Resolver o Simulado Professor - FGV - Nível Superior

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Pedagogia

1

Leia as afirmativas a seguir.



I. Prepara para o mercado de trabalho e a continuação dos estudos de modo a tornar o educando capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação.


II. Aprimora o educando como pessoa humana, por meio da formação ética, do desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.


III. Consolida e aprofunda os conhecimentos adquiridos em etapas anteriores, possibilitando o prosseguimento dos estudos.



As afirmativas acima referem-se às finalidades do ensino  

  • A médio.
  • B infantil.
  • C superior.
  • D fundamental.
  • E de jovens e adultos.
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Com base nos argumentos que fundamentaram as leis nº 10.639/03 e 11.645/08, que tornaram obrigatória a inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no currículo oficial da rede de ensino, analise as afirmativas a seguir.



I. Pretendem inverter a narrativa eurocêntrica, pois a cultura brasileira é indígena e africana.


II. Constatam que a historiografia sobre o passado brasileiro havia secundarizado a importância da cultura indígena.


III. Valorizam o estudo do passado dos africanos como aspecto fundamental para a compreensão da história brasileira.



Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
3

Um professor percebe que seu aluno continua sendo vítima de violência física, apesar de a direção da escola já ter se reunido com a família e esgotado todas as possibilidades de intervenção direta.



Considerando a gravidade da situação, a escola deve acionar o(a)

  • A Conselho Tutelar.
  • B Ministério Público.
  • C Defensoria Pública.
  • D Juizado de Menores.
  • E Vara da Infância e Juventude.
4

Considerando o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.



( ) Prevê ações de educação não formal com atuação de movimentos sociais e entidades civis, no intuito de sensibilizar e formar uma consciência crítica.


( ) Compreende a educação em Direitos Humanos como aspecto fundamental para a construção de uma sociedade justa, equitativa e democrática.


( ) Considera que a educação deva articular a apreensão de conhecimentos historicamente construídos sobre Direitos Humanos e sua relação com os diversos contextos.



As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

  • A F – V – F.
  • B F – V – V.
  • C F – F – F.
  • D V – F – V.
  • E V – V – V.
5

Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem o primeiro nível de concretização curricular. São uma referência nacional para o ensino; estabelecem uma meta educacional para a qual devem convergir as ações políticas do Ministério da Educação e do Desporto, tais como os projetos ligados à sua competência na formação inicial e continuada de professores, à análise e compra de livros e outros materiais didáticos e à avaliação nacional. Têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos Estados e Municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes, incentivando a discussão pedagógica interna das escolas e a elaboração de projetos educativos, assim como servir de material de reflexão para a prática de professores.


Adaptado de MEC, Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997, p. 29.



Considerando o texto acima, é correto afirmar que os PCNs 

  • A segmentam o conhecimento em disciplinas para separar cada ramo do saber.
  • B definem os conteúdos curriculares das escolas como forma de garantir a qualidade mínima.
  • C entendem como finalidade primordial do ensino a transmissão dos conteúdos.
  • D estruturam os objetivos de aprendizagem por anos letivos, de modo a finalizar os conteúdos em cada etapa.
  • E compreendem os conteúdos escolares para além de fatos e conceitos, incluindo valores, normas e atitudes.
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Sobre os PCNs, analise as afirmativas a seguir.



I. Os PCNs são documentos situados historicamente, o que implica um processo periódico de avaliação e revisão, a ser coordenado pelo MEC.


II. Os PCNs regem objetivos, conteúdos e formas de avaliação da base comum e da parte diversificada dos currículos em todo território nacional.


III. Cada instituição escolar elabora sua proposta curricular à luz dos PCNs, contextualizando-a em seu projeto educativo, o que lhe garante identidade pedagógica.



Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
7

As opções a seguir apresentam diretrizes do Plano Nacional de Educação (Lei nº 13.005/14), à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Formação para o trabalho e para a cidadania.
  • B Valorização dos profissionais da educação.
  • C Superação das desigualdades educacionais.
  • D Construção de institutos federais de ensino.
  • E Erradicação do analfabetismo.
8

As opções a seguir apresentam instituições e organismos que atuam como instâncias de monitoramento e avaliação periódica da execução e do cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Ministério Público.
  • B Ministério da Educação.
  • C Fórum Nacional de Educação.
  • D Conselho Nacional de Educação.
  • E Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
9

A valorização das aptidões individuais e da autoeducação, considerando o aluno como sujeito do conhecimento, e a adoção de práticas de ensino centradas no aluno e no grupo, são aspectos próprios da concepção pedagógica

  • A liberal e renovada.
  • B liberal e tecnicista.
  • C progressista e libertária.
  • D libertária e renovada progressista.
  • E progressista e crítico-social dos conteúdos.
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Leia o trecho a seguir.


O pequenino índio, que se inicia nos segredos da guerra e na arte da caça e da pesca, educa-se por um processo direto e vital, cuja eficiência nunca é demais acentuar. A sua educação é o seu próprio crescimento. Ele cresce em habilidade, em vigor, em coragem, em impulso, cresce em comando e domínio das circunstâncias do seu ambiente. O pequenino civilizado cresce na escola, onde, em vez de um arco, lhe dão um livro e, em vez da vida, um ambiente artificial e mecânico de noviciado.


TEIXEIRA, Anísio. Aspectos Americanos de Educação. 1928.



Com base no texto, a respeito das tendências pedagógicas contemporâneas, analise as afirmativas a seguir.



I. Anísio Teixeira defende uma educação ativa, baseada em propostas integradas à vida social, e condena a educação vigente em seu tempo.


II. Anísio Teixeira absorve a concepção de ensino-aprendizagem na qual o aluno é o protagonista de seu processo de educação.


III. Anísio Teixeira apresenta uma filosofia da educação baseada na integração entre teoria e prática.



Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e II, apenas
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Português

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“Em certa ocasião, George Bernard Shaw (dramaturgo) enviou a Winston Churchill (primeiro ministro inglês) dois ingressos para a estreia de uma de suas peças, a ocorrer nesse mesmo dia, com a seguinte mensagem: ‘Traga um amigo, se você tiver um’.
Churchill respondeu com uma nota dizendo que não poderia comparecer naquela noite. ‘Mas’, acrescentou, ‘ficarei honrado de comparecer a uma segunda apresentação, se houver uma.”
Sobre a significação e a estruturação desse pequeno texto, assinale a única afirmativa correta.

  • A Trata-se de um pequeno texto descritivo de uma situação humorística.
  • B Com a resposta, Churchill aludia ao possível fracasso da peça apresentada.
  • C A nota de Bernard Shaw fazia uma homenagem a Churchill, que não foi bem interpretada.
  • D O emprego de aspas simples dentro do texto marca a existência de um diálogo.
  • E As notas dos dois personagens foram escritas em rigoroso paralelismo.
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A frase a seguir está formulada no discurso indireto:
“Churchill respondeu com uma nota dizendo que não poderia comparecer naquela noite.”
Em discurso direto, a nota de Churchill deveria estar escrita do seguinte modo:

  • A Não poderei comparecer esta noite.
  • B Naquela noite não poderei comparecer.
  • C Nesta noite não vou poder comparecer.
  • D Não vou poder comparecer esta noite.
  • E Essa noite não vou poder comparecer.
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“Os piores inimigos do capitalismo não são os socialistas e os comunistas. São os capitalistas que abusam do capitalismo.”
Sobre esse fragmento, assinale a única afirmativa correta.
  • A A tese desse pequeno texto argumentativo é a de que socialistas e comunistas são os piores inimigos do capitalismo.
  • B O argumento principal na defesa da tese é uma constatação apoiada em estudos.
  • C A segunda frase do texto expressa uma opinião que retifica o que foi expresso anteriormente.
  • D A tese desse pequeno texto representa um acréscimo a uma opinião alheia.
  • E A primeira frase atua como contra-argumentação, opondo-se a uma ideia generalizada.
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“Empresa não é família. Aliás, não conheço nenhuma família que corte 20% dos membros quando entre em crise. Família divide o bife, põe mais água no feijão e não demite os filhos.”
A ideia básica defendida nesse texto é a de que
  • A não se devem empregar parentes em uma empresa.
  • B as famílias são mais fraternas que as empresas.
  • C as famílias e as empresas têm relações diferentes entre seus componentes.
  • D as empresas familiares são mais humanas que aquelas que se fundamentam somente em relações econômicas.
  • E as empresas capitalistas mostram crueldade no tratamento de seus funcionários.
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Um economista fez a seguinte observação:
“Recessão é quando você aperta o cinto. Depressão é quando você não tem cinto para apertar. Quando você perde as calças, você está no negócio das empresas aéreas.”
Em relação à estruturação ou significação desse pensamento, assinale a afirmativa correta.

  • A A expressão metafórica “apertar o cinto” equivale a “passar fome”.
  • B A recessão econômica é o estágio mais grave da depressão.
  • C O terceiro período não segue a mesma linha estrutural dos dois anteriores.
  • D O negócio das empresas aéreas se mostra em situação econômica melhor do que as que estão em depressão.
  • E A expressão “perder as calças” não está em linguagem figurada como “apertar os cintos”.
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O economista Mário Henrique Simonsen é autor do seguinte pensamento:
“Combater a inflação congelando preços equivale a tentar curar a febre pela destruição dos termômetros.”
Sobre esse texto de Simonsen, assinale a observação adequada.

  • A Trata-se de uma crítica aos que seguem “receitas” clássicas sem muito critério.
  • B Mostra uma comparação didática para esclarecer uma solução encontrada no terreno econômico.
  • C Indica uma crítica aos que em lugar de fazer algo, preferem dizer como fazer.
  • D Elogia aqueles que, de forma adequada, trocam os fins pelos meios.
  • E Compara o combate à inflação à destruição dos termômetros.
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“Um diamante é um pedaço de carvão que se saiu bem sob pressão.”
Essa frase, que faz parte de um conjunto de citações sobre “negócios”, faz referência ao(à)
  • A método de trabalhar com pressão sobre os demais.
  • B modificação que pode ocorrer com as pessoas.
  • C processo real da formação de um diamante.
  • D mudança que o trabalho pode fazer nas pessoas.
  • E valor do trabalho para o progresso humano.
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“Sucede muitas vezes alcançar-se muito mais entrando pela porta do criado do que por qualquer das outras”. (Napoleão Bonaparte)
No terreno do trabalho, as palavras de Napoleão aconselham a que o empregado

  • A comece por baixo e alcance promoções.
  • B tenha sempre alguém influente a defendê-lo.
  • C seja humilde no trato social.
  • D procure ser solidário com os demais.
  • E deixe o orgulho de lado.
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Um restaurante tem a seguinte placa na parede:
wi-fi ? Só depois de meia hora de conversa.
Os dizeres da placa

  • A elogiam o status tecnológico dos clientes.
  • B exigem a conversa fraterna entre cliente e garçom.
  • C criticam a falta de mútua atenção entre os clientes.
  • D mostram o desperdício de tempo das pessoas.
  • E exibem o nível de atendimento do restaurante.
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Leia o texto publicitário a seguir.
“Acho que a atração pela nossa marca... deve-se à transparência das coisas que fazemos. Os investidores podem tocar, ver e sentir o produto. Você não tem que ser um técnico para descobrir a vantagem que a lingerie oferece.”
Nesse caso, a maior vantagem do produto oferecido é

  • A a perfeição nos processos de fabricação.
  • B a possibilidade do contato físico antes da compra.
  • C a honestidade seguida na publicidade do produto.
  • D o conhecimento intuitivo da qualidade do produto.
  • E a utilização de material de qualidade superior.

História

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A respeito da política indigenista da Coroa portuguesa no período colonial, estabeleça a correspondência entre as normativas listadas a seguir e sua respectiva caracterização.


1. Regimento das Missões (1686)

2. Diretório dos Índios (1757) 


( ) Proíbe a escravidão indígena e cria o ofício de Procurador dos Índios nas capitanias do Pará e Maranhão.

( ) Manifesta a convicção de que a convivência, o trabalho e a educação europeias poderiam civilizar os indígenas.

( ) Concede aos missionários portugueses o direito de tutela dos nativos capturados.

( ) Institui um diretor para o governo das aldeias, a ser nomeado pelo governador-geral.


Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo

  • A 1, 1, 2 e 1.
  • B 1, 2, 1 e 2.
  • C 2, 1, 1 e 2.
  • D 2, 1, 2 e 2.
  • E 2, 2, 1 e 2.
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A respeito do Diretório dos Índios, publicado em 1757 e aplicado em toda a América Portuguesa no ano seguinte, leia as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Manifestava o projeto colonizador de "civilizar" os nativos mediante a educação e o trabalho, alçando-os à condição de súditos de Sua Majestade.
( ) Apoiava a fundação de vilas nos lugares das antigas aldeias missionárias, medida de caráter estratégico, pois visava o povoamento e a defesa das fronteiras.
( ) Modificava a legislação indigenista vigente, estabelecendo que o poder temporal sobre os nativos livres da escravidão seria exercido por diretores seculares.

As afirmativas são, de cima para baixo,

  • A V – V – F.
  • B V – F – F.
  • C F – V – V.
  • D F – V – F.
  • E V – V – V.
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A entrada de homens a serviço da Coroa portuguesa nos sertões do Estado do Brasil produziu diversos conflitos entre indígenas e conquistadores. Apesar das diversas circunstâncias de cada embate, as autoridades régias denominaram Guerra dos Bárbaros os levantes indígenas no interior do nordeste em fins do século XVII e início do XVIII.


A respeito da Guerra dos Bárbaros, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).


( ) A Coroa lusa denominava de “gentios bravos”os índios rebeldes e, com base em informações obtidas por aliados tupi, os cronistas coloniais construíram um imaginário sobre os grupos que habitavam o sertão e que se rebelavam à ação colonizadora, definindo-os “tapuia”, sinônimo de bárbaro, inimigo, indomável.

( ) Os confrontos entre luso-brasileiros e comunidades tapuias nos sertões nordestinos foram motivados pela concessão de sesmarias à recém-criada Companhia de Comércio de Pernambuco e Paraíba, a quem caberia o controle do sertão paraibano após a expulsão dos holandeses.

( ) Devido ao despreparo das infantarias locais e à resistência oferecida pelos tapuias, os colonos nordestinos aliaram-se aos paulistas, a quem interessava reduzir os índios rebelados à escravidão, em nome da guerra justa, tornando a sua participação na Guerra dos Bárbaros um empreendimento lucrativo.


A sequência correta é:

  • A V – V – F;
  • B V – F – V;
  • C F – V – V;
  • D F – F – V;
  • E V – F – F.

Sociologia

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Ainda no século XIX, a recém-fundada disciplina da Sociologia ocupou-se de fenômenos sociais que ganhavam maior expressão no contexto da modernidade. Marx e Durkheim foram dois intelectuais que refletiram sobre a complexidade do fenômeno criminal e contribuíram para a elaboração de um conceito sociológico de crime.


A respeito da perspectiva desses intelectuais, é correto afirmar que, para: 

  • A ambos, as forças sociais eram mais significativas para a ocorrência do ato criminoso do que os motivos individuais;
  • B Durkheim, o crime estava vinculado ao aparato estrutural e ideológico do Estado Moderno;
  • C ambos, o sentimento moral era o critério para definir o que era ou deixava de ser crime em qualquer sociedade;
  • D Marx, o crime era um produto da consciência coletiva que convencionava padrões de comportamento;
  • E ambos, o crime era um desvio de conduta e uma manifestação de uma patologia natural.

História

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“Antes que o primeiro homem fosse criado, Deus, por um decreto, determinou o que aconteceria a toda a raça humana. Através deste oculto decreto de Deus, foi decidido que Adão cairia do seu perfeito estado de sua natureza e arrastaria toda a sua posteridade em culpa e morte eterna.
CALVINO, João apud B.B. Warfield, Studies in Theology (Grand Rapids, Baker Books, 2002).
O trecho acima, escrito pelo reformador João Calvino, revela uma característica fundamental da compreensão calvinista acerca do Cristianismo, que é a

  • A condenação da usura.
  • B defesa da predestinação.
  • C mortificação da alma.
  • D inclusão da iconofilia.
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“São conflitantes as informações sobre o número de construções demolidas para dar passagem à nova avenida, variando entre setecentas e três mil. Ao atuar sobre velhas freguesias e distritos centrais, esse conjunto de intervenções urbanísticas resultou na destruição de quarteirões inteiros de hospedagens, cortiços, casas de cômodos e estalagens, além de armazéns e trapiches de áreas junto ao mar, forçando boa parte da população que aí vivia e trabalhava a se deslocar.”
(MOTTA, Marly. O Bota-Abaixo. In: Atlas histórico do Brasil. Rio de Janeiro: FGV/ CPDOC, 2016.) Disponível em: https://atlas.fgv.br/verbetes/o-bota-abaixo (último acesso em 29/05/2021)
A Reforma Urbana realizada pelo prefeito Pereira Passos (1902-1906), no Rio de Janeiro, acarretou consequências sérias para a então capital da República.
Com relação ao processo descrito no texto, a principal consequência foi

  • A a aceleração da favelização.
  • B o combate à imigração.
  • C o investimento em educação.
  • D a perseguição à imoralidade.
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“Não podemos ver com bons olhos os selvagens vivendo ao seu lado livres e em pleno gozo dos seus direitos de homens, quando podiam tê-los por escravos [...]”
(Trecho de reportagem publicada no jornal Gazeta de Campinas (1871)
Disponível em: http://eventoscopq.mackenzie.br/index.php/jor- nada/xvjornada/paper/viewPDFInterstitial/1388/1003 Acesso em: 29/05/2021
O trecho acima é parte de uma reportagem de um jornal da cidade de Campinas, repercutindo a aprovação da Lei do Ventre Livre em 1871. A posição do jornal e a própria aprovação da referida lei mostram que o processo de abolição da escravidão no Brasil foi

  • A lento e gradual, com resistência das elites.
  • B pacífico e excludente, com participação popular.
  • C desigual e inesperado, com oposição do Exército.
  • D longo e inexpressivo, com apoio da Igreja Católica.
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“Art. 4- No interesse de preservar a Revolução, o Presidente da República, ouvido o Conselho de Segurança Nacional, e sem as limitações previstas na Constituição, poderá suspender os direitos políticos de quaisquer cidadãos pelo prazo de 10 anos e cassar mandatos eletivos federais, estaduais e municipais.
Art 10. Fica suspensa a garantia de habeas corpus, nos casos de crimes políticos, contra a segurança nacional, a ordem económica e social e a economia popular.
Art. 11. Excluem-se de qualquer apreciação judicial todos os atos praticados de acordo com este Ato Institucional Complementares, bem como os respectivos efeitos.”
Ato Institucional Nº 5 (AI-5), 13/12/1968
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ait/ait-05-68.htm Acesso em 29/05/2021.
O AI-5 foi responsável pelo endurecimento da ditadura militar brasileira, dando início a um período histórico comumente conhecido como “os anos de chumbo”.
Uma consequência das medidas criadas pelo AI-5 foi a

  • A manutenção do cenário econômico.
  • B reconstrução da identidade brasileira.
  • C intensificação das mudanças culturais.
  • D institucionalização da perseguição à oposição.
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Trecho de “A Marselhesa (Hino Nacional Francês traduzido)”:
“Avante, filhos da pátria O dia da glória chegou Contra nós, da tirania O estandarte ensanguentado é levantado O estandarte ensanguentado é levantado!
Ouvis nos campos Rugirem estes ferozes soldados? Vêm eles até aos vossos braços Degolar vossos filhos, vossas mulheres!
Às armas, cidadãos! Formai vossos batalhões! Marchem, marchem! Que um sangue impuro Ague o nosso arado!”
LISLE, Claude. A Marselhesa (Hino Nacional Francês) – 1792. Disponível em: https://www.letras.mus.br/hinos-de-paises/1186858/traducao.html
A Marselhesa foi um canto de guerra composto em 1792, durante as Guerras das Coligações, no contexto da Revolução Francesa. A canção acabou sendo convertida em Hino Nacional pelos franceses. Nela, estão presentes valores que inspiraram os revolucionários franceses no final do Séc. XVIII, que se expressam no desejo de

  • A participação política e enfrentamento do absolutismo monárquico.
  • B desenvolvimento econômico e aliança com a Igreja Católica.
  • C afirmação étnica e combate aos valores burgueses.
  • D manutenção escravista e valorização da cultura local.
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“Resumindo as ideias centrais do nosso programa de reconstrução nacional, podemos destacar, como mais oportunas e de imediata utilidade:
[...] 7) reforma do sistema eleitoral, tendo em vista, precipuamente, a garantia do voto
8) reorganização do aparelho judiciário, no sentido de tornar uma realidade a independência moral e material da magistratura, que terá competência para conhecer do processo eleitoral em todas as suas fases
9) feita a reforma eleitoral, consultar a nação sobre a escolha de seus representantes, com poderes amplos de constituintes, a fim de procederem à revisão do Estatuto Federal, melhor amparando as liberdades, públicas e individuais [...]”
VARGAS, Getúlio. Discurso de Tomada de Posse do Presidente Getúlio Var- gas (3 de novembro de 1930). Retirado de: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presiden- cia/ex-presidentes/getulio-vargas/discursos/discursos- de-posse/discurso-de-posse-1930/view (Acesso em: 29/05/2021)
O discurso acima foi proferido no momento da posse de Getúlio Vargas, no governo provisório, em novembro de 1930. Nesse discurso, o chefe de estado brasileiro revela que as motivações para a realização da Revolução de 1930 consistiam em combater

  • A o poder das oligarquias paulistas.
  • B a influência das forças armadas gaúchas.
  • C o positivismo dos acadêmicos mineiros
  • D o conservadorismo da classe média carioca
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Joseph Goebbels, ministro da propaganda do Terceiro Reich, centralizava e coordenava as atividades de sustentação e imposição do nacional-socialismo. Ele afirmou: “As notícias são uma arma da guerra. O seu objetivo é o de vencer a guerra, não o de informar”.

O pôster a seguir, de 1936, é um exemplo dessas atividades

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


A partir da imagem, analise as afirmativas a seguir sobre a relação entre o Nazismo e os meios de comunicação de massa.

I. O pôster retrata uma Alemanha unida em torno dos valores propagados pelo reich, com vistas ao domínio das massas em um contexto de guerra expansionista.

II. O pôster promove a figura de Hitler como condutor infalível da nação alemã, contribuindo para o culto à personalidade do líder, próprio de regimes totalitários.

III. O pôster mostra uma multidão ao redor de um aparelho de rádio de tamanho desproporcional, enfatizando o apelo às massas e a grande audiência obtida pelas transmissões nazistas.


Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
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A respeito das constituições republicanas brasileiras, correlacione as datas das Cartas Constitucionais listadas na coluna da esquerda às características apresentadas na coluna da direita. (1) 1891 (2) 1937 (3) 1967 (4) 1988
( ) Concedeu amplos poderes ao Executivo e incorporou atos institucionais que estabeleceram a suspensão dos direitos políticos e do habeas corpus. ( ) Estabeleceu o fim da censura nos meios de comunicação, o direito de voto aos analfabetos e a redução da jornada semanal de 48 para 44 horas. ( ) Baseou-se nos ideais positivistas e consolidou o princípio republicano federalista, além de estabelecer três Poderes, ficando extinto o Poder Moderador. ( ) Inspirou-se em ideais fascistas e instituiu a censura prévia aos meios de comunicação, além de permitir ao presidente nomear interventores nos estados.
Assinale a opção que indica, segundo a ordem apresentada, a sequência correta.

  • A 3, 4, 1 e 2.
  • B 2, 4, 3 e 1.
  • C 1, 2, 4 e 3.
  • D 4, 3, 2 e 1.
  • E 2, 1, 3 e 4.
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Observe a imagem a seguir, que representa o ritual antropofágico de indígenas da costa do Brasil.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

STADEN, HANS, Duas Viagens ao Brasil, EDUSP, 1974


Sobre os rituais antropofágicos dos indígenas, assinale a afirmativa correta.

  • A Ocorriam em situações extremas de fome.
  • B Atestavam a barbárie dos indígenas da costa brasileira.
  • C Exemplificavam valores culturais distintos dos europeus.
  • D Constituíam uma vingança à entrada dos portugueses.
  • E Eram invenções dos europeus para justificar a colonização.
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O governo JK (1956 – 1960) foi marcado pelo slogan “50 anos em 5” e adotou um conjunto de estratégias e políticas para desenvolver a economia brasileira.


Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente um aspecto do desenvolvimentismo do governo JK.

  • A A indústria automobilística nacional foi consolidada, reduzindo a importação de veículos.
  • B A expansão dos transportes e da indústria de base foi financiada por capital do setor agropecuário.
  • C O Plano de Metas desenvolveu setores estratégicos da indústria nacional, como o da energia e o dos serviços.
  • D A campanha “O petróleo é nosso” marcou o nacionalismo desenvolvimentista e justificou a criação da Petrobrás.
  • E A construção de Brasília no Planalto Central promoveu a ocupação e a industrialização acelerada da região.
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A sociedade na Idade Média era basicamente rural e tinha como base produtiva o campo. Sendo assim, o principal membro dessa cadeia produtiva era
  • A o camponês, que, como seu trabalho, sustentava toda estrutura feudal.
  • B o nobre, que era o dono da terra, e sem ela não existia produção.
  • C o clérigo, pois sem a bênção de Deus nada existiria.
  • D o rei, pois, hierarquicamente, era superior a todos os outros.
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Levando-se em consideração que a sociedade medieval era baseada em uma estrutura bem hierarquizada e estruturada em valores, a formação social pode ser assim representada:
  • A Igreja, Nobres e Cavaleiro.
  • B Servos, Nobres e Clérigos.
  • C Clero, Nobres e Servos.
  • D Nobres, Servos e Clero.
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No contexto das revoltas e levantes ocorridos no período colonial, pode-se destacar como modelos libertários pró-independência do Brasil:
  • A Guerra de Canudos e Guerra do Contestado.
  • B Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana.
  • C Revolta da Vacina e Revolta da Chibata.
  • D Guerra dos Farrapos e Sabinada.
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A transferência da corte portuguesa para o Brasil e sua chegada em 1808, foi um episódio inédito para um rei.

Com base em conhecimentos prévios sobre esse período da História, a medida adotada por D. João que beneficiou diretamente a Inglaterra foi

  • A O tratado de Methuen.
  • B A migração de ingleses para o Brasil.
  • C A abertura dos portos as nações amigas.
  • D O tratado Eusébio de Queiroz.
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As rebeliões regenciais resultaram de um momento histórico brasileiro no qual se discutiam a forma de governo e o regime político que deveria ser implantado, além das necessidades de mudanças sociais.
Nesse contexto, duas revoltas ocorridas no período foram
  • A Cabanagem e Sabinada.
  • B Revolta da Vacina e Revolta da Chibata.
  • C Revolta de Pernambuco e Revolta dos Alfaiates.
  • D Confederação do Equador e Contestado.