Resolver o Simulado Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Técnico - Assuntos Educacionais - FAPEC - Nível Superior
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A O EJA para o Ensino Fundamental é destinado para adolescentes entre 12 e 15 anos que não completaram a etapa entre o 1º e o 9º ano, com duração de 3 anos para a conclusão.
B O EJA destinado ao Ensino Médio é um ensino voltado para alunos até 18 anos que não completaram o Ensino Médio, num período de 2 anos para a conclusão.
C O EJA é uma modalidade de ensino criada para todos os níveis da Educação Básica do país, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada.
D A prova EJA Ensino Fundamental deve ser realizada somete elas Escolas Estaduais, e o aluno deve se informar sobre o dia e o local onde as provas serão realizadas.
E O EJA é ofertado apenas no ensino presencial com o propósito de democratizar o ensino da rede pública no Brasil, sendo dividido em etapas, com abrangência do ensino fundamental ao médio.
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A O EJA é destinado apenas para as pessoas que não tiveram acesso aos estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida.
B Os sistemas de ensino manterão os exames supletivos, os quais serão realizados de forma diferente da base nacional comum do currículo, possibilitando o prosseguimento de estudos em caráter regular.
C Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios formais serão aferidos e reconhecidos mediante exames.
D Os exames aplicados serão realizados na conclusão do ensino fundamental, para os maiores de doze anos, e na conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos.
E Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas.
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A Extensão da obrigatoriedade e da gratuidade da Educação Básica.
B Implementação de práticas meritocráticas.
C Garantia de uma educação pautada na conformação dos corpos.
D Formação de sujeitos ordeiros e pacíficos.
E Obrigatoriedade de uma educação empreendedora.
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A São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
B São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
C São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
E São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
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A São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
B São corretas apenas as afirmativas 2, 4, e 5.
C São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
D São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.
E São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
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A São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
B São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
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A São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
B São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
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A São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
B São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
C São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
D São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.
E São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
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A São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
B São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
C São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.
D São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5
E São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
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A De maneira linear.
B Espontaneamente.
C De maneira cartesiana.
D Mediados pelos signos e instrumentos.
E Quando o sujeito amadureceu emocionalmente.
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A Durkheim
B Skinner
C Pavlov
D Freinet
E Vigotski
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A É correta apenas a afirmativa 1.
B São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
C São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
D São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.
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A Atender aos diferentes ritmos de aprendizagem dos estudantes nas propostas pedagógicas.
B Minimizar os desafios apresentados aos estudantes público-alvo da Educação Especial.
C Priorizar apenas ações voltadas ao favorecimento da zona de desenvolvimento real.
D Propor atividades para as quais o estudante necessite de apoio constante.
E Valorizar as atividades realizadas de forma segregada à turma.
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A As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, sendo substitutivas à escolarização.
B O atendimento educacional especializado complementa e/ou suplementa a formação dos alunos. No processo de escolarização, esse atendimento deve ser desarticulado à proposta pedagógica do ensino comum, acontecendo paralelamente a ela.
C O acesso à educação tem início no ensino fundamental I, no qual se desenvolvem as bases necessárias para a construção do conhecimento e desenvolvimento global do aluno.
D A educação especial é uma modalidade de ensino transversal, que realiza o atendimento educacional especializado, e disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto à sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.
E O atendimento educacional especializado é obrigatoriamente ofertado nos sistemas de ensino, sendo desvinculado da modalidade de educação de jovens e adultos e da educação profissional, da educação indígena, do campo e quilombola.
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A As escolas privadas são desobrigadas de oferecer o AEE.
B O AEE é ofertado no turno em que o estudante frequenta a escola.
C O AEE deve ser oferecido preferencialmente nos Centros de Atendimento Educacional Especializado.
D O AEE precisa ter uma regulamentação própria na escola; logo, não se inclui no seu projeto político pedagógico.
E O AEE deve ser oferecido preferencialmente na própria escola em que o estudante está matriculado.
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A O professor que atua no AEE tem a obrigação individual de avaliar e decidir sobre o desligamento do(s) estudante(s) deste serviço.
B O segundo professor deve ministrar aulas na(s) eventual(ais) falta(s) do(s) professor(es) regente(s), uma vez que tem conhecimento da turma na qual atua junto ao estudante público-alvo da Educação Especial.
C O segundo professor necessita conhecer antecipadamente o planejamento do(s) professor(es) regente(s) para organizar e/ou propor as adequações e flexibilizações curriculares necessárias.
D O professor que atua no AEE deve realizar a avaliação inicial dos estudantes atendidos no serviço. Cabe ao segundo professor a sua avaliação processual das aprendizagens.
E O segundo professor deve realizar a avaliação inicial dos estudantes atendidos no AEE, e a avaliação processual da aprendizagem cabe ao professor que atua nesse atendimento.
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A Ao conversar com uma pessoa com deficiência intelectual evite abordar temas complexos.
B Para se comunicar com uma pessoa com deficiência auditiva, use um tom de voz mais alto, a não ser que lhe peçam para repetir.
C Em espaços estreitos, sempre caminhe atrás da pessoa com deficiência visual.
D Se a pessoa surda estiver acompanhada de intérprete de LIBRAS, dirija a comunicação oral ao seu intérprete.
E Ao caminhar junto com uma pessoa com deficiência visual, avise-a sobre os possíveis obstáculos que estão à sua frente, como buracos e degraus.
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A Os objetivos, estratégias e atividades propostas no PDI são definidas a partir das características do estudante atendido.
B O PDI é um instrumento utilizado unicamente pelos profissionais da saúde que atendem os estudantes público-alvo da Educação Especial.
C A cada ano de trabalho o professor de Atendimento Educacional Especializado e/ou segundo professor realiza os registros sobre as ações realizadas no PDI.
D As áreas de trabalho a serem contempladas no PDI são determinadas exclusivamente com base na entrevista inicial com os pais ou responsáveis pelo estudante.
E O estudo de caso de cada estudante, para o qual será organizado o PDI, é feito pelo profissional que atua na orientação educacional e pelo coordenador pedagógico.
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A Um dos princípios do Currículo Funcional Natural é a aplicabilidade das aprendizagens em atividades desvinculadas do dia a dia do estudante.
B A elaboração de estratégias para diminuição das barreiras enfrentadas pelo estudante pode ser realizada por ele mesmo.
C Propostas que contemplam atividades totalmente novas para o estudante terão prioridade na seleção de atividades e estratégias de ensino.
D A mediação para a realização de tarefas é frequente, intensa e permanente ao longo do tempo de trabalho.
E Para garantir um bom desempenho nas atividades, o estudante sempre deverá contar com o apoio de um adulto.
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A Enriquecimento extraescolar e fixação de conteúdos.
B Enriquecimento escolar e reforço de conteúdos.
C Enriquecimento intracurricular e fixação de conteúdos.
D Enriquecimento intracurricular e extracurricular.
E Enriquecimento extracurricular e reforço de conteúdos.
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A A coesão lexical ocorre quando um termo é substituído por outro dentro do texto.
B A coesão por elipse ocorre quando há a omissão de algumas palavras sem que o entendimento das ideias da oração seja comprometido.
C A coesão sequencial emprega palavras e expressões que retomam termos por meio da catáfora.
D A coesão referencial consiste na menção de elementos que já apareceram ou ainda vão aparecer no texto.
E A coesão por substituição consiste na substituição de uma palavra por outra ou por uma locução adverbial.
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A São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
B São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
C São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
D São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
E São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
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A A última frase do texto é um período composto por três orações.
B Na frase: “Caminhou decididamente até o Castelo”, temos um verbo transitivo direto, quanto à sua predicação.
C Na frase: “A própria Bitinha fez a sugestão maldosa”, a palavra “maldosa” é um substantivo comum e se refere à palavra “sugestão” e também a “Bitinha”.
D A frase “Tiro eu, a foto” e “Tiras tu, a foto”, são idênticas quanto à estrutura e há nelas uma inversão do termo essencial: o sujeito, representado por um pronome pessoal do caso reto.
E Na frase: “E antes que houvesse mais protestos.”, o verbo “haver” pode ser trocado por “existir” sem prejuízo de sentido e de acordo com a norma-padrão, assim: “E antes que existisse mais protestos.”
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A São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
B São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
C São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.
D São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
E São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
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A Em 1, as duas vírgulas usadas são optativas.
B Em 1, o substantivo próprio é vocativo e em 2 é sujeito.
C As duas frases são períodos simples.
D A palavra “firme” em 2 é objeto direto de “ficar”.
E Nas duas vezes em que aparece o nome Mário César, ele desempenha a mesma função sintática: sujeito simples.
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A Em 1, uma das frases tem o uso indevido da crase. Também a ordem de um termo sintático está invertida na segunda delas.
B Na segunda frase posta em 2, o uso da vírgula é optativo e ambas as frases têm o mesmo sentido.
C As frases postas em 3 apresentam correto uso da vírgula, embora a vírgula colocada na primeira delas seja optativa.
D As frases postas em 4 estão corretas, há apenas uma troca de verbos que não prejudica o seu entendimento.
E As frases postas em 5 estão corretas quanto ao uso da crase e da colocação pronominal.
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A os • à • do que • ao • passada • meio • meia • obrigado • a
B os • na • a • ao • passada • meio • meia • obrigada • a
C aos • à • do que • no • passados • meio • meia • obrigado • lhe
D aos • na • a • ao • passados • meia • meia • obrigado • lhe
E aos • na • a • ao • passada • meio • meia • obrigada • a
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A causa espanto
B cria expectativa
C provoca reflexão
D enfatiza subjetividade
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A perda da audição
B falta de perspicácia
C ausência de sensibilidade
D dificuldade de comunicação
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A causa
B finalidade
C conclusão
D conformidade
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A calculada
B ressentida
C inesperada
D descuidada
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A ordens agressivas
B ofensas peremptórias
C insinuações humilhantes
D mensagens contraditórias
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A E que história! (l. 5)
B Mas nunca vi uma dar certo. (l. 10-11)
C A Spotlight publicou mais de 600 reportagens (l. 22)
D Sempre gostei de filmes sobre jornalistas, (l. 26)