Resolver o Simulado Agente Universitário - Assistente Social - MS CONCURSOS

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Noções de Informática

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O MS-Word 2016 trata um documento como uma única seção até que você insira uma quebra de seção. Cada quebra de seção controla o layout e a formatação da seção anterior à quebra. Por exemplo, se você excluir uma quebra de seção, o texto antes da quebra adquire toda a formatação da seção que segue a quebra. A opção de quebra de seção está disponível na aba:
  • A Página inicial
  • B Inserir
  • C Design
  • D Layout
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O MS-Word 2016 oferece uma opção de espaçamento capaz de alterar uniformemente o espaçamento entre todas as letras selecionadas (entre caracteres). Este espaçamento é denominado:
  • A Espaçamento de primeira linha
  • B Espaçamento de deslocamento
  • C Espaçamento expandido
  • D Espaçamento 1,5 linhas
3
No MS-Excel 2016, a função ________ é útil quando você precisa ter a data atual exibida em uma planilha, independentemente de quando a pasta de trabalho for aberta. Ela também é útil para o cálculo de intervalos. A função é denominada:
  • A HOJE
  • B DATA
  • C DATA.VALOR
  • D DIA
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Para corrigir erros comuns ao trabalhar com fórmulas/funções no MS-Excel 2016, não deixe de:


1. Iniciar todas as funções com o sinal de igual (=).

2. Combinar todos os parênteses de abertura e de fechamento.

3. Usar dois-pontos para indicar um intervalo.

4. Colocar outros nomes de planilha entre aspas simples.


Está correto o contido:

  • A Apenas nas opções 1 e 2.
  • B Apenas nas opções 2 e 3.
  • C Apenas nas opções 1, 2 e 3.
  • D Em todas as opções.
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______________________ permite a criação de um lote de documentos personalizados para cada destinatário. Por exemplo, uma carta modelo pode ser personalizada para tratar cada destinatário pelo nome. Uma fonte de dados, como uma lista, uma planilha, ou um banco de dados, está associada ao documento. Os espaços reservados, chamados de campos de mesclagem, informam ao MS-Word 2016 onde o documento deve incluir informações da fonte de dados. O nome do recurso descrito que completa adequadamente a lacuna é:
  • A Banco de Dados
  • B Mala Direta
  • C Referências
  • D Correspondência
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Ao salvar um documento do MS-Power Point 2016 em PDF:


I- A formatação e o layout são congelados.

II- As pessoas podem exibir os slides, mesmo que não tenham o PowerPoint, e podem alterá-los.

III- Não é possível salvar um documento inteiro em PDF.


É correto afirmar que:

  • A Apenas a opção I é verdadeira.
  • B Apenas na opção II é verdadeira.
  • C Apenas na opção III é verdadeira.
  • D Todas as opções são verdadeiras.
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Acerca do uso de correio eletrônico é correto afirmar:
  • A Ao ser enviado um e-mail o campo Assunto é obrigatório.
  • B Na opção de endereçamento de mensagens “Cc.” (Com cópia) uma cópia da mensagem é enviada para um, ou mais destinatários, os nomes destes, não ficam visíveis para outros destinatários da mensagem.
  • C O cliente de e-mail Microsoft Outlook possui opção “Solicitar confirmação de leitura”, que possibilita saber quando a mensagem foi lida pelo destinatário.
  • D O Protocolo IMAP permite que mensagens armazenadas em um servidor de correio eletrônico, sejam acessadas a partir de qualquer máquina.
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Utilizando o Word 2016, é possível adicionar um índice listando as palavras-chaves e os números de páginas, onde as mesmas aparecem. Em qual guia pode ser localizado essa opção?
  • A Layout.
  • B Exibir.
  • C Design.
  • D Referências.
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No Word 2016, qual opção da guia Revisão é utilizada para adicionar uma anotação acerca de determinada parte do texto?
  • A Novo Comentário.
  • B Contagem de Palavras.
  • C Mostrar Comentários.
  • D Pesquisa Inteligente.
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Acerca do Powerpoint 2016, é correto afirmar:
  • A A opção instantâneo localizada na guia Design, adiciona um instantâneo de qualquer janela que esteja aberta na área de trabalho.
  • B Os elementos gráficos SmartArt variam desde listas gráficas e diagramas de processos, mas não trabalham com organogramas.
  • C É possível ocultar o slide, para que o mesmo não seja mostrado durante a apresentação.
  • D A opção Comparar, localizada na guia Animações, compara e combina outra apresentação com a atual.

Serviço Social

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O Serviço Social surgiu vinculado ao pensamento conservador da Igreja Católica, em um curto período de tempo, a profissão foi se legitimando e ganhando novas demandas para atuação. Acerca dos fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social e sua institucionalização no Brasil, julgue os itens a seguir: ( ) O Assistente Social dispõe de total autonomia em seu exercício profissional, na condição de trabalhador assalariado. ( ) Para o Serviço Social, a questão social é entendida como uma expressão da contradição capital X trabalho. ( ) A profissão, desde a sua gênese, foi fundamentada nas teorias marxistas, suporte utilizado até os dias atuais. ( ) O Serviço Social se consolida, exclusivamente, a partir da luta do proletariado por melhores condições de vida e trabalho.
  • A V – V – V – V.
  • B V – V – F – V.
  • C F – V – F – F.
  • D V – F – V – F.
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De acordo com a Lei nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993 – LOAS, a Assistência Social tem como base os princípios e as diretrizes: I- Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas. II- Descentralização política-administrativa para os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e comando único das ações em cada esfera do governo. III- Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências da rentabilidade econômica. IV- Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão. Quais itens correspondem aos princípios da Lei nº 8.742/1993?
  • A Apenas I e II.
  • B Apenas I, III e IV.
  • C Apenas I, II e III.
  • D Todos.
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Considerando o Código de Ética Profissional, qual das alternativas não se refere aos deveres do Assistente Social?
  • A Utilizar seu número de registro do Conselho Regional no exercício da profissão.
  • B Participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa dos seus interesses e necessidades.
  • C Desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor.
  • D Aprimoramento profissional de forma contínua, colocando-o a serviço dos princípios deste código.
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O Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família – PAIF, atende, em especial, famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente de pobreza, do precário, ou nulo acesso dos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade, ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social residentes nos territórios de abrangência dos CRAS. Com base no texto e seu conhecimento sobre o assunto, assinale a única alternativa que não corresponde aos objetivos do PAIF.
  • A Fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida.
  • B Contribuir para a prevenção do agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos.
  • C Apoiar famílias que possuem dentre seus membros indivíduos, que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.
  • D Promover acessos a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social.
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O Código de Ética do Assistente Social, constitui como competência do Assistente Social, elaborar, implementar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil. De acordo com o tema Pesquisa e Planejamento Social, assinale a alternativa que se refere à definição de Plano em matéria de Serviço Social.
  • A É o documento mais abrangente e geral, que contém estudos, análises situacionais, ou diagnósticos necessários à identificação dos pontos a serem atacados, dos programas e projetos necessários, dos objetivos, estratégias e metas de um Governo, de um Ministério, de uma Secretaria, ou de uma Unidade.
  • B É o documento que indica um conjunto de projetos, cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública.
  • C É a menor unidade do processo de planejamento. Trata-se de um instrumento técnico-administrativo de execução de empreendimentos específicos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas e de pesquisa no espaço público e no espaço privado.
  • D É o ato de planejar, ou seja, pensar antes de agir, definindo ideias, projetando e organizando roteiros, buscando definir as ações que resolverão determinados problemas.
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É a modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e, ou, psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outros. O texto refere-se:
  • A À Proteção Social Básica.
  • B À Política Nacional de Assistência Social.
  • C Ao Benefício de Prestação Continuada.
  • D À Proteção Social Especial.
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De acordo com Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, o serviço especializado para pessoas em situação de rua, é um serviço ofertado para pessoas que utilizam as ruas, como espaço de moradia e/ou sobrevivência, tendo a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares, que oportunizem a construção de novos projetos de vida. Todas as opções são características desse serviço, exceto:
  • A Fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida.
  • B Possibilitar condições de acolhida na rede socioassistencial.
  • C Contribuir para a construção de novos projetos de vida, respeitando as escolhas dos usuários e as especificidades do atendimento.
  • D Contribuir para restaurar, preservar a integridade e a autonomia da população em situação de rua.
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Dispõe sobre o reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, no âmbito do Sistema Único da Assistência Social - SUAS, pactua os critérios de partilha do cofinanciamento federal, metas de atendimento do público prioritário e dá outras providências. A assertiva citada refere-se à(ao):
  • A Resolução nº 01, de 21 de fevereiro de 2013.
  • B Portaria nº 956, de 22 de março de 2018.
  • C Portaria Interministerial nº 01, de 04 de abril de 2018.
  • D Decreto nº 9.579, de 22 de novembro de 2018.
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De acordo com Motta (2009), o SUAS viabilizou a normatização, organização, racionalização e padronização dos serviços, bem como a superação da histórica cultura assistencialista brasileira, pautada no patrimonialismo e na caridade, firmando parâmetros técnicos e de profissionalização. Assinale a alternativa que corresponde aos eixos estruturantes do SUAS.
  • A Descentralização político-administrativa, participação da população, primazia da responsabilidade do Estado e centralidade na família.
  • B Matricialidade sócio-familiar, descentralização político-administrativa e territorialização, novas bases para a relação entre Estado e Sociedade Civil, financiamento, controle social, política de recursos humanos e informação, monitoramento e avaliação.
  • C Vigilância Social, Proteção Social, Defesa Social e Institucional.
  • D Segurança de sobrevivência (de rendimento e de autonomia), de acolhida, de convívio, ou vivência familiar.
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Guerra, em um dos seus estudos, afirma que a instrumentalidade, pela qual o Serviço Social consolida a sua natureza e explicita-se, enquanto um ramo de especialização, ao mesmo tempo em que articula a dimensão instrumental, técnica, ético-política, pedagógica, intelectual da profissão, possibilita não apenas que as teorias macrosestruturais sejam remetidas à análise dos fenômenos, processos e práticas sociais, também objetiva essa compreensão por meio de ação competente, técnica, intelectual e política. Considerando os instrumentais utilizados pelo Assistente Social, assinale a única alternativa que não corresponde às ferramentas utilizadas por este profissional.
  • A Observação, entrevista, trabalhos com grupo e reuniões.
  • B Mobilização de comunidades, visita domiciliar, visita institucional e atendimento psicológico.
  • C Atas de reunião, livros de registro e diário de campo.
  • D Relato de campo, laudo social e parecer social.

Português

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Leia o texto para responder à próxima questão.

Vivendo e aprendendo (Victor Hugo).
Na vida temos muitas surpresas, boas, ruins, inesperadas... Temos que estar preparados para reagir a cada uma delas. Chore, ria, faça careta, pule, dance, cante, corra, viva. Não tenha medo de viver e ser feliz! Existem momentos na vida que podem parecer bobos, que podem parecer comuns para você por enquanto, mas um dia você pode olhar pra trás e dizer: esse foi o dia mais feliz de minha vida, "até agora". Por isso, aprecie cada momento na vida como se fosse único e especial, com uma pessoa especial. Não busque a felicidade muito longe, ela pode estar mais perto do que você imagina! Tente apenas ser feliz, faça o que der vontade, não se importe com o que os outros dizem sobre você, porém, tente não dizer nada sobre os outros. Não faça com o próximo o que não quer para si mesmo. 
Marque a alternativa correta, quanto ao número de sílabas, nas palavras do texto (especial, outros, boas, não).
  • A Trissílaba, dissílaba, dissílaba, monossílaba.
  • B Polissílaba, dissílaba, dissílaba, monossílaba.
  • C Polissílaba, trissílaba, dissílaba, monossílaba.
  • D Trissílaba, trissílaba, dissílaba, monossílaba.
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Em se tratando de figuras de linguagem, assinale a alternativa incorreta.
  • A Penetramos no coração da floresta. (Metáfora).
  • B Rios te correrão dos olhos, se chorares! (Hipérbole).
  • C “Som que tem cor, fulgor, sabor, perfume.” (Sinestesia).
  • D “Grande no pensamento, grande na ação, grande na glória, grande no infortúnio, ele morreu desconhecido e só.” (Sínquise).
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Sobre discurso direto, indireto e indireto livre, marque a alternativa incorreta.
  • A O sacerdote, com o coração a sangrar, disse que positivamente aquele país não era amigo de Deus. (Discurso indireto).
  • B O professor afirmou: “Aquele que não sabe obedecer, não deve mandar.” (Discurso direto).
  • C O médico recusou pagamento, acrescentando que era cristão levar a saúde à casa dos pobres. (Discurso indireto livre).
  • D Eu ordenei-lhe: “Venha imediatamente.” (Discurso direto).
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Assinale a alternativa, onde temos uma oração subordinada adverbial consecutiva.
  • A Trabalha muito, a fim de que nada falte à família.
  • B Ele foi tão generoso, que me deixou pasmado!
  • C Assim que o professor entrou, os alunos se levantaram.
  • D Foram tamanhas as suas provações, que o pobre homem sucumbiu de tristeza.
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Quanto à acentuação gráfica, assinale a alternativa incorreta.
  • A Má / rouxinóis / três.
  • B Idéia / jibóia / assembléia.
  • C Só / avó / parabéns.
  • D Vinténs / vê / português.
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Leia o poema para responder à próxima questão.


Eu. (Florbela Espanca).

Eu sou a que no mundo anda perdida,

Eu sou a que na vida não tem norte,

Sou a irmã do Sonho e desta sorte

Sou a crucificada … a dolorida …


Sombra de névoa tênue e esvaecida,

E que o destino amargo, triste e forte,

Impele brutalmente para a morte!

Alma de luto sempre incompreendida!…


Sou aquela que passa e ninguém vê…

Sou a que chamam triste sem o ser…

Sou a que chora sem saber porquê…


Sou talvez a visão que Alguém sonhou,

Alguém que veio ao mundo pra me ver,

E que nunca na vida me encontrou! 

De acordo com o poema, assinale a alternativa incorreta.
  • A Os dois últimos tercetos, falam da vontade do eu lírico encontrar o amor, o desejo de ser notada, compreendida, amada por um alguém, que nunca a encontrou.
  • B O poema trata da fragilidade do Eu, a busca de algo que não se sabe onde está, há dor, incompreensão padecida pelo eu lírico.
  • C Na primeira estrofe, notamos uma mulher perdida, buscando a sua própria identidade, sem rumo na vida.
  • D O poema mostra que o eu lírico é uma pessoa corajosa, cheia de confiança, sabe o que quer, ama e é muito amada.
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Leia o poema para responder à próxima questão.


Eu. (Florbela Espanca).

Eu sou a que no mundo anda perdida,

Eu sou a que na vida não tem norte,

Sou a irmã do Sonho e desta sorte

Sou a crucificada … a dolorida …


Sombra de névoa tênue e esvaecida,

E que o destino amargo, triste e forte,

Impele brutalmente para a morte!

Alma de luto sempre incompreendida!…


Sou aquela que passa e ninguém vê…

Sou a que chamam triste sem o ser…

Sou a que chora sem saber porquê…


Sou talvez a visão que Alguém sonhou,

Alguém que veio ao mundo pra me ver,

E que nunca na vida me encontrou! 

No primeiro terceto (último verso), a palavra porquê aparece acentuada porque:
  • A É uma conjunção coordenativa explicativa.
  • B É uma conjunção subordinativa adverbial causal.
  • C É empregado como substantivo, significa motivo, razão, causa.
  • D Equivale a um pronome relativo.
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Quanto à composição das palavras, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.


( ) Composição é o processo pelo qual palavras novas são formadas pela junção de duas, ou mais palavras, ou seja, de dois, ou mais radicais. Essas palavras são denominadas compostas em oposição às simples, que possuem um só radical.

( ) Composição por justaposição: é a junção em que as palavras não sofrem alteração fonética.

( ) Composição por aglutinação: é a junção em que as palavras sofrem alteração fonética.

( ) Casos especiais de composição: há palavras compostas que não são formadas a partir de outras palavras da língua portuguesa, mas de radicais pertencentes a outras línguas.

  • A F – V – V – V.
  • B V – V – V – F.
  • C V – F – F – V.
  • D V – V – V – V.
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Relacione as colunas sobre verbos e marque a alternativa correta.


COLUNA I.

A- Verbos anômalos.

B- Verbos defectivos.

C- Verbos abundantes.

D- Verbos auxiliares.

E- Verbos pronominais.

F- Verbos impessoais.


COLUNA II.

(1) São os verbos que antecedem o verbo principal nas locuções verbais. Enquanto o verbo principal é apresentado em uma de suas formas nominais (particípio, gerúndio, infinitivo), o auxiliar é flexionado em tempo, modo, número e pessoa.

(2) São os verbos que possuem duas, ou mais formas equivalentes.

(3) São os verbos que não possuem sujeito em nenhuma pessoa do discurso e são conjugados em uma única forma: 3ª pessoa do singular.

(4) São os verbos que não possuem todas as formas de conjugação.

(5) São os verbos conjugados com pronome pessoal oblíquo átono. Esse pronome é parte intrínseca do verbo, ambos se referem à mesma pessoa do discurso.

(6) São os verbos que apresentam irregularidades profundas, como os verbos ir e ser.

  • A A (6) – B (4) – C (2) – D (1) – E (5) – F (3).
  • B A (6) – B (4) – C (2) – D (3) – E (5) – F (1).
  • C A (1) – B (5) – C (3) – D (6) – E (4) – F (2).
  • D A (5) – B (1) – C (6) – D (3) – E (2) – F (4).
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Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

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No texto temos:

  • A Quatro orações coordenadas assindéticas.
  • B Três orações coordenadas assindéticas e outra, coordenada sindética adversativa.
  • C Três orações coordenadas assindéticas e outra, coordenada sindética aditiva.
  • D Quatro orações subordinadas adverbiais.