Resolver o Simulado Professor - 1º ao 5º Ano - CETREDE - Nível Superior

0 / 30

Português

1
Há uns que querem tomar a vacina, outros não. Um dos pontos mais importantes a considerar, em tal polêmica, é o fato de que vivemos no mundo com os outros.
Considerando o texto, a palavra tal é um
  • A pronome indefinido
  • B pronome demonstrativo.
  • C conjunção coordenada.
  • D artigo definido.
  • E partícula integrante.
2

Camelôs

Abençoado seja o camelô dos brinquedos de tostão:
O que vende balõezinhos de cor
O macaquinho que trepa no coqueiro
O cachorrinho que bate com o rabo
Os homenzinhos que jogam boxe
A perereca verde que de repente dá um pulo, que engraçada!
E as canetas-tinteiro que jamais escreverão coisa alguma!
Alegria das calçadas. Uns falam pelos cotovelos:
– “O cavalheiro chega em casa e diz: Meu Filho, vai buscar um
pedaço de banana para eu acender o charuto.
Naturalmente o menino pensará: Papai está malu...”
Outros, coitados, têm a língua atada.

Todos porém sabem mexer nos cordéis com tino ingênuo de
demiurgos de inutilidade.
E ensinam no tumulto das ruas os mitos heroicos da meninice ...
E dão aos homens que passam preocupados ou tristes uma lição de infância.

                                                                                Manuel Bandeira

Com base no texto e em seus conhecimentos adquiridos, responda às questões propostas.

Com a pandemia, o mundo ficou feito louco. O vocábulo assinalado, morfologicamente, classifica-se como
  • A conjunção.
  • B adjetivo.
  • C substantivo.
  • D verbo.
  • E interjeição.
3

Camelôs

Abençoado seja o camelô dos brinquedos de tostão:
O que vende balõezinhos de cor
O macaquinho que trepa no coqueiro
O cachorrinho que bate com o rabo
Os homenzinhos que jogam boxe
A perereca verde que de repente dá um pulo, que engraçada!
E as canetas-tinteiro que jamais escreverão coisa alguma!
Alegria das calçadas. Uns falam pelos cotovelos:
– “O cavalheiro chega em casa e diz: Meu Filho, vai buscar um
pedaço de banana para eu acender o charuto.
Naturalmente o menino pensará: Papai está malu...”
Outros, coitados, têm a língua atada.

Todos porém sabem mexer nos cordéis com tino ingênuo de
demiurgos de inutilidade.
E ensinam no tumulto das ruas os mitos heroicos da meninice ...
E dão aos homens que passam preocupados ou tristes uma lição de infância.

                                                                                Manuel Bandeira

Com base no texto e em seus conhecimentos adquiridos, responda às questões propostas.

Na sua estrutura mórfica, a forma verbal “desorganizássemos” não possui
  • A desinência modo - temporal.
  • B afixo.
  • C desinência número-pessoal.
  • D vogal de ligação.
  • E tema.
4

Para responder a questão, leia com atenção o texto a seguir.


Atenção ao sábado


Acho que sábado é a rosa da semana; sábado de tarde a casa é feita de cortinas ao vento, e alguém despeja um balde de água no terraço; sábado ao vento é a rosa da semana; sábado de manhã, a abelha no quintal, e o vento: uma picada, o rosto inchado, sangue e mel, aguilhão em mim perdido: outras abelhas farejarão e no outro sábado de manhã vou ver se o quintal vai estar cheio de abelhas.

No sábado é que as formigas subiam pela pedra.

Foi num sábado que vi um homem sentado na sombra da calçada comendo de uma cuia de carne-seca e pirão; nós já tínhamos tomado banho.

De tarde a campainha inaugurava ao vento a matinê de cinema: ao vento sábado era a rosa de nossa semana.

Se chovia só eu sabia que era sábado; uma rosa molhada, não é?

(...)


Clarice Lispector

Para não Esquecer, Editora Siciliano – São Paulo, 1992.

Considere o texto de Clarice Lispector e marque a alternativa INCORRETA.
  • A O sábado é identificado pela autora por imagens da memória que caracterizam positivamente esse dia da semana.
  • B Ao dizer que “ao vento sábado era a rosa da nossa semana”, a autora subjetiva a sensação por meio do pronome.
  • C A retomada da palavra “vento” revela-se como elemento de coesão textual que intensifica a sensação em relação ao sábado.
  • D O verbo ser que passa do presente do indicativo “sábado é” para o pretérito perfeito do indicativo “sábado era” indica que o fato não fora concluído naquele momento passado.
  • E A oração “nós já tínhamos tomado banho.”, expressa uma informação temporal ao que foi relato no período.
5

Para responder a questão, leia com atenção o texto a seguir.


Atenção ao sábado


Acho que sábado é a rosa da semana; sábado de tarde a casa é feita de cortinas ao vento, e alguém despeja um balde de água no terraço; sábado ao vento é a rosa da semana; sábado de manhã, a abelha no quintal, e o vento: uma picada, o rosto inchado, sangue e mel, aguilhão em mim perdido: outras abelhas farejarão e no outro sábado de manhã vou ver se o quintal vai estar cheio de abelhas.

No sábado é que as formigas subiam pela pedra.

Foi num sábado que vi um homem sentado na sombra da calçada comendo de uma cuia de carne-seca e pirão; nós já tínhamos tomado banho.

De tarde a campainha inaugurava ao vento a matinê de cinema: ao vento sábado era a rosa de nossa semana.

Se chovia só eu sabia que era sábado; uma rosa molhada, não é?

(...)


Clarice Lispector

Para não Esquecer, Editora Siciliano – São Paulo, 1992.

Analise o texto de Clarice Lispector e marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) O texto começa expressando a dúvida da autora sobre o sábado ser a “rosa da semana” e essa dúvida perpassa todo o texto transcrito. ( ) A chuva, no sábado, deixa veladas as características que definem o dia, por isso, para a autora, é o elemento que impede que o sábado seja a rosa da semana. ( ) No texto de Clarice Lispector, prevalece a função poética da linguagem, embora o tipo de texto seja dissertativo. ( ) Nas orações, “vou ver se o quintal vai estar cheio de abelhas” e em “se chovia”, os termos grifados expressam-se como conjunção integrante.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
  • A F – V – V – F.
  • B V – F – F – V.
  • C V – V – F – F.
  • D F – F – V – F.
  • E F – V – F – V.
6

Leia o texto a seguir com atenção para responder a questão.


CÍRCULO VICIOSO


Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:

“Quem dera que fosse aquela loura estrela,

Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”

Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

– “Pudesse eu copiar o transparente lume,

Que da grega coluna à gótica janela,

Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!”

Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

– “Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela

Claridade imortal, que toda luz resume!”

Mas o sol, inclinando a rútila capela:

– “Pesa-me esta brilhante auréola de nume ...

Enfara-me esta azul e desmedida umbela...

Por que não nasci eu um simples vaga-lume?”


Machado de Assis


O texto faz uma profunda crítica à
  • A humildade.
  • B preguiça.
  • C solidariedade.
  • D indolência.
  • E inveja.
7

Leia o texto a seguir com atenção para responder a questão.


CÍRCULO VICIOSO


Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:

“Quem dera que fosse aquela loura estrela,

Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”

Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

– “Pudesse eu copiar o transparente lume,

Que da grega coluna à gótica janela,

Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!”

Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

– “Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela

Claridade imortal, que toda luz resume!”

Mas o sol, inclinando a rútila capela:

– “Pesa-me esta brilhante auréola de nume ...

Enfara-me esta azul e desmedida umbela...

Por que não nasci eu um simples vaga-lume?”


Machado de Assis


Marque a alternativa que tem o significado de “rútila capela”.
  • A Brilhante grinalda.
  • B Igreja monumental.
  • C Cantoria divina.
  • D Mente aberta.
  • E Bonita cabeça.
8

Leia o texto a seguir com atenção para responder a questão.


CÍRCULO VICIOSO


Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:

“Quem dera que fosse aquela loura estrela,

Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”

Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

– “Pudesse eu copiar o transparente lume,

Que da grega coluna à gótica janela,

Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!”

Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

– “Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela

Claridade imortal, que toda luz resume!”

Mas o sol, inclinando a rútila capela:

– “Pesa-me esta brilhante auréola de nume ...

Enfara-me esta azul e desmedida umbela...

Por que não nasci eu um simples vaga-lume?”


Machado de Assis


Deduz-se, ainda, do texto que


I. tudo que é bom deve ser compartilhado com o ser humano.

II. ninguém está contente com sua sorte.

III. não existe sofrimento na sociedade.


Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

  • A I.
  • B II.
  • C III.
  • D I – III.
  • E II – III.
9

Leia o texto a seguir com atenção para responder a questão.


CÍRCULO VICIOSO


Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:

“Quem dera que fosse aquela loura estrela,

Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”

Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

– “Pudesse eu copiar o transparente lume,

Que da grega coluna à gótica janela,

Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!”

Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

– “Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela

Claridade imortal, que toda luz resume!”

Mas o sol, inclinando a rútila capela:

– “Pesa-me esta brilhante auréola de nume ...

Enfara-me esta azul e desmedida umbela...

Por que não nasci eu um simples vaga-lume?”


Machado de Assis


Assinale a opção que indica a imagem que o sol faz de si mesmo.
  • A Negativa.
  • B Realista.
  • C Poderosa.
  • D Exagerada.
  • E Falsa.
10

Leia o texto a seguir com atenção para responder a questão.


CÍRCULO VICIOSO


Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:

“Quem dera que fosse aquela loura estrela,

Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”

Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

– “Pudesse eu copiar o transparente lume,

Que da grega coluna à gótica janela,

Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!”

Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

– “Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela

Claridade imortal, que toda luz resume!”

Mas o sol, inclinando a rútila capela:

– “Pesa-me esta brilhante auréola de nume ...

Enfara-me esta azul e desmedida umbela...

Por que não nasci eu um simples vaga-lume?”


Machado de Assis


Pode-se considerar tema do soneto a(s)
  • A vaidades humanas.
  • B sede de querer ser poderoso.
  • C insatisfação humana
  • D mutações da vida.
  • E decepções da vida cotidiana.

Matemática

11
Uma torneira despeja 15 litros de água por minuto em um reservatório de 2.000 litros que tem um vazamento, perdendo 5 litros por minuto. Em quanto tempo o reservatório ficará cheio?
  • A 3 horas.
  • B 2 horas e 30 minutos.
  • C 3 horas e 20 minutos.
  • D 4 horas.
  • E 2 horas e 50 minutos.
12
Sabendo que eu quero lucrar 26% sobre o preço de venda dos meus produtos, de quanto, aproximadamente, deve ser o acréscimo sobre o preço de compra?
  • A 15%.
  • B 19%.
  • C 27%.
  • D 35%.
  • E 41%.
13
Sabendo que A% de B é igual a 35, então B% de A é igual a
  • A 3,5.
  • B 15.
  • C 25.
  • D 35.
  • E 50.
14
Minha aplicação favorita duplica o capital em 9 meses. Qual a taxa mensal de juros simples?
  • A 10,5%.
  • B 11.11%.
  • C 11,5%.
  • D 12,5%.
  • E 13%.
15
Apliquei certa quantia a juros de 5% a.a. No fim de 2 anos e 4 meses, saquei um total de R$ 134.000,00. Qual foi a quantia inicial aplicada?
  • A R$ 95.000,00.
  • B R$ 107.000,00.
  • C R$ 120.000,00.
  • D R$ 112.000,00.
  • E R$ 103.000,00.
16
Quais as raízes da equação X² - 6x - 16 = 0
  • A -2 e 8.
  • B 1 e -1.
  • C 2 e 5.
  • D -2 e -1.
  • E 1 e 8.
17
Determine quantos divisores positivos tem o número 76?
  • A 3.
  • B 6.
  • C 9.
  • D 12.
  • E 18.
18
Tenho 3 caixas com igual número de camisetas e mais uma com 10 camisetas apenas. Tirando-se 6 camisetas de cada caixa fiquei, ao todo, com 61 camisetas. Quantas camisetas tinha em cada uma das 3 caixas?
  • A 12.
  • B 15.
  • C 25.
  • D 30.
  • E 32.
19
Uma caixa-d’água suporta 360 litros. Há dois motores conectados a ela. Um enche em 15 horas e o outro a esvazia em 20 horas. Ligando os dois motores simultaneamente, em quantas horas a caixa-d’água ficará cheia?
  • A 10.
  • B 15.
  • C 20.
  • D 30.
  • E 60.
20

Determine o valor de x na figura a seguir.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A 45°.
  • B 50°.
  • C 60°.
  • D 90°.
  • E 100°.

Conhecimentos Gerais

21
Sobre o tema Ciência, Tecnologia e Inovação, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Os serviços científicos e tecnológicos compreendem as atividades concernentes à pesquisa e ao desenvolvimento experimental. ( ) Pesquisa e desenvolvimento experimental compreendem a pesquisa básica, a pesquisa aplicada e o desenvolvimento experimental. ( ) Inovação tecnológica de produto ou processo compreende a introdução de produtos ou processos tecnologicamente novos não abrangendo os produtos e processos existentes. ( ) o Sistema Nacional de Inovação pode ser definido como o conjunto de instituições e organizações responsáveis pela criação e adoção de inovações em um determinado país.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
  • A V – V – F – V.
  • B V – F – V – V.
  • C F – F – V – V.
  • D V – V – V – V.
  • E F – V – V – V.
22

Sobre a biodiversidade, tem-se que


I. o Brasil, que ocupa quase metade da América do Sul, é o país com a maior biodiversidade do mundo.

II. no Brasil, o Cerrado (stricto sensu) e a Mata são dois hot spots de expressividade mundial.

III. em 1982, o Brasil sediou a ECO 82 realizada no Rio de Janeiro, onde foi estabelecida a Convenção de Diversidade Biológica.

IV. a conservação da diversidade biológica, o uso sustentável da biodiversidade e a repartição justa e equitativa dos benefícios provenientes da utilização dos recursos genéticos são compromissos assumidos pelo Brasil na Convenção de Diversidade Biológica.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.



  • A I – II – III.
  • B II – III – IV.
  • C I – II.
  • D I – III – IV.
  • E I – II – IV.
23
O rompimento da barragem de Brumadinho, em Mariana, o apagão do Amapá e outras tragédias põem em dúvida vários fatores relacionados a seguir. Analise-os e marque a alternativa CORRETA.
  • A Os contratos de concessões, assim como as privatizações e as parcerias público-privadas.
  • B A privatização da Eletrobras, estatal de energia fundada em 1962, está parada na Câmara desde o ano passado
  • C À empresa espanhola Isolux, que até o ano passado, era responsável pela transmissão de energia no Estado.
  • D O argumento de que a iniciativa privada é mais eficiente e competente na prestação de serviços e exploração de recursos.
  • E A Aneel não fazia fiscalizações presenciais à subestação há cinco anos.
24
Sobre a origem e evolução do conceito de sustentabilidade, leia as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA.
  • A A expressão desenvolvimento sustentável passou a substituir o termo ecodesenvolvimento.
  • B O uso da expressão desenvolvimento sustentável se dá a partir do lançamento do documento Nosso Futuro Comum.
  • C A abrangência do termo desenvolvimento sustentável abordado no Relatório de Brundtland é limitada, restringindose às questões meramente econômicas.
  • D É no encontro de Estocolmo (1972) que surge o conceito de desenvolvimento zero abrangendo países, inclusive o Brasil, que estavam no estágio inicial de desenvolvimento industrial.
  • E A Conferência Eco 92, realizada no Rio de Janeiro, resultou na criação da Agenda 21, em que cada país se comprometia em solucionar problemas socioambientais, sem comprometer o desenvolvimento sustentável.
25
A Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Clima, ou COP, é o foro internacional onde as partes envolvidas com o tema se reúnem para discutir o que já foi feito e os próximos passos em torno dos compromissos firmados. O mais importante deles, o Acordo de Paris, foi aprovado em 2015 por 195 países e tem como objetivo central impedir que a temperatura média no mundo aumente mais do que 2 graus Celsius. O COP25, que aconteceu em dezembro de 2019, foi liderado por três mulheres. Uma delas é Patrícia Espinosa, chefe da ONU em assuntos relacionados ao clima. Com base nas informações apresentadas, marque a alternativa que indica o país que foi a sede da COP25.
  • A Espanha.
  • B Alemanha.
  • C Portugal.
  • D Rússia.
  • E Itália.
26

Observe a notícia a seguir.


''Olho no espelho e digo 'você é linda, você é capaz, você é inteligente'', diz Miss Universo 2019, Zozibini Tunzi, sul-africana, a 6ª mulher negra a ganhar o título na história do concurso. Na noite da premiação, Zozibini falou sobre padrões de beleza e do combate às mudanças climáticas.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Durante a noite deste domingo (8) em Atlanta, nos Estados Unidos, que a coroou como Miss Universo 2019, Zozibini Tunzi, de 26 anos, falou sobre padrões de beleza, o combate às mudanças climáticas e por que ensinar liderança a meninas e mulheres.

A moça, a terceira vencedora da África do Sul e a primeira premiada não branca do país, é também a 6ª mulher negra a ganhar o título na história do concurso, que foi criado em 1952. A última mulher negra a levar o título foi a angolana Leila Lopes, em 2011

“Cresci em um mundo onde uma mulher que parece comigo - com meu tipo de pele e meu tipo de cabelo - nunca foi considerada bonita. E acho que está na hora de isso parar hoje. Quero que crianças olhem para mim e vejam meu rosto e quero que vejam seus rostos refletidos no meu. Obrigada." – Zozibini Tunzi, Miss Universo 2019 Zozibini estudou relações públicas na Universidade de Tecnologia da Península do Cabo (CPUT, na sigla em inglês), na Cidade do Cabo. Além de inglês, ela também fala xhosa, língua mais comumente falada na província do Cabo Oriental. É lá que fica sua cidade natal, Tsolo.

Como é tradição no concurso, a modelo teve que responder a algumas perguntas durante a premiação.


Considerando os acontecimentos noticiados, reflete-se que:

  • A A Miss Universo demonstrou segurança e revolta pela discriminação da sua raça.
  • B Zozibini Tunzi, devido a sua pouca idade, 26 anos, apresentou irritabilidade ao falar sobre sua cor da pele.
  • C Com a devida prudência, a miss deu um recado preciso à violência contra a mulher.
  • D Ela quer ensinar as crianças a acreditarem que podem vencer e viver seus sonhos.
  • E A miss comemorou sua vitória porque aconteceu num país muito racista.
27
A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) Com o Edital do Tesouros Vivos da Cultura 2018, contemplou 11 (onze) novos Mestres e Mestras da Cultura. Entre eles são de Juazeiro do Norte
  • A Francisco Gildamir de Sousa Chagas, Edite Dias de Oliveira Silva e José Maria Pereira dos Santos.
  • B Adrião Sisnando de Araújo, Antônio Ferreira Evangelista e Expedito Antonio do Nascimento.
  • C Maria Josefa da Conceição, Raimunda Rodrigues Teixeira e João Pedro de Carvalho Neto.
  • D Francisco Alves de Freitas, Aécio Rodrigues de Oliveira e Antônio Ferreira Evangelista.
  • E Edite Dias de Oliveira Silva, Adrião Sisnando de Araújo e João Pedro de Carvalho Neto.
28

Sobre a emancipação política de Juazeiro do Norte, analise as afirmativas a seguir.


I. Uma das causas que contribuiu para a emancipação de Juazeiro do Norte da condição de distrito do Crato foi a popularidade de Padre Cícero e o grande contingente de viajantes que o religioso atraía. Tal fato se intensificou após o chamado “Milagre” de Juazeiro que acirrou ainda mais a rivalidade com o Crato que temia perder sua hegemonia no vale do Cariri.

II. Apesar da forte influência religiosa, Padre Cícero Romão Batista não teve uma forte atuação nos movimentos de emancipação de Juazeiro, temendo criar rusgas com os oligarcas do Crato com os quais tinha uma boa relação.

III. Após a emancipação de Juazeiro em 1911, Padre Cícero tornou-se intendente de Juazeiro, manobra que buscava apaziguar os conflitos entre coronéis do Crato e de Juazeiro.


Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

  • A I.
  • B II.
  • C I – II – III.
  • D I – II.
  • E I – III.
29

Leia o texto a seguir.


“Penso que, se formos realistas, somos capazes de chegar a um acordo sobre a primeira etapa dessas negociações, o tratado sobre o Brexit, dentro de seis a oito semanas”, disse Barnier numa conferência na Eslovênia. “O Reino Unido decidiu sair em março do próximo ano”, 29 de março, referiu. “Tendo em conta o processo de ratificação da Câmara dos Comuns por um lado, do Parlamento Europeu e do Conselho por outro, devemos chegar a um acordo antes do princípio de novembro. Penso que é possível”, acrescentou. O objetivo inicial das negociações era chegar a um acordo antes da Cimeira europeia de 18 de outubro em Bruxelas, ou seja, dentro de menos de seis semanas. A principal questão por resolver nas negociações é a da fronteira entre a província britânica da Irlanda do Norte e a República da Irlanda, membro da UE. Observadores admitem que, na Cimeira prevista para 20 de setembro em Salzburgo, na Áustria, os líderes europeus anunciem uma Cimeira extraordinária sobre o Brexit para novembro.

(Extraído de https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/uniao-europeia-considera-realista-acordo-para-o-brexit-dentro-de-seis-a-oito-semanas)


Segundo o texto, podemos depreender que os(a)

  • A blocos econômicos não possuem nenhum tipo de conflito político.
  • B União Europeia apenas se preocupa com ideais da Inglaterra e Alemanha.
  • C conflitos espaciais e econômicos continuam, mesmo na implantação de blocos econômicos.
  • D saída do Reino Unido exclusivamente deve-se à xenofobia, característica de países mais desenvolvidos.
  • E pressão dos EUA fez com que o Reino Unido saísse da União Europeia pela falta de competitividade econômica.
30
Leia o texto a seguir.
“Penso que, se formos realistas, somos capazes de chegar a um acordo sobre a primeira etapa dessas negociações, o tratado sobre o Brexit, dentro de seis a oito semanas”, disse Barnier numa conferência na Eslovênia. “O Reino Unido decidiu sair em março do próximo ano”, 29 de março, referiu. “Tendo em conta o processo de ratificação da Câmara dos Comuns por um lado, do Parlamento Europeu e do Conselho por outro, devemos chegar a um acordo antes do princípio de novembro. Penso que é possível”, acrescentou. O objetivo inicial das negociações era chegar a um acordo antes da Cimeira europeia de 18 de outubro em Bruxelas, ou seja, dentro de menos de seis semanas. A principal questão por resolver nas negociações é a da fronteira entre a província britânica da Irlanda do Norte e a República da Irlanda, membro da UE. Observadores admitem que, na Cimeira prevista para 20 de setembro em Salzburgo, na Áustria, os líderes europeus anunciem uma Cimeira extraordinária sobre o Brexit para novembro. (Extraído de https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/uniao-europeia-considerarealista-acordo-para-o-brexit-dentro-de-seis-a-oito-semanas)
Segundo o texto, podemos depreender que os(a)
  • A blocos econômicos não possuem nenhum tipo de conflito político.
  • B União Europeia apenas se preocupa com ideais da Inglaterra e Alemanha.
  • C conflitos espaciais e econômicos continuam, mesmo na implantação de blocos econômicos.
  • D saída do Reino Unido exclusivamente deve-se à xenofobia, característica de países mais desenvolvidos.
  • E pressão dos EUA fez com que o Reino Unido saísse da União Europeia pela falta de competitividade econômica.