Resolver o Simulado Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) - SHDIAS - Nível Superior

0 / 39

Português

1

A cidade acordou antes de mim,

me serviu buzinaços na cama

e caminhões despejando cimento.


Comi pão dormido e o café estava frio,

vesti a camiseta do lado errado

e não tive tempo de passear com o cachorro.


Cheguei atrasado no trabalho

e trabalhei com sono até a noite,

quando então voltei sozinho.


Subi pela escada e assim que entrei em casa,

dormi.

Hoje eu não vivi.

                                                                                     Martha Medeiros

     Cartas Extraviadas e outros poemas. L &PM Pocket. RS.2010, p.12

Sobre o texto acima é incorreto afirmar que:

  • A A autora descreve ações do cotidiano urbano.
  • B Há no segundo verso uma interpretação totalmente denotativa.
  • C O último verso apresenta a conclusão do poema, o que representa uma visão frustrada diante da relação homem/trabalho.
  • D O último verso sugere uma reflexão do eu-lírico, mas pode representar qualquer pessoa que presencie situações do mundo globalizado em que o trabalho seja massacrante.
2

A cidade acordou antes de mim,

me serviu buzinaços na cama

e caminhões despejando cimento.


Comi pão dormido e o café estava frio,

vesti a camiseta do lado errado

e não tive tempo de passear com o cachorro.


Cheguei atrasado no trabalho

e trabalhei com sono até a noite,

quando então voltei sozinho.


Subi pela escada e assim que entrei em casa,

dormi.

Hoje eu não vivi.

                                                                                     Martha Medeiros

     Cartas Extraviadas e outros poemas. L &PM Pocket. RS.2010, p.12

Apesar de ser um poema e apresentar um eu-lírico é possível afirmar sobre o poema:

  • A sugere um momento descritivo em “Subi pela escada e assim que entrei em casa,/dormi.”.
  • B é composto por traços dissertativos como em “Comi pão dormido e o café estava frio, (...).”.
  • C ocorrem traços narrativos no decorrer do texto todo.
  • D apresenta somente traços narrativos em “Cheguei atrasado no trabalho”.
3

A cidade acordou antes de mim,

me serviu buzinaços na cama

e caminhões despejando cimento.


Comi pão dormido e o café estava frio,

vesti a camiseta do lado errado

e não tive tempo de passear com o cachorro.


Cheguei atrasado no trabalho

e trabalhei com sono até a noite,

quando então voltei sozinho.


Subi pela escada e assim que entrei em casa,

dormi.

Hoje eu não vivi.

                                                                                     Martha Medeiros

     Cartas Extraviadas e outros poemas. L &PM Pocket. RS.2010, p.12

Ocorre coesão textual no poema acima, principalmente:

  • A porque a conjunção e adiciona as ideias relacionando um verso a outro.
  • B no uso da conjunção e para contrariar as ideias anteriores.
  • C a partir do uso da conjunção e antecipando as ideias dos versos.
  • D na determinação do último verso sugerindo o advérbio hoje.
4

Observe os itens e as preposições em destaque abaixo:


I. A menina ficou mais forte com as aulas de musculação.

II. As flores foram dadas com muito amor.

III. O Corinthians jogou com o Palmeiras ontem.


As preposições estabelecem respectivamente:

  • A causa – oposição – companhia.
  • B causa – modo – oposição.
  • C companhia – modo – modo.
  • D oposição – causa – causa.
5

Dos itens abaixo, qual deles possuem uma palavra denotativa?


I. Ricardo foi à escola hoje.

II. Sabrina faltou à aula de Inglês.


Assinale a alternativa correta:

  • A Apenas o item I está com uma palavra denotativa.
  • B Apenas o item II está com uma palavra denotativa.
  • C Todos os itens estão com uma palavra denotativa.
  • D Nenhum item está com uma palavra denotativa.
6

Assinale a alternativa que contém uma conjunção coordenativa explicativa:

  • A Leve o agasalho porque vai esfriar.
  • B Reinaldo se esforçou muito, portanto merece o prêmio.
  • C Maurílio é forte como um touro.
  • D A aluna fez o trabalho conforme a professora pediu.
7

Leia o trecho seguinte:


“O Airbus 320-200 da AirAsia, está desaparecido desde último domingo. Encontraram intacta a caixa-preta do avião. Ontem um navio que participa das operações de busca conseguiu determinar com precisão a localização da aeronave graças ao uso de um sonar, afirmou a Agência Nacional de Busca e Resgate da Indonésia.”

Fonte:[http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/12/mais-vitimas-do-voo-da-airasia-sao-localizadas.html – ADAPTADO]


No trecho “Encontraram intacta a caixa-preta do avião”, o termo destacado é:

  • A Objeto direto e indireto.
  • B Predicativo do objeto.
  • C Sujeito determinado composto.
  • D Predicativo do sujeito.
8

Observe os itens seguintes:


I. O bolo de chocolate, assei-o por 20 minutos.

II. O dinheiro, Alice o trazia em suas mãos.


Assinale a alternativa em que o(s) item(s) apresenta(m) objeto direto pleonástico:

  • A Apenas o item I apresenta objeto direto pleonástico.
  • B Apenas o item II apresenta objeto direto pleonástico.
  • C Todos os itens apresentam objeto direto pleonástico.
  • D Nenhum item apresenta objeto direto pleonástico.
9

Analise a frase seguinte:


Você querendo, podemos ir ao cinema.”

I II


Os termos destacados I e II referem-se respectivamente a:

  • A oração subordinada adverbial condicional reduzida de gerúndio; oração principal.
  • B oração subordinada adjetiva restritiva; oração principal.
  • C oração principal; oração coordenada sindética aditiva.
  • D oração subordinada adjetiva restritiva; oração subordinada adjetiva restritiva reduzida de infinitivo.
10

Assinale a alternativa incorreta a respeito da definição e do exemplo de cada figura de construção:

  • A Elipse: é a supressão de uma palavra facilmente subentendida num texto. Exemplo: Agora no balcão, apenas dois copos.
  • B Hipérbato: consiste na alteração da ordem natural (direta) dos termos da frase. Caracteriza-se pelas inversões sintáticas. Exemplo: Passeiam cansados os turistas europeus.
  • C Pleonasmo: consiste na repetição de uma palavra ou expressão para realçar uma ideia, torná-la mais redutiva. Trata-se de redundância cuja finalidade é reforçar a mensagem. Exemplo: Vi com meus próprios pés.
  • D Silepse: ocorre quando se realiza a concordância com a ideia e não com os termos expressos. Exemplo: Campos do Jordão está linda este mês.

Serviço Social

11
Sobre a evolução histórica do Serviço Social no Brasil assinale a alternativa “incorreta":
  • A Nos anos 20 e 30 ocorre a emergência e institucionalização do Serviço Social como especialização do trabalho, sob influência católica europeia. Com ênfase nas ideias de Mary Richmond e nos fundamentos do Serviço Social de Caso, a técnica está a serviço da doutrina social da Igreja.
  • B Nos anos 40 e 50 o Serviço Social brasileiro recebe influência mexicana. Marcado pelo tecnicismo, bebe na fonte da psicanálise, bem como da sociologia de base positivista e funcionalista/sistêmica. Sua ênfase está na ideia de ajustamento e de ajuda psicossocial.
  • C Nos anos 60 e 70 há um movimento de renovação na profissão, que se expressa em termos tanto da reatualização do tradicionalismo profissional, quanto de uma busca de ruptura com o conservadorismo. O Serviço Social se laiciza e passa a incorporar nos seus quadros segmentos dos setores subalternizados da sociedade. Estabelece interlocução com as Ciências Sociais e se aproxima dos movimentos “de esquerda", sobretudo do sindicalismo combativo e classista que se revigora nesse contexto.
  • D Nos anos 80, inaugura-se o debate da Ética no Serviço Social, buscando-se romper com a ética da neutralidade e com o tradicionalismo filosófico fundado na ética neotomista e no humanismo cristão.
12
Considerando a família como estrutura vital para o desenvolvimento das pessoas e a base social do Estado, não restam dúvidas de que crianças e adolescentes gozam do direito de serem criados e educados no seio de suas famílias. Um ambiente familiar afetivo que atenda às necessidades da criança e do adolescente constitui:
  • A A base para o desenvolvimento psicossocial saudável.
  • B A possibilidade de exercer limite, ao exercício da autoridade parental.
  • C Aspectos fundamentais para a constituição da subjetividade da nação.
  • D O meio para a independência da vontade das partes.
13
O assistente social tendo um olhar crítico, uma intencionalidade no trabalho social e sendo conhecedor de seu papel, contribui para que o trabalho em uma equipe interdisciplinar tenha efetividade e seja de acordo com que se propõe. Em termos de formação profissional, é “incorreto" afirmar que:
  • A sobre a pesquisa social, incorporando-a aos métodos de ensino-aprendizagem utilizados no processo de formação e no cotidiano da sala de aula.
  • B sobre a centralidade/importância da articulação ensino, pesquisa e extensão; da articulação investigação-intervenção para a formação profissional, os núcleos temáticos devem ser vistos como o eixo do processo de formação.
  • C sobre a necessidade de sanar a falta de entendimento sobre os núcleos temáticos, está descartando qualquer possibilidade de qualificação ou formação de discente, em regra, toda ambivalência é necessária.
  • D sobre o desempenho profissional é determinado pelo controle que o assistente social tem sobre as variáveis da objetividade postas pela sociedade, caminhando do particular para o universal, das micro-atuações para as relações sociais mais amplas, no qual o conhecimento da cotidianidade revela o ponto de partida para uma ação que sai do particular para o universal e retorna ao particular.
14
Considerando a evolução do direito infanto- juvenil no cenário nacional, podemos afirmar que, antes do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei nº 8.069, vigorava no Brasil:
  • A O Código Mello Matos, conhecido como Código de Menores.
  • B O Código da Vinci, conhecido por questionar o cristianismo.
  • C O Código de Hamurabi, conhecido por ser o precursor dos códigos.
  • D O Código de conduta, conhecido por consenso social.
15
Entre os objetivos da Clínica Ampliada, não se inclui:
  • A Aumentar o coeficiente de autonomia dos pacientes, das famílias e da comunidade.
  • B Combate à medicalização.
  • C Reduzir a dependência das pessoas dos serviços de saúde.
  • D Diminuir o coeficiente de autocuidado dos pacientes e das famílias.
16
A Deliberação nº 14 do Eixo Fiscalização Profissional define que se deve “incluir no estudo do Grupo de Trabalho sobre Serviço Social na Saúde, do Conselho Nacional de Saúde, que reconhece a categoria de assistentes sociais como profissionais de saúde, além da Resolução CFESS nº 383, de 29/03/1999, que caracteriza o assistente social como profissional de saúde. Segundo o Ministério da Saúde, função é atribuição ou conjunto de atribuições conferidas a cada categoria profissional ou proposta individualmente a determinada atividade, nesse sentido, indicam a alternativa que “não apresenta" as atribuições do Serviço Social na área da Saúde:
  • A Discutir com os usuários e /ou responsáveis situações ligadas a satisfação política do cenário nacional.
  • B Acompanhamento social do tratamento da saúde.
  • C Estimular o usuário a participar do seu tratamento de saúde.
  • D Discutir com os demais membros da equipe de saúde sobre a problemática do paciente, interpretando a situação social do mesmo.
17
Em relação ao processo de interação profissional é fundamental ao Serviço Social a interdisciplinaridade, pois na prática, os profissionais se fortalecem vivendo e vivenciando o trabalho em equipes multiprofissionais. É correto afirmar que é fundamental ao assistente social adotar postura que ajude na:
  • A Efetivação do trabalho com as famílias, é preciso primeiramente, entender as especificidades das demandas e seus desdobramentos, possuindo um norte para as ações, levando a equipe ao comprometimento profissional em relação à qualidade dos serviços prestados.
  • B Intermediação dos conflitos, todos os profissionais devem participar usando de articulação, intervenção e criatividade, para trabalhar a perspectiva de mudança gradual dos envolvidos.
  • C Evolução da lide, pois estamos lidando com pessoas conflituosas, sujeitos de direitos garantidos pela legislação, que devem ter seus objetivos efetivados.
  • D Prevenção das disputas e dos conflitos entre profissionais, a vivencia interpessoal deve fortalecer a força da categoria.
18
A concessão do Benefício de Prestação Continuada é feita:
  • A Pelo INAMPS.
  • B Pela LBA.
  • C Pelo IAMSP.
  • D Pelo INSS.
19
O diálogo sério e intencional, utilizado no serviço social com funções de esclarecimento, análise e ação, é chamado de:
  • A Entrevista.
  • B Contato individual.
  • C Contato psicossocial.
  • D Contato com colaterais.
20
As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no art. 198 da Constituição Federal, obedecendo ainda aos seguintes princípios, exceto:
  • A universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência;
  • B integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
  • C divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a dados do usuário e sua utilização;
  • D igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie.
21
As diretrizes traçadas pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS) e pelo Sistema Único de Assistência Social – SUAS confirmam que a base de referência para o atendimento deve ser a da família. O funcionamento do PNAS e do SUAS está alicerçado na estruturação dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), equipamentos municipalizados e responsáveis pela prestação, respectivamente, dos serviços de proteção básica e especial. Para estar em conformidade com a Política Nacional de Assistência Social e com as Normas Operacionais Básicas do Sistema Único de Assistência Social, bem como de acordo com a padronização nacional dos serviços, recursos humanos e equipamentos físicos do SUAS, o lugar de atendimento da família de crianças e adolescentes em acolhimento precisa ser:
  • A referenciado pelo endereço da vara da infância e da família, independentemente do lugar do acolhimento da criança e do adolescente.
  • B referenciado pelo endereço desta família, independentemente do lugar do acolhimento da criança e do adolescente.
  • C referenciado pelo ministério público, independentemente do lugar do acolhimento da criança e do adolescente.
  • D referenciado pelos peritos nomeados pelo ministério público, independentemente do lugar do acolhimento da criança e do adolescente.
22
A constituição da saúde, como direito do cidadão brasileiro, remete à busca da equidade, em termos de:
  • A Qualidade, acesso e disponibilidade.
  • B Qualidade, disponibilidade e focalização.
  • C Acesso, organização e centralização.
  • D Acesso, focalização e centralização.
23
Qual é a denominação que se dá ao processo de participação popular que visa, definir, executar e acompanhar as políticas públicas e as políticas de governo é chamado de:
  • A Integração social.
  • B Controle social.
  • C Ação social e comunitária.
  • D Controle das políticas.
24
O trabalho de assistentes sociais, psicólogos/as e pedagogos/as, que constituem as principais profissões hoje atuantes no SUAS, requer interface com as políticas da saúde, previdência, educação, trabalho, lazer, meio ambiente, Comunicação Social, segurança e habitação, na perspectiva de mediar o acesso dos(as) cidadãos(ãs) aos direitos sociais. É “incorreto" afirmar que:
  • A As abordagens das profissões podem somar- se com intuito de assegurar uma intervenção interdisciplinar capaz de responder a demandas individuais e coletivas, com vistas a defender a construção de uma sociedade livre de todas as formas de violência e exploração de classe, gênero, etnia e orientação sexual. <
  • B Ao integrar a equipe dos(as) trabalhadores(as) no âmbito da política de Assistência Social, os(as) profissionais podem contribuir para criar ações coletivas de enfrentamento a essas situações, com vistas a reafirmar um projeto ético e sócio-político de uma nova sociedade que assegure a divisão equitativa da riqueza socialmente produzida.
  • C Dessa forma, o trabalho interdisciplinar em equipe deve ser orientado pela perspectiva de totalidade, com vistas a situar o indivíduo nas relações sociais que têm papel determinante nas suas condições devida, de modo a não responsabilizá-lo pela sua condição socioeconômica.
  • D A profissão vem se redefinido conforme a necessidade social, temos que considerar, que a realidade social do Brasil, exige que uma assistente social que também seja psicóloga social, qualidade que a torna apta para atuar nas sequelas da questão social brasileira, com tantas desigualdades sociais e econômicas.
25
São princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) que constam na Lei n.º 8.080 de 19 de setembro de 1990:
  • A Centralização, utilização da epidemiologia e regionalização.
  • B Igualdade, universalidade e direito à informação.
  • C Igualdade, duplicidade de meios e hierarquização.
  • D Universalidade, integralidade e autonomia da comunidade.
26
Em relação ao Código de Ética Profissional, Lei que apresenta a Regulamentação da Profissão e dos deveres profissionais do(a) assistente social, escolha a alternativa que não corresponde aos deveres do(a) assistente social:
  • A desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a Legislação em vigor; utilizar seu número de registro no Conselho Regional no exercício da profissão;
  • B abster-se, no exercício da profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes;
  • C participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e defesa de seus interesses e necessidades.
  • D fomentar as abordagens tradicionais funcionalistas e pragmáticas, que reforçam as práticas conservadoras que tratam as situações sociais como problemas pessoais que devem ser resolvidos individualmente.
27
O conjunto coerente e afirmativo da intervenção do Estado, em direção à garantia de direitos sociais, denomina-se:
  • A Movimentos sociais.
  • B Políticas sociais.
  • C Ação social.
  • D Transformação social.
28
O curso de Serviço Social tem por finalidade formar assistentes sociais competentes e compromissados com o planejamento, a implementação, a coordenação e a avaliação de políticas e projetos sociais junto a indivíduos, grupos, comunidades e instituições. Como profissional indispensável ao atendimento dos grandes desafios da atualidade brasileira, indique a alternativa que “não corresponde" a formação profissional do Assistente Social:
  • A a formação do (a) assistente social implica a compreensão crítica dos problemas sociais e suas relações com movimentos e demandas populares.
  • B ao assistente social cabe o domínio de um conjunto de teorias, métodos e procedimentos para ação nos processos sociais.
  • C promoção da prevenção, integração social e ampliação da cidadania; atenção, em especial, às camadas pauperizadas da população, garantindo a realização de direitos sociais e os acessos aos serviços básicos de Saúde, Educação, Previdência Social, Habitação;
  • D elaboração e execução de projetos e campanhas políticas nas áreas pública e privada.
29
No campo da saúde o Serviço Social teve início:
  • A Em 1805 com atividades desenvolvidas em vários hospitais da França.
  • B Durante a Primeira Guerra Mundial nos hospitais da Inglaterra.
  • C Em 1936 no Hospital das Clínicas de São Paulo.
  • D Em 1905 com atividades desenvolvidas no Massachussets General Hospital em Boston.
30
As atribuições e competências dos(as) profissionais de Serviço Social, sejam aquelas realizadas na política de Assistência Social ou em outro espaço sócio ocupacional, são orientadas e norteadas por direitos e deveres constantes no Código de Ética Profissional e na Lei de Regulamentação da Profissão, que devem ser observados e respeitados, tanto pelos(as) profissionais, quanto pelas instituições empregadoras. No que se refere aos direitos dos(as) assistentes sociais, indique a alternativa “incorreta" frente ao que o artigo 2º do Código de Ética assegura:
  • A garantia e defesa de suas atribuições e prerrogativas, estabelecidas na Lei de Regulamentação da Profissão e dos princípios firmados neste Código;
  • B livre exercício das atividades inerentes à profissão; participação na elaboração e gerenciamento das políticas sociais, e na formulação e implementação de programas sociais.
  • C inviolabilidade do local de trabalho e respectivos arquivos e documentação, garantindo o sigilo profissional; desagravo público por ofensa que atinja a sua honra profissional; aprimoramento profissional de forma contínua, colocando-o a serviço dos princípios deste Código;
  • D pronunciamento em qualquer matéria, versando sobre temas de ampla especialidade, sobretudo quando se tratar de assuntos de interesse da população.

Direito da Criança e do Adolescente

31
O aparato jurídico brasileiro, de um modo geral, está adequado aos padrões internacionais definidos na Convenção Internacional dos Direitos da Infância e nas Convenções da Organização Internacional do Trabalho. Os direitos relativos ao trabalho infanto-juvenil são regulamentados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, pela Constituição Federal e pela Consolidação das Leis do Trabalho. Frente assertivas abaixo, indique o que determina a Emenda Constitucional nº 20, aprovada em dezembro de 1998.
  • A idade mínima de admissão ao trabalho de 14 para 16 anos.
  • B idade mínima de admissão ao trabalho de 15 para 16 anos.
  • C possibilidade do adolescente trabalhar, como aprendiz, a partir dos 13 anos de idade.
  • D possibilidade do adolescente trabalhar, como aprendiz, a partir dos 15 anos de idade.
32
O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei nº 8.069, de 13/07/1990, em observância à orientação constitucional, adotou a Doutrina da Proteção Integral no trato das questões ligadas a crianças e adolescentes, o artigo 4º, “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão (destaques acrescidos), evidencia tal orientação". No entanto, passados 20 anos da publicação do Estatuto, é possível afirmar que:
  • A muitas amarras do passado continuam influenciando o trato do direito de crianças e adolescentes, notadamente no que se refere ao direito fundamental da convivência familiar.
  • B muitas vitórias do passado continuam influenciando o trato do direito de crianças e adolescentes, notadamente no que se refere ao direito fundamental da convivência familiar.
  • C Muitas circunstâncias favoráveis do passado continuam influenciando o trato do direito de crianças e adolescentes, notadamente no que se refere ao direito fundamental.
  • D muitas estruturas do passado continuam favorecendo o trato do direito de crianças e adolescentes, notadamente no que se refere ao direito fundamental da convivência familiar.
33
O Art. 4º, da Lei, n 8.069, de 13 de Julho de 1990, dispõe que: “é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária". Das alternativas abaixo, indique a que “não faz parte"do Parágrafo único, que delimita garantia de prioridade:
  • A primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;
  • B precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;
  • C preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;
  • D destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção dos animais em risco de extinção.
34
Conforme Lei n 8.069, de 13 de Julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente, Capítulo II - Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade), e possível afirmar que não faz parte do Art. 16 a seguintes alternativa:
  • A ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais; opinião e expressão: crença e culto religioso;
  • B brincar, praticar esportes e divertir- se; participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;
  • C ampla autonomia no exercício lúdico, plena liberdade na realização de seus estudos e pesquisas, resguardados os direitos de não participação na sociedade.
  • D participar da vida política, na forma da lei: buscar refúgio, auxílio e orientação.
35
O trabalho infantil revela uma inversão de valores de uma grande parte da sociedade brasileira, levando-a a aceitar que crianças e adolescentes sejam explorados no mercado de trabalho, e a inversão é esta: a necessidade se impõe sobre os direitos. Assim, o trabalho infantil, mesmo sendo considerado um problema social grave, é tolerado, ou mesmo “justificado" a partir da ótica da necessidade, como sendo uma forma de minorar a pobreza familiar. Frente a essa realidade é correto afirmar que:
I. O direito que toda criança e todo adolescente têm à educação,“visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes: I- igualdade condições para o acesso e permanência na escola" (Estatuto, Art.53).
II. É negado às crianças e aos adolescentes que trabalham precocemente, comprometendo seu futuro. Por isso, o grande erro em considerar, e de“justificar" o trabalho infantil como uma estratégia de os pobres enfrentarem a miséria é que, ao ingressarem no mundo do trabalho sem a devida preparação, as crianças e os adolescentes pobres reproduzem para si e para as futuras gerações as desigualdades sociais que mantêm as suas famílias na situação de pobreza que as lançaram no trabalho irregularmente.
III. É impossível pensar num futuro melhor, quando não se garante o direito à educação em condições dignas que possibilitem o sucesso escolar, ainda mais em um mundo dominado pela tecnologia, onde o acesso aos bens sociais requer uma educação que seja também tecnológica, plural, humanista, ética e que contribua para solidificar direitos já consagrados e construir novos direitos
.

De acordo com as assertivas acima, é correto afirmar que:
  • A Somente a assertiva I está correta.
  • B Todas as assertivas estão corretas.
  • C Somente a assertiva II está correta.
  • D Somente a assertiva III está correta.
36

Tendo em vista a Lei, n 8.069, de 13 de Julho de 1990, que dispõe sobre O Estatuto da criança e do Adolescente, é “correto” afirmar que criança, para os efeitos desta Lei é:

  • A a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescentes aqueles entre doze e dezoito anos de idade.
  • B a pessoa humana, do nascimento à melhor idade.
  • C a criança, o infante e o adolescente que goza de saúde para obter todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana.
  • D a pessoa humana em todos os estágios de evolução etária, psicologia e ou social.
37
O artigo 8º do Estatuto da Criança e do Adolescente, assegura à gestante, através do SUS:
  • A O atendimento gratuito em quarto individual por ocasião do parto.
  • B O atendimento pré e perinatal.
  • C O atendimento pré-natal e o alojamento conjunto.
  • D O atendimento completo realizado pela equipe de enfermagem.

Direito do Idoso

38
Constituem diretrizes da política nacional do idoso dentre outras, todas abaixo, exceto:
  • A viabilização de formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso, que proporcionem sua integração às demais gerações;
  • B participação do idoso, através de suas organizações representativas, na formulação, implementação e avaliação das políticas, planos, programas e projetos a serem desenvolvidos;
  • C priorização do atendimento ao idoso através de suas próprias famílias, em detrimento do atendimento asilar, à exceção dos idosos que não possuam condições que garantam sua própria sobrevivência;
  • D centralização político-social.
39
Na implementação da política nacional do idoso, são competências dos órgãos e entidades públicos na área de promoção e assistência social:
I. prestar serviços e desenvolver ações voltadas para o atendimento das necessidades básicas do idoso, mediante a participação das famílias, da sociedade e de entidades governamentais e não governamentais.
II. estimular a criação de incentivos e de alternativas de atendimento ao idoso, como centros de convivência, centros de cuidados diurnos, casas-lares, oficinas abrigadas de trabalho, atendimentos domiciliares e outros;
III. promover simpósios, seminários e encontros específicos; específicos;
IV. planejar, coordenar, supervisionar e financiar estudos, levantamentos, pesquisas e publicações sobre a situação social do idoso;
V. promover a capacitação de recursos para atendimento ao idoso
;

Frente as assertivas acima, é correto afirmar que:
  • A I e II apenas são verdadeiras.
  • B II e V apenas são verdadeiras.
  • C I, IV e V apenas são verdadeiras.
  • D Todas são verdadeiras.