Resolver o Simulado Professor - 1º ao 5º Ano - CETREDE - Nível Superior

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Matemática

1
Uma torneira despeja 15 litros de água por minuto em um reservatório de 2.000 litros que tem um vazamento, perdendo 5 litros por minuto. Em quanto tempo o reservatório ficará cheio?
  • A 3 horas.
  • B 2 horas e 30 minutos.
  • C 3 horas e 20 minutos.
  • D 4 horas.
  • E 2 horas e 50 minutos.
2
Sabendo que eu quero lucrar 26% sobre o preço de venda dos meus produtos, de quanto, aproximadamente, deve ser o acréscimo sobre o preço de compra?
  • A 15%.
  • B 19%.
  • C 27%.
  • D 35%.
  • E 41%.
3
Sabendo que A% de B é igual a 35, então B% de A é igual a
  • A 3,5.
  • B 15.
  • C 25.
  • D 35.
  • E 50.
4
Minha aplicação favorita duplica o capital em 9 meses. Qual a taxa mensal de juros simples?
  • A 10,5%.
  • B 11.11%.
  • C 11,5%.
  • D 12,5%.
  • E 13%.
5
Apliquei certa quantia a juros de 5% a.a. No fim de 2 anos e 4 meses, saquei um total de R$ 134.000,00. Qual foi a quantia inicial aplicada?
  • A R$ 95.000,00.
  • B R$ 107.000,00.
  • C R$ 120.000,00.
  • D R$ 112.000,00.
  • E R$ 103.000,00.
6
Quais as raízes da equação X² - 6x - 16 = 0
  • A -2 e 8.
  • B 1 e -1.
  • C 2 e 5.
  • D -2 e -1.
  • E 1 e 8.
7
Determine quantos divisores positivos tem o número 76?
  • A 3.
  • B 6.
  • C 9.
  • D 12.
  • E 18.
8
Tenho 3 caixas com igual número de camisetas e mais uma com 10 camisetas apenas. Tirando-se 6 camisetas de cada caixa fiquei, ao todo, com 61 camisetas. Quantas camisetas tinha em cada uma das 3 caixas?
  • A 12.
  • B 15.
  • C 25.
  • D 30.
  • E 32.
9
Uma caixa-d’água suporta 360 litros. Há dois motores conectados a ela. Um enche em 15 horas e o outro a esvazia em 20 horas. Ligando os dois motores simultaneamente, em quantas horas a caixa-d’água ficará cheia?
  • A 10.
  • B 15.
  • C 20.
  • D 30.
  • E 60.
10

Determine o valor de x na figura a seguir.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A 45°.
  • B 50°.
  • C 60°.
  • D 90°.
  • E 100°.

Português

11
Há uns que querem tomar a vacina, outros não. Um dos pontos mais importantes a considerar, em tal polêmica, é o fato de que vivemos no mundo com os outros.
Considerando o texto, a palavra tal é um
  • A pronome indefinido
  • B pronome demonstrativo.
  • C conjunção coordenada.
  • D artigo definido.
  • E partícula integrante.
12

Camelôs

Abençoado seja o camelô dos brinquedos de tostão:
O que vende balõezinhos de cor
O macaquinho que trepa no coqueiro
O cachorrinho que bate com o rabo
Os homenzinhos que jogam boxe
A perereca verde que de repente dá um pulo, que engraçada!
E as canetas-tinteiro que jamais escreverão coisa alguma!
Alegria das calçadas. Uns falam pelos cotovelos:
– “O cavalheiro chega em casa e diz: Meu Filho, vai buscar um
pedaço de banana para eu acender o charuto.
Naturalmente o menino pensará: Papai está malu...”
Outros, coitados, têm a língua atada.

Todos porém sabem mexer nos cordéis com tino ingênuo de
demiurgos de inutilidade.
E ensinam no tumulto das ruas os mitos heroicos da meninice ...
E dão aos homens que passam preocupados ou tristes uma lição de infância.

                                                                                Manuel Bandeira

Com base no texto e em seus conhecimentos adquiridos, responda às questões propostas.

Com a pandemia, o mundo ficou feito louco. O vocábulo assinalado, morfologicamente, classifica-se como
  • A conjunção.
  • B adjetivo.
  • C substantivo.
  • D verbo.
  • E interjeição.
13

Camelôs

Abençoado seja o camelô dos brinquedos de tostão:
O que vende balõezinhos de cor
O macaquinho que trepa no coqueiro
O cachorrinho que bate com o rabo
Os homenzinhos que jogam boxe
A perereca verde que de repente dá um pulo, que engraçada!
E as canetas-tinteiro que jamais escreverão coisa alguma!
Alegria das calçadas. Uns falam pelos cotovelos:
– “O cavalheiro chega em casa e diz: Meu Filho, vai buscar um
pedaço de banana para eu acender o charuto.
Naturalmente o menino pensará: Papai está malu...”
Outros, coitados, têm a língua atada.

Todos porém sabem mexer nos cordéis com tino ingênuo de
demiurgos de inutilidade.
E ensinam no tumulto das ruas os mitos heroicos da meninice ...
E dão aos homens que passam preocupados ou tristes uma lição de infância.

                                                                                Manuel Bandeira

Com base no texto e em seus conhecimentos adquiridos, responda às questões propostas.

Na sua estrutura mórfica, a forma verbal “desorganizássemos” não possui
  • A desinência modo - temporal.
  • B afixo.
  • C desinência número-pessoal.
  • D vogal de ligação.
  • E tema.
14

Para responder a questão, leia com atenção o texto a seguir.


Atenção ao sábado


Acho que sábado é a rosa da semana; sábado de tarde a casa é feita de cortinas ao vento, e alguém despeja um balde de água no terraço; sábado ao vento é a rosa da semana; sábado de manhã, a abelha no quintal, e o vento: uma picada, o rosto inchado, sangue e mel, aguilhão em mim perdido: outras abelhas farejarão e no outro sábado de manhã vou ver se o quintal vai estar cheio de abelhas.

No sábado é que as formigas subiam pela pedra.

Foi num sábado que vi um homem sentado na sombra da calçada comendo de uma cuia de carne-seca e pirão; nós já tínhamos tomado banho.

De tarde a campainha inaugurava ao vento a matinê de cinema: ao vento sábado era a rosa de nossa semana.

Se chovia só eu sabia que era sábado; uma rosa molhada, não é?

(...)


Clarice Lispector

Para não Esquecer, Editora Siciliano – São Paulo, 1992.

Considere o texto de Clarice Lispector e marque a alternativa INCORRETA.
  • A O sábado é identificado pela autora por imagens da memória que caracterizam positivamente esse dia da semana.
  • B Ao dizer que “ao vento sábado era a rosa da nossa semana”, a autora subjetiva a sensação por meio do pronome.
  • C A retomada da palavra “vento” revela-se como elemento de coesão textual que intensifica a sensação em relação ao sábado.
  • D O verbo ser que passa do presente do indicativo “sábado é” para o pretérito perfeito do indicativo “sábado era” indica que o fato não fora concluído naquele momento passado.
  • E A oração “nós já tínhamos tomado banho.”, expressa uma informação temporal ao que foi relato no período.
15

Para responder a questão, leia com atenção o texto a seguir.


Atenção ao sábado


Acho que sábado é a rosa da semana; sábado de tarde a casa é feita de cortinas ao vento, e alguém despeja um balde de água no terraço; sábado ao vento é a rosa da semana; sábado de manhã, a abelha no quintal, e o vento: uma picada, o rosto inchado, sangue e mel, aguilhão em mim perdido: outras abelhas farejarão e no outro sábado de manhã vou ver se o quintal vai estar cheio de abelhas.

No sábado é que as formigas subiam pela pedra.

Foi num sábado que vi um homem sentado na sombra da calçada comendo de uma cuia de carne-seca e pirão; nós já tínhamos tomado banho.

De tarde a campainha inaugurava ao vento a matinê de cinema: ao vento sábado era a rosa de nossa semana.

Se chovia só eu sabia que era sábado; uma rosa molhada, não é?

(...)


Clarice Lispector

Para não Esquecer, Editora Siciliano – São Paulo, 1992.

Analise o texto de Clarice Lispector e marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) O texto começa expressando a dúvida da autora sobre o sábado ser a “rosa da semana” e essa dúvida perpassa todo o texto transcrito. ( ) A chuva, no sábado, deixa veladas as características que definem o dia, por isso, para a autora, é o elemento que impede que o sábado seja a rosa da semana. ( ) No texto de Clarice Lispector, prevalece a função poética da linguagem, embora o tipo de texto seja dissertativo. ( ) Nas orações, “vou ver se o quintal vai estar cheio de abelhas” e em “se chovia”, os termos grifados expressam-se como conjunção integrante.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
  • A F – V – V – F.
  • B V – F – F – V.
  • C V – V – F – F.
  • D F – F – V – F.
  • E F – V – F – V.
16

Leia o texto a seguir com atenção para responder a questão.


CÍRCULO VICIOSO


Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:

“Quem dera que fosse aquela loura estrela,

Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”

Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

– “Pudesse eu copiar o transparente lume,

Que da grega coluna à gótica janela,

Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!”

Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

– “Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela

Claridade imortal, que toda luz resume!”

Mas o sol, inclinando a rútila capela:

– “Pesa-me esta brilhante auréola de nume ...

Enfara-me esta azul e desmedida umbela...

Por que não nasci eu um simples vaga-lume?”


Machado de Assis


O texto faz uma profunda crítica à
  • A humildade.
  • B preguiça.
  • C solidariedade.
  • D indolência.
  • E inveja.
17

Leia o texto a seguir com atenção para responder a questão.


CÍRCULO VICIOSO


Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:

“Quem dera que fosse aquela loura estrela,

Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”

Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

– “Pudesse eu copiar o transparente lume,

Que da grega coluna à gótica janela,

Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!”

Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

– “Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela

Claridade imortal, que toda luz resume!”

Mas o sol, inclinando a rútila capela:

– “Pesa-me esta brilhante auréola de nume ...

Enfara-me esta azul e desmedida umbela...

Por que não nasci eu um simples vaga-lume?”


Machado de Assis


Marque a alternativa que tem o significado de “rútila capela”.
  • A Brilhante grinalda.
  • B Igreja monumental.
  • C Cantoria divina.
  • D Mente aberta.
  • E Bonita cabeça.
18

Leia o texto a seguir com atenção para responder a questão.


CÍRCULO VICIOSO


Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:

“Quem dera que fosse aquela loura estrela,

Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”

Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

– “Pudesse eu copiar o transparente lume,

Que da grega coluna à gótica janela,

Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!”

Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

– “Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela

Claridade imortal, que toda luz resume!”

Mas o sol, inclinando a rútila capela:

– “Pesa-me esta brilhante auréola de nume ...

Enfara-me esta azul e desmedida umbela...

Por que não nasci eu um simples vaga-lume?”


Machado de Assis


Deduz-se, ainda, do texto que


I. tudo que é bom deve ser compartilhado com o ser humano.

II. ninguém está contente com sua sorte.

III. não existe sofrimento na sociedade.


Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

  • A I.
  • B II.
  • C III.
  • D I – III.
  • E II – III.
19

Leia o texto a seguir com atenção para responder a questão.


CÍRCULO VICIOSO


Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:

“Quem dera que fosse aquela loura estrela,

Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”

Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

– “Pudesse eu copiar o transparente lume,

Que da grega coluna à gótica janela,

Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!”

Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

– “Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela

Claridade imortal, que toda luz resume!”

Mas o sol, inclinando a rútila capela:

– “Pesa-me esta brilhante auréola de nume ...

Enfara-me esta azul e desmedida umbela...

Por que não nasci eu um simples vaga-lume?”


Machado de Assis


Assinale a opção que indica a imagem que o sol faz de si mesmo.
  • A Negativa.
  • B Realista.
  • C Poderosa.
  • D Exagerada.
  • E Falsa.
20

Leia o texto a seguir com atenção para responder a questão.


CÍRCULO VICIOSO


Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:

“Quem dera que fosse aquela loura estrela,

Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”

Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

– “Pudesse eu copiar o transparente lume,

Que da grega coluna à gótica janela,

Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!”

Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

– “Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela

Claridade imortal, que toda luz resume!”

Mas o sol, inclinando a rútila capela:

– “Pesa-me esta brilhante auréola de nume ...

Enfara-me esta azul e desmedida umbela...

Por que não nasci eu um simples vaga-lume?”


Machado de Assis


Pode-se considerar tema do soneto a(s)
  • A vaidades humanas.
  • B sede de querer ser poderoso.
  • C insatisfação humana
  • D mutações da vida.
  • E decepções da vida cotidiana.

Pedagogia

21
É indiscutível a importância da educação para a formação humana e social. Nesse sentido, a inclusão de todas as pessoas, independente de sua cor, raça, orientação sexual, gênero, condição física e social, é um direito assegurado pela legislação e fundamental para o acesso aos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade. Partindo desse entendimento, a escola pública, como instrumento de inclusão social, analise as afirmativas a seguir e coloque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Proporcionar práticas cotidianas homogêneas, considerando que a aprendizagem é um processo que ocorre de forma linear. ( ) Levar em consideração que os estudantes com deficiência têm limitações de aprendizagem, por isso precisam ficar separados dos estudantes ditos “normais”. ( ) Zelar pela acessibilidade de todos os estudantes, garantindo que a estrutura física da escola atenda às diferentes necessidades. ( ) Favorecer acolhimento a todos os estudantes, para uma melhor convivência no ambiente escolar, rompendo preconceitos e atitudes geradoras de constrangimento. ( ) Planejar a formação de professores com base na realidade da sala de aula, promovendo um espaço de escuta e de trocas entre os docentes e outros educadores da escola envolvidos.
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
  • A V – F – V – V – F.
  • B F – F – V – V – V
  • C V – F – V – F – V.
  • D F – F – V – V – V.
  • E V – F – F – V – V.
22
Em 2021, será celebrado o centenário de nascimento do educador Paulo Freire, importante teórico do campo educacional, que deixou um valioso legado para a educação do País. A seguir, analise alguns dos fundamentos de seus estudos. Marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A adoção de uma prática pedagógica que privilegiasse o desenvolvimento da criticidade dos estudantes. ( ) Um ensino voltado para a transmissão de conteúdos e o professor como único detentor dos conhecimentos. ( ) Educação como prática libertadora, humana e transformadora, que possibilita aos estudantes o desenvolvimento de sua autonomia. ( ) A valorização da cultura e dos conhecimentos trazidos pelos estudantes entre outros como eixos norteadores da ação docente. ( ) Uma educação mediada por uma prática subordinada às diferenças culturais e as condições sociais como sendo determinantes para o sucesso escolar.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
  • A V – F – V – V – F.
  • B V – V – F – V – F.
  • C F – F – V – F – F.
  • D V – V – V – F – F.
  • E F – V – F – V – V.
23
Sobre as fases do desenvolvimento, segundo Jean Piaget, relacione a coluna B com a coluna A.
COLUNA A
I. Operatório concreta. II. Sensório motor. III. Operacional formal. IV. Pré-operatório.
COLUNA B
( ) Esse período do desenvolvimento traz a capacidade de assimilação, que começa com os reflexos, ou seja, com as estruturas inatas, os quais possibilitam o estabelecimento dos primeiros contatos com os objetos que o cercam, favorecendo as construções dos primeiros referencias cognitivos que, para o Jean Piaget, nesse período, apresentam-se um tanto pouco desenvolvidos. ( ) É uma fase em que o egocentrismo se caracteriza por uma visão do real que tem por referência o próprio eu, ou seja, a criança não concebe ainda uma situação no mundo sem que não faça parte. Desse modo, ela se confunde com objetos e pessoas atribuindo-lhes seus próprios pensamentos. ( ) Já possui condições intelectuais para elaborar conceitos éticos como liberdade, justiça e outros, pois consegue abstrair e generalizar, cria teorias sobre o mundo, principalmente sobre aspectos que gostaria de reformular. ( ) Etapa em que o processo de pensar da criança alcança a capacidade de operar mentalmente, visto que não possuía em função de operar por representações, mas possuem ainda um caráter concreto, ou seja, precisam realizar parte da tarefa empiricamente, ou com a presença e apoio de suportes de objetos e materiais concretos.
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
  • A III – I – IV – II.
  • B III – IV – II – I.
  • C II – I – III – IV.
  • D II – IV – III – I.
  • E II – I – III – IV
24
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, em seu Art.79, “A união apoiará técnica e financeiramente os sistemas de ensino no provimento da educação intercultural às comunidades indígenas, desenvolvendo programas integrados de ensino e pesquisa”. Analise as afirmativas a seguir de acordo com esta Lei no § 2º. Os programas a que se refere este artigo têm como objetivos os relacionados a seguir. Marque a alternativa INCORRETA.
  • A Fortalecer as práticas socioculturais e a língua materna de cada comunidade indígena.
  • B Manter programas de formação de pessoal especializado, destinado à educação escolar nas comunidades indígenas.
  • C Desenvolver currículos e programas específicos, neles incluídos os conteúdos culturais correspondentes às respectivas comunidades.
  • D Elaborar e publicar sistematicamente material didático específico e diferenciado.
  • E Manter, exclusivamente, o ensino da língua oficial do País, de forma a assegurar a identidade nacional dos povos indígenas.
25
A discussão sobre a função social da escola tem sido abordada por diversos olhares que carregam em si suas particularidades conforme o papel desenvolvido em cada tempo histórico. Dessa forma, analise as afirmativas a seguir.
I. É indiscutível a importância da escola no desenvolvimento de uma sociedade. II. A finalidade da escola é voltada, exclusivamente, para o atendimento das classes mais vulneráveis da sociedade. III. O papel da escola perpassa a compreensão de que seu eixo principal de atuação é a evolução e a transformação do ser humano. IV. Desde sua criação, a escola tem tido o papel de expor as desigualdades sociais e econômicas. V. A escola, enquanto instituição social, tem o papel de socialização do saber sistematizado.
Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.
  • A I – II – III.
  • B III – IV – V.
  • C I – III – V.
  • D II – IV – V.
  • E I – II – V.
26
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n° 9.394 de 1996, Art. 4º, inciso I, determina que a educação básica seja obrigatória e gratuita dos
  • A 7 (sete) aos 17 (dezessete) anos de idade
  • B 6 (seis) aos 16 (dezesseis) anos de idade.
  • C 3 (três) aos 17 (dezessete) anos de idade.
  • D 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.
  • E 7 (sete) aos 14 (quatorze) anos de idade.
27
A avaliação da aprendizagem, entendida como parte integrante do processo educacional, carrega em si características específicas que definem sua função e utilização. São elas o(a)
  • A avaliação desenvolve-se desvinculada de uma fundamentação teórica que lhe dê sustentação.
  • B prática avaliativa efetiva-se por meio de diversos instrumentos que considerem as diferentes trajetórias dos estudantes na construção dos conhecimentos
  • C avaliação realizada em sala de aula foi substituída pelo resultado das avaliações externas.
  • D professor deve utilizar a avaliação como ferramenta classificatória, sem a necessidade de considerar as condições de aprendizagem dos estudantes.
  • E avaliação tem-se constituído como um importante processo seletivo, tanto das escolas públicas como das escolas privadas.
28
A história da EJA no Brasil está muito ligada a Paulo Freire. O projeto de alfabetização que ele implementou em 1963 atendeu 380 trabalhadores em Angico-RN, repercutindo por todo o País, sendo sufocado pelo golpe militar de 1964.
Considerando essa relação Paulo Freire e EJA, assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Paulo Freire, retornando ao Brasil após experiências de alfabetização de adultos na África e na América Latina, influenciou práticas públicas de ações educacionais. ( ) A proposta de alfabetização de Paulo Freire desfavorece a Inclusão econômica, social e política dos indivíduos porque se desenvolve restritamente no contexto do adulto. ( ) O processo de aprendizagem dos alunos do EJA deve ter, como última estratégia, a contextualização da realidade, visto que, pela defasagem de conteúdos, a visão do aluno é limitada. ( ) A adoção de estratégias e materiais didáticos condizentes com os interesses e as necessidades dos alunos é fundamental, pois possibilita aos alunos pensarem sobre suas identidades. ( ) Paulo Freire argumenta que, na educação para uma prática da liberdade, quanto mais se problematizam os alunos como seres no mundo, mais se sentirão desafiados na prática da cidadania. ( ) Paulo Freire inspirou muitos movimentos sociais que lutaram em busca da equidade social. As premissas de Freire motivam até hoje ações da sociedade civil em prol da efetivação da cidadania.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA
  • A V – F – V – F – V – F.
  • B V – V – F – F – V – F.
  • C F – F – F – V – V – V.
  • D V – F – F – V – V – V.
  • E F – V – V – V – F – F.
29

A criança que brinca pode ser mais feliz, realizada, espontânea, alegre, comunicativa, entre outras características positivas que auxiliam no desenvolvimento infantil, podendo tornar-se assim, um ser mais humano, cooperativo e sociável.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

O brincar é muito importante para a socialização da criança. Portanto é uma forma de
  • A comunicação.
  • B imitação.
  • C agrupamento
  • D disciplina.
  • E ensino.
30

Observe a charge.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Infere-se sobre a charge.
  • A A súplica pela brincadeira
  • B A indiferença pelo Papai Noel
  • C A tecnologia interferindo na infância.
  • D A prática do bulling.
  • E A falta de criatividade.

Atualidades

31
Especialistas reforçam que imunizantes são seguros. A maioria dos sintomas é comum e esperado e que as reações adversas graves são raras.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Sobre os efeitos colaterais das vacinas de Covid-19 em uso no Brasil atualmente, analise os relacionados a seguir.
I. As reações mais comuns após a vacinação incluem dor ou sensibilidade e inchaço no local da injeção, além de febre baixa e dor no corpo, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim). II. As pessoas também podem apresentar quadros de fadiga e calafrios, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os sintomas podem aparecer no momento da aplicação, ou entre 24 e 48 horas, e cessam em poucos dias. III. A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) – Regional do Espírito Santo, Ana Paula Burian, ressalta que os eventuais riscos de eventos adversos graves após a administração da vacina são muito menores do que os da infecção pela Covid-19. Ela destaca a importância do monitoramento dos sinais e da procura por atendimento médico caso os sintomas persistam por mais de 48h ou se intensifiquem, independentemente da duração. IV. A especialista Ana Paula Burian, também afirma que não há uma explicação científica do porquê algumas pessoas apresentam efeitos mais fortes do que outras após a vacinação. “Somos diferentes, não tem explicação para isso. Você pode vacinar irmãos, de uma mesma família, mesmo pai e mesma mãe, e um não ter sintoma nenhum e outro cair de cama, por exemplo”.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
  • A I.
  • B I – II.
  • C I – III – IV.
  • D I – II – III – IV.
  • E II – III – IV.
32

Analise a charge a seguir.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Infere-se sobre a charge que

  • A as crianças são imunes ao Covid, é o que diz a ciência.
  • B as crianças não sabem o que está acontecendo, por isso se expõem.
  • C o retorno às aulas presenciais pode ser fator de contaminação.
  • D as aulas remotas devem continuar, pois bloqueiam o vírus.
  • E é preciso manter as escolas fechadas porque a vacina vai demorar a chegar.
33

Observe a foto.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


A foto apresenta a solenidade de encerramento de mais uma turma de formação profissional voltada para a produção de moda íntima na cidade. Essa ação pertence ao Programa

  • A Lingerie em Foco.
  • B Costurando Oportunidades.
  • C Trabalhando Sem COVID.
  • D Mão-de-Obra Jovem.
  • E Oportunidades de Emprego.
34
A Covid-19 criou uma situação inédita, fechando escolas não só no País, mas no mundo todo. O ano letivo de 2020 aconteceu sem aulas presenciais.
O que os professores aprenderam durante a pandemia?
Como essa experiência pode melhorar a educação na retomada das aulas presenciais?
https://www.institutounibanco.org.br
No Piauí, a professora de Língua Portuguesa Fátima Luana Matos Furtado diz que o uso de recursos tecnológicos no ensino remoto deixará um legado transformador.
“Nenhum de nós professores será o mesmo. A gente teve que aprender muitas coisas novas”, afirma ela. “Formas diferentes de ensinar que eu não utilizava e que poderei usar na volta do ensino presencial, com resultados positivos.”
Analisando a situação apresentada, podemos concluir que os professores aprenderam durante a pandemia a desenvolver
  • A resiliência
  • B inovação
  • C cooperação.
  • D planejamento.
  • E avaliação.
35
Como essa experiência pode melhorar a educação na retomada das aulas presenciais?
  • A Na utilização de novas estratégias para ensinar e aprender.
  • B Mudando radicalmente o processo de avaliação.
  • C Desconsiderando o ensino presencial na sua forma conservadora.
  • D Considerando que o ensino remoto é mais eficiente devido a sua forma abrangente
  • E Avaliando as possibilidades de acessibilidade para inclusão.
36
Na rede pública do Distrito Federal, o professor Abdael Gaspar de Sousa leciona para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A experiência da pandemia mostrou a Abdael como o uso das novas tecnologias pode enriquecer a relação ensino-aprendizagem, inclusive no sentido de tirar o professor da posição de quem supostamente sabe tudo.
A afirmação em destaque reporta-se a uma concepção ultrapassada de que o(a)
  • A aluno é um receptor de informações.
  • B aprendizagem é um processo autônomo, independe de orientação.
  • C aprendizagem só acontece com a presença do professor.
  • D aprendizagem é um processo de mudança de comportamento alcançado por experiências.
  • E aluno é protagonista da sua própria aprendizagem.
37
“O ensino não precisa mais ser pensado somente como espaço físico, mas sim como todos os espaços ou momentos diferentes.”
Esta afirmação do Professor Abdael pode ser interpretada numa mudança de
  • A avaliação.
  • B ensino
  • C aprendizagem.
  • D estratégia.
  • E planejamento
38
A pandemia ocasionou o ensino remoto e as relações entre família e escola se estreitaram porque a(as)(os)
  • A pais não sabiam ensinar as tarefas escolares
  • B alunos sentiam saudades do ambiente da sala de aula
  • C professores precisavam dos pais para darem aula.
  • D residência dos alunos virou sala de aula.
  • E atividades de Educação Física precisavam da presença dos pais para acontecerem.
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O Professor Phellipe destaca as dificuldades que muitos alunos têm enfrentado na pandemia.
“Os alunos desabafam com a gente”, diz ele. “Tenho relatos de muitas situações difíceis, até mesmo financeiras, de pais que ficaram desempregados e de famílias não terem o que comer.”
O professor dá aulas na escola Ana Facó, no Município de Beberibe (CE), a cerca de 70 quilômetros de Fortaleza.
Um dos graves problemas do ensino remoto é
  • A a falta de conexão à internet impossibilitando de acompanhar as aulas
  • B o Professor sem habilidade para lidar com a tecnologia.
  • C o tempo real para acontecer o ensino não garante a aprendizagem dos alunos.
  • D tornou-se impossível corrigir as atividades dos alunos
  • E não podemos “reprovar” nenhum aluno.
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O Professor Phellipe conta que alunos e profissionais se mobilizaram para distribuir cestas básicas aos alunos em situação mais extrema.
O Professor relata o relacionamento necessário ao processo educacional que tem como característica a
  • A amizade
  • B tolerância
  • C tomada de decisão
  • D execução
  • E empatia.

Conhecimentos Gerais

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Sobre o tema Ciência, Tecnologia e Inovação, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Os serviços científicos e tecnológicos compreendem as atividades concernentes à pesquisa e ao desenvolvimento experimental. ( ) Pesquisa e desenvolvimento experimental compreendem a pesquisa básica, a pesquisa aplicada e o desenvolvimento experimental. ( ) Inovação tecnológica de produto ou processo compreende a introdução de produtos ou processos tecnologicamente novos não abrangendo os produtos e processos existentes. ( ) o Sistema Nacional de Inovação pode ser definido como o conjunto de instituições e organizações responsáveis pela criação e adoção de inovações em um determinado país.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
  • A V – V – F – V.
  • B V – F – V – V.
  • C F – F – V – V.
  • D V – V – V – V.
  • E F – V – V – V.
42

Sobre a biodiversidade, tem-se que


I. o Brasil, que ocupa quase metade da América do Sul, é o país com a maior biodiversidade do mundo.

II. no Brasil, o Cerrado (stricto sensu) e a Mata são dois hot spots de expressividade mundial.

III. em 1982, o Brasil sediou a ECO 82 realizada no Rio de Janeiro, onde foi estabelecida a Convenção de Diversidade Biológica.

IV. a conservação da diversidade biológica, o uso sustentável da biodiversidade e a repartição justa e equitativa dos benefícios provenientes da utilização dos recursos genéticos são compromissos assumidos pelo Brasil na Convenção de Diversidade Biológica.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.



  • A I – II – III.
  • B II – III – IV.
  • C I – II.
  • D I – III – IV.
  • E I – II – IV.
43
O rompimento da barragem de Brumadinho, em Mariana, o apagão do Amapá e outras tragédias põem em dúvida vários fatores relacionados a seguir. Analise-os e marque a alternativa CORRETA.
  • A Os contratos de concessões, assim como as privatizações e as parcerias público-privadas.
  • B A privatização da Eletrobras, estatal de energia fundada em 1962, está parada na Câmara desde o ano passado
  • C À empresa espanhola Isolux, que até o ano passado, era responsável pela transmissão de energia no Estado.
  • D O argumento de que a iniciativa privada é mais eficiente e competente na prestação de serviços e exploração de recursos.
  • E A Aneel não fazia fiscalizações presenciais à subestação há cinco anos.
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Sobre a origem e evolução do conceito de sustentabilidade, leia as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA.
  • A A expressão desenvolvimento sustentável passou a substituir o termo ecodesenvolvimento.
  • B O uso da expressão desenvolvimento sustentável se dá a partir do lançamento do documento Nosso Futuro Comum.
  • C A abrangência do termo desenvolvimento sustentável abordado no Relatório de Brundtland é limitada, restringindose às questões meramente econômicas.
  • D É no encontro de Estocolmo (1972) que surge o conceito de desenvolvimento zero abrangendo países, inclusive o Brasil, que estavam no estágio inicial de desenvolvimento industrial.
  • E A Conferência Eco 92, realizada no Rio de Janeiro, resultou na criação da Agenda 21, em que cada país se comprometia em solucionar problemas socioambientais, sem comprometer o desenvolvimento sustentável.
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A Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Clima, ou COP, é o foro internacional onde as partes envolvidas com o tema se reúnem para discutir o que já foi feito e os próximos passos em torno dos compromissos firmados. O mais importante deles, o Acordo de Paris, foi aprovado em 2015 por 195 países e tem como objetivo central impedir que a temperatura média no mundo aumente mais do que 2 graus Celsius. O COP25, que aconteceu em dezembro de 2019, foi liderado por três mulheres. Uma delas é Patrícia Espinosa, chefe da ONU em assuntos relacionados ao clima. Com base nas informações apresentadas, marque a alternativa que indica o país que foi a sede da COP25.
  • A Espanha.
  • B Alemanha.
  • C Portugal.
  • D Rússia.
  • E Itália.
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Observe a notícia a seguir.


''Olho no espelho e digo 'você é linda, você é capaz, você é inteligente'', diz Miss Universo 2019, Zozibini Tunzi, sul-africana, a 6ª mulher negra a ganhar o título na história do concurso. Na noite da premiação, Zozibini falou sobre padrões de beleza e do combate às mudanças climáticas.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Durante a noite deste domingo (8) em Atlanta, nos Estados Unidos, que a coroou como Miss Universo 2019, Zozibini Tunzi, de 26 anos, falou sobre padrões de beleza, o combate às mudanças climáticas e por que ensinar liderança a meninas e mulheres.

A moça, a terceira vencedora da África do Sul e a primeira premiada não branca do país, é também a 6ª mulher negra a ganhar o título na história do concurso, que foi criado em 1952. A última mulher negra a levar o título foi a angolana Leila Lopes, em 2011

“Cresci em um mundo onde uma mulher que parece comigo - com meu tipo de pele e meu tipo de cabelo - nunca foi considerada bonita. E acho que está na hora de isso parar hoje. Quero que crianças olhem para mim e vejam meu rosto e quero que vejam seus rostos refletidos no meu. Obrigada." – Zozibini Tunzi, Miss Universo 2019 Zozibini estudou relações públicas na Universidade de Tecnologia da Península do Cabo (CPUT, na sigla em inglês), na Cidade do Cabo. Além de inglês, ela também fala xhosa, língua mais comumente falada na província do Cabo Oriental. É lá que fica sua cidade natal, Tsolo.

Como é tradição no concurso, a modelo teve que responder a algumas perguntas durante a premiação.


Considerando os acontecimentos noticiados, reflete-se que:

  • A A Miss Universo demonstrou segurança e revolta pela discriminação da sua raça.
  • B Zozibini Tunzi, devido a sua pouca idade, 26 anos, apresentou irritabilidade ao falar sobre sua cor da pele.
  • C Com a devida prudência, a miss deu um recado preciso à violência contra a mulher.
  • D Ela quer ensinar as crianças a acreditarem que podem vencer e viver seus sonhos.
  • E A miss comemorou sua vitória porque aconteceu num país muito racista.
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A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) Com o Edital do Tesouros Vivos da Cultura 2018, contemplou 11 (onze) novos Mestres e Mestras da Cultura. Entre eles são de Juazeiro do Norte
  • A Francisco Gildamir de Sousa Chagas, Edite Dias de Oliveira Silva e José Maria Pereira dos Santos.
  • B Adrião Sisnando de Araújo, Antônio Ferreira Evangelista e Expedito Antonio do Nascimento.
  • C Maria Josefa da Conceição, Raimunda Rodrigues Teixeira e João Pedro de Carvalho Neto.
  • D Francisco Alves de Freitas, Aécio Rodrigues de Oliveira e Antônio Ferreira Evangelista.
  • E Edite Dias de Oliveira Silva, Adrião Sisnando de Araújo e João Pedro de Carvalho Neto.
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Sobre a emancipação política de Juazeiro do Norte, analise as afirmativas a seguir.


I. Uma das causas que contribuiu para a emancipação de Juazeiro do Norte da condição de distrito do Crato foi a popularidade de Padre Cícero e o grande contingente de viajantes que o religioso atraía. Tal fato se intensificou após o chamado “Milagre” de Juazeiro que acirrou ainda mais a rivalidade com o Crato que temia perder sua hegemonia no vale do Cariri.

II. Apesar da forte influência religiosa, Padre Cícero Romão Batista não teve uma forte atuação nos movimentos de emancipação de Juazeiro, temendo criar rusgas com os oligarcas do Crato com os quais tinha uma boa relação.

III. Após a emancipação de Juazeiro em 1911, Padre Cícero tornou-se intendente de Juazeiro, manobra que buscava apaziguar os conflitos entre coronéis do Crato e de Juazeiro.


Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

  • A I.
  • B II.
  • C I – II – III.
  • D I – II.
  • E I – III.
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Leia o texto a seguir.


“Penso que, se formos realistas, somos capazes de chegar a um acordo sobre a primeira etapa dessas negociações, o tratado sobre o Brexit, dentro de seis a oito semanas”, disse Barnier numa conferência na Eslovênia. “O Reino Unido decidiu sair em março do próximo ano”, 29 de março, referiu. “Tendo em conta o processo de ratificação da Câmara dos Comuns por um lado, do Parlamento Europeu e do Conselho por outro, devemos chegar a um acordo antes do princípio de novembro. Penso que é possível”, acrescentou. O objetivo inicial das negociações era chegar a um acordo antes da Cimeira europeia de 18 de outubro em Bruxelas, ou seja, dentro de menos de seis semanas. A principal questão por resolver nas negociações é a da fronteira entre a província britânica da Irlanda do Norte e a República da Irlanda, membro da UE. Observadores admitem que, na Cimeira prevista para 20 de setembro em Salzburgo, na Áustria, os líderes europeus anunciem uma Cimeira extraordinária sobre o Brexit para novembro.

(Extraído de https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/uniao-europeia-considera-realista-acordo-para-o-brexit-dentro-de-seis-a-oito-semanas)


Segundo o texto, podemos depreender que os(a)

  • A blocos econômicos não possuem nenhum tipo de conflito político.
  • B União Europeia apenas se preocupa com ideais da Inglaterra e Alemanha.
  • C conflitos espaciais e econômicos continuam, mesmo na implantação de blocos econômicos.
  • D saída do Reino Unido exclusivamente deve-se à xenofobia, característica de países mais desenvolvidos.
  • E pressão dos EUA fez com que o Reino Unido saísse da União Europeia pela falta de competitividade econômica.
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Leia o texto a seguir.
“Penso que, se formos realistas, somos capazes de chegar a um acordo sobre a primeira etapa dessas negociações, o tratado sobre o Brexit, dentro de seis a oito semanas”, disse Barnier numa conferência na Eslovênia. “O Reino Unido decidiu sair em março do próximo ano”, 29 de março, referiu. “Tendo em conta o processo de ratificação da Câmara dos Comuns por um lado, do Parlamento Europeu e do Conselho por outro, devemos chegar a um acordo antes do princípio de novembro. Penso que é possível”, acrescentou. O objetivo inicial das negociações era chegar a um acordo antes da Cimeira europeia de 18 de outubro em Bruxelas, ou seja, dentro de menos de seis semanas. A principal questão por resolver nas negociações é a da fronteira entre a província britânica da Irlanda do Norte e a República da Irlanda, membro da UE. Observadores admitem que, na Cimeira prevista para 20 de setembro em Salzburgo, na Áustria, os líderes europeus anunciem uma Cimeira extraordinária sobre o Brexit para novembro. (Extraído de https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/uniao-europeia-considerarealista-acordo-para-o-brexit-dentro-de-seis-a-oito-semanas)
Segundo o texto, podemos depreender que os(a)
  • A blocos econômicos não possuem nenhum tipo de conflito político.
  • B União Europeia apenas se preocupa com ideais da Inglaterra e Alemanha.
  • C conflitos espaciais e econômicos continuam, mesmo na implantação de blocos econômicos.
  • D saída do Reino Unido exclusivamente deve-se à xenofobia, característica de países mais desenvolvidos.
  • E pressão dos EUA fez com que o Reino Unido saísse da União Europeia pela falta de competitividade econômica.