Resolver o Simulado Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (AL-SC) - Professor - ACAFE - Nível Fundamental

0 / 30

Português

1

Marque a alternativa em que haja um artigo definido e um artigo indefinido, respectivamente:

  • A Roberta é a melhor aluna dessa classe.
  • B Gostaria de comprar um celular novo e a sandália daquela loja.
  • C Uma boa noite de sono é a melhor maneira de evitar o estresse.
  • D A casa que comprei é um pouco antiga.
  • E Nenhuma das alternativas anteriores.
2

Assinale a frase em que à ou às está mal empregado.

  • A Amores à vista.
  • B Referi-me às sem-razões do amor.
  • C Desobedeci às limitações sentimentais.
  • D Estava meu coração à mercê das paixões.
  • E Submeteram o amor à provações difíceis.
3

Indique a alternativa em que há erro de colocação pronominal.

  • A Ninguém viu-o sair para o trabalho.
  • B Alguém o viu sair esta manhã.
  • C Não o vejo desde ontem.
  • D Foram eles que o viram.
  • E Certamente o viram sair esta manhã.
4
TEXTO 01
O texto abaixo servirá de base para responder a questão.

FÁBULA MODERNA DO BILÍNGUE
 O ratinho estava na toca, encurralado pelo gato que,
do lado de fora, miava:
 - MIAU! MIAU! MIAU!
 - Cadê você, seu gato? Eu preciso sair daqui, tou
com fome.
 E o gato não parava de miar. Ele era cada vez mais
insistente para meter medo no ratinho.
 O gato teve vontade de deixar o rato bem assustado
 e continuou miando.
 - Rato assustado sai logo do buraco, porque aumenta
 a fome - pensou o gato.
 - Seu gato, minha vida não é fácil. Eu trabalho para
sustentar minha família. Eu sou operário. Eu sou
muito útil para a minha raça. Olhe a hora no relógio e
vá embora daqui ligeirinho, porque eu não posso
morrer de fome.
 - MIAU! MIAU! MIAU!
 - Seu gato, não deboche de mim, tenha pena de um
rato pobrezinho e faminto. Eu tenho muitos filhos
recém-nascidos e preciso ficar forte para
sustentá-los.
 O tempo passava e ele, o ratinho, ouvia:
 - MIAU! MIAU! MIAU!
 O ratinho desmaiou de fome e dormiu. Depois de
várias horas dormindo e ainda com muita fome, ele
ouviu:
 - AU! AU! AU!
 O ratinho acordou assustado e deduziu: "Se há cão lá
fora, o gato foi embora!"
Saiu disparado em busca de comida.
Nem bem terminou de sair da toca e o gato NHAC!
Inconformado, já na boca do gato ele desabafou:
 - Puxa gato! Você é traidor de verdade!
 E o gato respondeu: - Meu filho, neste mundo
globalizado de hoje, quem não fala pelo menos dois
idiomas morre de fome!
rnaa.htmml
viousmag.org/archives/2006/03/fabula_moderna.html)
 - (Texto adaptado) - (Acesso 13.05.2021)
http://obviousmag.org/archives/2006/03/fabula_moderna.html

Marque a frase escrita com homônimo perfeito.

  • A Você é traidor, por isso vai encontrar um traidor pela frente também.
  • B Todas as frases estão escritas com homônimo perfeito.
  • C O ratinho tem filhotes, enquanto o gato é filhote de onça.
  • D O gato pensou que era gato para conquistar as gatinhas.
5

O que é Agricultura Sintrópica?

Dayana Andrade


    Não existe uma resposta rápida. Temos que ser francos e, logo de cara, avisar que aqui você não vai encontrar uma receita pronta para copiar e colar. A agricultura sintrópica (também descrita como agrofloresta sucessional) não é um pacote tecnológico que pode ser comprado, nem um plano definitivo de design ajustável para todos os gostos. Ela é, antes de tudo, uma mudança no olhar. É uma nova proposta de leitura dos ecossistemas que abre caminho para que o agricultor aprenda a buscar suas respostas usando outro raciocínio, bem diferente do que estamos acostumados.

    A Agricultura Sintrópica é constituída por um conjunto teórico e prático de um modelo de agricultura desenvolvido por Ernst Götsch, no qual os processos naturais são traduzidos para as práticas agrícolas tanto em sua forma, quanto em sua função e dinâmica. Assim podemos falar em regeneração pelo uso, uma vez que o estabelecimento de áreas agrícolas altamente produtivas, e que tendem à independência de insumos e irrigação, tem como consequência a oferta de serviços ecossistêmicos, com especial destaque para a formação de solo, a regulação do microclima e o favorecimento do ciclo da água. Ou seja, o plantio agrícola é concomitante à regeneração de ecossistemas.

    Ao invés de receitas, há um conjunto de conceitos e técnicas que viabilizam o acesso a suas características fundamentais. O criador da Agricultura Sintrópica, Ernst Götsch, baseia sua cosmovisão transdisciplinar em muita ciência e a prática diária de mais de cinco décadas. A lógica que orienta sua tomada de decisão percorre um trajeto que nasce na ética de Kant e atravessa a física, a filosofia grega e a matemática. Ele também se apoia na biologia, química, ecologia e botânica, e se abastece da cena tecnológica do momento, adaptando técnicas e ferramentas de outras áreas. Portanto, a agricultura de Ernst Götsch se vale de um encadeamento coerente e sistemático de dados, livre de contradições internas, que não somente percorre uma narrativa lógica como também inclui uma expressão concreta no fim do caminho. Do planejamento à execução do plantio, há método, e há resultado prático. Mais que uma boa ideia, a Agricultura Sintrópica comprovadamente funciona, e pode responder aos maiores desafios sociais e ambientais do nosso tempo.

Disponível em: https://agendagotsch.com/pt/what-is-syntropic-farming/

O vocábulo “que” está empregado abaixo com função de conjunção em todas as suas ocorrências, MENOS na alternativa:

  • A “(...) e, logo de cara, avisar que aqui você não vai encontrar uma receita pronta para copiar e colar.” (1º parágrafo)
  • B “(...) abre caminho para que o agricultor aprenda a buscar suas respostas usando outro raciocínio, (...)” (1º parágrafo)
  • C “(...) bem diferente do que estamos acostumados.” (1º parágrafo)
  • D “(...) uma vez que o estabelecimento de áreas agrícolas altamente produtivas, (...)” (2º parágrafo)
  • E “(...) há um conjunto de conceitos e técnicas que viabilizam o acesso (...)”(3º parágrafo)
6

O que é Agricultura Sintrópica?

Dayana Andrade


    Não existe uma resposta rápida. Temos que ser francos e, logo de cara, avisar que aqui você não vai encontrar uma receita pronta para copiar e colar. A agricultura sintrópica (também descrita como agrofloresta sucessional) não é um pacote tecnológico que pode ser comprado, nem um plano definitivo de design ajustável para todos os gostos. Ela é, antes de tudo, uma mudança no olhar. É uma nova proposta de leitura dos ecossistemas que abre caminho para que o agricultor aprenda a buscar suas respostas usando outro raciocínio, bem diferente do que estamos acostumados.

    A Agricultura Sintrópica é constituída por um conjunto teórico e prático de um modelo de agricultura desenvolvido por Ernst Götsch, no qual os processos naturais são traduzidos para as práticas agrícolas tanto em sua forma, quanto em sua função e dinâmica. Assim podemos falar em regeneração pelo uso, uma vez que o estabelecimento de áreas agrícolas altamente produtivas, e que tendem à independência de insumos e irrigação, tem como consequência a oferta de serviços ecossistêmicos, com especial destaque para a formação de solo, a regulação do microclima e o favorecimento do ciclo da água. Ou seja, o plantio agrícola é concomitante à regeneração de ecossistemas.

    Ao invés de receitas, há um conjunto de conceitos e técnicas que viabilizam o acesso a suas características fundamentais. O criador da Agricultura Sintrópica, Ernst Götsch, baseia sua cosmovisão transdisciplinar em muita ciência e a prática diária de mais de cinco décadas. A lógica que orienta sua tomada de decisão percorre um trajeto que nasce na ética de Kant e atravessa a física, a filosofia grega e a matemática. Ele também se apoia na biologia, química, ecologia e botânica, e se abastece da cena tecnológica do momento, adaptando técnicas e ferramentas de outras áreas. Portanto, a agricultura de Ernst Götsch se vale de um encadeamento coerente e sistemático de dados, livre de contradições internas, que não somente percorre uma narrativa lógica como também inclui uma expressão concreta no fim do caminho. Do planejamento à execução do plantio, há método, e há resultado prático. Mais que uma boa ideia, a Agricultura Sintrópica comprovadamente funciona, e pode responder aos maiores desafios sociais e ambientais do nosso tempo.

Disponível em: https://agendagotsch.com/pt/what-is-syntropic-farming/

Quanto ao emprego do verbo “haver” no excerto “(...) e há resultado prático.” (3º parágrafo), pode-se afirmar, corretamente, que:

  • A Trata-se de verbo impessoal, portanto não apresenta sujeito.
  • B Se o termo posposto a ele estivesse no plural, tal verbo deveria flexionar-se também no plural.
  • C Assume um sentido de existência, portanto é um verbo pessoal.
  • D Poderia ser substituído pelo verbo “ter”, mantendo-se a correção gramatical e o registro formal.
  • E Consta nas regras de concordância verbal que, em qualquer ocorrência, tal verbo sempre será empregado no singular.
7

O que é Agricultura Sintrópica?

Dayana Andrade


    Não existe uma resposta rápida. Temos que ser francos e, logo de cara, avisar que aqui você não vai encontrar uma receita pronta para copiar e colar. A agricultura sintrópica (também descrita como agrofloresta sucessional) não é um pacote tecnológico que pode ser comprado, nem um plano definitivo de design ajustável para todos os gostos. Ela é, antes de tudo, uma mudança no olhar. É uma nova proposta de leitura dos ecossistemas que abre caminho para que o agricultor aprenda a buscar suas respostas usando outro raciocínio, bem diferente do que estamos acostumados.

    A Agricultura Sintrópica é constituída por um conjunto teórico e prático de um modelo de agricultura desenvolvido por Ernst Götsch, no qual os processos naturais são traduzidos para as práticas agrícolas tanto em sua forma, quanto em sua função e dinâmica. Assim podemos falar em regeneração pelo uso, uma vez que o estabelecimento de áreas agrícolas altamente produtivas, e que tendem à independência de insumos e irrigação, tem como consequência a oferta de serviços ecossistêmicos, com especial destaque para a formação de solo, a regulação do microclima e o favorecimento do ciclo da água. Ou seja, o plantio agrícola é concomitante à regeneração de ecossistemas.

    Ao invés de receitas, há um conjunto de conceitos e técnicas que viabilizam o acesso a suas características fundamentais. O criador da Agricultura Sintrópica, Ernst Götsch, baseia sua cosmovisão transdisciplinar em muita ciência e a prática diária de mais de cinco décadas. A lógica que orienta sua tomada de decisão percorre um trajeto que nasce na ética de Kant e atravessa a física, a filosofia grega e a matemática. Ele também se apoia na biologia, química, ecologia e botânica, e se abastece da cena tecnológica do momento, adaptando técnicas e ferramentas de outras áreas. Portanto, a agricultura de Ernst Götsch se vale de um encadeamento coerente e sistemático de dados, livre de contradições internas, que não somente percorre uma narrativa lógica como também inclui uma expressão concreta no fim do caminho. Do planejamento à execução do plantio, há método, e há resultado prático. Mais que uma boa ideia, a Agricultura Sintrópica comprovadamente funciona, e pode responder aos maiores desafios sociais e ambientais do nosso tempo.

Disponível em: https://agendagotsch.com/pt/what-is-syntropic-farming/

No período “Temos que ser francos e, logo de cara, avisar que aqui você não vai encontrar uma receita pronta para copiar e colar.” (1º parágrafo), encontram-se orações em um número total de:

  • A três de natureza subordinada;
  • B quatro de natureza coordenada;
  • C cinco entre coordenadas e subordinadas;
  • D seis entre coordenadas e subordinadas;
  • E sete entre coordenadas e subordinadas.
8

O que é Agricultura Sintrópica?

Dayana Andrade


    Não existe uma resposta rápida. Temos que ser francos e, logo de cara, avisar que aqui você não vai encontrar uma receita pronta para copiar e colar. A agricultura sintrópica (também descrita como agrofloresta sucessional) não é um pacote tecnológico que pode ser comprado, nem um plano definitivo de design ajustável para todos os gostos. Ela é, antes de tudo, uma mudança no olhar. É uma nova proposta de leitura dos ecossistemas que abre caminho para que o agricultor aprenda a buscar suas respostas usando outro raciocínio, bem diferente do que estamos acostumados.

    A Agricultura Sintrópica é constituída por um conjunto teórico e prático de um modelo de agricultura desenvolvido por Ernst Götsch, no qual os processos naturais são traduzidos para as práticas agrícolas tanto em sua forma, quanto em sua função e dinâmica. Assim podemos falar em regeneração pelo uso, uma vez que o estabelecimento de áreas agrícolas altamente produtivas, e que tendem à independência de insumos e irrigação, tem como consequência a oferta de serviços ecossistêmicos, com especial destaque para a formação de solo, a regulação do microclima e o favorecimento do ciclo da água. Ou seja, o plantio agrícola é concomitante à regeneração de ecossistemas.

    Ao invés de receitas, há um conjunto de conceitos e técnicas que viabilizam o acesso a suas características fundamentais. O criador da Agricultura Sintrópica, Ernst Götsch, baseia sua cosmovisão transdisciplinar em muita ciência e a prática diária de mais de cinco décadas. A lógica que orienta sua tomada de decisão percorre um trajeto que nasce na ética de Kant e atravessa a física, a filosofia grega e a matemática. Ele também se apoia na biologia, química, ecologia e botânica, e se abastece da cena tecnológica do momento, adaptando técnicas e ferramentas de outras áreas. Portanto, a agricultura de Ernst Götsch se vale de um encadeamento coerente e sistemático de dados, livre de contradições internas, que não somente percorre uma narrativa lógica como também inclui uma expressão concreta no fim do caminho. Do planejamento à execução do plantio, há método, e há resultado prático. Mais que uma boa ideia, a Agricultura Sintrópica comprovadamente funciona, e pode responder aos maiores desafios sociais e ambientais do nosso tempo.

Disponível em: https://agendagotsch.com/pt/what-is-syntropic-farming/

O vocábulo “microclima” (2º parágrafo) está corretamente grafado; o mesmo ocorre em:

  • A microorganismo;
  • B interregional;
  • C hiperrealismo;
  • D supersensibilidade;
  • E malentendido.
9

Assinale a alternativa em que o acento indicativo de crase foi empregado segundo a norma-padrão da língua.

  • A Muitos acabam se entregando à vida de criminalidade por falta de opção.
  • B Muitos acabam conhecendo à vida de criminalidade por falta de opção.
  • C Muitos acabam experimentando à vida de criminalidade por falta de opção.
  • D Muitos acabam cultivando à vida de criminalidade por falta de opção.
  • E Muitos acabam prolongando à vida de criminalidade por falta de opção.
10
Na frase: "quando meu pai ficou sabendo que meus tios viriam passar o final de semana em nossa casa, resolveu comprar dez quilos de carne no ________ ". Assinale a alternativa que contém a palavra escrita CORRETAMENTE:
  • A açougui.
  • B assougue.
  • C açougue.
  • D açogue.

Matemática

11

Paulo fez um investimento a juros simples, no valor de R$ 1.500,00, pelo tempo de 1 ano, e com uma taxa de 2% ao mês. Assinalar a alternativa que apresenta o valor total que Paulo terá ao final da aplicação:

  • A R$ 1.900,00
  • B R$ 1.850,00
  • C R$ 1.860,00
  • D R$ 1.910,00
  • E R$ 1.890,00
12
Um ônibus com 3 vagões transporta 350 pessoas. Para transportar 700 pessoas, quantos vagões seriam necessários?
  • A 35 vagões.
  • B 6 vagões.
  • C 20 vagões.
  • D 44 vagões.
13
Quanto rendeu a quantia de R$ 1.000,00, aplicado a juros simples, com a taxa de 2% ao mês em 6 meses?
  • A R$ 275,00.
  • B R$ 250,00.
  • C R$ 340,00.
  • D R$ 120,00.
14
Bia tinha R$ 325,00 e gastou 1/5 de seu dinheiro na compra de material escolar. Pergunta: quanto sobrou?
  • A Sobrou R$ 65,00.
  • B Sobrou R$ 125,00.
  • C Sobrou R$ 100,00.
  • D Sobrou R$ 130,00.
15
João tem 3 dezenas de bolas de gude e seu irmão tem o triplo. Quantas bolas de gude tem o irmão de João?
  • A O irmão de João tem 200 bolas de gude.
  • B O irmão de João tem 150 bolas de gude.
  • C O irmão de João tem 90 bolas de gude.
  • D O irmão de João tem 120 bolas de gude.
16
Qual será o valor do montante produzido por um capital de R$ 2.000,00, aplicado no regime de juros simples a uma taxa mensal de 3% durante 8 meses?
  • A O montante produzido é de R$ 2.480,00.
  • B O montante produzido é de R$ 1.780,00.
  • C O montante produzido é de R$ 2.000,00.
  • D O montante produzido é de R$ 2.440,00.
17
Um desenhista consegue fazer 5 esculturas pequenas de madeira em 30 minutos. Em 120 minutos de trabalho, quantas esculturas este artista conseguiria produzir?
  • A 20 esculturas.
  • B 100 esculturas.
  • C 50 esculturas.
  • D 75 esculturas.
18
Maria Julia comprou 167 botões amarelos e uma caixa com 500 botões coloridos. Com quantos botões ela ficou se já tinha 75 botões?
  • A Maria Julia ficou com 1000 botões.
  • B Maria Julia ficou com 978 botões.
  • C Maria Julia ficou com 742 botões.
  • D Maria Julia ficou com 845 botões.
19
O salário de Vitória é de R$ 5.000,00 e Claudio tem um salário de R$ 1.000,00. Qual a razão de um salário para outro?
  • A A razão de um salário para outro é igual a 5.
  • B A razão de um salário para outro é igual a 15.
  • C A razão de um salário para outro é igual a 10.
  • D A razão de um salário para outro é igual a 20.
20
O dobro de um número subtraído de 50 é igual a 350. Qual é o número?
  • A 300.
  • B 500.
  • C 400.
  • D 200.

Conhecimentos Gerais

21
O Brasil teve, ao longo dos últimos 500 anos, três capitais: Salvador, situada no nordeste, Rio de Janeiro, situada no sudeste, e:
  • A Brasília, situada no centro-oeste.
  • B Curitiba, situada no sul.
  • C São Paulo, situada no sudeste.
  • D Boa Vista, situada no norte.
22
Segundo o artigo 225 da Constituição Federal de 1988: "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações." Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
  • A Uma vez que a Floresta Amazônica é enorme, é possível derrubar suas árvores sem maiores preocupações e autorizações.
  • B O meio ambiente é um direito fundamental, e todos devem defendê-lo e preservá-lo.
  • C A educação ambiental não deve ser promovida em todos os níveis de ensino.
  • D É possível queimar livremente o Pantanal, porque ele não é importante para manter o ambiente ecologicamente equilibrado.
23

A figura do vaqueiro surge de uma mistura do branco colonizador com o índio. A figura lendária desse homem destemido que enveredou pelo sertão surgiu com o ciclo do gado, por volta do ano de 1600. Desde então suas atividades e o seu jeito peculiar imprimiu valores correspondentes com seu estilo de vida. Um dos aspectos marcantes que caracterizam o vaqueiro é o aboio, espécie de canto sem palavras que o vaqueiro entoa ao conduzir o gado para o curral. O aboio é uma melodia que os animais parecem compreender por meio do sentimento do vaqueiro, como citou o escritor José de Alencar em sua obra" O SERTANEJO", falando a respeito do aboio. Não se distinguem palavras na canção do boiadeiro, nem ele as articulam, pois fala do seu gado, com essa linguagem do coração que enternece os animais e os cativa. O enunciado pode ser chamado de:

  • A Enigma do Vaqueiro.
  • B Superstição de Pedrão.
  • C Dedução do Vaqueiro.
  • D Dinâmica do Vaqueiro.
24

A figura do vaqueiro surge de uma mistura do branco colonizador com o índio. A figura lendária desse homem destemido que enveredou pelo sertão surgiu com o ciclo do gado, por volta do ano de 1600. Desde então suas atividades e o seu jeito peculiar imprimiu valores correspondentes com seu estilo de vida. Um dos aspectos marcantes que caracterizam o vaqueiro é o aboio, espécie de canto sem palavras que o vaqueiro entoa ao conduzir o gado para o curral. O aboio é uma melodia que os animais parecem compreender por meio do sentimento do vaqueiro, como citou o escritor José de Alencar em sua obra" O SERTANEJO", falando a respeito do aboio. Não se distinguem palavras na canção do boiadeiro, nem ele as articulam, pois fala do seu gado, com essa linguagem do coração que enternece os animais e os cativa.


O enunciado pode ser chamado de:

  • A Dedução do Vaqueiro.
  • B Superstição de Pedrão.
  • C Dinâmica do Vaqueiro.
  • D Enigma do Vaqueiro.
25

Um trecho de 22 quilômetros de _________________, entre Feira de Santana e Esplanada, foi entregue no dia 26/04/2021. A rodovia vem recebendo investimentos constantes do Governo Federal para ampliação da capacidade de tráfego. (...)

A _________________compreende um trecho de 165 quilômetros de extensão que foram divididos em quatro lotes de aproximadamente 41 quilômetros cada. O lote 4 faz a ligação rodoviária aos grandes polos comerciais e industriais do estado, como Alagoinhas, Pedrão, Teodoro Sampaio e Conceição do Jacuípe. Nesse lote, as equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) atuaram na duplicação em uma região com fábricas de grande porte.


https://www.gov.br/pt-br/noticias/transito-e-transportes/2021/04/


Marque a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.

  • A duplicação da BR-101/BA.
  • B duplicação da 260-BA.
  • C duplicação da BR-262.
  • D duplicação da BA-524.
26

Pode ser definida como processo contínuo, uma construção coletiva que almeja a realização gradativa dos Direitos Humanos e de uma sociedade mais justa e solidária. O contexto acima faz referência a:

  • A Tecnologia.
  • B Ecologia.
  • C Meio ambiente.
  • D Cidadania.
27

Os Direitos Humanos são uma categoria de direitos básicos que devem ser garantidos a todos os cidadãos e cidadãs, sendo considerados fundamentais. Podemos afirmar que entre os direitos fundamentais NÃO é correto incluir o direito:

  • A A auxílios financeiros.
  • B À vida.
  • C À liberdade.
  • D À saúde.
28

Há diversos tipos de resíduos que devem ser descartados cada um de maneira específica. Referente aos resíduos recicláveis do tipo papel ou metal, assinale a alternativa que contém apenas resíduos recicláveis:

  • A Envelopes, latas de aerossol, papel carbono, papel de fax.
  • B Folhas de papel, caixas longa vida, alumínio, aço.
  • C Cartolina, latas de alimentos, pregos, fita crepe.
  • D Jornais, papelão, esponja de aço, lâmpadas fluorescentes.
29

Além dos alimentos, há uma série de materiais que devem ser descartados isoladamente em relação aos demais. Leia os itens abaixo.
I. Pilhas, lâmpadas fluorescentes ou embalagens de pesticidas e inseticidas não são materiais recicláveis. II. Agulhas de medicamento e objetos cortantes devem ser descartados de forma isolada para evitar acidentes. III. Cartuchos, toners, lâmpadas quebradas, embalagens de tinta e eletrônicos antigos quebrados também são exemplos de materiais que podem ser reutilizados.
Com base nos itens acima, assinale a alternativa que indica a resposta correta:

  • A Estão corretos apenas os itens I e II.
  • B Está correto apenas o item I.
  • C Estão corretos os itens I, II e III.
  • D Estão corretos apenas os itens I e III.
30

Assinale a alternativa correta em relação ao que se deve fazer para evitar um choque elétrico:

  • A Cuidado para não esquecer o ferro elétrico ligado. Isto pode provocar acidentes graves e até incêndios, entretanto, mesmo o ferro estando ligado na tomada ele não desperdiça energia.
  • B Ao desligar os aparelhos das tomadas, verifique antes se o botão ou chave estão desligados e depois puxe firme pelo plugue (e não pelo fio).
  • C Mantenha os fios e plugues dos aparelhos sempre em perfeitas condições de uso para evitar curtos-circuitos. Não há problema em encostar fios e plugues em superfícies quentes.
  • D Evite sobrecarregar a mesma tomada com vários aparelhos usando "T" (benjamim) ou extensões improvisadas. Dependendo do caso pode-se usar bocais de lâmpadas como tomadas.