Resolver o Simulado Professor - IMPARH - Nível Superior

0 / 38

Português

1

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão. 


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Assinale a alternativa na qual a palavra “que” (em destaque) NÃO tenha sido empregada como pronome relativo.

  • A Linha 07.
  • B Linha 09.
  • C Linha 12.
  • D Linha 14.
  • E Linha 18.
2

O vocábulo "concluída" está corretamente acentuado por pertencer à regra especial dos hiatos. Assinale a alternativa cujas palavras deveriam ser todas acentuadas e pela mesma regra dos hiatos tônicos:

  • A ruim - cafeina - ruido - saida
  • B proibição - destruição - reunião - sanduiche
  • C poetico - boemio - bau - paraiso
  • D juiz - raiz - juizes - raizes
  • E egoismo - ciume - faisca - ruina
3
Nas primeiras décadas da Colônia Blumenau, as construções tinham características comuns as encontradas em determinadas regiões da atual Alemanha. A tipologia feita com estrutura de madeira encaixada com fechamento de tijolos aparentes não significa que não existia mais capital para "rebocar" a edificação. Os tijolos são os mesmos usados nas construções ou arquitetura Backstein Expressionimus, que, traduzindo do alemão, significa "Arquitetura Expressionista", feita com tijolos, ou expressionismo em ladrilho - arquitetura características do Norte da Alemanha, de onde é oriunda essa forma de construir. Os novos ricos da região do Vale do Itajaí, do início do século XX, e que já adotavam o novo estilo internacional Art Deco e o eclético, rebocavam suas casas urbanas (em enxaimel) e alguns no interior da colônia, criando a falsa afirmativa de que essas edificações eram tipicamente rurais e não urbanas. A Colônia Blumenau teve, em todo o seu território, a presença de edificações construídas com a técnica enxaimel trazida pelos primeiros imigrantes no final do século XIX e início do século XX.


(Fonte: Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau / Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Acervo iconográfico - Fundo Memória da Cidade - Blumenau - Arquitetura - cla: 5.7.49b / Wittmann, Angelina, Revista História Catarina, p.22-4). Disponível em: 0 ttps://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/fundacao-cultural/fcblu/memaoria-digital-enxaimel10. Acesso em 06/dez/2021.[adaptado]

Analise a classe gramatical das palavras retiradas do texto:

I-suas - alguns - essas - onde
II-com - de - em - as
III-não - já - tipicamente - afirmativa
IV-e - que - ou - os
V-novo - comuns - atual - aparentes

Pertencem à mesma classe gramatical:

  • A I e V, apenas.
  • B III, IV e V, apenas.
  • C I, II, III, IV e V.
  • D I, II e V, apenas.
  • E II, III e IV, apenas.
4

Leia o texto, para responder à questão. 



      Malandro, preguiçoso, astuto e dado a ser fanfarrão: eis a figura do Arlequim. Sedutor, ele tenta roubar a namorada do Pierrot, a Colombina.


      Ele seduz porque é esperto (mais do que inteligente), ressentido (como quase todos nós), cheio de alegria (como desejamos) e repleto de uma vivacidade que aprendemos a admirar na ficção, ainda que um pouco cansativa na vida real. Como em todas as festas, admiramos o palhaço e, nem por isso, desejamos tê-lo sempre em casa.


      Toda escola tem arlequim entre alunos e professores. Todo escritório tem o grande “clown”. Há, ao menos, um tio arlequinal por família. Pense: virá a sua cabeça aquele homem ou mulher sempre divertido, apto a explorar as contradições do sistema a seu favor e, por fim, repleto de piadas maliciosas e ligeiramente canalhas. São sempre ricos em gestos de mímica, grandes contadores de causos e, a rigor, personagens permanentes. Importante: o divertido encenador de pantomimas necessita do palco compartilhado com algum Pierrot. Sem a figura triste do último, inexiste a alegria do primeiro. Em toda cena doméstica, ocorrem diálogos de personagens polarizadas, isso faz parte da dinâmica da peça mais clássica que você vive toda semana: “almoço em família”. 


      O Arlequim é engraçado porque tem a liberdade que o mal confere a quem não sofre com as algemas do decoro. Aqui vem uma maldade extra: ele nos perdoa dos nossos males por ser, publicamente, pior do que todos nós. Na prática, ele nos autoriza a pensar mal, ironizar, fofocar e a vestir todas as carapuças passivo-agressivas porque o faz sem culpa. O Arlequim é um lugar quentinho para aninhar os ódios e dores que eu carrego, envergonhado. Funciona como uma transferência de culpa que absolve meus pecadilhos por ser um réu confesso da arte de humilhar.


      Você aprendeu na infância que é feio rir dos outros quando caem e que devemos evitar falar dos defeitos alheios. A boa educação dialogou de forma complexa com nossa sedução pela dor alheia. O que explicaria o trânsito lento para contemplar um acidente, o consumo de notícias de escândalos de famosos e os risos com “videocassetadas”? Nossos pequenos monstrinhos interiores, reprimidos duramente pelos bons costumes da aparência social, podem receber ligeira alforria em casos de desgraça alheia e da presença de um “arlequim”. Os seres do mal saem, riem, alegram-se com a dor alheia, acompanham a piada e a humilhação que não seria permitida a eles pelo hospedeiro e, tranquilos, voltam a dormir na alma de cada um até a próxima chamada externa.


      Olhar a perversidade do Arlequim é um desafio. A mirada frontal e direta tem um pouco do poder paralisante de uma Medusa. Ali está quem eu abomino e, ali, estou eu, meu inimigo e meu clone, o que eu temo e aquilo que atrai meu desejo. Ser alguém “do bem” é conseguir lidar com nossos próprios demônios como única chance de mantê-los sob controle. Quando não consigo, há uma chance de eu apoiar todo Arlequim externo para diminuir o peso dos meus.


      O autoconhecimento esvazia o humor agressivo dos outros. Esta é minha esperança.


(Leandro Karnal, A sedução do Arlequim. O Estado de S.Paulo, 26.12.2021. Adaptado)

Assinale a alternativa que expressa, nos colchetes, construção de acordo com a norma-padrão de colocação pronominal, a partir de enunciados adaptados do texto.

  • A Funciona como uma transferência de culpa que revela meus pecadilhos e que absolve meus pecadilhos [absolve-os]
  • B …alegram-se com a dor alheia, fazem piada, acompanham a piada [acompanham-na]
  • C os seres do mal acompanham a humilhação que não seria permitida a eles pelo hospedeiro [seria-lhes permitida]
  • D o que eu temo, o que representa meu desejo e que atrai meu desejo.[ atrai-o]
  • E O Arlequim é engraçado porque representa a liberdade e porque tem a liberdade [tem-na]
5
O texto seguinte servirá de base para responder à questão.


TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS 2022 - texto auxiliar para a questão.


Poder antecipar o futuro é um dos sonhos da humanidade há muito tempo. Hoje, com a capacidade computacional para realizar pesquisas, não é preciso navegar no escuro: o mercado pode ser mais previsível do que aparenta. O relatório com as tendências para 2022 é uma luz, um horizonte para estar à frente na competição.

As doze tendências em tecnologia estão separadas em três grandes esferas: integração tecnológica, pois é preciso construir uma base de TI bem fundamentada; cocriação, já que é preciso trabalhar em conjunto, time de negócios e TI, para construir a inovação; expansão corporativa, em que depois de fundamentar a estrutura e a equipe, é hora de agregar valor.


(Disponível em: https://conteudo.oraex.com.br/12-tendencias-2022? gclid=Cj0KCQiAip-PBhDVARIsAPP2xc3MmTz07q-xR4y5-1DQbWhIkr DGSVzvl3fgIz-Eof8H-Sqx8LlK164aAjPBEALw_wcB. Adaptado.)

"O relatório com as tendências para 2022 é uma luz."

Assinale a opção CORRETA:

  • A A palavra "luz" é predicativo do sujeito.
  • B A expressão "para 2022" é adjunto adnominal.
  • C O predicado é verbal.
  • D A expressão "O relatório" é o núcleo do sujeito.
6
Instrução: A questão a seguir refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão. 
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

(Disponível em: https://noticias.uol.com.br/reportagens-especiais/po-de-estrela---jeferson-tenorio.htm – texto adaptado especialmente para esta prova).

Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 22, 23 e 36.

  • A Às – a – a
  • B Às – à – a
  • C Às – a – à
  • D As – à – à
  • E As – à – a
7
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.


Pó de Estrela

Por Jeferson Tenório


Imagem relacionada à questão do Questões EstratégicasImagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


(Disponível em: https://noticias.uol.com.br/reportagens-especiais/po-de-estrela---jeferson-tenorio.htm – texto adaptado especialmente para esta prova).

Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 22, 23 e 36.

  • A Às – a – a
  • B Às – à – a
  • C Às – a – à
  • D As – à – à
  • E As – à – a
8
No mundo de hoje, as telecomunicações representam muito mais do que um serviço básico; são um meio de promover o desenvolvimento, melhorar a sociedade e salvar vidas. Isso será ainda mais verdade no mundo de amanhã.
A importância das telecomunicações ficou evidente nos dias que se seguiram ao terremoto que devastou o Haiti, em janeiro de 2010. As tecnologias da comunicação foram utilizadas para coordenar a ajuda, otimizar os recursos e fornecer informações sobre as vítimas, das quais se precisava desesperadamente. A União Internacional das Telecomunicações (UIT) e os seus parceiros comerciais forneceram inúmeros terminais satélites e colaboraram no fornecimento de sistemas de comunicação sem fio, facilitando as operações de socorro e limpeza.
Saúdo essas iniciativas e, de um modo geral, o trabalho da UIT e de outras entidades que promoveram o acesso à banda larga em zonas rurais e remotas de todo o mundo.
Um maior acesso pode significar mais progressos no domínio da realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A Internet impulsiona a atividade econômica, o comércio e até a educação. A telemedicina está melhorando os cuidados com a saúde, os satélites de observação terrestre são usados para combater as alterações climáticas e as tecnologias ecológicas contribuem para a existência de cidades mais limpas.
Ao passo que essas inovações se tornam mais importantes, a necessidade de atenuar o fosso tecnológico é mais urgente.

Ban Ki-moon (secretário-geral das Nações Unidas).
Pronunciamento acerca do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação.
17 de maio de 2010. Internet: <unicrio.org.br> (com adaptações).
Com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item a seguir.


Em “nos dias que se seguiram ao terremoto que devastou o Haiti” (segundo parágrafo), a colocação do pronome “se” antes da forma verbal justifica-se para reforçar a indeterminação do sujeito oracional.

Raciocínio Lógico

9

Considerando que P, Q e R são proposições lógicas simples, podemos dizer que a tabela-verdade da proposição composta ~((PQ) ∨ R) tem:

  • A 2 linhas.
  • B 4 linhas.
  • C 6 linhas.
  • D 8 linhas.
  • E 16 linhas.
10

Uma editora vai doar livros literários para uma escola pública. Observe na tabela a seguir a quantidade dividida em três gêneros literários.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Esses livros serão divididos em prateleiras com o mesmo número e a maior quantidade de livros em cada uma delas. A quantidade em cada prateleira será de

  • A 25 livros.
  • B 20 livros.
  • C 19 livros.
  • D 10 livros.
11

Em uma urna foram colocadas fichas numeradas de 1 a 60.

Se uma ficha for retirada aleatoriamente dessa urna, qual é a probabilidade de se retirar uma ficha contendo um número par maior que 40?

  • A 1/6.
  • B 3/6.
  • C 2/4.
  • D 1/2.
12

Considere que o valor lógico da sentença A é a falsidade, o valor lógico de B é a verdade e o valor lógico de C é a falsidade. Sobre isso, assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso.

( ) (AB) → C
( ) (AB) ↔ ~C
( ) (~AB) → C

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – V.
  • B V – V – F.
  • C V – F – V.
  • D F – V _ F.
  • E F – F – F.
13

Em uma escola de informática, foram entrevistados 200 alunos. Com a entrevista, pode-se concluir que 61 alunos estudam Matemática, 55 estudam Programação e 50 estudam Raciocínio Lógico. Ainda, 20 alunos estudam Matemática e Programação, 23 estudam Raciocínio Lógico e Programação e 21 estudam Matemática e Raciocínio Lógico. E 12 alunos estudam as três disciplinas, Matemática, Raciocínio Lógico e Programação. Com base nessas informações, é possível concluir que:

  • A 86 alunos não estudam nenhuma das três disciplinas.
  • B 60 alunos estudam apenas uma das três disciplinas.
  • C 34 alunos não estudam nenhuma das três disciplinas.
  • D 30 alunos estudam apenas duas disciplinas.
  • E 23 alunos estudam apenas matemática.
14
Uma caixa de chocolates pesa 255 gramas e contém 15 chocolates todos com o mesmo peso. Em uma compra foi adquirido 5,1 quilos destes chocolates. Com base nestas informações quantas unidades de chocolate foram compradas?
  • A 250.
  • B 275.
  • C 300.
  • D 325.
  • E 350.
15
Em uma avaliação no Colégio Beta um a cada três alunos apresentou necessidade de ter acompanhamento psicológico. Se o colégio tem ao todo 1080 alunos quantos devem receber este acompanhamento psicológico?
  • A 240.
  • B 360.
  • C 320.
  • D 280.
  • E 330.
16
Considerando o raciocínio lógico proposicional, assinale a alternativa correta.
  • A Se o valor lógico de uma proposição simples é verdade, e o valor lógico de uma outra proposição simples é falso, então o valor lógico do bicondicional entre as duas proposições, nessa ordem, é verdade
  • B Se o valor lógico de uma proposição simples é falso, e o valor lógico de uma outra proposição simples é verdade, então o valor lógico da disjunção entre as duas proposições, nessa ordem, é falso
  • C Se o valor lógico de uma proposição simples é falso, e o valor lógico de uma outra proposição simples é verdade, então o valor lógico do condicional entre as duas proposições, nessa ordem, é verdade
  • D Se o valor lógico de uma proposição simples é verdade, e o valor lógico de uma outra proposição simples é falso, então o valor lógico da conjunção entre as duas proposições, nessa ordem, é verdade
17
Se todo A é B e todo B é C, assinale a alternativa incorreta.
  • A Todo A é C
  • B Pode haver C que não é B
  • C Pode haver B que não é A
  • D B que não é A, pode não ser C
18
Dentre as frases abaixo, a que representa a negação da frase: “O candidato não foi bem sucedido ou a avaliação foi anulada”, é:
  • A O candidato foi bem sucedido ou a avaliação não foi anulada
  • B Se o candidato não foi bem sucedido, então a avaliação foi anulada
  • C A avaliação não foi anulada e o candidato foi bem sucedido
  • D A avaliação foi anulada e o candidato não foi bem sucedido

Pedagogia

19

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90), é direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral. Sendo assim, assinale a alternativa CORRETA.

  • A A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 2 (dois) anos, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.
  • B A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 6 (seis meses), salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.
  • C A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 3 (três) anos, salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.
  • D A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 18 (dezoito meses), salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.
  • E A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 15 (quinze meses), salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.
20
A interação social é a premissa para a aprendizagem e o desenvolvimento, propiciando elementos no auxílio à produção da atividade humana. A interação com o meio oportuniza que os estudantes explorem instrumentos para solucionar as tarefas. Utilizar as informações adquiridas pelo meio social e o uso dos mecanismos internos auxiliam na escolha de comportamentos adequados à resolução de uma situação de conflito ou provocação durante o processo para aprender. A interação social é o princípio da teoria, leia atentamente os itens abaixo e assinale a alternativa correta sobre a abordagem tratada e seu autor.
  • A Socioconstrutivismo, de Jean Piaget, enfatizada em seus aspectos histórico-culturalistas
  • B Socioconstrutivismo, de Lev Vygotsky, enfatizada em seus aspectos histórico-culturalistas
  • C Socioconstrutivismo, de Jean Piaget, enfatizada em seus aspectos pedagógicos
  • D Socioconstrutivismo, de Lev Vygotsky, enfatizada em seus aspectos pedagógicos
21
O desenvolvimento das funções psicológicas superiores ocorre no percurso da história social do sujeito, segundo os estudos de Vygotsky. Construído por meio das próprias produções e do estímulo da evolução dos esquemas mentais. Aprimorando o pensar, refletir, organizar, categorizar, generalizar e outros. O suporte das funções psicológicas é biológico, revelado a partir da atividade cerebral e atualizando-se:
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) com o funcionamento psicológico que tem como base as relações sociais dentro de um contexto histórico.
( ) com a cultura que não é parte essencial do processo de construção da natureza humana.
( ) com a relação entre o homem e o mundo. Mediada por sistemas simbólicos, que auxiliam a atividade humana.
( ) com o entendimento de que cérebro não é um sistema aberto. Desprovido de estruturas que moldam o cérebro ao longo da história do homem e de seu desenvolvimento individual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A V - V - V - V
  • B V - V - F - F
  • C V - F - V - F
  • D F - F - V - V
22
Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa incorreta.
A concepção construtivista considera importante oportunizar espaços para o estudante construir o próprio conhecimento individual e coletivo. Se contrapondo ao processo de aprender copiando ou reproduzindo. Salientando a participação do estudante durante a evolução das intervenções educativas, como protagonista. O docente assume o papel mediador. 
  • A ao ensinar elaborando uma representação pessoal da realidade a partir de experimentações e conhecimentos prévios
  • B ao ensinar pretendendo não o significado das propostas pedagógicas, mas gerar experiências e regras aculturais
  • C ao exercitar o ato de compartilhar, explorar e registar durante o trabalho em equipe com os pares, construindo o trabalho coletivo
  • D ao estar aberto para a contribuição dos estudantes. Elaborando projetos pedagógicos em um movimento participativo
23
Observar as decisões dos professores, suas atitudes, durante um projeto de pesquisa gerou dados que apontaram quatro tipos diferentes de competência: intuitiva, intelectiva, prática e emocional. Leia abaixo, com atenção, o conceito da competência intelectual, segundo a verificação da autora professora Doutora Ivani Catarina Arantes Fazenda (1998):
“2. Competência intelectiva - A capacidade de ______ é tão forte e presente nele, que imprime esse hábito naturalmente a seus alunos. Analítico por excelência, privilegia todas as ______ que procuram desenvolver o pensamento reflexivo. Comumente é visto como um filósofo, como um ser erudito; logo adquire o respeito não apenas de seus alunos, mas também de seus pares. É aquele que todos consultam quando têm alguma ______. Ele é um ser de esperas consolidadas; planta, planta, planta e deixa a colheita para outrem. Ele ajuda a organizar ideias, classificá-las, defini-las.”

(FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. (Org.) Didática e Interdisciplinaridade. Editora: Papirus. P. 15).
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  • A refletir / dúvidas / atividade
  • B analisar / dúvidas / atividade
  • C analisar / atividades / dúvida
  • D refletir / atividades / dúvida
24
É importante instituir espaços para que os estudantes adultos possam decidir e fazer escolhas. O espaço que ajude-os a aprender e identificar melhores formas de expressar-se, seus gostos, suas inclinações. Preservando sua autonomia e a possibilidade de aprender a partir da participação nas ações educativas. O princípio da Andragogia que ampara esta consideração ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  • A é o Autoconhecimento
  • B é a Prontidão para aprender
  • C é a Orientação para aprender
  • D é o Papel das experiências
25
Leia o trecho a seguir e analise as afirmativas propostas:
A educação andragógica absorve durante o processo de ensino a experiência dos estudantes adultos, também, o ato de criar e o estímulo à reflexão sobre o conteúdo curricular para a transformação da própria realidade e da realidade social. Considera a resolução, a assimilação, a compreensão e a memorização do estudante adulto manifestada por meio das intervenções que amparam.
I. O uso da motivação. Estimulando a criatividade.
II. A prática da pesquisa. Construindo o conteúdo em conjunto.
III. A imersão do diálogo. Mantendo a imersão do esclarecimento.
IV. A participação, a produção e a experimentação.
Estão corretas as afirmativas: 
  • A II e IV apenas
  • B I, II e IV apenas
  • C I, II, III e IV
  • D II e III apenas
26
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
Em publicação no Diário Oficial da União (em 11/06/2021) consta a alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96), mediante a Lei 14.164/2021, modificando o artigo 26 (currículos para a educação básica) no parágrafo 9º. O texto passa a ter o seguinte registro:
“§ 9º Conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança, o adolescente e a mulher serão incluídos, como temas transversais, nos currículos de que trata o caput deste artigo, observadas as diretrizes da legislação correspondente e a produção e distribuição de material didático adequado a cada nível de ensino”. Nota-se a alteração:
( ) Nas palavras “a criança, o adolescente e a mulher”
( ) Nas palavras “, como temas transversais,”
( ) Nas palavras “nos currículos de que trata o caput deste artigo”
( ) Nas palavras “observadas as diretrizes da legislação correspondente”
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A V - V - V - V
  • B V - V - F - F
  • C V - F - V - V
  • D F - F - V - V
27
Leia o trecho a seguir e analise as afirmativas propostas.
Ao tratar sobre a “Organização da Educação Nacional”, disposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº9394/96 - Atualizada) no Artigo 14, a gestão do ensino público na educação básica deve ser democrática. Disposto no artigo 14 está que a estruturação deve ser implementada respeitando “as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:”
I. Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.
II. Participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
III. Participação dos professores na administração escolar. IV. Participação dos estudantes no planejamento anual da escola.
Estão corretas as afirmativas:
  • A II e IV apenas
  • B I, II e IV apenas
  • C I, II, III e IV
  • D I e II apenas
28
Aprimorar a visão sobre a educação e garantir o respeito à diversidade, equidade, requisitou uma alteração no Artigo 37 disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº9394/96 – atualizada) na Seção V - Da Educação de Jovens e Adultos. Leia abaixo o artigo citado: “Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria ______.
(Redação dada pela Lei nº 13.632, de 2018)
(BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Nº9394/96 – Atualizada). Seção V – Da Educação de Jovens e Adultos. Artigo 37. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acessado março/22).
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  • A e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida
  • B e constituirá mecanismo para a educação e a aprendizagem ao longo da vida
  • C e constituirá intervenção para a educação e a aprendizagem ao longo da vida
  • D e constituirá fundamento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida
29
Em um movimento à justiça social, a Lei nº 10.741 (de 01/10/2003) - Estatuto do Idoso, no capítulo V - Da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, decreta diretrizes organizacionais para esta faixa etária. Disposto está que o idoso tem direitos e deve ser respeitado na sua peculiar condição de idade. Sobre o assunto exposto, analise as afirmativas abaixo:
I. O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade.
II. Nos currículos mínimos dos diversos níveis de ensino formal não serão inseridos conteúdos voltados ao processo de envelhecimento.
III. O Poder Público criará oportunidades de acesso do idoso à educação, adequando currículos, metodologias e material didático aos programas educacionais a ele destinados.
IV. O respeito e a valorização do idoso será ativa para eliminar o preconceito, mas sabendo que pouco se pode fazer para produzir conhecimentos sobre a matéria.
Estão corretas as afirmativas:
  • A I e III apenas
  • B I, II e IV apenas
  • C I, II, III e IV
  • D II e III apenas
30
Leia abaixo, o artigo 5 do Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90 (13/ 07/ 1990).
Art. 5º Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de _______, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, _______ na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus ______ fundamentais.
(BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei 8069/90 | Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/91764/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-lei-8069-90 Acessado março/22)
Diante do exposto, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
  • A punição / garantia / direitos
  • B negligência / garantia / direitos
  • C negligência / punido / direitos
  • D punição / negligência / direitos
31
Conforme disposto no Artigo 13 do Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069 de 13/07/1990 (Redação dada pela Lei nº 13.010, de 2014) quando houver “suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente” é obrigatório comunicar ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
  • A a Secretaria Municipal de Educação
  • B a Secretaria Estadual de Educação
  • C aos órgãos de segurança competentes da localidade
  • D ao Conselho Tutelar da respectiva localidade.
32
Os estudos sobre o desenvolvimento perceptivo-motor e o desenvolvimento sociomotor indicam a necessidade de instituir espaços no ambiente escolar para a criança explorar seus movimentos, combinado com estratégias pedagógicas que contribuam para a aquisição de sua confiança, iniciativa, rapidez e controle dos próprios movimentos, fomentando a integração e a participação da criança em atividades em grupo para a socialização. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Os membros do corpo, com a ajuda do sistema nervoso, colocados em atividade geram o desenvolvimento motor.
( ) Conforme a criança vai interagindo com o meio e repetindo ações com o corpo, ela vai interiorizando e atribuindo significados para suas ações.
( ) Suas ações se tornam conscientes com o passar do tempo a partir da evolução ao dominar as atividades.
( ) Os membros do corpo, com a ajuda do sistema nervoso, colocados em atividade reduzem o desenvolvimento motor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A V - V - V - V
  • B V - V - V - F
  • C V - F - V - V
  • D F - F - V - V
33
Leia o trecho a seguir e analise as afirmativas propostas.
Ampliar o entendimento sobre a importância do tratamento da psicomotricidade durante o processo da aprendizagem das crianças significa proporcionar a elas a oportunidade de melhor rendimento nos aspectos expressivos e verbais. Trabalhar a psicomotricidade é tratar o humano de forma global: o aspecto cognitivo, as emoções e o desenvolvimento motor estão interligados e devem ser trabalhados em conjunto. O planejamento que fomenta a formação e estruturação do esquema corporal, considerando o corpo e a mente, contribui quando:
I. o docente elabora atividades que dissociam a relação entre estímulo interno e externo.
II. se propõem atividades ao ar livre. Oportunizando a livre expressão buscando estabilidade e adaptação ao ambiente.
III. a criança pequena desenvolve o controle sobre seu corpo e processa a aquisição cognitiva de suas ações.
IV. o desenvolvimento cognitivo está relacionado com a interação do sujeito com o meio ambiente, sendo elas objetos e pessoas.
Estão corretas as afirmativas: 
  • A II e IV apenas
  • B II, III e IV apenas
  • C I, II, III e IV
  • D II e III
34
Segundo Fonseca (2008) existe uma concepção triárquica da psicomotricidade. São dimensões interligadas e auxiliam o entendimento da importância da psicomotricidade ao ser desenvolvida no processo de ensino. Das três dimensões, a dimensão que considera o mundo externo para desenvolver o projeto educacional sendo a base para elaboração de intervenções educativas que fazem a inter-relação da ação e do pensamento considerando os vários contextos que integram o indivíduo na comunidade em geral. Assinale a alternativa correta a respeito de qual dimensão se trata. 
  • A Dimensão Multicomponencial
  • B Dimensão Multiexperencial
  • C Dimensão Multicontextual
  • D Dimensão Multiterritorial
35
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
Muitas teorias da educação argumentam que não ensinamos uma criança a ler porque ela aprende sozinha. Nós, professores, somos mediadores durante o processo para a aprendizagem. Intervindo com propostas pedagógicas que motivem a criança a produzir o seu conhecimento. Auxiliando por meio:
( ) do interesse pela leitura de textos sociais parte do meio cultural da própria criança e de outros espaços culturais e sociais.
( ) da ideia de que a leitura acontece em todos os momentos. Todo momento é situação para ler.
( ) do interesse pela leitura propondo textos exclusivos do ambiente escolar.
( ) da implementação da prática entre os estudantes da ajuda mútua e da troca de experiências. Revivendo situações reais do meio social ao propor a escrita e a leitura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  • A V - V - F - V
  • B V - V - V - F
  • C V - F - V - V
  • D F - F - V - V
36
Leia o trecho a seguir e analise as afirmativas propostas.
As dificuldades de aprendizagem podem ser analisadas a partir de alguns indicadores que surgem das produções e relatos dos estudantes, em suas respostas escritas e falas explicativas ou argumentativas. Durante o processo da aprendizagem escolar podemos utilizar estas informações detectadas que podem ser um problema perceptivo, porque os sinais apontam que o estudante não consegue, análise as afirmativas abaixo:
I. identificar.
II. diferenciar.
III. distinguir.
IV. reter informações.
Estão corretas as afirmativas:
  • A II e IV apenas
  • B II, III e IV apenas
  • C I, II, III e IV
  • D I, II e III apenas
37
As pesquisas oriundas da neurociência têm contribuído com o processo educacional, fornecendo informações que auxiliam o entendimento mais amplo sobre novos saberes, comportamentos e valores éticos em âmbito escolar. Sobre os valores éticos, na formação do estudante está imbricado o compromisso de ações benéficas com si próprio, com o próximo, com o meio cultural e com a preservação do planeta. Proeminente ao conteúdo, assinale a alternativa correta. 
  • A Que o conteúdo deve ser exclusivo para o uso da escola, entre alunos de diferentes anos de escolarização
  • B Que o conteúdo não cause implicações para o desenvolvimento da ciência ou para a melhoria da qualidade de vida. Somente para a preservação do planeta. A vida cotidiana é um aspecto à parte ficando fora dos conhecimentos trabalhados
  • C Que o conteúdo tem implicações quer para o desenvolvimento da ciência, quer para a melhoria da qualidade de vida e/ou para a preservação do planeta, quer para a vida cotidiana. Muitos conhecimentos se destacam por incluírem dados e informações que podem ser disponibilizados à comunidade. Outros conhecimentos podem ser alvo de socialização e cooperação dentro da própria escola, entre alunos de diferentes anos de escolarização
  • D Que as informações referentes ao conteúdo devem preservar a comunidade deixando o contexto cultural para ensinamentos em espaços públicos. Os conhecimentos podem ser alvo de socialização e cooperação fora da escola, quando alunos de diferentes anos de escolarização se encontrarem
38
Contribuindo com a concepção de currículo, a Neurociência considera importante ampliar o entendimento sobre como o cérebro aprende e executar intervenções educativas a partir de um planejamento em que as atividades tenham um teor significativo para os estudantes em um ambiente escolar que possibilite a produção do conhecimento. Na fase do estímulo à leitura e à escrita, buscar iniciar por fatos culturais porque auxiliam na melhor compreensão da proposta pedagógica pela criança. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo:
I. Escrever não é uma transcrição da fala, as pesquisas apresentam que o cérebro utiliza várias áreas além das áreas da fala para formar a estrutura que o capacita a ler com compreensão e a dominar a estrutura do sistema formal da escrita de qualquer língua.
II. Ler e escrever demandam aprendizagens distintas. O estudante pode ler uma língua e não saber como registrá-la.
III. As intervenções educativas devem explorar a oralidade, leitura e escrita como aquisições específicas a serem feitas e o planejamento deve ser distinto para leitura e para escrita.
IV. Uma verificação da neurociência é que escrever é uma transcrição da fala, o cérebro utiliza a área da fala para formar a estrutura que o capacita a ler com compreensão e a dominar qualquer língua.
Estão corretas as afirmativas:
  • A II e IV apenas
  • B I, II e III apenas
  • C I, II, III e IV
  • D II e III apenas