades de protocolo e de arquivo, julgue o item.
As três fases do arquivamento documental são a corrente, a intermediária e o arquivo morto.
Em relação às atividades de protocolo e de arquivo, julgue o item.
Um documento classificado como ostensivo, em razão de sua natureza restrita, deve ser tramitado pelo protocolo em envelope lacrado.
Em relação às atividades de protocolo e de arquivo, julgue o item.
Se o setor de protocolo receber um envelope lacrado, contendo o nome do colaborador da instituição e o cargo que ele exerce, o item deverá ser considerado como uma correspondência oficial.
Em relação às atividades de protocolo e de arquivo, julgue o item.
Os memorandos, os despachos e as circulares podem ser compreendidos como correspondências internas.
Em relação às atividades de protocolo e de arquivo, julgue o item.
O método de arquivamento variadex, que é uma variante do método alfabético, consiste na introdução de cores como elemento auxiliar.
Em relação às atividades de protocolo e de arquivo, julgue o item.
A classificação por assunto é uma operação intelectual que requer a análise e a interpretação dos documentos e que possibilita, com base em um código de classificação, o agrupamento dos documentos, partindo-se do geral para o particular, em classes, subclasses, grupos e subgrupos, segundo critérios lógicos.
Em relação às atividades de protocolo e de arquivo, julgue o item.
No método duplex, a documentação é dividida em classes, conforme os assuntos; porém, ao contrário do método decimal, o duplex não possibilita a abertura de novas classes.
Em relação às atividades de protocolo e de arquivo, julgue o item.
Em relação ao gênero documental, é correto afirmar que a fotografia pertence ao gênero filmográfico.
Em relação às atividades de protocolo e de arquivo, julgue o item.
Considera-se como documento de arquivo o produzido e(ou) recebido por uma pessoa jurídica pública ou privada no exercício de suas atividades e que constitui elemento de prova ou de informação.
Em relação às atividades de protocolo e de arquivo, julgue o item.
A finalidade de um arquivo é tornar disponíveis as informações do acervo e a função do arquivo é servir à administração e, no decorrer do tempo, fundamentar o conhecimento histórico.
Acerca de métodos de arquivamento e de procedimentos administrativos, julgue o item.
A escolha dos métodos e das técnicas de arquivamento deve variar de acordo com a fase do ciclo de vida do documento.
Acerca da gestão de pessoas, julgue o item.
O recrutamento externo tem como vantagem o enriquecimento do capital humano com novos talentos e habilidades e permite a renovação da cultura organizacional.
Acerca da gestão de pessoas, julgue o item.
No modelo de classificação para a seleção de candidatos, existem vários candidatos, mas somente uma vaga a ser preenchida, e a análise do candidato diante dos requisitos deverá considerar o candidato como aprovado ou rejeitado.
Acerca da gestão de pessoas, julgue o item.
O treinamento com base em competências tem o objetivo primário de preparar o ocupante para o desempenho do cargo ocupado.
Uma gestão por competências bem planejada e implementada afeta a qualidade de vida no trabalho do colaborador e o turnover da empresa.
O gestor é o principal responsável pela carreira de seu colaborador. A ele cabe planejar o projeto profissional do funcionário e realizar o alinhamento estratégico da organização com o plano sucessório de seus colaboradores.
A boa gestão de carreiras pode influenciar as movimentações internas da organização (posições preenchidas por colaboradores que já trabalham na empresa), trazer uma aderência mais assertiva às metas e melhorar a produtividade dos internos e o clima organizacional.
Atualmente, há uma grande relação entre a gestão de carreira organizacional e a percepção de crescimento profissional. A gestão de carreira é muito importante para os colaboradores e, mais que nunca, pessoas querem crescer com as organizações nas quais trabalham. Cada vez mais, as empresas estão adotando critérios para a gestão do capital humano, com foco na administração da carreira de seus colaboradores e na busca de desenvolver pessoas e, consequentemente, a organização.
A área de treinamento, diferentemente da parte de desenvolvimento, não está conectada ao planejamento estratégico, e sim ao procedimento operacional da empresa, pois é voltada a capacitar colaboradores em atividades de curto prazo.
Treinamento é a educação, institucionalizada ou não, que visa adaptar a pessoa ao exercício de determinada função ou à execução de tarefas específicas em determinada organização.
As recompensas são muito importantes no contexto organizacional, pois motivam e direcionam os colaboradores. Sua natureza necessita de ser de cunho financeiro (direta ou indiretamente), como, por exemplo, a remuneração e os benefícios.
Normalmente, os benefícios não se relacionam ao desempenho do colaborador, sendo destinados a investir em uma melhor qualidade de vida no trabalho.
A remuneração deve estar ligada às pessoas, isto é, somente ao desempenho individual, pois é necessário que haja o alinhamento do esforço individual com as diretrizes organizacionais, a orientação para o processo e para os resultados, o favorecimento de práticas participativas e o desenvolvimento contínuo do indivíduo.
Um estilo de avaliação de desempenho é a autoavaliação. Esse tipo de avaliação permite que o trabalhador avalie a si próprio, definindo não apenas seus pontos fortes, mas também seus pontos fracos e suas potencialidades, já que o indivíduo sabe avaliar, mais que qualquer outra pessoa, suas próprias capacidades.
Suponha-se que uma empresa utilize a ferramenta 360 graus como forma de avaliação semestral e que, em seu dia a dia, um analista a ser avaliado possua relação direta com o coordenador, outro analista (par), seu gerente e o assistente da área. Nesse caso, durante a época de avaliações e feedbacks, de acordo com a avaliação 360 graus, o analista será avaliado pelo coordenador, pelo gerente e pelo diretor.
Os programas de qualidade de vida no trabalho (QVT) têm como objetivo a humanização dentro das organizações, proporcionando, assim, ambientes propícios ao desenvolvimento pessoal dos colaboradores, bem como seu bem-estar. Ações de QVT possuem direta ligação com uma melhor produtividade e com o senso de pertencimento do colaborador.
Durante a Era Industrial, a administração de recursos humanos (ARH) possuía ênfase operacional e pessoas como recursos. Durante a Era da Informação, pessoas dentro de organizações começaram a ser vistas como seres humanos e a área de ARH virou gestão de pessoas. Atualmente, na Era do Conhecimento, a gestão de talentos humanos possui colaboradores como provedores de competências e sua ênfase é altamente estratégica.
Na Era Industrial, funcionários eram isolados em seus cargos, precisavam cumprir rigorosamente seu horário de trabalho e eram considerados como meros executores de tarefas, tendo como ênfase trabalhos manuais.
Apesar de a área de gestão de pessoas ter nascido na Era do Conhecimento, imagina-se que ela tenha certa flexibilidade. A disciplina torna-se importante nesse contexto porque sua identidade e suas características são imutáveis.
A gestão por competências acredita que as pessoas são essenciais para a perpetuação da empresa e que, portanto, é essencial que haja alinhamento entre a estratégia organizacional e o colaborador.
Julgue o item, relativo à administração de materiais.
A armazenagem por acomodabilidade possibilita um maior aproveitamento do espaço físico, mas demanda maior controle por parte do gestor de almoxarifado.
No que se refere à administração de recursos materiais, julgue o item.
Os materiais de classe X são considerados como de baixa criticidade, ou seja, não podem ser substituídos por outros equivalentes, em tempo hábil, sem acarretar prejuízos significativos.
No que se refere à administração de recursos materiais, julgue o item.
Suponha-se que, em um estoque com sistema de reposição contínua, um produto possua consumo médio de quinhentas unidades por mês, seu tempo de reposição após o pedido de compra seja de 60 dias e o estoque mínimo desse produto seja de trezentas unidades. Nesse caso, é correto afirmar que o ponto de pedido do produto será quando o estoque chegar a mil e trezentas unidades.
O almoxarifado é responsável apenas pelo recebimento e pela armazenagem de produtos.
O almoxarifado é o local adequado para armazenagem e proteção dos materiais e(ou) insumos da organização em questão. Portanto, para promover uma maior segurança, é de suma importância que o local seja fechado com sistema de segurança.
A redução das distâncias internas percorridas pela carga (e consequentemente o aumento das viagens de ida e volta), o aumento do tamanho médio das unidades armazenadas e a melhor utilização de sua capacidade volumétrica estão diretamente ligados à eficiência do almoxarifado.
O almoxarifado é o local onde se estocam matéria-prima, insumos e embalagens, ou seja, os materiais iniciais. Pode ser também responsável pelo recebimento e pela compra dos materiais.
O almoxarifado e o depósito exercem a mesma função dentro das empresas.
A atualização dos registros dos materiais adquiridos pela empresa não é de responsabilidade do almoxarifado, mas sim da área de compras, que realiza tais transações.
O padrão funcional de um almoxarifado dá-se da seguinte forma: recebimento → armazenagem → distribuição.
Os sub-procedimentos dentro do recebimento envolvem: descarga; conferência quantitativa; conferência qualitativa; e recarga.
A armazenagem é o subprocedimento mais longo e envolve a guarda dos materiais, a preservação, a separação, a liberação para a entrega e a venda de inservíveis.
O controle dos estoques deve ser um sistema eficiente no qual seja possível a localização das informações da posição atual do estoque, bem como das informações sobre o que está em falta.
Julgue o item, relativos a almoxarifado e a patrimônio.
Material permanente é aquele que, em razão de seu uso corrente, perde normalmente sua identidade física e(ou) tem sua utilização limitada a cinco anos.
Julgue o item, relativos a almoxarifado e a patrimônio.
Material de consumo é aquele que, em razão de seu uso corrente, perde normalmente sua identidade física e(ou) tem sua durabilidade limitada a dois anos.
Julgue o item, relativos a almoxarifado e a patrimônio.
Cabe ao almoxarifado estabelecer as normas de armazenamento dos materiais estocados e propor políticas e diretrizes relativas a estoques e à programação de aquisição.
Julgue o item, relativos a almoxarifado e a patrimônio.
Cabe à área de compras de uma empresa realizar a elaboração das estatísticas de consumo por materiais, bem como direcionar os centros de custos para a previsão das compras.
Julgue o item, relativos a almoxarifado e a patrimônio.
Um exemplo de perda com quebra é o empilhamento de produtos acima da recomendação do fabricante.
Julgue o item, relativos a almoxarifado e a patrimônio.
Frutas e legumes deteriorados não são considerados como perda com quebra, pois são bens perecíveis que não entram nessa classificação.