Resolver o Simulado Professor - Ensino Infantil - FAFIPA - Nível Superior

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Matemática

1

Uma mercadoria, que custa R$ 500,00 à vista, foi adquirida a prazo, com duas parcelas mensais de R$ 270,00. A taxa de juros mensal, cobrada nessa operação, foi de:

  • A 5%.
  • B 6%.
  • C 7%.
  • D 8%.
  • E 9%.
2

Em certo ano, um passeio foi feito com 2.200 pessoas. Sabendo-se que, no ano seguinte, a quantidade de pessoas que fizeram esse mesmo passeio diminuiu 30%, ao todo, qual a quantidade de pessoas que diminuiu em relação ao ano anterior?

  • A 690
  • B 660
  • C 630
  • D 600
3

Em certa fábrica, sabe-se que 5 máquinas produzem 500 produtos em 4 dias. Sendo assim, considerando-se o mesmo ritmo de produção, ao todo, quantos dias serão necessários para 4 máquinas produzirem 800 produtos?

  • A 9
  • B 8
  • C 7
  • D 6
4

Ganimedes, a maior lua de Júpiter e a maior do sistema solar, possuiu diâmetro aproximado de 5.300 quilômetros. A Lua (da Terra) possui diâmetro aproximado de 3.500 quilômetros. A razão entre os diâmetros da Lua e de Ganimedes, nessa ordem, é, aproximadamente, igual a:

  • A 0,66
  • B 0,65
  • C 0,64
  • D 0,63
5

Sabendo-se que uma urna contém 10 bolas coloridas, de modo que 5 são azuis, 3 vermelhas e 2 verdes, qual a probabilidade de, ao retirar 2 bolas dessa caixa, sem reposição entre as retiradas, elas serem uma vermelha e uma azul?

  • A 1/3
  • B 1/4
  • C 1/5
  • D 1/6
6

Jorge comprou uma geladeira. O valor pago por Jorge, com o desconto de 14%, foi de R$ 1.376,00. Assim, é possível dizer que a geladeira, sem o desconto, custava:

  • A R$ 1.780,00.
  • B R$ 1.668,64.
  • C R$ 1.600,00.
  • D R$ 1.568,64.
  • E R$ 1.500,00.
7

Um avião, à velocidade de 760 km por hora, leva 1h25min para fazer um determinado percurso. Em quanto tempo, esse mesmo avião, faria a mesma viagem, se a velocidade fosse de 680 km por hora?

  • A 1h35min.
  • B 1h45min.
  • C 1h55min.
  • D 2h15min.
  • E 2h35min.
8

Três irmãos, Antônio, Bartolomeu e Cássio, devem receber uma herança de R$280.000,00. Antônio deve receber o dobro do que Cássio receber. Bartolomeu deverá receber R$40.000,00 a mais do que Cássio. Então, é possível dizer que:

  • A Cássio vai receber R$ 100.000,00.
  • B Bartolomeu vai receber R$ 60.000,00.
  • C Antônio vai receber R$ 140.000,00.
  • D Bartolomeu vai receber R$ 100.000,00.
  • E Cássio vai receber R$ 80.000,00.
9
Para responder à questão, considere o gráfico abaixo:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Fonte: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/brasil-pre-coronavirus-vendia-10-000-carros-dia-agora-malpassa-de-1-000/ 

Com base nesse gráfico, podemos afirmar que foram emplacados, em média, quantos veículos por dia?

  • A 9.359.
  • B 8.966.
  • C 7.966.
  • D 6.565.
  • E 6.345.
10

Três irmãs abriram uma loja para vendas online. Ana investiu R$ 1.200,00, Betina investiu R$ 1.600,00 e Cláudia investiu R$ 800,00. Ao final de 6 meses de trabalho, obtiveram um lucro de R$ 4.320,00 reais, que foi dividido em três partes diretamente proporcionais ao valor que cada uma investiu. Com base nessas informações, podemos afirmar que:

  • A Ana recebeu R$ 1.920,00.
  • B Betina recebeu R$ 1.440,00.
  • C Cláudia e Betina receberam juntas o total de R$ 3.360,00.
  • D Cláudia recebeu R$ 480,00 a mais do que Ana.
  • E Betina recebeu R$ 480,00 a mais do que Ana.

História

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Os governos de Castelo Branco, Costa e Silva ,Médici ,Geisel e Figueiredo constituíram o regime militar no período de 1964 a 1985. Assinale a alternativa que corresponde ao governo Costa e Silva:
  • A Deu início à promulgação dos Atos Institucionais. Entre as medidas mais importantes, destacam-se: suspensão dos direitos políticos dos cidadãos; cassação de mandatos parlamentares; eleições indiretas para governadores; dissolução de todos os partidos políticos e criação de duas novas agremiações políticas: a Aliança Renovadora Nacional (Arena), que reuniu os governistas, e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que reuniu as oposições consentidas
  • B Enfrentou a reorganização política dos setores oposicionistas, greves e a eclosão de movimentos sociais de protesto, entre eles o movimento estudantil universitário. Também neste período os grupos e organizações políticas de esquerda organizaram guerrilhas urbanas e passaram a enfrentar a ditadura, empunhando armas, realizando sequestros e atos terroristas. O governo, então, radicalizou as medidas repressivas, com a justificativa de enfrentar os movimentos de oposição.
  • C Acelerou o processo de liberalização política e, em seu governo houve a aprovação da Lei da Anistia, que permitiu o retorno ao país de milhares de exilados políticos. o pluripartidarismo foi restabelecido. A Arena mudou a sua denominação e passou a ser PDS (Partido Democrático Social); o MDB passou a ser PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro). Surgiram novas siglas, como o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT
  • D Dispôs de um amplo aparato de repressão policial-militar e de inúmeras leis de exceção, sendo que a mais rigorosa era o AI-5. Por esse motivo, seu mandato presidencial ficou marcado como o mais repressivo do período da ditadura. Exílios, prisões, torturas e desaparecimentos de cidadãos fizeram parte do cotidiano de violência repressiva imposta à sociedade.
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Várias expedições foram enviadas por Portugal, visando reconhecer toda costa brasileira e combater os piratas e comerciantes franceses Assinale a alternativa de qual forma Martim Afonso de Sousa (1532), combateu a pirataria francesa.
  • A Recebeu do governo português, um conjunto de leis a serem aplicadas na colônia. Estas determinavam as funções administrativas, judicial, militar e tributária do Governo Geral.
  • B Dividiu o território em 15 capitanias hereditárias. Estas eram imensos lotes de terra que se estendiam do litoral até o limite estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas.
  • C Instalou em São Vicente, a primeira povoação dotada de um engenho para produção de açúcar.
  • D Nenhuma das alternativas.
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A guerra no Iêmen, que teve início em conflitos e contradições políticos e econômicos que eclodiram após a Primavera Árabe, constitui verdadeiro desastre humanitário. Com posição estratégica no estreito de Bab al-Mandab, que liga o mar Vermelho ao golfo de Áden, região por onde passam importantes petroleiros no mundo, o conflito parece distante de um fim.

Em relação a esse tema, assinale a opção correta.

  • A Arábia Saudita e Irã são aliados nesse conflito e buscam estabelecer, na região, um polo econômico sunita no mundo islâmico.
  • B O Iêmen do Sul foi o primeiro Estado árabe marxista constituído após a Segunda Guerra Mundial.
  • C O regime árabe-islâmico do Irã conta com o apoio da Rússia.
  • D O regime iemenita tem o apoio irrestrito do Irã.
  • E O Iêmen do Norte foi o primeiro país cristão independente surgido após a Segunda Guerra Mundial.

Pedagogia

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Sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), é correto afirmar:

  • A O EJA para o Ensino Fundamental é destinado para adolescentes entre 12 e 15 anos que não completaram a etapa entre o 1º e o 9º ano, com duração de 3 anos para a conclusão.
  • B O EJA destinado ao Ensino Médio é um ensino voltado para alunos até 18 anos que não completaram o Ensino Médio, num período de 2 anos para a conclusão.
  • C O EJA é uma modalidade de ensino criada para todos os níveis da Educação Básica do país, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada.
  • D A prova EJA Ensino Fundamental deve ser realizada somete elas Escolas Estaduais, e o aluno deve se informar sobre o dia e o local onde as provas serão realizadas.
  • E O EJA é ofertado apenas no ensino presencial com o propósito de democratizar o ensino da rede pública no Brasil, sendo dividido em etapas, com abrangência do ensino fundamental ao médio.
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A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina a respeito da educação voltada para os Jovens e Adultos:

  • A O EJA é destinado apenas para as pessoas que não tiveram acesso aos estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida.
  • B Os sistemas de ensino manterão os exames supletivos, os quais serão realizados de forma diferente da base nacional comum do currículo, possibilitando o prosseguimento de estudos em caráter regular.
  • C Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios formais serão aferidos e reconhecidos mediante exames.
  • D Os exames aplicados serão realizados na conclusão do ensino fundamental, para os maiores de doze anos, e na conclusão do ensino médio, para os maiores de dezoito anos.
  • E Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas.
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A Resolução CNE/CEB nº 4, de 13/07/2010, define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para o conjunto orgânico, sequencial e articulado das etapas e modalidades da Educação Básica, baseando-se no direito de toda pessoa ao seu pleno desenvolvimento, à preparação para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho, na vivência e convivência em ambiente educativo, e tendo como fundamento a responsabilidade que o Estado brasileiro, a família e a sociedade têm de garantir a democratização do acesso, a inclusão, a permanência e a conclusão com sucesso das crianças, dos jovens e adultos na instituição educacional, a aprendizagem para continuidade dos estudos e a:

  • A Extensão da obrigatoriedade e da gratuidade da Educação Básica.
  • B Implementação de práticas meritocráticas.
  • C Garantia de uma educação pautada na conformação dos corpos.
  • D Formação de sujeitos ordeiros e pacíficos.
  • E Obrigatoriedade de uma educação empreendedora.
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As Diretrizes Curriculares Nacionais específicas para as etapas e modalidades da Educação Básica devem evidenciar o seu papel de indicador de opções políticas, sociais, culturais, educacionais, e a função da educação, na sua relação com um projeto de Nação, tendo como referência os objetivos constitucionais, fundamentando-se na cidadania e na dignidade da pessoa, o que pressupõe, entre outros:

1. Igualdade

2. Fraternidade

3. Liberdade

4. Pluralidade

5. Moralidade

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
  • E São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
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de acordo com o artigo 4º da Resolução CNE/CP nº  2, de 22/12/2017, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em atendimento à LDB e ao Plano Nacional de Educação (PNE), são considerados objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, a serem desenvolvidas pelos estudantes:

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3. Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens –verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, em diferentes contextos, e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Valorizar a homogeneidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao empreendedorismo e perpetuação do capitalismo estrutural.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2, 4, e 5.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 5.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
19

A respeito das questões que evolvem o currículo, consta na Resolução CNE/CEB nº 4, de 13/07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, que:

1. O currículo, assumindo como referência os princípios educacionais garantidos à educação, configura-se como o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção, a socialização de significados no espaço social e contribuem intensamente para a construção de identidades socioculturais dos educandos.

2. O currículo deve difundir os valores fundamentais do interesse social, dos direitos e deveres dos cidadãos, do respeito ao bem comum e à ordem democrática, considerando as condições de escolaridade dos estudantes em cada estabelecimento, a orientação para o trabalho, a promoção de práticas educativas formais e não formais.

3. Na organização da proposta curricular, deve-se assegurar o entendimento de currículo como experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, articulando vivências e saberes dos estudantes com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos educandos.

4. A organização do percurso formativo, aberto e contextualizado, deve ser construída de maneira meritocrática, em função das peculiaridades do meio e das características, interesses e necessidades dos estudantes, incluindo não só os componentes curriculares centrais obrigatórios, previstos na legislação e nas normas educacionais, mas outros, também, de modo flexível e variável, conforme cada projeto escolar.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
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A respeito do planejamento e organização no contexto escolar, consta na Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017 - Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que:

1. A BNCC é um documento que contém leis, diretrizes e planejamentos, previamente definidos, que devem ser executados pelos professores da educação básica de todo território Nacional.

2. A BNCC é referência nacional para os sistemas de ensino e para as instituições ou redes escolares públicas e privadas da Educação Básica, dos sistemas federal, estaduais, distrital e municipais, para construírem ou revisarem os seus currículos.

3. A BNCC deve fundamentar a concepção, formulação, implementação, avaliação e revisão dos currículos, e consequentemente das propostas pedagógicas das instituições escolares, contribuindo, desse modo, para a articulação e coordenação de políticas e ações educacionais desenvolvidas em âmbito federal, estadual, distrital e municipal, especialmente em relação à formação de professores, à avaliação da aprendizagem, à definição de recursos didáticos e aos critérios definidores de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da oferta de educação de qualidade.

4. A implementação da BNCC deve superar a fragmentação das políticas educacionais, ensejando o fortalecimento do regime de colaboração entre as três esferas de governo e balizando a qualidade da educação ofertada.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
21

De acordo com o artigo 8º da Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017 - Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os currículos, coerentes com a proposta pedagógica da instituição ou rede de ensino, devem adequar as proposições da BNCC à sua realidade, considerando, para tanto, o contexto e as características dos estudantes, devendo:

1. Contextualizar os conteúdos curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los significativos, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens se desenvolvem e são constituídas.

2. Decidir sobre formas de organização dos componentes curriculares – disciplinar, interdisciplinar, transdisciplinar ou pluridisciplinar – e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares, de modo que se adotem estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem.

3. Selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, recorrendo a ritmos diferenciados e a conteúdos complementares, se necessário, para trabalhar com as necessidades de diferentes grupos de alunos, suas famílias e cultura de origem, suas comunidades, seus grupos de socialização, entre outros fatores.

4. Conceber e pôr em prática situações e procedimentos meritocráticos para motivar e engajar os estudantes nas aprendizagens.

5. Construir e aplicar procedimentos de avaliação somativa e classificatória que levem em conta os contextos e as condições de aprendizagem, tomando tais registros como referência para melhorar o desempenho da instituição escolar, premiar professores e alunos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
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Consta nos documentos oficiais que a Política Nacional de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva, tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir:

1. Acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino.

2. Transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior.

3. Oferta do atendimento educacional especializado.

4. Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão.

5. Acessibilidade arquitetônica nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
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A Teoria Histórico-Cultural defende o pressuposto de que a aprendizagem e o desenvolvimento humano ocorrem:

  • A De maneira linear.
  • B Espontaneamente.
  • C De maneira cartesiana.
  • D Mediados pelos signos e instrumentos.
  • E Quando o sujeito amadureceu emocionalmente.

Português

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Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão. 

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

*COP26 – A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021 foi a 26ª conferência das partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, realizada entre 1 e 12 de novembro de 2021 na cidade de Glasgow, na Escócia.

(Disponível em: https://climainfo.org.br/2021/11/16/racismo-ambiental-a-brasileira/ – texto adaptado especialmente para esta prova).

Analise as assertivas abaixo, que relacionam palavras do texto a um fenômeno fonético, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Em brasileiro e destacou há ditongo decrescente.
( ) Em bairros e qualquer aparecem ditongo e dígrafo.
( ) Em país e imobiliária há hiato.
( ) Em iguais e sociais há tritongo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – V – V.
  • B V – V – V – F.
  • C F – V – V – F.
  • D V – F – F – V.
  • E F – F – F – V.
25
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão. 


Imagem relacionada à questão do Questões EstratégicasImagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

(Disponível em: https://grupoelfa.com.br/impactos-pandemia-gestao-saude/#gestao-saude-publica – texto adaptado especialmente para esta prova).

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 15, 19 e 34.

  • A à – a – a
  • B a – à – à
  • C à – à – à
  • D à – a – à
  • E a – à – a
26
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 13 e 23.

  • A as – as – as
  • B as – as – à
  • C às – às – as
  • D às – às – a
  • E às – às – à
27
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Assinale a alternativa que indica o uso da palavra “como” na mesma situação de emprego daquela da linha 27.

  • A Como eu gostaria de ser médico!
  • B Como faço para conseguir um horário de atendimento?
  • C Como chegou tarde, não acompanhou as deliberações da mesa.
  • D Antes do almoço comi diversas frutas refrescantes, como melancia e uvas.
  • E Elabore suas atividades como consta no manual.
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Coesão textual são os mecanismos linguísticos que permitem uma conexão lógico-semântica entre as partes de um texto. A ligação e harmonia que possibilitam a amarração de ideias dentro de um texto é feita com o uso de conjunções, preposições, advérbios ou locuções adverbiais.

Existem os seguintes tipos de coesão textual: coesão referencial, coesão lexical, coesão por elipse, coesão sequencial e coesão por substituição.

Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta uma informação INCORRETA:

  • A A coesão lexical ocorre quando um termo é substituído por outro dentro do texto.
  • B A coesão por elipse ocorre quando há a omissão de algumas palavras sem que o entendimento das ideias da oração seja comprometido.
  • C A coesão sequencial emprega palavras e expressões que retomam termos por meio da catáfora.
  • D A coesão referencial consiste na menção de elementos que já apareceram ou ainda vão aparecer no texto.
  • E A coesão por substituição consiste na substituição de uma palavra por outra ou por uma locução adverbial.
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A alternativa em que o acento indicativo de crase procede é:

  • A Refiro-me à minha colega de trabalho.
  • B Refiro-me à colegas de trabalho.
  • C Refiro-me à Vossa Senhoria.
  • D Assisti à jogos daquele time.
  • E Estamos dispostos à colaborar.
30
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Adaptado de: Funcionamento da administração Pública – Secretarias Estaduais de Saúde. Página Oficial do CONASS – Conselho Nacional de Secretários de Saúde. CONASS. Funcionamento da Administração Pública – Secretarias Estaduais de Saúde. Disponível em https://www.conass.org.br/guiainformacao/funcionamento-da-administracao-publica-secretarias-estaduais-de-saude. Acesso em: 20 de setembro de 2021.

Qual dos exemplos abaixo NÃO é um monossílabo tônico?

  • A lei (l. 05)
  • B fim (l. 06)
  • C mais (l. 31)
  • D dos (l. 39)
  • E ser (l.49)
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O IMPACTO DA TECNOLOGIA EM NOSSAS VIDAS

Vivemos o ápice da influência tecnológica no mundo e não tem como negar. Estamos conectados o tempo todo, seja pelo celular ou computador. O impacto da tecnologia em nossas vidas é extremamente visível. Mas, isso é algo bom ou ruim?

A tecnologia facilita muito a nossa rotina e é um ótimo entretenimento. Com apenas uns cliques, compartilhamos coisas pessoais, entramos em contato com aquele parente distante, descobrimos uma nova música e assistimos a vários episódios de determinada série, mesmo off-line.

Conseguimos armazenar milhares de músicas na palma de nossas mãos, temos televisões com a maior definição de imagem existente, guardamos todos os tipos de fotos e documentos pessoais na nuvem e podemos acessá-los a qualquer hora e em qualquer lugar.

Há alguns anos, não tínhamos o hábito de olhar o celular assim que acordávamos, ou passar a noite inteira em claro vagando pelas redes sociais. Hoje em dia, se uma tragédia acontecer há milhares de quilômetros de distância de onde estamos, sabemos instantaneamente. A tecnologia modificou completamente nosso cotidiano, trazendo muitos benefícios e alguns malefícios também.

O lado ruim é que estamos tão ligados nas nossas vidas on-line, que esquecemos de manter o contato off-line. Não prestamos mais atenção no mundo a nossa volta, não conversamos mais pessoalmente.

Por recebermos tantas informações o tempo todo, tornamo-nos mais desatentos. Parece que não podemos ficar sem encontrar coisas novas, é um pecado deixar o celular de lado, ficamos dependentes dessa conexão.

Outros pontos ruins são os problemas de visão que foram desenvolvidos nos últimos anos por ficar muito tempo vendo a tela do celular e os problemas de audição por ouvir coisas muito altas no fone de ouvido.

A obesidade também é um fator que vem encadeando essas mudanças de hábito. As pessoas ficam a maior parte de seu tempo sentadas, por conta da comodidade de comprar on-line, não precisam mais ir até a loja, nem sair para pedir o almoço, pois existem vários aplicativos para isso.

Segundo a OMS, o sedentarismo está presente em 23% dos adultos; já nos mais jovens, esse índice é de 81%. Consequência direta do uso de videogames, celulares e computadores.

É importante ter um planejamento de quantas horas por dia você vai dedicar à tecnologia, para não perder o foco e a produtividade. Apesar de ser algo incrível, ela também pode trazer consequências sérias e permanentes a nossa saúde. Como todas as outras coisas, ela deve ser apreciada com moderação.

Disponível em: https://www.madeinweb.com.br/o-impacto-da-tecnologia-em-nossas -vidas/Adaptado

Após a leitura do texto, infere-se que, no:

  • A Primeiro parágrafo, menciona-se o quão mal a tecnologia faz ao ser humano. No final, ele nos exorta com uma pergunta retórica, deixando claro que isso não é bom.
  • B Terceiro parágrafo, esclarece-se que a internet é o nosso meio de vida singular, único, exclusivo, de modo que podemos ter acesso a todos os melhores e mais modernos equipamentos por um preço que todos podem pagar.
  • C Segundo parágrafo, o texto deixa claro que tudo pode ser conectado à internet, mesmo que ela esteja em modo off-line. Isso gera menos custos para o consumidor.
  • D Segundo parágrafo, ocorre a síntese do texto, o momento em que ele deixa claro todas as vantagens que a tecnologia tem a nos oferecer, todos os seus benefícios.
  • E Primeiro parágrafo, o texto não deixa claro se a conexão em tempo integral é positiva ou negativa, deixando que o leitor faça sua própria análise. No final, ele nos exorta a pensar sobre o assunto.