Resolver o Simulado Professor de Educação Básica – Matemática - CETREDE - Nível Superior

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Português

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Há uns que querem tomar a vacina, outros não. Um dos pontos mais importantes a considerar, em tal polêmica, é o fato de que vivemos no mundo com os outros.
Considerando o texto, a palavra tal é um
  • A pronome indefinido
  • B pronome demonstrativo.
  • C conjunção coordenada.
  • D artigo definido.
  • E partícula integrante.
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Camelôs

Abençoado seja o camelô dos brinquedos de tostão:
O que vende balõezinhos de cor
O macaquinho que trepa no coqueiro
O cachorrinho que bate com o rabo
Os homenzinhos que jogam boxe
A perereca verde que de repente dá um pulo, que engraçada!
E as canetas-tinteiro que jamais escreverão coisa alguma!
Alegria das calçadas. Uns falam pelos cotovelos:
– “O cavalheiro chega em casa e diz: Meu Filho, vai buscar um
pedaço de banana para eu acender o charuto.
Naturalmente o menino pensará: Papai está malu...”
Outros, coitados, têm a língua atada.

Todos porém sabem mexer nos cordéis com tino ingênuo de
demiurgos de inutilidade.
E ensinam no tumulto das ruas os mitos heroicos da meninice ...
E dão aos homens que passam preocupados ou tristes uma lição de infância.

                                                                                Manuel Bandeira

Com base no texto e em seus conhecimentos adquiridos, responda às questões propostas.

Com a pandemia, o mundo ficou feito louco. O vocábulo assinalado, morfologicamente, classifica-se como
  • A conjunção.
  • B adjetivo.
  • C substantivo.
  • D verbo.
  • E interjeição.
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Camelôs

Abençoado seja o camelô dos brinquedos de tostão:
O que vende balõezinhos de cor
O macaquinho que trepa no coqueiro
O cachorrinho que bate com o rabo
Os homenzinhos que jogam boxe
A perereca verde que de repente dá um pulo, que engraçada!
E as canetas-tinteiro que jamais escreverão coisa alguma!
Alegria das calçadas. Uns falam pelos cotovelos:
– “O cavalheiro chega em casa e diz: Meu Filho, vai buscar um
pedaço de banana para eu acender o charuto.
Naturalmente o menino pensará: Papai está malu...”
Outros, coitados, têm a língua atada.

Todos porém sabem mexer nos cordéis com tino ingênuo de
demiurgos de inutilidade.
E ensinam no tumulto das ruas os mitos heroicos da meninice ...
E dão aos homens que passam preocupados ou tristes uma lição de infância.

                                                                                Manuel Bandeira

Com base no texto e em seus conhecimentos adquiridos, responda às questões propostas.

Na sua estrutura mórfica, a forma verbal “desorganizássemos” não possui
  • A desinência modo - temporal.
  • B afixo.
  • C desinência número-pessoal.
  • D vogal de ligação.
  • E tema.
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Para responder a questão, leia com atenção o texto a seguir.


Atenção ao sábado


Acho que sábado é a rosa da semana; sábado de tarde a casa é feita de cortinas ao vento, e alguém despeja um balde de água no terraço; sábado ao vento é a rosa da semana; sábado de manhã, a abelha no quintal, e o vento: uma picada, o rosto inchado, sangue e mel, aguilhão em mim perdido: outras abelhas farejarão e no outro sábado de manhã vou ver se o quintal vai estar cheio de abelhas.

No sábado é que as formigas subiam pela pedra.

Foi num sábado que vi um homem sentado na sombra da calçada comendo de uma cuia de carne-seca e pirão; nós já tínhamos tomado banho.

De tarde a campainha inaugurava ao vento a matinê de cinema: ao vento sábado era a rosa de nossa semana.

Se chovia só eu sabia que era sábado; uma rosa molhada, não é?

(...)


Clarice Lispector

Para não Esquecer, Editora Siciliano – São Paulo, 1992.

Considere o texto de Clarice Lispector e marque a alternativa INCORRETA.
  • A O sábado é identificado pela autora por imagens da memória que caracterizam positivamente esse dia da semana.
  • B Ao dizer que “ao vento sábado era a rosa da nossa semana”, a autora subjetiva a sensação por meio do pronome.
  • C A retomada da palavra “vento” revela-se como elemento de coesão textual que intensifica a sensação em relação ao sábado.
  • D O verbo ser que passa do presente do indicativo “sábado é” para o pretérito perfeito do indicativo “sábado era” indica que o fato não fora concluído naquele momento passado.
  • E A oração “nós já tínhamos tomado banho.”, expressa uma informação temporal ao que foi relato no período.
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Para responder a questão, leia com atenção o texto a seguir.


Atenção ao sábado


Acho que sábado é a rosa da semana; sábado de tarde a casa é feita de cortinas ao vento, e alguém despeja um balde de água no terraço; sábado ao vento é a rosa da semana; sábado de manhã, a abelha no quintal, e o vento: uma picada, o rosto inchado, sangue e mel, aguilhão em mim perdido: outras abelhas farejarão e no outro sábado de manhã vou ver se o quintal vai estar cheio de abelhas.

No sábado é que as formigas subiam pela pedra.

Foi num sábado que vi um homem sentado na sombra da calçada comendo de uma cuia de carne-seca e pirão; nós já tínhamos tomado banho.

De tarde a campainha inaugurava ao vento a matinê de cinema: ao vento sábado era a rosa de nossa semana.

Se chovia só eu sabia que era sábado; uma rosa molhada, não é?

(...)


Clarice Lispector

Para não Esquecer, Editora Siciliano – São Paulo, 1992.

Analise o texto de Clarice Lispector e marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) O texto começa expressando a dúvida da autora sobre o sábado ser a “rosa da semana” e essa dúvida perpassa todo o texto transcrito. ( ) A chuva, no sábado, deixa veladas as características que definem o dia, por isso, para a autora, é o elemento que impede que o sábado seja a rosa da semana. ( ) No texto de Clarice Lispector, prevalece a função poética da linguagem, embora o tipo de texto seja dissertativo. ( ) Nas orações, “vou ver se o quintal vai estar cheio de abelhas” e em “se chovia”, os termos grifados expressam-se como conjunção integrante.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
  • A F – V – V – F.
  • B V – F – F – V.
  • C V – V – F – F.
  • D F – F – V – F.
  • E F – V – F – V.
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Leia o texto a seguir com atenção para responder a questão.


CÍRCULO VICIOSO


Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:

“Quem dera que fosse aquela loura estrela,

Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”

Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

– “Pudesse eu copiar o transparente lume,

Que da grega coluna à gótica janela,

Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!”

Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

– “Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela

Claridade imortal, que toda luz resume!”

Mas o sol, inclinando a rútila capela:

– “Pesa-me esta brilhante auréola de nume ...

Enfara-me esta azul e desmedida umbela...

Por que não nasci eu um simples vaga-lume?”


Machado de Assis


O texto faz uma profunda crítica à
  • A humildade.
  • B preguiça.
  • C solidariedade.
  • D indolência.
  • E inveja.
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Leia o texto a seguir com atenção para responder a questão.


CÍRCULO VICIOSO


Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:

“Quem dera que fosse aquela loura estrela,

Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”

Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

– “Pudesse eu copiar o transparente lume,

Que da grega coluna à gótica janela,

Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!”

Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

– “Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela

Claridade imortal, que toda luz resume!”

Mas o sol, inclinando a rútila capela:

– “Pesa-me esta brilhante auréola de nume ...

Enfara-me esta azul e desmedida umbela...

Por que não nasci eu um simples vaga-lume?”


Machado de Assis


Marque a alternativa que tem o significado de “rútila capela”.
  • A Brilhante grinalda.
  • B Igreja monumental.
  • C Cantoria divina.
  • D Mente aberta.
  • E Bonita cabeça.
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Leia o texto a seguir com atenção para responder a questão.


CÍRCULO VICIOSO


Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:

“Quem dera que fosse aquela loura estrela,

Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”

Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

– “Pudesse eu copiar o transparente lume,

Que da grega coluna à gótica janela,

Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!”

Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

– “Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela

Claridade imortal, que toda luz resume!”

Mas o sol, inclinando a rútila capela:

– “Pesa-me esta brilhante auréola de nume ...

Enfara-me esta azul e desmedida umbela...

Por que não nasci eu um simples vaga-lume?”


Machado de Assis


Deduz-se, ainda, do texto que


I. tudo que é bom deve ser compartilhado com o ser humano.

II. ninguém está contente com sua sorte.

III. não existe sofrimento na sociedade.


Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

  • A I.
  • B II.
  • C III.
  • D I – III.
  • E II – III.
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Leia o texto a seguir com atenção para responder a questão.


CÍRCULO VICIOSO


Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:

“Quem dera que fosse aquela loura estrela,

Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”

Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

– “Pudesse eu copiar o transparente lume,

Que da grega coluna à gótica janela,

Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!”

Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

– “Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela

Claridade imortal, que toda luz resume!”

Mas o sol, inclinando a rútila capela:

– “Pesa-me esta brilhante auréola de nume ...

Enfara-me esta azul e desmedida umbela...

Por que não nasci eu um simples vaga-lume?”


Machado de Assis


Assinale a opção que indica a imagem que o sol faz de si mesmo.
  • A Negativa.
  • B Realista.
  • C Poderosa.
  • D Exagerada.
  • E Falsa.
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Leia o texto a seguir com atenção para responder a questão.


CÍRCULO VICIOSO


Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:

“Quem dera que fosse aquela loura estrela,

Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”

Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

– “Pudesse eu copiar o transparente lume,

Que da grega coluna à gótica janela,

Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!”

Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

– “Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela

Claridade imortal, que toda luz resume!”

Mas o sol, inclinando a rútila capela:

– “Pesa-me esta brilhante auréola de nume ...

Enfara-me esta azul e desmedida umbela...

Por que não nasci eu um simples vaga-lume?”


Machado de Assis


Pode-se considerar tema do soneto a(s)
  • A vaidades humanas.
  • B sede de querer ser poderoso.
  • C insatisfação humana
  • D mutações da vida.
  • E decepções da vida cotidiana.
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Considere os termos grifados na afirmativa a seguir.


“Um novo estudo mostrou que Fobos segue em sua órbita através de um fluxo de partículas carregadas, que saíram do Planeta Vermelho”.


Sintaticamente, o termo “que” introduz, respectivamente, uma oração subordinada e uma oração subordinada

  • A adverbial e adjetiva.
  • B adjetiva e adverbial.
  • C substantiva e adjetiva.
  • D adverbial e adverbial.
  • E adjetiva e substantiva.
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Assinale a alternativa escrita corretamente.
  • A As malas não caibem nesse armário.
  • B Durante a excursão sobreveio algumas lembranças.
  • C Ela reaveu o dinheiro que perdera.
  • D Com este documento em mãos, requeiro meu afastamento.
  • E Eles absteram-se de votar, por isso, precisam justificar.
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Numere a coluna B pela coluna A de acordo com a classificação do sujeito de cada frase.
COLUNA A I. Sujeito simples. II. Sujeito indeterminado. III. Sujeito composto. IV. Sujeito oracional. V. Oração sem sujeito.
COLUNA B ( ) Trata-se de um médico com excelente currículo. ( ) Era preciso que lhe devolvessem a crença no futuro. ( ) Na casa da praia, morariam ele e o pai. ( ) Com certeza, haveria muitos outros culpados. ( ) Chovia uma triste chuva de resignação.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
  • A II – IV – III – V – I.
  • B V – I – III – IV – II.
  • C IV – III – I – II – V
  • D II – IV – I – V – III.
  • E IV – III – V – I – II.
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Considerando as regras de concordância verbal e nominal, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A Pesquisei o assunto em livros e revistas antigas.
  • B A caminhada é bom para a saúde.
  • C Uma dedicação, um esforço, uma inteligência aguçada criou as condições para o seu sucesso.
  • D Essa arrogância é uma das coisas que mais me fizeram desprezá-la.
  • E Haverá sérios problemas estruturais a serem resolvidos, se os congressistas não intervierem a favor de uma reforma tributária.
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Com base nas regras de regência verbal e nominal, marque a alternativa INCORRETA.
  • A Temos de advertir ao prezado cliente que sempre aceitamos sugestões.
  • B O garoto não tinha ideia do que lhe podia advir.
  • C Mandaram chamar o médico que assistiu este doente.
  • D Por enquanto, estamos imunes de pagar impostos abusivos.
  • E Notifique-lhe de que o diretor o convocou para a reunião.

Atualidades

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Especialistas reforçam que imunizantes são seguros. A maioria dos sintomas é comum e esperado e que as reações adversas graves são raras.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Sobre os efeitos colaterais das vacinas de Covid-19 em uso no Brasil atualmente, analise os relacionados a seguir.
I. As reações mais comuns após a vacinação incluem dor ou sensibilidade e inchaço no local da injeção, além de febre baixa e dor no corpo, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim). II. As pessoas também podem apresentar quadros de fadiga e calafrios, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os sintomas podem aparecer no momento da aplicação, ou entre 24 e 48 horas, e cessam em poucos dias. III. A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) – Regional do Espírito Santo, Ana Paula Burian, ressalta que os eventuais riscos de eventos adversos graves após a administração da vacina são muito menores do que os da infecção pela Covid-19. Ela destaca a importância do monitoramento dos sinais e da procura por atendimento médico caso os sintomas persistam por mais de 48h ou se intensifiquem, independentemente da duração. IV. A especialista Ana Paula Burian, também afirma que não há uma explicação científica do porquê algumas pessoas apresentam efeitos mais fortes do que outras após a vacinação. “Somos diferentes, não tem explicação para isso. Você pode vacinar irmãos, de uma mesma família, mesmo pai e mesma mãe, e um não ter sintoma nenhum e outro cair de cama, por exemplo”.
Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
  • A I.
  • B I – II.
  • C I – III – IV.
  • D I – II – III – IV.
  • E II – III – IV.
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Analise a charge a seguir.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Infere-se sobre a charge que

  • A as crianças são imunes ao Covid, é o que diz a ciência.
  • B as crianças não sabem o que está acontecendo, por isso se expõem.
  • C o retorno às aulas presenciais pode ser fator de contaminação.
  • D as aulas remotas devem continuar, pois bloqueiam o vírus.
  • E é preciso manter as escolas fechadas porque a vacina vai demorar a chegar.
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Observe a foto.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


A foto apresenta a solenidade de encerramento de mais uma turma de formação profissional voltada para a produção de moda íntima na cidade. Essa ação pertence ao Programa

  • A Lingerie em Foco.
  • B Costurando Oportunidades.
  • C Trabalhando Sem COVID.
  • D Mão-de-Obra Jovem.
  • E Oportunidades de Emprego.
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A Covid-19 criou uma situação inédita, fechando escolas não só no País, mas no mundo todo. O ano letivo de 2020 aconteceu sem aulas presenciais.
O que os professores aprenderam durante a pandemia?
Como essa experiência pode melhorar a educação na retomada das aulas presenciais?
https://www.institutounibanco.org.br
No Piauí, a professora de Língua Portuguesa Fátima Luana Matos Furtado diz que o uso de recursos tecnológicos no ensino remoto deixará um legado transformador.
“Nenhum de nós professores será o mesmo. A gente teve que aprender muitas coisas novas”, afirma ela. “Formas diferentes de ensinar que eu não utilizava e que poderei usar na volta do ensino presencial, com resultados positivos.”
Analisando a situação apresentada, podemos concluir que os professores aprenderam durante a pandemia a desenvolver
  • A resiliência
  • B inovação
  • C cooperação.
  • D planejamento.
  • E avaliação.
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Como essa experiência pode melhorar a educação na retomada das aulas presenciais?
  • A Na utilização de novas estratégias para ensinar e aprender.
  • B Mudando radicalmente o processo de avaliação.
  • C Desconsiderando o ensino presencial na sua forma conservadora.
  • D Considerando que o ensino remoto é mais eficiente devido a sua forma abrangente
  • E Avaliando as possibilidades de acessibilidade para inclusão.
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Na rede pública do Distrito Federal, o professor Abdael Gaspar de Sousa leciona para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A experiência da pandemia mostrou a Abdael como o uso das novas tecnologias pode enriquecer a relação ensino-aprendizagem, inclusive no sentido de tirar o professor da posição de quem supostamente sabe tudo.
A afirmação em destaque reporta-se a uma concepção ultrapassada de que o(a)
  • A aluno é um receptor de informações.
  • B aprendizagem é um processo autônomo, independe de orientação.
  • C aprendizagem só acontece com a presença do professor.
  • D aprendizagem é um processo de mudança de comportamento alcançado por experiências.
  • E aluno é protagonista da sua própria aprendizagem.
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“O ensino não precisa mais ser pensado somente como espaço físico, mas sim como todos os espaços ou momentos diferentes.”
Esta afirmação do Professor Abdael pode ser interpretada numa mudança de
  • A avaliação.
  • B ensino
  • C aprendizagem.
  • D estratégia.
  • E planejamento
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A pandemia ocasionou o ensino remoto e as relações entre família e escola se estreitaram porque a(as)(os)
  • A pais não sabiam ensinar as tarefas escolares
  • B alunos sentiam saudades do ambiente da sala de aula
  • C professores precisavam dos pais para darem aula.
  • D residência dos alunos virou sala de aula.
  • E atividades de Educação Física precisavam da presença dos pais para acontecerem.
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O Professor Phellipe destaca as dificuldades que muitos alunos têm enfrentado na pandemia.
“Os alunos desabafam com a gente”, diz ele. “Tenho relatos de muitas situações difíceis, até mesmo financeiras, de pais que ficaram desempregados e de famílias não terem o que comer.”
O professor dá aulas na escola Ana Facó, no Município de Beberibe (CE), a cerca de 70 quilômetros de Fortaleza.
Um dos graves problemas do ensino remoto é
  • A a falta de conexão à internet impossibilitando de acompanhar as aulas
  • B o Professor sem habilidade para lidar com a tecnologia.
  • C o tempo real para acontecer o ensino não garante a aprendizagem dos alunos.
  • D tornou-se impossível corrigir as atividades dos alunos
  • E não podemos “reprovar” nenhum aluno.
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O Professor Phellipe conta que alunos e profissionais se mobilizaram para distribuir cestas básicas aos alunos em situação mais extrema.
O Professor relata o relacionamento necessário ao processo educacional que tem como característica a
  • A amizade
  • B tolerância
  • C tomada de decisão
  • D execução
  • E empatia.

Pedagogia

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É indiscutível a importância da educação para a formação humana e social. Nesse sentido, a inclusão de todas as pessoas, independente de sua cor, raça, orientação sexual, gênero, condição física e social, é um direito assegurado pela legislação e fundamental para o acesso aos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade. Partindo desse entendimento, a escola pública, como instrumento de inclusão social, analise as afirmativas a seguir e coloque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Proporcionar práticas cotidianas homogêneas, considerando que a aprendizagem é um processo que ocorre de forma linear. ( ) Levar em consideração que os estudantes com deficiência têm limitações de aprendizagem, por isso precisam ficar separados dos estudantes ditos “normais”. ( ) Zelar pela acessibilidade de todos os estudantes, garantindo que a estrutura física da escola atenda às diferentes necessidades. ( ) Favorecer acolhimento a todos os estudantes, para uma melhor convivência no ambiente escolar, rompendo preconceitos e atitudes geradoras de constrangimento. ( ) Planejar a formação de professores com base na realidade da sala de aula, promovendo um espaço de escuta e de trocas entre os docentes e outros educadores da escola envolvidos.
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
  • A V – F – V – V – F.
  • B F – F – V – V – V
  • C V – F – V – F – V.
  • D F – F – V – V – V.
  • E V – F – F – V – V.
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Em 2021, será celebrado o centenário de nascimento do educador Paulo Freire, importante teórico do campo educacional, que deixou um valioso legado para a educação do País. A seguir, analise alguns dos fundamentos de seus estudos. Marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) A adoção de uma prática pedagógica que privilegiasse o desenvolvimento da criticidade dos estudantes. ( ) Um ensino voltado para a transmissão de conteúdos e o professor como único detentor dos conhecimentos. ( ) Educação como prática libertadora, humana e transformadora, que possibilita aos estudantes o desenvolvimento de sua autonomia. ( ) A valorização da cultura e dos conhecimentos trazidos pelos estudantes entre outros como eixos norteadores da ação docente. ( ) Uma educação mediada por uma prática subordinada às diferenças culturais e as condições sociais como sendo determinantes para o sucesso escolar.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
  • A V – F – V – V – F.
  • B V – V – F – V – F.
  • C F – F – V – F – F.
  • D V – V – V – F – F.
  • E F – V – F – V – V.
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Sobre as fases do desenvolvimento, segundo Jean Piaget, relacione a coluna B com a coluna A.
COLUNA A
I. Operatório concreta. II. Sensório motor. III. Operacional formal. IV. Pré-operatório.
COLUNA B
( ) Esse período do desenvolvimento traz a capacidade de assimilação, que começa com os reflexos, ou seja, com as estruturas inatas, os quais possibilitam o estabelecimento dos primeiros contatos com os objetos que o cercam, favorecendo as construções dos primeiros referencias cognitivos que, para o Jean Piaget, nesse período, apresentam-se um tanto pouco desenvolvidos. ( ) É uma fase em que o egocentrismo se caracteriza por uma visão do real que tem por referência o próprio eu, ou seja, a criança não concebe ainda uma situação no mundo sem que não faça parte. Desse modo, ela se confunde com objetos e pessoas atribuindo-lhes seus próprios pensamentos. ( ) Já possui condições intelectuais para elaborar conceitos éticos como liberdade, justiça e outros, pois consegue abstrair e generalizar, cria teorias sobre o mundo, principalmente sobre aspectos que gostaria de reformular. ( ) Etapa em que o processo de pensar da criança alcança a capacidade de operar mentalmente, visto que não possuía em função de operar por representações, mas possuem ainda um caráter concreto, ou seja, precisam realizar parte da tarefa empiricamente, ou com a presença e apoio de suportes de objetos e materiais concretos.
Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.
  • A III – I – IV – II.
  • B III – IV – II – I.
  • C II – I – III – IV.
  • D II – IV – III – I.
  • E II – I – III – IV
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Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, em seu Art.79, “A união apoiará técnica e financeiramente os sistemas de ensino no provimento da educação intercultural às comunidades indígenas, desenvolvendo programas integrados de ensino e pesquisa”. Analise as afirmativas a seguir de acordo com esta Lei no § 2º. Os programas a que se refere este artigo têm como objetivos os relacionados a seguir. Marque a alternativa INCORRETA.
  • A Fortalecer as práticas socioculturais e a língua materna de cada comunidade indígena.
  • B Manter programas de formação de pessoal especializado, destinado à educação escolar nas comunidades indígenas.
  • C Desenvolver currículos e programas específicos, neles incluídos os conteúdos culturais correspondentes às respectivas comunidades.
  • D Elaborar e publicar sistematicamente material didático específico e diferenciado.
  • E Manter, exclusivamente, o ensino da língua oficial do País, de forma a assegurar a identidade nacional dos povos indígenas.
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A discussão sobre a função social da escola tem sido abordada por diversos olhares que carregam em si suas particularidades conforme o papel desenvolvido em cada tempo histórico. Dessa forma, analise as afirmativas a seguir.
I. É indiscutível a importância da escola no desenvolvimento de uma sociedade. II. A finalidade da escola é voltada, exclusivamente, para o atendimento das classes mais vulneráveis da sociedade. III. O papel da escola perpassa a compreensão de que seu eixo principal de atuação é a evolução e a transformação do ser humano. IV. Desde sua criação, a escola tem tido o papel de expor as desigualdades sociais e econômicas. V. A escola, enquanto instituição social, tem o papel de socialização do saber sistematizado.
Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.
  • A I – II – III.
  • B III – IV – V.
  • C I – III – V.
  • D II – IV – V.
  • E I – II – V.
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A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n° 9.394 de 1996, Art. 4º, inciso I, determina que a educação básica seja obrigatória e gratuita dos
  • A 7 (sete) aos 17 (dezessete) anos de idade
  • B 6 (seis) aos 16 (dezesseis) anos de idade.
  • C 3 (três) aos 17 (dezessete) anos de idade.
  • D 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.
  • E 7 (sete) aos 14 (quatorze) anos de idade.
32
A avaliação da aprendizagem, entendida como parte integrante do processo educacional, carrega em si características específicas que definem sua função e utilização. São elas o(a)
  • A avaliação desenvolve-se desvinculada de uma fundamentação teórica que lhe dê sustentação.
  • B prática avaliativa efetiva-se por meio de diversos instrumentos que considerem as diferentes trajetórias dos estudantes na construção dos conhecimentos
  • C avaliação realizada em sala de aula foi substituída pelo resultado das avaliações externas.
  • D professor deve utilizar a avaliação como ferramenta classificatória, sem a necessidade de considerar as condições de aprendizagem dos estudantes.
  • E avaliação tem-se constituído como um importante processo seletivo, tanto das escolas públicas como das escolas privadas.
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A história da EJA no Brasil está muito ligada a Paulo Freire. O projeto de alfabetização que ele implementou em 1963 atendeu 380 trabalhadores em Angico-RN, repercutindo por todo o País, sendo sufocado pelo golpe militar de 1964.
Considerando essa relação Paulo Freire e EJA, assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Paulo Freire, retornando ao Brasil após experiências de alfabetização de adultos na África e na América Latina, influenciou práticas públicas de ações educacionais. ( ) A proposta de alfabetização de Paulo Freire desfavorece a Inclusão econômica, social e política dos indivíduos porque se desenvolve restritamente no contexto do adulto. ( ) O processo de aprendizagem dos alunos do EJA deve ter, como última estratégia, a contextualização da realidade, visto que, pela defasagem de conteúdos, a visão do aluno é limitada. ( ) A adoção de estratégias e materiais didáticos condizentes com os interesses e as necessidades dos alunos é fundamental, pois possibilita aos alunos pensarem sobre suas identidades. ( ) Paulo Freire argumenta que, na educação para uma prática da liberdade, quanto mais se problematizam os alunos como seres no mundo, mais se sentirão desafiados na prática da cidadania. ( ) Paulo Freire inspirou muitos movimentos sociais que lutaram em busca da equidade social. As premissas de Freire motivam até hoje ações da sociedade civil em prol da efetivação da cidadania.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA
  • A V – F – V – F – V – F.
  • B V – V – F – F – V – F.
  • C F – F – F – V – V – V.
  • D V – F – F – V – V – V.
  • E F – V – V – V – F – F.
34

A criança que brinca pode ser mais feliz, realizada, espontânea, alegre, comunicativa, entre outras características positivas que auxiliam no desenvolvimento infantil, podendo tornar-se assim, um ser mais humano, cooperativo e sociável.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

O brincar é muito importante para a socialização da criança. Portanto é uma forma de
  • A comunicação.
  • B imitação.
  • C agrupamento
  • D disciplina.
  • E ensino.
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Observe a charge.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Infere-se sobre a charge.
  • A A súplica pela brincadeira
  • B A indiferença pelo Papai Noel
  • C A tecnologia interferindo na infância.
  • D A prática do bulling.
  • E A falta de criatividade.
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


A charge acima compara e satiriza o que mudou na relação família e escola em relação à(ao)
  • A aprendizagem e disciplina.
  • B ensino e avaliação
  • C planejamento e avaliação.
  • D desempenho e respeito.
  • E avaliação e desempenho.
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Os Parâmetros Curriculares Nacionais, instituídos pelo Ministério da Educação em 1997, têm, como eixo norteador, que “o aluno possa ser sujeito da sua própria formação, em um complexo processo interativo em que também o professor se veja como sujeito de conhecimento” (BRASIL, 1996, p. 33). Nesse sentido, sua estrutura busca contribuir para
  • A a padronização da educação escolar.
  • B a organização disciplinar
  • C a organização de um trabalho prescritivo.
  • D um processo avaliativo classificatório.
  • E a integração curricular.
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Este princípio é fundamental para a concepção de gestão escolar democrático-participativa, com amplo poder decisório sobre objetivos pedagógicos, recursos financeiros e organização administrativa. Estamos falando de
  • A autonomia.
  • B relação indireta.
  • C planejamento burocrático.
  • D independência absoluta de recursos financeiros.
  • E democratização escolar.
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A Pedagogia é a ciência da educação e, portanto, deve promover o caráter reflexivo e transformador do ensino através da
  • A interpretação das teorias educacionais.
  • B práxis educativa.
  • C obtenção de resultados.
  • D ação reguladora.
  • E prática intuitiva.
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Para Libâneo (2012, p. 440), a cultura organizacional de uma escola inclui a cultura própria dos indivíduos, ou seja, a diversidade de valores, crenças e modos de agir. Analise as afirmativas a seguir sobre a cultura organizacional da escola, e marque (V) para VERDADEIRAS e (F) para FALSAS.


( ) A cultura organizacional pode explicar o assentimento ou a resistência diante das inovações, dos problemas e da rotina de trabalho na escola.

( ) A cultura organizacional diz respeito às características e aos princípios que todos os entes escolares devem seguir para manter a boa convivência coletiva.

( ) A cultura da escola engloba o conjunto de fatores sociais, psicológicos e culturais que constituem os modos de agir da organização da escola como um todo e do comportamento das pessoas em particular.

( ) A cultura da escola é composta por representações do mundo social e, consequentemente, das características da vida, da linguagem e do imaginário das pessoas que nela estão inseridas.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A V – F – F – V.
  • B V – F – V – V.
  • C F – F – F – F.
  • D V – V – V – V.
  • E F – V – V – V.
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Considerando a figura do educador na gestão de sala de aula analise as afirmativas.


I. Precisa trabalhar conforme a realidade social dos alunos.

II. Deve desconsiderar as preocupações dos alunos.

III. Sua atuação de ensino deve relacionar as concepções da escola e da sociedade.

IV. Deve abater a elaboração do conhecimento.


Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  • A I – II – III.
  • B II – IV.
  • C III.
  • D I – II.
  • E I – III.
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De acordo com as novas tecnologias e as novas formas de aprender é INCORRETO afirmar que o(a)(as)
  • A novas tecnologias exigem mudanças na postura do educador, para que ele consiga fazer bom uso de ferramentas, redes telemáticas e conexão entre instituições e alunos no desenvolvimento do conhecimento.
  • B novas tecnologias possibilitam novas formas de acesso às informações e de constituição de saberes. Como exemplo disso temos as bibliotecas digitais, os museus virtuais, e os cursos a distância que interligam pessoas e espaços virtuais através de recursos tecnológicos.
  • C formação de professores para a apropriação das novas tecnologias não precisa ser privilegiada pelas políticas públicas, pois a utilização de novas metodologias tecnológicas não influi na mudança pedagógica e na aprendizagem escolar.
  • D trabalho com novas tecnologias pode produzir mudanças na atuação do professor e na capacitação dos alunos na busca por acesso e confrontação de diversos tipos de fontes informativas.
  • E utilização de novas tecnologias pode melhorar o ambiente de criação, experiências e avaliação do ensino, tornando os processos formativos mais estimulantes e participativos.
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A dimensão da didática independe de nível, modalidade e área de ensino, ou seja, deve estar presente em todo o processo de ensino e aprendizagem do contexto educacional, cabendo ao educador assumir o compromisso com a mesma. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a compreensão da didática como teoria e prática do ensino.
  • A É objeto de estudo da didática, o processo de ensino-aprendizagem.
  • B A didática deve se opor a prescrições, mas considerar uma intervenção pedagógica voltada para o alcance do desenvolvimento cognitivo e afetivo do aluno.
  • C A didática deve relacionar as dimensões técnica, humana e política em seu campo de estudo.
  • D É possível compreender a didática por conjunto de teorias que direcionam a ação do professor.
  • E É imprescindível a relação da didática com o ensino e os resultados cognoscitivos.
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Diante da revolução tecnológica, da globalização e do neoliberalismo no campo educacional, analise as sentenças com as características da educação escolar no novo contexto político e social e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.


( ) Os conceitos de competitividade, eficiência, ranking, descentralização e excelência adentraram o campo educacional e, consequentemente, introduziram novas exigências para a formação de habilidades dos alunos.

( ) Os ideais do neoliberalismo de mercado repercutiram no âmbito educacional ao enfatizarem o ensino privado e a formação de profissionais de acordo com as exigências da economia.

( ) Organismos multilaterais, como ONU, Cepal, Banco Mundial e FMI, propõem políticas educacionais para os países desenvolvidos alcançarem cada vez mais integração econômica.

( ) As relações entre trabalho e educação se acirram e provocam embates na relação contraditória entre educação e exploração.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A V – V – F – V.
  • B F – F – V – V.
  • C V – V – F – F.
  • D V – V – V – V.
  • E F – V – V – F.
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Relacione a coluna B, pela coluna A, de acordo com as características de cada organização curricular.


COLUNA A

I. Disciplinar.

II. Multidisciplinar.

III. Pluridisciplinar.

IV. Interdisciplinar.

V. Transdisciplinar.


COLUNA B

( ) Organização curricular com várias disciplinas sem finalidades entre si para trabalhar um tema em comum.

( ) Organização curricular com maior integração e interconexão.

( ) Organização curricular com disciplinas afins para uma mesma temática.

( ) Organização das áreas do conhecimento, ou seja, matérias.

( ) Organização curricular que possui característica metadisciplinar, transcendendo as disciplinas.


Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A I – II – III – IV – V.
  • B II – III – I – IV – V.
  • C II – I – IV – V – III.
  • D II – IV – III – I – V.
  • E III – II – I – IV – V.