Resolver o Simulado Conselho Regional de Educação Física da 8° Região - Amazonas/Acre/Rondônia/Roraima - Professor de Educação Básica - CETREDE - Nível Superior

0 / 30

Português

1
Há uns que querem tomar a vacina, outros não. Um dos pontos mais importantes a considerar, em tal polêmica, é o fato de que vivemos no mundo com os outros.
Considerando o texto, a palavra tal é um
  • A pronome indefinido
  • B pronome demonstrativo.
  • C conjunção coordenada.
  • D artigo definido.
  • E partícula integrante.
2

Camelôs

Abençoado seja o camelô dos brinquedos de tostão:
O que vende balõezinhos de cor
O macaquinho que trepa no coqueiro
O cachorrinho que bate com o rabo
Os homenzinhos que jogam boxe
A perereca verde que de repente dá um pulo, que engraçada!
E as canetas-tinteiro que jamais escreverão coisa alguma!
Alegria das calçadas. Uns falam pelos cotovelos:
– “O cavalheiro chega em casa e diz: Meu Filho, vai buscar um
pedaço de banana para eu acender o charuto.
Naturalmente o menino pensará: Papai está malu...”
Outros, coitados, têm a língua atada.

Todos porém sabem mexer nos cordéis com tino ingênuo de
demiurgos de inutilidade.
E ensinam no tumulto das ruas os mitos heroicos da meninice ...
E dão aos homens que passam preocupados ou tristes uma lição de infância.

                                                                                Manuel Bandeira

Com base no texto e em seus conhecimentos adquiridos, responda às questões propostas.

Com a pandemia, o mundo ficou feito louco. O vocábulo assinalado, morfologicamente, classifica-se como
  • A conjunção.
  • B adjetivo.
  • C substantivo.
  • D verbo.
  • E interjeição.
3

Camelôs

Abençoado seja o camelô dos brinquedos de tostão:
O que vende balõezinhos de cor
O macaquinho que trepa no coqueiro
O cachorrinho que bate com o rabo
Os homenzinhos que jogam boxe
A perereca verde que de repente dá um pulo, que engraçada!
E as canetas-tinteiro que jamais escreverão coisa alguma!
Alegria das calçadas. Uns falam pelos cotovelos:
– “O cavalheiro chega em casa e diz: Meu Filho, vai buscar um
pedaço de banana para eu acender o charuto.
Naturalmente o menino pensará: Papai está malu...”
Outros, coitados, têm a língua atada.

Todos porém sabem mexer nos cordéis com tino ingênuo de
demiurgos de inutilidade.
E ensinam no tumulto das ruas os mitos heroicos da meninice ...
E dão aos homens que passam preocupados ou tristes uma lição de infância.

                                                                                Manuel Bandeira

Com base no texto e em seus conhecimentos adquiridos, responda às questões propostas.

Na sua estrutura mórfica, a forma verbal “desorganizássemos” não possui
  • A desinência modo - temporal.
  • B afixo.
  • C desinência número-pessoal.
  • D vogal de ligação.
  • E tema.
4

Para responder a questão, leia com atenção o texto a seguir.


Atenção ao sábado


Acho que sábado é a rosa da semana; sábado de tarde a casa é feita de cortinas ao vento, e alguém despeja um balde de água no terraço; sábado ao vento é a rosa da semana; sábado de manhã, a abelha no quintal, e o vento: uma picada, o rosto inchado, sangue e mel, aguilhão em mim perdido: outras abelhas farejarão e no outro sábado de manhã vou ver se o quintal vai estar cheio de abelhas.

No sábado é que as formigas subiam pela pedra.

Foi num sábado que vi um homem sentado na sombra da calçada comendo de uma cuia de carne-seca e pirão; nós já tínhamos tomado banho.

De tarde a campainha inaugurava ao vento a matinê de cinema: ao vento sábado era a rosa de nossa semana.

Se chovia só eu sabia que era sábado; uma rosa molhada, não é?

(...)


Clarice Lispector

Para não Esquecer, Editora Siciliano – São Paulo, 1992.

Considere o texto de Clarice Lispector e marque a alternativa INCORRETA.
  • A O sábado é identificado pela autora por imagens da memória que caracterizam positivamente esse dia da semana.
  • B Ao dizer que “ao vento sábado era a rosa da nossa semana”, a autora subjetiva a sensação por meio do pronome.
  • C A retomada da palavra “vento” revela-se como elemento de coesão textual que intensifica a sensação em relação ao sábado.
  • D O verbo ser que passa do presente do indicativo “sábado é” para o pretérito perfeito do indicativo “sábado era” indica que o fato não fora concluído naquele momento passado.
  • E A oração “nós já tínhamos tomado banho.”, expressa uma informação temporal ao que foi relato no período.
5

Para responder a questão, leia com atenção o texto a seguir.


Atenção ao sábado


Acho que sábado é a rosa da semana; sábado de tarde a casa é feita de cortinas ao vento, e alguém despeja um balde de água no terraço; sábado ao vento é a rosa da semana; sábado de manhã, a abelha no quintal, e o vento: uma picada, o rosto inchado, sangue e mel, aguilhão em mim perdido: outras abelhas farejarão e no outro sábado de manhã vou ver se o quintal vai estar cheio de abelhas.

No sábado é que as formigas subiam pela pedra.

Foi num sábado que vi um homem sentado na sombra da calçada comendo de uma cuia de carne-seca e pirão; nós já tínhamos tomado banho.

De tarde a campainha inaugurava ao vento a matinê de cinema: ao vento sábado era a rosa de nossa semana.

Se chovia só eu sabia que era sábado; uma rosa molhada, não é?

(...)


Clarice Lispector

Para não Esquecer, Editora Siciliano – São Paulo, 1992.

Analise o texto de Clarice Lispector e marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) O texto começa expressando a dúvida da autora sobre o sábado ser a “rosa da semana” e essa dúvida perpassa todo o texto transcrito. ( ) A chuva, no sábado, deixa veladas as características que definem o dia, por isso, para a autora, é o elemento que impede que o sábado seja a rosa da semana. ( ) No texto de Clarice Lispector, prevalece a função poética da linguagem, embora o tipo de texto seja dissertativo. ( ) Nas orações, “vou ver se o quintal vai estar cheio de abelhas” e em “se chovia”, os termos grifados expressam-se como conjunção integrante.
Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
  • A F – V – V – F.
  • B V – F – F – V.
  • C V – V – F – F.
  • D F – F – V – F.
  • E F – V – F – V.
6

Leia o texto a seguir com atenção para responder a questão.


CÍRCULO VICIOSO


Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:

“Quem dera que fosse aquela loura estrela,

Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”

Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

– “Pudesse eu copiar o transparente lume,

Que da grega coluna à gótica janela,

Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!”

Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

– “Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela

Claridade imortal, que toda luz resume!”

Mas o sol, inclinando a rútila capela:

– “Pesa-me esta brilhante auréola de nume ...

Enfara-me esta azul e desmedida umbela...

Por que não nasci eu um simples vaga-lume?”


Machado de Assis


O texto faz uma profunda crítica à
  • A humildade.
  • B preguiça.
  • C solidariedade.
  • D indolência.
  • E inveja.
7

Leia o texto a seguir com atenção para responder a questão.


CÍRCULO VICIOSO


Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:

“Quem dera que fosse aquela loura estrela,

Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”

Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

– “Pudesse eu copiar o transparente lume,

Que da grega coluna à gótica janela,

Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!”

Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

– “Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela

Claridade imortal, que toda luz resume!”

Mas o sol, inclinando a rútila capela:

– “Pesa-me esta brilhante auréola de nume ...

Enfara-me esta azul e desmedida umbela...

Por que não nasci eu um simples vaga-lume?”


Machado de Assis


Marque a alternativa que tem o significado de “rútila capela”.
  • A Brilhante grinalda.
  • B Igreja monumental.
  • C Cantoria divina.
  • D Mente aberta.
  • E Bonita cabeça.
8

Leia o texto a seguir com atenção para responder a questão.


CÍRCULO VICIOSO


Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:

“Quem dera que fosse aquela loura estrela,

Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”

Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

– “Pudesse eu copiar o transparente lume,

Que da grega coluna à gótica janela,

Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!”

Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

– “Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela

Claridade imortal, que toda luz resume!”

Mas o sol, inclinando a rútila capela:

– “Pesa-me esta brilhante auréola de nume ...

Enfara-me esta azul e desmedida umbela...

Por que não nasci eu um simples vaga-lume?”


Machado de Assis


Deduz-se, ainda, do texto que


I. tudo que é bom deve ser compartilhado com o ser humano.

II. ninguém está contente com sua sorte.

III. não existe sofrimento na sociedade.


Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).

  • A I.
  • B II.
  • C III.
  • D I – III.
  • E II – III.
9

Leia o texto a seguir com atenção para responder a questão.


CÍRCULO VICIOSO


Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:

“Quem dera que fosse aquela loura estrela,

Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”

Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

– “Pudesse eu copiar o transparente lume,

Que da grega coluna à gótica janela,

Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!”

Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

– “Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela

Claridade imortal, que toda luz resume!”

Mas o sol, inclinando a rútila capela:

– “Pesa-me esta brilhante auréola de nume ...

Enfara-me esta azul e desmedida umbela...

Por que não nasci eu um simples vaga-lume?”


Machado de Assis


Assinale a opção que indica a imagem que o sol faz de si mesmo.
  • A Negativa.
  • B Realista.
  • C Poderosa.
  • D Exagerada.
  • E Falsa.
10

Leia o texto a seguir com atenção para responder a questão.


CÍRCULO VICIOSO


Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume:

“Quem dera que fosse aquela loura estrela,

Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!”

Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme:

– “Pudesse eu copiar o transparente lume,

Que da grega coluna à gótica janela,

Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!”

Mas a lua, fitando o sol, com azedume:

– “Mísera! Tivesse eu aquela enorme, aquela

Claridade imortal, que toda luz resume!”

Mas o sol, inclinando a rútila capela:

– “Pesa-me esta brilhante auréola de nume ...

Enfara-me esta azul e desmedida umbela...

Por que não nasci eu um simples vaga-lume?”


Machado de Assis


Pode-se considerar tema do soneto a(s)
  • A vaidades humanas.
  • B sede de querer ser poderoso.
  • C insatisfação humana
  • D mutações da vida.
  • E decepções da vida cotidiana.

Educação Física

11
A inclusão da educação física, oficialmente, na escola ocorreu em nosso país (Brasil) ainda no século XIX, mais precisamente por volta de 1851, com a
  • A Introdução da ginástica.
  • B Ginástica Sueca.
  • C Proposta da Saúde Renovada.
  • D Influência do método alemão.
  • E Reforma Couto Ferraz.
12
Leia com atenção o texto a seguir.

No século passado, a educação física esteve estreitamente vinculada a determinadas instituições, as quais influenciaram profundamente e de forma determinante sua essência como disciplina assim como seu campo de atuação e a maneira como é desenvolvida na prática.

À luz do que foi expresso, é CORRETO afirmar que estas instituições foram as
  • A escolas de artes e ofícios.
  • B agremiações esportivas e de lazer.
  • C instituições militares e a classe médica.
  • D associações esportivas de classe.
  • E a classe médica e as agremiações esportivas.
13
Com relação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental no Brasil, podemos apontar que a grande mudança da Educação Física foi a sua
  • A Luta no reconhecimento de suas estratégias de ensino.
  • B Entrada na área de linguagem e tratada no âmbito da cultura.
  • C Identidade reconhecida como promotora de saúde.
  • D Contextualização nas habilidades didática de ensino.
  • E Característica utilitária dentro da escola.
14
Três aspectos da postura dos PCNs – área Educação Física – representam aspectos relevantes a serem buscados dentro de um projeto de melhoria da qualidade das aulas.
Marque a opção CORRETA que contempla estes aspectos.
  • A Educação pelo movimento – indivíduos cooperativos – antropologia.
  • B Princípio da inclusão – dimensão dos conteúdos – temas transversais.
  • C Melhorar a saúde – estilo de vida ativo – educação pelo movimento.
  • D Reeducação psicomotora – técnicas corporais – jogos cooperativos.
  • E Consciência corporal – princípio da transcendência – técnicas corporais.
15
Ainda segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área da Educação Física referentes à educação fundamental, fundamentado e organizado em blocos de conteúdos, leia com atenção a seguinte afirmação:
“Este bloco diz respeito aos conhecimentos e conquistas individuais que subsidiam as práticas corporais expressas nos outros dois blocos e dão recursos para o indivíduo gerenciar sua atividade corporal de forma autônoma”. (PCNs, 1997).
Marque a alternativa correspondente ao bloco de conteúdo desta afirmação.
  • A Atividades do lazer, ginástica e dança.
  • B Atividades rítmicas e expressivas.
  • C Jogos, atividades rítmicas e danças populares.
  • D Esportes, jogos, lutas e ginásticas.
  • E Conhecimentos sobre o corpo.
16

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Educação Física do ensino fundamental possui seis unidades temáticas propostas.
Assinale a opção CORRETA que contém três dessas unidades temáticas propostas.

  • A Brincadeiras e jogos – ginásticas – lazer.
  • B Esportes – lutas – recreação.
  • C Práticas corporais – ginásticas – esportes.
  • D Recreação – lutas – práticas corporais.
  • E Lazer – brincadeiras – esportes.
17

No Brasil, por ocasião dos XVIII Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), foram discutidos intensamente os objetivos desses jogos sob a forma como estavam sendo realizados, nos quais se reproduziam, à exaustão, os elementos considerados negativos inerentes à competição infanto-juvenil. A seguir, temos, a reprodução de um trecho do documento produzido a partir dessas discussões.
“O esporte na escola, cedendo lugar ao esporte de performance e permitindo o direcionamento (...) à busca do alto rendimento e de uma frágil revelação de talentos, distanciou-se dos princípios e valores inerentes ao (...) esporte-educação”.
Assinale o nome do documento produzido nessa edição dos JEBs.

  • A Sumários críticos dos jogos escolares (1988).
  • B Carta manifestante dos jogos escolares (1987).
  • C Manifesto nacional do esporte escolar (1989).
  • D Carta brasileira do esporte na escola (1989).
  • E Tratado dos jogos estudantis do Brasil (1988).
18

Leia a afirmativa a seguir
Esportes de _______ são modalidades em que as equipes tentam ocupar o setor da quadra/campo defendido pelo adversário para marcar pontos (gol, cesta, touchdown), ao mesmo tempo em que têm que proteger a própria meta.
Marque a opção que completa corretamente a lacuna.

  • A estratégias
  • B invasão
  • C coesão
  • D defesas
  • E oponentes
19

Leia o texto a seguir com atenção.
A história do basquetebol remonta ao ano de 1891, na Associação de Cristãos Moços de Springfield, Massachusetts, nos Estados Unidos. Seu inventor procurou, através da criatividade e de princípios já existentes em outros esportes, uma fórmula para esta modalidade. Adequou ao espaço que tinha disponível em sua escola e aos objetivos educacionais e, desta forma, criou um jogo que, com o tempo, se converteu num ícone da cultura esportiva mundial.
Marque a opção que traz o nome de seu inventor.

  • A Benedict Button.
  • B Karl Shelenz.
  • C James Naismith.
  • D Charles Müler.
  • E Davis Eriksson.
20

Leia a seguinte sentença.
“A Portaria do Ministério da Guerra, de 10 de janeiro de 1922, criando (...), cujo objetivo enunciado em seu artigo primeiro era o de dirigir, coordenar e difundir o novo método de educação física e suas aplicações desportivas”.
Assinale a opção CORRETA que corresponde à instituição de que trata a sentença.

  • A Centro Militar de Educação Física.
  • B Academia Real Militar.
  • C Escolar de Educação Física do Exército.
  • D Escola Nacional de Educação Física da Universidade do Brasil.
  • E Centro de Ginástica da Escola Militar.

Inglês

21
Should children watch toy unboxing videos?

Children around the world are currently trying to decide which toys to put on their Christmas list. Some browse catalogues for inspiration or look in toy shops and watch TV adverts, while others are turning to toy unboxing videos to make up their minds. What is the appeal of these videos, and are they in any way harmful? For nine-year-old Verity, the unboxing videos have been a great way to work out which toys she really wants this Christmas. In these videos, children, or in some cases just a pair of hands, take toys out of their packaging and play with them.
Verity particularly likes watching Shopkins, Lego and Harry Potter toys being opened on YouTube, which is the main platform for this type of content. "It gives you more information than just seeing an advert. It's more interesting because these videos give you more details about how something works and then they show you how it works."
Verity, who lives in St Albans in Hertfordshire, also likes to make her own videos, but only for family and friends to watch. "I don't want everybody to see them because they might make fun of them and make bad comments," she says. "People can be mean."
BBC: https://www.bbc.com/news/uk-england-beds-bucks-herts-49975644
What is the text about?
  • A About the stores selling games through videos.
  • B About the stores using youtube to convince kids to buy their toys.
  • C About kids watching youtube videos to learn more about the toys before really choosing them.
  • D About teaching how to open the package correctly.
  • E About creating videos that become famous in Youtube.
22
Should children watch toy unboxing videos?

Children around the world are currently trying to decide which toys to put on their Christmas list. Some browse catalogues for inspiration or look in toy shops and watch TV adverts, while others are turning to toy unboxing videos to make up their minds. What is the appeal of these videos, and are they in any way harmful? For nine-year-old Verity, the unboxing videos have been a great way to work out which toys she really wants this Christmas. In these videos, children, or in some cases just a pair of hands, take toys out of their packaging and play with them.
Verity particularly likes watching Shopkins, Lego and Harry Potter toys being opened on YouTube, which is the main platform for this type of content. "It gives you more information than just seeing an advert. It's more interesting because these videos give you more details about how something works and then they show you how it works."
Verity, who lives in St Albans in Hertfordshire, also likes to make her own videos, but only for family and friends to watch. "I don't want everybody to see them because they might make fun of them and make bad comments," she says. "People can be mean."
BBC: https://www.bbc.com/news/uk-england-beds-bucks-herts-49975644
What is the main reason people are watching this type of video?
  • A Because they can have more information of the toy before choosing it.
  • B Because they will never have this type of toy.
  • C Because their parents tell them to do so.
  • D Because they don´t like to see other videos.
  • E Because they are interested in learning how to unpack the toy.
23
Should children watch toy unboxing videos?

Children around the world are currently trying to decide which toys to put on their Christmas list. Some browse catalogues for inspiration or look in toy shops and watch TV adverts, while others are turning to toy unboxing videos to make up their minds. What is the appeal of these videos, and are they in any way harmful? For nine-year-old Verity, the unboxing videos have been a great way to work out which toys she really wants this Christmas. In these videos, children, or in some cases just a pair of hands, take toys out of their packaging and play with them.
Verity particularly likes watching Shopkins, Lego and Harry Potter toys being opened on YouTube, which is the main platform for this type of content. "It gives you more information than just seeing an advert. It's more interesting because these videos give you more details about how something works and then they show you how it works."
Verity, who lives in St Albans in Hertfordshire, also likes to make her own videos, but only for family and friends to watch. "I don't want everybody to see them because they might make fun of them and make bad comments," she says. "People can be mean."
BBC: https://www.bbc.com/news/uk-england-beds-bucks-herts-49975644
Why doesn´t verity share her videos with everybody?
  • A Because she doesn´t want to be famous.
  • B Because her parents don´t allow.
  • C Because she is afraid that people could judge her and say bad things.
  • D Because she is afraid that other kids could steal her toys.
  • E Because she is shy.
24
Should children watch toy unboxing videos?

Children around the world are currently trying to decide which toys to put on their Christmas list. Some browse catalogues for inspiration or look in toy shops and watch TV adverts, while others are turning to toy unboxing videos to make up their minds. What is the appeal of these videos, and are they in any way harmful? For nine-year-old Verity, the unboxing videos have been a great way to work out which toys she really wants this Christmas. In these videos, children, or in some cases just a pair of hands, take toys out of their packaging and play with them.
Verity particularly likes watching Shopkins, Lego and Harry Potter toys being opened on YouTube, which is the main platform for this type of content. "It gives you more information than just seeing an advert. It's more interesting because these videos give you more details about how something works and then they show you how it works."
Verity, who lives in St Albans in Hertfordshire, also likes to make her own videos, but only for family and friends to watch. "I don't want everybody to see them because they might make fun of them and make bad comments," she says. "People can be mean."
BBC: https://www.bbc.com/news/uk-england-beds-bucks-herts-49975644
What is the main platform used for this type of content?
  • A Instagram.
  • B Shopkins.
  • C Youtube.
  • D Lego.
  • E Facebook.
25
Should children watch toy unboxing videos?

Children around the world are currently trying to decide which toys to put on their Christmas list. Some browse catalogues for inspiration or look in toy shops and watch TV adverts, while others are turning to toy unboxing videos to make up their minds. What is the appeal of these videos, and are they in any way harmful? For nine-year-old Verity, the unboxing videos have been a great way to work out which toys she really wants this Christmas. In these videos, children, or in some cases just a pair of hands, take toys out of their packaging and play with them.
Verity particularly likes watching Shopkins, Lego and Harry Potter toys being opened on YouTube, which is the main platform for this type of content. "It gives you more information than just seeing an advert. It's more interesting because these videos give you more details about how something works and then they show you how it works."
Verity, who lives in St Albans in Hertfordshire, also likes to make her own videos, but only for family and friends to watch. "I don't want everybody to see them because they might make fun of them and make bad comments," she says. "People can be mean."
BBC: https://www.bbc.com/news/uk-england-beds-bucks-herts-49975644
Who is Verity?
  • A A psychologist who is analyzing behaviors.
  • B A journalist.
  • C The mother of a child.
  • D The owner of a store.
  • E A child.
26
Should children watch toy unboxing videos?

Children around the world are currently trying to decide which toys to put on their Christmas list. Some browse catalogues for inspiration or look in toy shops and watch TV adverts, while others are turning to toy unboxing videos to make up their minds. What is the appeal of these videos, and are they in any way harmful? For nine-year-old Verity, the unboxing videos have been a great way to work out which toys she really wants this Christmas. In these videos, children, or in some cases just a pair of hands, take toys out of their packaging and play with them.
Verity particularly likes watching Shopkins, Lego and Harry Potter toys being opened on YouTube, which is the main platform for this type of content. "It gives you more information than just seeing an advert. It's more interesting because these videos give you more details about how something works and then they show you how it works."
Verity, who lives in St Albans in Hertfordshire, also likes to make her own videos, but only for family and friends to watch. "I don't want everybody to see them because they might make fun of them and make bad comments," she says. "People can be mean."
BBC: https://www.bbc.com/news/uk-england-beds-bucks-herts-49975644
Choose the alternative that is NOT a strategy that children are using to help them decide what they want for Christmas nowadays.
  • A Find a friend that already has the toy.
  • B View unboxing videos.
  • C Watch TV adverts.
  • D Look in toy shops.
  • E Browse catalogues for inspiration.
27
Should children watch toy unboxing videos?

Children around the world are currently trying to decide which toys to put on their Christmas list. Some browse catalogues for inspiration or look in toy shops and watch TV adverts, while others are turning to toy unboxing videos to make up their minds. What is the appeal of these videos, and are they in any way harmful? For nine-year-old Verity, the unboxing videos have been a great way to work out which toys she really wants this Christmas. In these videos, children, or in some cases just a pair of hands, take toys out of their packaging and play with them.
Verity particularly likes watching Shopkins, Lego and Harry Potter toys being opened on YouTube, which is the main platform for this type of content. "It gives you more information than just seeing an advert. It's more interesting because these videos give you more details about how something works and then they show you how it works."
Verity, who lives in St Albans in Hertfordshire, also likes to make her own videos, but only for family and friends to watch. "I don't want everybody to see them because they might make fun of them and make bad comments," she says. "People can be mean."
BBC: https://www.bbc.com/news/uk-england-beds-bucks-herts-49975644
In line 4, what does “make up” mean?
  • A create.
  • B think.
  • C decide.
  • D forget.
  • E compensate.
28
Should children watch toy unboxing videos?

Children around the world are currently trying to decide which toys to put on their Christmas list. Some browse catalogues for inspiration or look in toy shops and watch TV adverts, while others are turning to toy unboxing videos to make up their minds. What is the appeal of these videos, and are they in any way harmful? For nine-year-old Verity, the unboxing videos have been a great way to work out which toys she really wants this Christmas. In these videos, children, or in some cases just a pair of hands, take toys out of their packaging and play with them.
Verity particularly likes watching Shopkins, Lego and Harry Potter toys being opened on YouTube, which is the main platform for this type of content. "It gives you more information than just seeing an advert. It's more interesting because these videos give you more details about how something works and then they show you how it works."
Verity, who lives in St Albans in Hertfordshire, also likes to make her own videos, but only for family and friends to watch. "I don't want everybody to see them because they might make fun of them and make bad comments," she says. "People can be mean."
BBC: https://www.bbc.com/news/uk-england-beds-bucks-herts-49975644
The word “harmful”, line 5 could be best substituted for:
  • A ill.
  • B propitious.
  • C harmless.
  • D beneficial.
  • E deleterious.
29
Put the sentence into reported speech.

He asked us, "Are they waiting outside?"
  • A He asked us if they are waiting outside.
  • B He asked if they would be waiting outside.
  • C He asked if they were going to be waiting outside.
  • D He asked us if they will be waiting outside.
  • E He asked us if they were waiting outside.
30

Complete the following setences with the correct question word.


I. _________ has got a pencil for me? Claudia has got one.

II. _________ is your birthday? In April.

III. _________ old is her son? Seven.

IV. _________ are your posters? Over my bed.



Mark the CORRECT arswer.

  • A How / When / Who / Where
  • B Who / When / How / Where
  • C Who / Where / How / When
  • D How / Where / Who / When
  • E What / When / Who / Where