Resolver o Simulado Professor de Educação Básica – Matemática - CETREDE - Nível Superior

0 / 30

Pedagogia

1
É indiscutível a importância da educação para a formação humana e social. Nesse sentido, a inclusão de todas as pessoas, independente de sua cor, raça, orientação sexual, gênero, condição física e social, é um direito assegurado pela legislação e fundamental para o acesso aos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade. Partindo desse entendimento, a escola pública, como instrumento de inclusão social, analise as afirmativas a seguir e coloque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Proporcionar práticas cotidianas homogêneas, considerando que a aprendizagem é um processo que ocorre de forma linear. ( ) Levar em consideração que os estudantes com deficiência têm limitações de aprendizagem, por isso precisam ficar separados dos estudantes ditos “normais”. ( ) Zelar pela acessibilidade de todos os estudantes, garantindo que a estrutura física da escola atenda às diferentes necessidades. ( ) Favorecer acolhimento a todos os estudantes, para uma melhor convivência no ambiente escolar, rompendo preconceitos e atitudes geradoras de constrangimento. ( ) Planejar a formação de professores com base na realidade da sala de aula, promovendo um espaço de escuta e de trocas entre os docentes e outros educadores da escola envolvidos.
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
  • A V – F – V – V – F.
  • B F – F – V – V – V
  • C V – F – V – F – V.
  • D F – F – V – V – V.
  • E V – F – F – V – V.
2
Em 2021, será celebrado o centenário de nascimento do educador Paulo Freire, importante teórico do campo educacional, que deixou um valioso legado para a educação do País. A seguir, analise alguns dos fundamentos de seus estudos. Marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A adoção de uma prática pedagógica que privilegiasse o desenvolvimento da criticidade dos estudantes. ( ) Um ensino voltado para a transmissão de conteúdos e o professor como único detentor dos conhecimentos. ( ) Educação como prática libertadora, humana e transformadora, que possibilita aos estudantes o desenvolvimento de sua autonomia. ( ) A valorização da cultura e dos conhecimentos trazidos pelos estudantes entre outros como eixos norteadores da ação docente. ( ) Uma educação mediada por uma prática subordinada às diferenças culturais e as condições sociais como sendo determinantes para o sucesso escolar.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
  • A V – F – V – V – F.
  • B V – V – F – V – F.
  • C F – F – V – F – F.
  • D V – V – V – F – F.
  • E F – V – F – V – V.
3
Sobre as fases do desenvolvimento, segundo Jean Piaget, relacione a coluna B com a coluna A.
COLUNA A
I. Operatório concreta. II. Sensório motor. III. Operacional formal. IV. Pré-operatório.
COLUNA B
( ) Esse período do desenvolvimento traz a capacidade de assimilação, que começa com os reflexos, ou seja, com as estruturas inatas, os quais possibilitam o estabelecimento dos primeiros contatos com os objetos que o cercam, favorecendo as construções dos primeiros referencias cognitivos que, para o Jean Piaget, nesse período, apresentam-se um tanto pouco desenvolvidos. ( ) É uma fase em que o egocentrismo se caracteriza por uma visão do real que tem por referência o próprio eu, ou seja, a criança não concebe ainda uma situação no mundo sem que não faça parte. Desse modo, ela se confunde com objetos e pessoas atribuindo-lhes seus próprios pensamentos. ( ) Já possui condições intelectuais para elaborar conceitos éticos como liberdade, justiça e outros, pois consegue abstrair e generalizar, cria teorias sobre o mundo, principalmente sobre aspectos que gostaria de reformular. ( ) Etapa em que o processo de pensar da criança alcança a capacidade de operar mentalmente, visto que não possuía em função de operar por representações, mas possuem ainda um caráter concreto, ou seja, precisam realizar parte da tarefa empiricamente, ou com a presença e apoio de suportes de objetos e materiais concretos.
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
  • A III – I – IV – II.
  • B III – IV – II – I.
  • C II – I – III – IV.
  • D II – IV – III – I.
  • E II – I – III – IV
4
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, em seu Art.79, “A união apoiará técnica e financeiramente os sistemas de ensino no provimento da educação intercultural às comunidades indígenas, desenvolvendo programas integrados de ensino e pesquisa”. Analise as afirmativas a seguir de acordo com esta Lei no § 2º. Os programas a que se refere este artigo têm como objetivos os relacionados a seguir. Marque a alternativa INCORRETA.
  • A Fortalecer as práticas socioculturais e a língua materna de cada comunidade indígena.
  • B Manter programas de formação de pessoal especializado, destinado à educação escolar nas comunidades indígenas.
  • C Desenvolver currículos e programas específicos, neles incluídos os conteúdos culturais correspondentes às respectivas comunidades.
  • D Elaborar e publicar sistematicamente material didático específico e diferenciado.
  • E Manter, exclusivamente, o ensino da língua oficial do País, de forma a assegurar a identidade nacional dos povos indígenas.
5
A discussão sobre a função social da escola tem sido abordada por diversos olhares que carregam em si suas particularidades conforme o papel desenvolvido em cada tempo histórico. Dessa forma, analise as afirmativas a seguir.
I. É indiscutível a importância da escola no desenvolvimento de uma sociedade. II. A finalidade da escola é voltada, exclusivamente, para o atendimento das classes mais vulneráveis da sociedade. III. O papel da escola perpassa a compreensão de que seu eixo principal de atuação é a evolução e a transformação do ser humano. IV. Desde sua criação, a escola tem tido o papel de expor as desigualdades sociais e econômicas. V. A escola, enquanto instituição social, tem o papel de socialização do saber sistematizado.
Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.
  • A I – II – III.
  • B III – IV – V.
  • C I – III – V.
  • D II – IV – V.
  • E I – II – V.
6
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n° 9.394 de 1996, Art. 4º, inciso I, determina que a educação básica seja obrigatória e gratuita dos
  • A 7 (sete) aos 17 (dezessete) anos de idade
  • B 6 (seis) aos 16 (dezesseis) anos de idade.
  • C 3 (três) aos 17 (dezessete) anos de idade.
  • D 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.
  • E 7 (sete) aos 14 (quatorze) anos de idade.
7
A avaliação da aprendizagem, entendida como parte integrante do processo educacional, carrega em si características específicas que definem sua função e utilização. São elas o(a)
  • A avaliação desenvolve-se desvinculada de uma fundamentação teórica que lhe dê sustentação.
  • B prática avaliativa efetiva-se por meio de diversos instrumentos que considerem as diferentes trajetórias dos estudantes na construção dos conhecimentos
  • C avaliação realizada em sala de aula foi substituída pelo resultado das avaliações externas.
  • D professor deve utilizar a avaliação como ferramenta classificatória, sem a necessidade de considerar as condições de aprendizagem dos estudantes.
  • E avaliação tem-se constituído como um importante processo seletivo, tanto das escolas públicas como das escolas privadas.
8
A história da EJA no Brasil está muito ligada a Paulo Freire. O projeto de alfabetização que ele implementou em 1963 atendeu 380 trabalhadores em Angico-RN, repercutindo por todo o País, sendo sufocado pelo golpe militar de 1964.
Considerando essa relação Paulo Freire e EJA, assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Paulo Freire, retornando ao Brasil após experiências de alfabetização de adultos na África e na América Latina, influenciou práticas públicas de ações educacionais. ( ) A proposta de alfabetização de Paulo Freire desfavorece a Inclusão econômica, social e política dos indivíduos porque se desenvolve restritamente no contexto do adulto. ( ) O processo de aprendizagem dos alunos do EJA deve ter, como última estratégia, a contextualização da realidade, visto que, pela defasagem de conteúdos, a visão do aluno é limitada. ( ) A adoção de estratégias e materiais didáticos condizentes com os interesses e as necessidades dos alunos é fundamental, pois possibilita aos alunos pensarem sobre suas identidades. ( ) Paulo Freire argumenta que, na educação para uma prática da liberdade, quanto mais se problematizam os alunos como seres no mundo, mais se sentirão desafiados na prática da cidadania. ( ) Paulo Freire inspirou muitos movimentos sociais que lutaram em busca da equidade social. As premissas de Freire motivam até hoje ações da sociedade civil em prol da efetivação da cidadania.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA
  • A V – F – V – F – V – F.
  • B V – V – F – F – V – F.
  • C F – F – F – V – V – V.
  • D V – F – F – V – V – V.
  • E F – V – V – V – F – F.
9

A criança que brinca pode ser mais feliz, realizada, espontânea, alegre, comunicativa, entre outras características positivas que auxiliam no desenvolvimento infantil, podendo tornar-se assim, um ser mais humano, cooperativo e sociável.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

O brincar é muito importante para a socialização da criança. Portanto é uma forma de
  • A comunicação.
  • B imitação.
  • C agrupamento
  • D disciplina.
  • E ensino.
10

Observe a charge.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Infere-se sobre a charge.
  • A A súplica pela brincadeira
  • B A indiferença pelo Papai Noel
  • C A tecnologia interferindo na infância.
  • D A prática do bulling.
  • E A falta de criatividade.

Matemática

11
Uma torneira despeja 15 litros de água por minuto em um reservatório de 2.000 litros que tem um vazamento, perdendo 5 litros por minuto. Em quanto tempo o reservatório ficará cheio?
  • A 3 horas.
  • B 2 horas e 30 minutos.
  • C 3 horas e 20 minutos.
  • D 4 horas.
  • E 2 horas e 50 minutos.
12
Sabendo que eu quero lucrar 26% sobre o preço de venda dos meus produtos, de quanto, aproximadamente, deve ser o acréscimo sobre o preço de compra?
  • A 15%.
  • B 19%.
  • C 27%.
  • D 35%.
  • E 41%.
13
Sabendo que A% de B é igual a 35, então B% de A é igual a
  • A 3,5.
  • B 15.
  • C 25.
  • D 35.
  • E 50.
14
Minha aplicação favorita duplica o capital em 9 meses. Qual a taxa mensal de juros simples?
  • A 10,5%.
  • B 11.11%.
  • C 11,5%.
  • D 12,5%.
  • E 13%.
15
Apliquei certa quantia a juros de 5% a.a. No fim de 2 anos e 4 meses, saquei um total de R$ 134.000,00. Qual foi a quantia inicial aplicada?
  • A R$ 95.000,00.
  • B R$ 107.000,00.
  • C R$ 120.000,00.
  • D R$ 112.000,00.
  • E R$ 103.000,00.
16
Quais as raízes da equação X² - 6x - 16 = 0
  • A -2 e 8.
  • B 1 e -1.
  • C 2 e 5.
  • D -2 e -1.
  • E 1 e 8.
17
Determine quantos divisores positivos tem o número 76?
  • A 3.
  • B 6.
  • C 9.
  • D 12.
  • E 18.
18
Tenho 3 caixas com igual número de camisetas e mais uma com 10 camisetas apenas. Tirando-se 6 camisetas de cada caixa fiquei, ao todo, com 61 camisetas. Quantas camisetas tinha em cada uma das 3 caixas?
  • A 12.
  • B 15.
  • C 25.
  • D 30.
  • E 32.
19
Uma caixa-d’água suporta 360 litros. Há dois motores conectados a ela. Um enche em 15 horas e o outro a esvazia em 20 horas. Ligando os dois motores simultaneamente, em quantas horas a caixa-d’água ficará cheia?
  • A 10.
  • B 15.
  • C 20.
  • D 30.
  • E 60.
20

Determine o valor de x na figura a seguir.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A 45°.
  • B 50°.
  • C 60°.
  • D 90°.
  • E 100°.

Português

21
Há uns que querem tomar a vacina, outros não. Um dos pontos mais importantes a considerar, em tal polêmica, é o fato de que vivemos no mundo com os outros.
Considerando o texto, a palavra tal é um
  • A pronome indefinido
  • B pronome demonstrativo.
  • C conjunção coordenada.
  • D artigo definido.
  • E partícula integrante.
22

Camelôs

Abençoado seja o camelô dos brinquedos de tostão:
O que vende balõezinhos de cor
O macaquinho que trepa no coqueiro
O cachorrinho que bate com o rabo
Os homenzinhos que jogam boxe
A perereca verde que de repente dá um pulo, que engraçada!
E as canetas-tinteiro que jamais escreverão coisa alguma!
Alegria das calçadas. Uns falam pelos cotovelos:
– “O cavalheiro chega em casa e diz: Meu Filho, vai buscar um
pedaço de banana para eu acender o charuto.
Naturalmente o menino pensará: Papai está malu...”
Outros, coitados, têm a língua atada.

Todos porém sabem mexer nos cordéis com tino ingênuo de
demiurgos de inutilidade.
E ensinam no tumulto das ruas os mitos heroicos da meninice ...
E dão aos homens que passam preocupados ou tristes uma lição de infância.

                                                                                Manuel Bandeira

Com base no texto e em seus conhecimentos adquiridos, responda às questões propostas.

Com a pandemia, o mundo ficou feito louco. O vocábulo assinalado, morfologicamente, classifica-se como
  • A conjunção.
  • B adjetivo.
  • C substantivo.
  • D verbo.
  • E interjeição.
23

Camelôs

Abençoado seja o camelô dos brinquedos de tostão:
O que vende balõezinhos de cor
O macaquinho que trepa no coqueiro
O cachorrinho que bate com o rabo
Os homenzinhos que jogam boxe
A perereca verde que de repente dá um pulo, que engraçada!
E as canetas-tinteiro que jamais escreverão coisa alguma!
Alegria das calçadas. Uns falam pelos cotovelos:
– “O cavalheiro chega em casa e diz: Meu Filho, vai buscar um
pedaço de banana para eu acender o charuto.
Naturalmente o menino pensará: Papai está malu...”
Outros, coitados, têm a língua atada.

Todos porém sabem mexer nos cordéis com tino ingênuo de
demiurgos de inutilidade.
E ensinam no tumulto das ruas os mitos heroicos da meninice ...
E dão aos homens que passam preocupados ou tristes uma lição de infância.

                                                                                Manuel Bandeira

Com base no texto e em seus conhecimentos adquiridos, responda às questões propostas.

Na sua estrutura mórfica, a forma verbal “desorganizássemos” não possui
  • A desinência modo - temporal.
  • B afixo.
  • C desinência número-pessoal.
  • D vogal de ligação.
  • E tema.
24

Para responder a questão, leia com atenção o texto a seguir.


Atenção ao sábado


Acho que sábado é a rosa da semana; sábado de tarde a casa é feita de cortinas ao vento, e alguém despeja um balde de água no terraço; sábado ao vento é a rosa da semana; sábado de manhã, a abelha no quintal, e o vento: uma picada, o rosto inchado, sangue e mel, aguilhão em mim perdido: outras abelhas farejarão e no outro sábado de manhã vou ver se o quintal vai estar cheio de abelhas.

No sábado é que as formigas subiam pela pedra.

Foi num sábado que vi um homem sentado na sombra da calçada comendo de uma cuia de carne-seca e pirão; nós já tínhamos tomado banho.

De tarde a campainha inaugurava ao vento a matinê de cinema: ao vento sábado era a rosa de nossa semana.

Se chovia só eu sabia que era sábado; uma rosa molhada, não é?

(...)


Clarice Lispector

Para não Esquecer, Editora Siciliano – São Paulo, 1992.

Considere o texto de Clarice Lispector e marque a alternativa INCORRETA.
  • A O sábado é identificado pela autora por imagens da memória que caracterizam positivamente esse dia da semana.
  • B Ao dizer que “ao vento sábado era a rosa da nossa semana”, a autora subjetiva a sensação por meio do pronome.
  • C A retomada da palavra “vento” revela-se como elemento de coesão textual que intensifica a sensação em relação ao sábado.
  • D O verbo ser que passa do presente do indicativo “sábado é” para o pretérito perfeito do indicativo “sábado era” indica que o fato não fora concluído naquele momento passado.
  • E A oração “nós já tínhamos tomado banho.”, expressa uma informação temporal ao que foi relato no período.
25

Para responder a questão, leia com atenção o texto a seguir.


Atenção ao sábado


Acho que sábado é a rosa da semana; sábado de tarde a casa é feita de cortinas ao vento, e alguém despeja um balde de água no terraço; sábado ao vento é a rosa da semana; sábado de manhã, a abelha no quintal, e o vento: uma picada, o rosto inchado, sangue e mel, aguilhão em mim perdido: outras abelhas farejarão e no outro sábado de manhã vou ver se o quintal vai estar cheio de abelhas.

No sábado é que as formigas subiam pela pedra.

Foi num sábado que vi um homem sentado na sombra da calçada comendo de uma cuia de carne-seca e pirão; nós já tínhamos tomado banho.

De tarde a campainha inaugurava ao vento a matinê de cinema: ao vento sábado era a rosa de nossa semana.

Se chovia só eu sabia que era sábado; uma rosa molhada, não é?

(...)


Clarice Lispector

Para não Esquecer, Editora Siciliano – São Paulo, 1992.

Analise o texto de Clarice Lispector e marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) O texto começa expressando a dúvida da autora sobre o sábado ser a “rosa da semana” e essa dúvida perpassa todo o texto transcrito. ( ) A chuva, no sábado, deixa veladas as características que definem o dia, por isso, para a autora, é o elemento que impede que o sábado seja a rosa da semana. ( ) No texto de Clarice Lispector, prevalece a função poética da linguagem, embora o tipo de texto seja dissertativo. ( ) Nas orações, “vou ver se o quintal vai estar cheio de abelhas” e em “se chovia”, os termos grifados expressam-se como conjunção integrante.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
  • A F – V – V – F.
  • B V – F – F – V.
  • C V – V – F – F.
  • D F – F – V – F.
  • E F – V – F – V.
26

Leia o texto a seguir com atenção para responder a questão.


CÍRCULO VICIOSO


Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:

“Quem dera que fosse aquela loura estrela,

Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”

Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

– “Pudesse eu copiar o transparente lume,

Que da grega coluna à gótica janela,

Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!”

Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

– “Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela

Claridade imortal, que toda luz resume!”

Mas o sol, inclinando a rútila capela:

– “Pesa-me esta brilhante auréola de nume ...

Enfara-me esta azul e desmedida umbela...

Por que não nasci eu um simples vaga-lume?”


Machado de Assis


O texto faz uma profunda crítica à
  • A humildade.
  • B preguiça.
  • C solidariedade.
  • D indolência.
  • E inveja.
27

Leia o texto a seguir com atenção para responder a questão.


CÍRCULO VICIOSO


Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:

“Quem dera que fosse aquela loura estrela,

Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”

Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

– “Pudesse eu copiar o transparente lume,

Que da grega coluna à gótica janela,

Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!”

Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

– “Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela

Claridade imortal, que toda luz resume!”

Mas o sol, inclinando a rútila capela:

– “Pesa-me esta brilhante auréola de nume ...

Enfara-me esta azul e desmedida umbela...

Por que não nasci eu um simples vaga-lume?”


Machado de Assis


Marque a alternativa que tem o significado de “rútila capela”.
  • A Brilhante grinalda.
  • B Igreja monumental.
  • C Cantoria divina.
  • D Mente aberta.
  • E Bonita cabeça.
28

Leia o texto a seguir com atenção para responder a questão.


CÍRCULO VICIOSO


Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:

“Quem dera que fosse aquela loura estrela,

Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”

Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

– “Pudesse eu copiar o transparente lume,

Que da grega coluna à gótica janela,

Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!”

Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

– “Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela

Claridade imortal, que toda luz resume!”

Mas o sol, inclinando a rútila capela:

– “Pesa-me esta brilhante auréola de nume ...

Enfara-me esta azul e desmedida umbela...

Por que não nasci eu um simples vaga-lume?”


Machado de Assis


Deduz-se, ainda, do texto que


I. tudo que é bom deve ser compartilhado com o ser humano.

II. ninguém está contente com sua sorte.

III. não existe sofrimento na sociedade.


Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

  • A I.
  • B II.
  • C III.
  • D I – III.
  • E II – III.
29

Leia o texto a seguir com atenção para responder a questão.


CÍRCULO VICIOSO


Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:

“Quem dera que fosse aquela loura estrela,

Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”

Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

– “Pudesse eu copiar o transparente lume,

Que da grega coluna à gótica janela,

Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!”

Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

– “Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela

Claridade imortal, que toda luz resume!”

Mas o sol, inclinando a rútila capela:

– “Pesa-me esta brilhante auréola de nume ...

Enfara-me esta azul e desmedida umbela...

Por que não nasci eu um simples vaga-lume?”


Machado de Assis


Assinale a opção que indica a imagem que o sol faz de si mesmo.
  • A Negativa.
  • B Realista.
  • C Poderosa.
  • D Exagerada.
  • E Falsa.
30

Leia o texto a seguir com atenção para responder a questão.


CÍRCULO VICIOSO


Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:

“Quem dera que fosse aquela loura estrela,

Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”

Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

– “Pudesse eu copiar o transparente lume,

Que da grega coluna à gótica janela,

Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!”

Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

– “Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela

Claridade imortal, que toda luz resume!”

Mas o sol, inclinando a rútila capela:

– “Pesa-me esta brilhante auréola de nume ...

Enfara-me esta azul e desmedida umbela...

Por que não nasci eu um simples vaga-lume?”


Machado de Assis


Pode-se considerar tema do soneto a(s)
  • A vaidades humanas.
  • B sede de querer ser poderoso.
  • C insatisfação humana
  • D mutações da vida.
  • E decepções da vida cotidiana.